Varanda de Madeira – 60 Ideias Inspiradoras & Dicas de Decoração!

Você já percebeu que a madeira nunca sai de moda? Matéria-prima milenar, ela sempre surge renovada na decoração de ambientes, conferindo estilos diferentes em cada composição. Uma das tendências do momento é apostar na varanda de madeira, seja para casas de campo, praia, cidade ou até mesmo apartamentos.

Optar por esse material tão natural e que, quando bem cuidado, possui alta durabilidade, é uma excelente ideia para ambientes externos, como as varandas. Além do estilo campestre / rústico, que fica incrivelmente lindo nesses casos, você pode optar por decorar de diversas formas. O diferencial é você que dará sabendo compor todo o restante do local.

Que tal conhecer algumas dicas de decoração para varanda de madeira, vendo fotos inspiradoras? Este post foi criado especialmente para te ajudar na missão de transformar sua área de lazer e/ou gourmet, não deixe de ver os modelos mais conhecidos e móveis para combinar!

varanda de madeira diversas ideias

Conheça dicas para projetar uma varanda de madeira incrível!

Fotos e Modelos de Varanda de Madeira

Se você está em busca de projetos de varanda de madeira, deve estar pesquisando várias ideias para se inspirar, não é mesmo? A melhor coisa é ter fotos para comparar aquilo que gostamos, descobrir combinações e novas possibilidades para qualquer ambiente que vamos construir e decorar.

Utilizar a madeira para revestir uma varanda é algo muito comum hoje em dia. Com a valorização das madeiras de demolição e de lei, que são bem mais resistentes e duráveis, muitos arquitetos e pessoas que estão à frente de projetos diversos têm apostado nesse tipo de decoração.

Obs: Toda madeira utilizada no revestimento, móveis ou decoração deve receber o tratamento adequado, sobretudo quando se trata de ambientes externos. O contato com sol, chuva, vento, sujeira em abundância, umidade, etc, pode danificar o material se não houver os cuidados devidos.

Bom, agora chegou a hora de descobrir imagens que mostram diferentes modelos de varandas compostas com madeira. Fique atento e anote as suas preferidas!

Suspensa

A varanda suspensa de madeira pode ser uma excelente escolha para casas de campo ou de praia, dando um resultado diferenciado e até mais moderno para o projeto. Além disso, podemos considerar suspensas as varandas de apartamento, que também podem ser recriadas em madeira.

É uma opção muito charmosa em qualquer caso e que precisa de profissionais qualificados para tirar a ideia do papel, pois não é algo simples de ser construído.

Os decks de madeira podem ter degraus da casa para a varanda e também da varanda para outro lugar que interesse. Casas que contam com jardins ou que ficam em meio à natureza local, ficam bacanas com varandas de madeira suspensas.

Dê uma olhadinha nas fotos de inspiração que trouxemos para você conhecer e anotar o que mais gostou:

varanda de madeira suspensa modelos

varanda de madeira suspensa de casa

casa com varanda de madeira

varanda de madeira rústica e suspensa

dica para varanda de madeira suspensa

 

casa com varanda de madeira suspensa no campo

Que tal um visual desses em uma varanda de madeira linda?

Rústica

Madeira e rusticidade são quase sinônimos quando falamos de decoração. Não conseguimos imaginar um ambiente com influências campestres ou bucólicas sem ter elementos em madeira.

Varandas de madeira que tenham o apelo rústico ficam incríveis, mas devem ser bem pensadas para não destoar do restante da decoração e da harmonização da casa. Afinal, não fica muito coerente ter uma casa por dentro toda modernizada e um ambiente externo com troncos, flores do campo e rodas de carroça, não é mesmo?

Nesse caso, além do revestimento típico em madeira de sua escolha, o decor pode contar com variados itens criativos e elegantes. As mesas em madeira maciça, sejam elas de centro ou para refeições, são ótimas opções para compor o ambiente. Poltronas, bancos ou sofás encapados com tecido floral ou em couro também chamam a atenção positivamente.

