Área Gourmet: Como Fazer? – Dicas & 86 Decorações Lindíssimas!

A área gourmet é um espaço organizado para receber amigos e familiares em um espaço aconchegante e propício para preparar uma refeição ou até mesmo um simples café, tornando o espaço mais acolhedor.

Essa área costuma ser uma extensão externa, e pode estar presente em projetos de casas e até mesmo de apartamentos. Para a área gourmet em casas, o espaço costuma ser uma extensão ao fundo da residência ou estar presente como uma edícula aos fundos do terreno. No caso de apartamentos, o projeto da varanda gourmet costuma ser feito a partir da sacada.

E se independente do projeto de casa ou de apartamento, o desejo é de montar uma área gourmet, no post reunimos dicas para ter o espaço perfeito com inspirações de projetos e decorações para essa área.

projetos e inspirações

 

Como Montar um Espaço Gourmet? #dicas

Para montar uma área gourmet que seja ideal para receber pessoas queridas, reunimos dicas especiais para ter o espaço perfeito!

  • Funcionalidade: além de ser uma área acolhedora, o espaço gourmet também deve ser pensando em relação a sua funcionalidade, inclusive com espaços bem definidos para cozinhar, trazendo recursos como pia, bancada para manuseio dos alimentos, área de refeições, utensílios para cozinhas – como itens de churrasco, entre outros. Neste tipo de projeto, não é preciso ter armários para guardar alimentos, já que esses podem continuar sendo mantidos na cozinha, mas os armários ajudam a manter a organização dos itens da varanda gourmet.
dicas de como montar

O espaço conta com churrasqueira e bancada

  • Móveis: os móveis para varanda gourmet são itens bastante importantes do projeto, pois criam um espaço mais aconchegante. Na escolha dos móveis para essa área, uma boa dica é escolher por móveis multifuncionais para espaços pequenos, e modelos que sejam resistentes e propícios para áreas externas, já que esses espaços podem estar sujeitos a respingos de chuva e exposição ao sol.
dicas de móveis

Os móveis rústicos combinam com o estilo do espaço

  • Decoração: a decoração da área gourmet deve ser pensada previamente para definir o estilo do espaço, e assim os itens decorativos podem ser escolhidos, respeitando o estilo dos móveis e da decoração escolhida para o espaço. Como a ideia da varanda gourmet é de um espaço para reunir pessoas, uma boa dica é investir em decoração com itens que não sejam muito delicados e que não quebrem facilmente, afinal durante o churrasco sempre vai existir alguém que pode trombar em um vaso decorativo.
decoração rústica

A decoração traz elementos rústicos, como pendentes de palha

  • Fechamento: para montar o espaço gourmet e torná-lo uma área funcional, uma boa alternativa é ter uma opção de fechamento do espaço, seja envidraçando com cortina de vidro ou com toldos, assim dá para utilizar o espaço em dias de chuva e proteger os móveis e decoração.
projeto com cortina de vidro

A cortina de vidro protege o espaço em dias de chuva

Fotos e Inspirações de Área Gourmet

Área Gourmet Pequena

decoração moderna varanda pequena

O espaço externo conta sofá e banquinhos

Para o projeto da varanda gourmet pequena, a proposta aqui traz um espaço funcional e decorado proporcionalmente ao tamanho do espaço.

Na proposta, os armários foram planejados em uma das paredes, dando espaço para guardar itens e formando uma bancada com churrasqueira e pia.

O projeto do espaço pequeno ainda traz uma mesa para refeições, que atende as necessidades do espaço e combina com a decoração em estilo moderno.

varanda pequena

No projeto, churrasqueira e forno a lenha

edícula pequena com churrasqueira

O espaço simples traz churrasqueira de tijolo à vista

ideias para varanda pequena

Grande / Espaçosa

varanda grande

Entre as ideias de projetos para área gourmet, uma das opções é fazer um espaço amplo, como mostra este projeto que traz decoração e funcionalidade adequadas para o espaço.

Na proposta, a varanda gourmet decorada traz área de preparo para os alimentos com bancada, pia, churrasqueira e forno. Além disso, ainda traz um amplo balcão para reunir as pessoas e que também é funcional para servir as refeições, já que conta com cadeiras.

Com o espaço amplo, o projeto ainda traz uma mesa com cadeiras, criando mais assentos para a varanda gourmet e deixando o espaço perfeito e aconchegante para reunir as pessoas.

