Tudo sobre porquinho-da-índia sheltie【2024】ᐅ Conheça a raça!

O porquinho-da-índia Sheltie, também conhecido como Silkie, é uma das raças mais populares do mundo, e apresenta particularidades únicas!

Essa raça de porquinho-da-índia originária do Reino Unido é bastante conhecida, mas será que você conhece todas as características e cuidados com a espécie?

Para quem pensa em ser tutor de um porquinho-da-índia Sheltie, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre essa raça e os cuidados com esse pet.

0 porquinho da india sheltie

Características do porquinho-da-índia sheltie

Quais as suas características mais marcantes?

O porquinho-da-índia Silkie tem como características corpo alongado e compacto, patas curtas, orelhas caídas e olhos redondos e vivos.

A pelagem desse porquinho costuma ser longa, lisa, volumosa, sedosa e muito macia, e um dos diferenciais é que o pelo é mais curto na região da cabeça, não caindo sobre a face e sem prejudicar a visão.

1 caracteristicas porquinho da india sheltie

O animalzinho da raça Silkie tem pelo longo e liso

A pelagem lisa e longa lembra bastante as características do porquinho-da-índia Peruano, mas no caso do animal da raça Sheltie, a principal diferença é que os pelos longos não caem na face do animal, característica comum da raça peruana.

A pelagem do porquinho-da-índia Sheltie pode variar em uma cor única ou em um mix de cores, com variações como marrom, castanho, preto, bege, branco, entre outros.

2 cores de porquinho da india sheltie

Qual é a média de peso e tamanho do porquinho-da-índia Sheltie?

Os porquinhos-da-índia da raça Silkie são considerados animais de tamanho médio.

As fêmeas dessa raça medem até 25 cm e pesam por volta de 700 g; já os machos são maiores e podem medir até 30 cm e pesar até 1,4 kg.

3 tamanho e peso de porquinho da india sheltie

O animal da raça tem porte médio

Quanto tempo vive?

A expectativa de vida dos porquinhos-da-índia da raça Silkie varia entre 5 e 8 anos, e isso vai depender dos cuidados com a saúde do animal, considerando uma dieta equilibrada, rotina de exercícios, e idas ao veterinário.

4 tempo de vida porquinho da india sheltie

A expectativa de vida da raça é de 5 a 8 anos

Temperamento: para quem é indicado?

Os animais da raça Sheltie são considerados uma das raças de porquinhos-da-índia mais tranquilas e simpáticas.

Os animais dessa raça possuem personalidade bastante carinhosa e dócil, e se adaptam muito bem na companhia dos tutores, adorando momentos de carinho.

Os animais da raça Sheltie são ótimas companhias e podem conviver tranquilamente em famílias com crianças e até mesmo com outros animais.

Inicialmente, esses parquinhos podem ser um pouco tímido e se assustarem com facilidade mas ao se adaptarem aos tutores a convivência é bastante tranquila e amorosa!

5. Raça de porquinho-da-índia dócil

5 temperamento de porquinho da india sheltie

Quanto custa em média? #preço

Os animais da raça Silkie costumam ser comercializados com preços que variam de R$ 150 a  R$ 180, e isso pode variar de acordo com a região e vendedor.

Para comprar um animalzinho, é importante se certificar de que o local é confiável e que preza pela saúde e bem-estar animal.

Como cuidar de um porquinho-da-índia sheltie? #dicas

Alimentação

A alimentação do porquinho-da-índia Silkie pode deve ser bem equilibrada e variada, garantindo o bem-estar e a saúde do animal.

6 cuidados com alimentacao de porquinho da india sheltie

Nesse caso, a alimentação deve ser, preferencialmente, de rações específicas para porquinhos-da-índia e pode ser complementada com feno, frutas e verduras liberadas para o animal.

Para se certificar de uma alimentação adequada e das quantidades recomendadas para o seu animal, é importante uma consulta a um médico veterinário.

7 dicas de alimentacao de porquinho da india sheltie

Higiene

Os cuidados com a higiene do porquinho-da-índia Silkie envolvem cuidados com a pelagem longa, que deve ser escovada ao menos 2 vezes por semana, evitando a formação de nós.