Veja algumas ideias especiais para você deixar sua varanda rústica bem linda:

varanda de madeira rústica várias ideias

Não há limites para criar uma decoração rústica em varanda de madeira

Ah! E não deixe de conferir nosso artigo exclusivo  sobre o tema: DECORAÇÃO RÚSTICA: 80 Ideias Simples e Fotos!

varanda de madeira rústica colorida

varanda de madeira bucólica e rústica

varanda de madeira no meio da natureza

A sugestão é escolher poucos móveis, mas os ideais para esse ambiente

varanda de madeira casa rústica

varanda de madeira decoração rústica

decoração rústica em varanda de madeira

Olha só como a mesa em madeira de reflorestamento deu um toque especial

Com Churrasqueira

Varanda + churrasqueira, será que combina? Claro, né? Como bons brasileiros adoramos churrasco para comemorar datas especiais ou simplesmente o dia de domingo, não é mesmo? Portanto, essa ideia pode ser uma boa para a sua casa, seja ela de campo, de praia ou da cidade.

Já falamos por aqui das varandas gourmet, que estão super na moda e que dão um toque especial a qualquer residência. Vale lembrar que esse tipo de projeto também pode ser investido em apartamentos, basta ter uma sacada disponível para obras e com espaço considerável.

Há diversas ideias para churrasqueiras em varandas de madeira. A mais moderna delas é a opção de churrasqueira embutida, também muito retratada em nossos posts. Além dela, claro, há as tradicionais feitas em alvenaria ou tijolos à vista. O que você pensa para a sua casa?

Bom, para tirar essa dúvida, selecionamos algumas fotos que mostram as duas formas em varandas de madeira sensacionais. Dê uma olhada:

varanda de madeira com churrasqueira

varanda de madeira projeto com churrasqueira

varanda de madeira churrasqueira e pergolado

Esse projeto ficou lindo com a churrasqueira e o pergolado também em madeira

varanda de madeira churrasqueira moderna

varanda de madeira churrasqueira embutida

varanda de madeira de apartamento

varanda de madeira de apartamento com churrasqueira

Apartamentos também podem ter varanda de madeira com churrasqueira

Como Decorar: Dicas de Móveis & Outros

Agora que você viu os diversos modelos de varanda de madeira, não pode deixar de conferir o que combina, de fato. Essa tende a ser a parte mais complicada, já que já muitos modelos de cadeiras, mesas, poltronas, bancos, plantas, iluminação, enfim… são muitos itens para prestar atenção e escolher qual tem mais a ver.

Se você busca sugestões de lojas, nossa dica é a conceituada WestWing. Ela só vende mobílias e artigos de decoração pela internet – é uma peça mais linda que a outra, todas com muita personalidade, vale a pena visitar o site.

Abaixo, você terá a chance de descobrir algumas imagens que mostram como são algumas combinações na prática. Essa é a melhor forma de analisar se é isso mesmo que você quer ou se pode riscar da lista.

Cadeira

As cadeiras para compor o ambiente devem ser confortáveis. Essa é a principal regrinha para quem vai projetar uma varanda de madeira. Essa local é perfeito para descansar, conviver com a família e amigos em horários de lazer e por isso merecem móveis que proporcionem aconchego.

Então escolher cadeiras de madeira pode ser um erro? Não! A sugestão nesse caso é que você coloque almofadas ou forros específicos almofadados nesse tipo de cadeira / banco para que não seja um incômodo. Da mesma forma com outros materiais que podem inibir a vontade de sentar.

As cadeiras de balanço também combinam bastante com varandas desse tipo. Se você busca um item que remeta para épocas antigas e seja cheio de estilo, essa pode ser a melhor pedida.