 

decoração varanda grande

No projeto, ampla mesa de madeira com cadeiras

ideias para varanda grande

Área Gourmet Externa

varanda com toldo

O espaço tem deck de madeira

Para o projeto da área gourmet externa, este projeto é uma perfeita inspiração para uma proposta de espaço gourmet com churrasqueira.

Na proposta, o espaço pequeno foi planejado com pequena cobertura para uma bancada com pia e churrasqueira. Já a mesa para refeições fica em uma parte descoberta e que ganhou a cobertura com toldo, deixando o espaço protegido e evitando a incidência de sol em que está a mesa.

projeto externo

A churrasqueira tem acabamento em cimento queimado

espaço externo moderno

O espaço externo tem pergolado com cobertura de vidro

churrasqueira de filetes de pedra

A churrasqueira tem revestimento de pedras decorativas

Interna

cozinha com espaço gourmet

No projeto, ilha com fogão

Entre os diferentes estilos de projetos para área gourmet, uma das possibilidades é ter o espaço incluído na parte interna da casa, como é o caso desta proposta.

Na inspiração para a área gourmet interna, a ideia foi de montar o espaço junto da cozinha, trazendo uma cozinha com churrasqueira e que é bastante funcional para reunir amigos e familiares.

O projeto com estilo moderno e funcional traz ampla mesa com base rústica e tampo de vidro e que é composta por diversas cadeiras, de modo a deixar o espaço adequado para reunir as pessoas.

decoração espaço interno

A área interna tem ampla mesa de madeira

cozinha com churrasqueira

O projeto traz balcão com banquetas

Área Gourmet Simples / Barata

projeto barato

Para quem está com o orçamento apertado, mas não quer deixar de ter uma área gourmet, vale a pena se inspirar em projetos simples e baratos, como esta proposta de uma pequena varanda com churrasqueira.

O projeto traz uma pequena área coberta e que inclui pia, churrasqueira de alvenaria, e mesa com cadeiras para as refeições.

Apesar de ser um espaço simples, a varanda é bastante funcional e perfeita para reunir amigos e familiares para um churrasco.

 

varanda com churrasqueira simples

O espaço simples é funcional e alegre

varanda gourmet simples

O espaço conta com balcão com banquetas

Área Gourmet Rústica

varanda rústica

Entre as ideias para montar e decorar uma área gourmet rústica, este projeto é a inspiração perfeita de um ambiente com todos os detalhes ao estilo rústico.

Na proposta, o ambiente tem base estrutural em madeira e cobertura em esteira de bambu, e piso em cimento, mantendo toda a base do projeto rústica.

Os elementos que compõem o espaço gourmet também seguem a mesma proposta, como é o caso da churrasqueira com forno a lenha em tijolo aparente, além das banquetas e mesa de madeira.

 

decoraração rústica

A decoração rústica tem toques de cor

ideias para decoração rústica

Área Gourmet Moderna

decoração moderna

E para quem planeja uma área gourmet moderna, pode inspirar-se neste projeto de uma sacada com churrasqueira e decoração moderna.

Para o projeto, a ideia foi de revestir a churrasqueira de preto, contrastando com a parede de tijolinho à vista. Além de usar toques de cor, como banquetas em tom de azul turquesa e banquetas em roxo.

Além do mix de cores que aparece na decoração moderna, o projeto ainda foca nas texturas, como o mix entre cadeira de madeira com almofada de couro e o tambor decorativo.

 

projeto moderno

O projeto moderno tem telhado de vidro

varanda moderna com piscina

A churrasqueira de vidro e inox combina com o projeto moderno

Área Gourmet com Churrasqueira / Fogão a Lenha

varanda com forno e fogão a lenha

No espaço, mesa de madeira com cadeiras

Para quem quer uma área gourmet que seja acolhedora e funcional para preparar deliciosas refeições, pode inspirar-se nesta proposta que traz um espaço completo com churrasqueira, fogão e forno a lenha.

No projeto, a construção desses elementos em alvenaria ganhou um toque de cor com tinta azul, que é perfeita para valorizar a decoração e deixar o espaço externo mais alegre.

forno a lenha

A construção de alvenaria traz churrasqueira, forno e fogão a lenha

varanda com fogão a lenha

A ilha conta com fogão a lenha

Com Pergolado

varanda lateral casa

Como proposta para uma área gourmet com pergolado, esta ideia traz um projeto de varanda lateral com churrasqueira, aproveitando o corredor que forma ao lado da casa.