8 dicas de higiene de porquinho da india sheltie

A escovação do pelo evita a formação de nós

Caso o pelo esteja excessivamente longo, é recomendado apará-lo, de modo que a pelagem não atrapalhe o deslocamento do animal.

Outro cuidado com a higiene desse animal é o corte das unhas, que deve ser feito quando as unhas estão muito longas e podem incomodar o animal.

Os banhos também podem acontecer ocasionalmente, e nesse caso, o animal deve ser preparado para o banho, protegendo as orelhinhas e garantindo um nível de água raso e em temperatura morna, evitando o estresse do animalzinho. Ao final do banho é necessário secar a pelagem com bastante cuidado.

9 cuidados de hiegiene com porquinho da india sheltie

Espaço

A definição de um espaço para o animalzinho pode levar em conta a escolha de um cercado ou gaiola para porquinho-da-índia, considerando a escolha de um local seguro e adequado para o bem-estar do animal.

O local do cercado ou gaiola deve ser em um espaço de temperaturas agradáveis e sem total exposição ao sol.

O espaço também deve ficar em um local tranquilo para que o porquinho-da-índia possa descansar e evitar a ansiedade pelo excesso de vozes ou ruídos.

O tamanho da gaiola ou cercado deve ser adequado para o tamanho do animal, considerando também outros itens para preencher o espaço, como tocas, brinquedos, comedouros e bebedouros, garantindo que o animal possa ter acesso a todos esses itens de enriquecimento ambiental e que possa se deslocar com facilidade.

Além do espaço adequado para o animalzinho, também é importante que o porquinho-da-índia passe algumas horas do dia fora da gaiola do cercado, garantindo um espaço seguro para que o animalzinho possa gastar a energia e se entreter.

10 dicas para porquinho da india silkie

Saúde

Entre os cuidados com a saúde do porquinho-da-índia, está o acompanhamento dos dentes que crescem constantemente.

Nesse caso, é importante oferecer objetos específicos para que o porquinho-da-índia possa roer e desgastar os dentes, evitando problemas como má oclusão, infecções e crescimento excessivo dos dentes.

Outro cuidado com a saúde do animal é a de fazer consultas ao médico veterinário frequentemente. O profissional pode avaliar a saúde do porquinho-da-índia e dar as recomendações necessárias para o bem-estar do seu animal.

11 cuidados de saude com porquinho da india sheltie

Fotos de porquinho-da-índia sheltie

Para quem se apaixonou pela raça de porquinho-da-índia de pelo longo e liso, conhecida como Silkie ou Sheltie, reunimos diversas fotos apaixonantes desse animalzinho!

1. Porquinho-da-índia de tamanho médio e pelo longo

12 porquinho da india de pelo longo

2. Porquinho-da-índia da raça Silkie com pelo branco e detalhes em preto

13 porquinho da india sheltie de pelo branco e preto

3. Raça de porquinho-da-índia com pelo longo no corpo

14 porquinho da india sheltie de pelo preto

4. Porquinho-da-índia com variação de cores na pelagem

15 porquinho da india sheltie de varias cores

5. Porquinho-da-índia com pelo longo no corpo e curto na face

16 pelo de porquinho da india sheltie

6. Raça de porquinho-da-índia com mix de cores na pelagem

17 pelagem de porquinho da india sheltie

7. Porquinho-da-índia com pelagem preta e detalhes em caramelo

18 porquinho da india de pelo escuro

8. Porquinho-da-índia com pelagem longa em mix de preto e branco

19 coloracao de pelo de porquinho da india sheltie

9. Porquinho-da-índia com pelagem de diferentes cores

20 porquinho da india de pelo longo e liso

10. Animalzinho de pelo liso

21 porquinho da india silkie

11. Porquinho-da-índia com pelagem de cores variadas

22 porquinho da india sheltie com pelo longo

12. Porquinho-da-índia com pelo longo e bastante liso

23 cor de pelo de porquinho da india sheltie

13. Porquinho-da-índia com pelo de duas cores

24 porquinho da india de pelo liso

Você já conhecia as características desse pet? Agora que você já conhece mais da raça, já sabe quais os cuidados ter com um animalzinho.

Você pode gostar...