Veja algumas ideias bacanas para você investir aí na sua casa:

varanda de madeira conjunto de cadeiras verdes

varanda de madeira com cadeira de balanço

Quer um clima retrô? Adote uma cadeira de balanço para compor a varanda de madeira

varanda de madeira cadeira de balanço branca

Outro modelo de cadeira de balanço em uma varanda de madeira pintada

varanda de madeira banquetas

varanda de madeira dicas de cadeira

varanda de madeira cadeira de balanço de madeira

varanda de madeira tipos de cadeiras

varanda de madeira modelos de cadeiras ideais

Conjuntos de mesa + cadeiras são os preferidos para compor esse tipo de ambiente

Mesa

Uma ideia interessante é escolher uma mesa bem legal para compor a decoração e, claro, deixar o local mais funcional. Pode ser uma mesa de centro, de canto ou maior, que cai bem para cafés, almoços ou jantares ao ar livre. Você deve estabelecer o que deseja fazer em sua varanda, pois se não desejar promover encontros gourmet nela, uma mesa grande pode ser exagero.

No caso da varanda com churrasqueira, por exemplo, o ideal é que a mesa seja pelo menos de 4 lugares. Para combinar, nada melhor do que uma mesa de madeira de demolição ou maciça, mas se tiver outra ideia irreverente, não hesite em colocar em prática – a madeira combina com tudo!

Trouxemos algumas fotos para você anotar as inspirações e copiar em sua casa ou apartamento. Há ideias para variados gostos. Veja:

mesas para varanda de madeira

varanda de madeira com mesa

varanda de madeira mesa ideal

varanda de madeira mesa de jantar

Uma mesa grande pode ser ótima ideia para receber amigos e familiares na varanda

mesa de bobinas varanda de madeira

Carreteis de madeira são famosos por se transformarem em mesas rústicas. Vale a dica!

varanda de madeira mesa simples

Poltrona

Além de mesa e cadeiras, você pode querer colocar um item mais confortável para compor sua varanda, como uma poltrona ou conjunto de sofás. Fazendo isso, você vai garantir um ambiente mais convidativo – ele estará pronto para aquele dia de descanso ou para receber o companheiro, os amigos ou a família.

O modelo ideal é você que vai definir, mas o que mais vemos por aí são as poltronas com a base em madeira, que combinam bastante com esse tipo de projeto. as que são feitas com palha também podem ser ótimas escolhas, pois trazem sofisticação ao mesmo tempo que dão a sensação de casa de campo.

Quer conhecer mais opções de poltronas para ornar com sua varanda de madeira incrível? Acompanhe as fotos que separamos especialmente para você:

varanda de madeira poltrona confortável

varanda de madeira poltrona balanço

varanda de madeira poltronas brancas

varanda de madeira tipos de poltronas

varanda de madeira poltrona floral

varanda de madeira poltrona estilosa

Plantas

Não podíamos deixar de falar das varandas de madeira decoradas com plantas, não é mesmo? É quase que uma obrigação colocar pelo menos um vaso de flores para deixar esse ambiente mais leve e com mais relação com a natureza.

O tipo de planta, flor ou árvore que você deve colocar em sua varanda é independente. O cuidado que você deve ter é com plantas que não podem pegar muito sol, vento ou chuva, pelo menos quando se trata de varandas descobertas. Pois elas estão suscetíveis a sofrer com as adversidades do tempo.

As violetas são exemplos de flores que não gostam muito de sol e podem ficar queimadas ou ressecadas com a alta incidência de raios solares.

varanda de madeira plantas para decorar

Você pode decorar com plantas de variadas formas. Inspire-se!

Para quem vive em apartamento, sugerimos a criação de um jardim vertical ou suspenso. Para decorar, você pode escolher cachepôs ou vasinhos coloridos. Confira dicas legais com diversos tipos de plantas para decorar e deixar o ambiente cheio de vida:

varanda de madeira com jardim vertical

Ideia de jardim vertical para varanda de madeira

varanda de madeira muitas plantas

Você pode caprichar nos exemplares de plantas para sua varanda de madeira

varanda de madeira dicas de plantas

varanda de madeira com jardim

varanda de madeira com jardim vertical bonito

varanda de madeira com arbustos

 

Cada ideia mais interessante que outra, não é mesmo? Super na moda, a varanda de madeira realmente pode dar um up em qualquer casa ou apartamento. Crie seu projeto, inspire-se e coloque em prática as dicas que trouxemos por aqui. Depois nos conte como ficou, até mais!

Você pode gostar...