No projeto, a cobertura estilo pergolado foi feita em madeira e tem cobertura de vidro, permitindo a entrada de luz e protegendo o espaço de chuvas.

A pequena varanda lateral conta com espaços funcionais, como churrasqueira, bancada com pia e forno a lenha.

 

deck com pergolado

O deck de madeira com pergolado foi transformado em espaço gourmet

varanda moderna com pergolado

O pergolado conta telhado de vidro

Área Gourmet com Piscina

projeto moderno com piscina

E para ter um espaço de lazer completo, vale fazer o mix de área gourmet com piscina, como é o caso deste projeto.

Na inspiração, a ideia foi de seguir uma tendência moderna, onde a piscina em L se estende até a parte coberta da área gourmet, criando uma integração entre os espaços, e deixando a piscina com duas partes – uma coberta e outra externa descoberta.

 

varanda gourmet pequena com piscina

A varanda pequena conta com churrasqueira e forno a lenha

piscina moderna

A piscina tem detalhes em pastilhas

projetos com piscina

Com Lavanderia

churrasqueira com lavanderia

A churrasqueira tem vidros nas laterais

projeto com lavanderia

O projeto tem estilo moderno

E para quem precisa otimizar e dividir o espaço da área da churrasqueira com a lavanderia, pode se inspirar nesta proposta que traz uma pequena varanda gourmet compartilhada.

No projeto, a ideia foi de fazer um cantinho planejado com bancada e armários de madeira, e sob a bancada foi reservado o espaço para uma máquina de lavar com abertura frontal, o que permite o uso do bancada sobre a máquina.

varanda compatilhada com lavanderia

A área da lavanderia fica escondida pelas portas de madeira

Para Apartamento

sacada moderna com churrasqueira

A sacada também pode ser transformada em uma área gourmet, como mostra esse projeto de sacada com churrasqueira.

Na proposta, o ambiente da sacada foi projetado com bancada e pia ao lado da churrasqueira, além de um balcão e uma mesa com cadeiras para receber os convidados.

O projeto ainda traz cortina de vidro, deixando a varanda envidraçada e decoração moderna com elementos que valorizam o espaço, como o piso, móveis e pendentes sobre a mesa.

 

sacada pequena com churrasqueira

Na sacada pequena, mesa redonda com cadeiras

sacada envidraçada

Os pendentes em rosé gold dão toque moderno à decoração

projetos para sacadas

Como Decorar uma Área Gourmet?

Escolha dos Móveis

Mesa para Área Gourmet

Para planejar a área gourmet e ter um espaço funcional, um item importante entre os móveis é a mesa para varanda gourmet, criando um espaço para as refeições.

Neste tipo de espaço, a mesa deve seguir o estilo da decoração e opções bastante funcionais e que combinam com essa área são de mesas de madeira e em fibra sintética.

mesa para varanda pequena

No projeto, mesa redonda com base em fibra sintética

mesa redonda pequena

A mesa redonda tem tampo de vidro

mesa de madeira com bancos

No espaço grande, ampla mesa de madeira rústica

Banquetas e Cadeiras para Área Gourmet

Entre os móveis que não podem faltar no projeto da varanda gourmet são os assentos, como cadeiras e banquetas, que tornam o espaço adequado e confortável para os convidados.

E se bate a dúvida de escolher entre cadeiras e banquetas, saiba que ambos são assentos para diferentes situações. No caso das cadeiras, esse tipo de assento é perfeito para compor mesas e ter uma opção confortável e com encosto. Já as banquetas são estratégicas para bancadas e balcões, criando assentos próximos da churrasqueira.

Na escolha dos assentos para área gourmet, considere modelos que sigam a decoração, sejam confortáveis, e acima de tudo seguros e resistentes, evitando que a cadeira ou banqueta possa quebrar com alguém, como é o caso de cadeiras plásticas.

cadeira para varanda

As cadeiras coloridas deixam o espaço alegre

banqueta de madeira

Em volta do balcão, banquetas altas de madeira

balcão com banquetas

As banquetas criam assentos em volta do balcão

 

Sofá

Para o projeto de varanda gourmet com estilo acolhedor, vale considerar o uso de sofás, criando assentos confortáveis para reunir amigos e familiares.

Para esse espaço, mantenha a opção por móveis resistentes a respingos de chuva e possível exposição, como modelos de sofá de madeira e em fibra sintética.

Outra dica é escolher por modelos que sejam fáceis de limpar, já que esse espaço pode ter fumaça da churrasqueira.

sacada gourmet com sofá

Na sacada gourmet, sofá e poltronas de fibra sintética

varanda gourmet com sofá

O sofá cria um espaço interessante na varanda gourmet

mesa com sofá

No projeto, o sofá completa os assentos da mesa

 

Churrasqueira

E quando o assunto é ter uma área gourmet, um item indispensável para o espaço é uma churrasqueira para reunir amigos e familiares para um delicioso churrasco.

Apesar de parecer simples, a escolha do modelo de churrasqueira merece atenção, já que existem diversas variações, como churrasqueira de vidro, de alvenaria, pré-fabricada, entre outros.

Além de escolher o modelo que seja adequado para o projeto, considere também a chaminé e até mesmo um exaustor (ideal para churrasqueiras em apartamentos), para que a fumaça não predomine na varanda gourmet.

churrasqueira moderna de vidro

Na proposta, churrasqueira de vidro com coifa em inox

churrasqueira pré-fabricada

O modelo pré-fabricado é uma opção com excelente custo-benefício

churrasqueira de alvenaria

A churrasqueira de alvenaria foi feita de tijolo à vista

Iluminação: Pendentes e Luminárias

pendente rústico

As cadeiras amarelas decoram a varanda

No projeto da área gourmet é preciso pensar em cada detalhe, como é o caso da escolha de pendentes e luminárias para deixar o espaço adequado para o uso noturno.

Como inspiração para uma varanda rústica, a ideia aqui foi de usar pendente de madeira acima da mesa, garantindo iluminação direcionada para essa área; além de arandelas nas paredes, que ajudam a iluminar o restante do espaço.

pendente para varanda moderna

Sobre o balcão, pendentes modernos de inox

modelos de iluminaçã

Piso e Revestimento piso que imita madeira

Para a fase de acabamento e escolha de revestimentos para a área gourmet, uma boa dica é escolher por pisos que não sejam escorregadios, evitando que respingos de chuva deixem o piso liso e que cause quedas.

E como inspiração perfeita para de revestimento para essa área, a ideia aqui foi de usar piso que imita madeira, combinando com o espaço externo e deixando a área segura, já que tem ranhuras e é menos escorregadio.

O modelo escolhido para o espaço gourmet é um porcelanato que imita madeira e que tem estilo rústico, lembrando madeira de demolição.

 

piso área externa

O espaço tem piso cimento queimado

varanda com piso de madeira

Na varanda, deck de madeira

 

Decoração com Quadros

piso de ladrilho hidráulico

A decoração da varanda gourmet também pode contar com detalhes que valorizem o espaço, como o uso do espaço vertical com a decoração de quadros.

Para esse tipo de decoração, considere quadros que combinem com o espaço, como este projeto que traz placas decorativas divertidas decorando a parede de tijolinhos aparentes.

As plaquinhas criam uma parede de quadros interessante e com frases e designs que combinam com a decoração da varanda gourmet.

 

decoração com quadros

Na varanda, quadros de alimentos

quadros para varanda gourmet

Quadros de cervejas decoram o espaço

Decoração com Azulejos

decoração com ladrilho hidráulico

Entre as ideias para investir na decoração do espaço vertical, um item que deve entrar no planejamento da obra é o uso de azulejos para revestir paredes, e que podem trazer o charme decorativo ao projeto, como mostra essa inspiração com ladrilhos hidráulicos.

Na proposta, uma das paredes foi revestida de ladrilhos hidráulicos coloridos e esse é o grande charme decorativo da área gourmet, já que o revestimento traz toque de cor e muito estilo para o espaço.

 

revestimento com azulejo

Os azulejos coloridos revestem a parede da pia e a base do balcão

área gourmet com telhado de vidro

O frontão foi revestido de ladrilho hidráulico

churrasqueira com revestimento que imita madeira

No espaço, ladrilho hidráulico em tons terrosos

 

 

 

Gostou das dicas e projetos de decoração? Então agora é aproveitar todas as inspirações para ter esse cantinho especial para receber pessoas queridas em um espaço acolhedor e lindamente decorado!

Você pode gostar...