19 MODELOS DE SOFÁS – Como Escolher? Guia completo
Se você está mobiliando a casa ou pensando em dar uma repaginada na sala, hoje o post é uma grande ajuda para quem está em dúvida em relação aos mais variados modelos de sofás, afinal o que todo mundo quer é um tipo que combine com o estilo da decoração e que seja confortável. E olha que nessa categoria há uma infinidade, então fique atento às dicas.
Tipos
Tradicional
O tipo tradicional nada mais é que o modelo estofado, mas aí podem vir variações de estilos e tamanhos e isso que vai determinar o modelo do item.
Nessa versão, o modelo pode ter pezinhos mais altos e ser afastado do chão; como também pode ser de tamanhos menores para caber em salas e decorações de apartamentos pequenos.
Outra possibilidade para esse tipo de sofá são as versões que ficam mais próximas do chão e não deixam espaço livre embaixo da peça. Há também a variação que pode ser com almofadas do encosto soltas (ideal para quem gosta de fazer faxina entre os vãos) ou fixas (não ficam saindo do lugar e garantem que o assento fique sempre arrumado).
Sofá retrátil e reclinável
Esse sofá reúne as duas opções, já que é expansível e reclinável. O modelo é ideal para salas de TV e/ou home theater, uma vez que preza pelo conforto.
Na sala pequena vale optar por um modelo compacto, mas que é retrátil, assim o assento vai ficar maior e melhor para quem vai assistir a um filminho ou passar um tempinho na TV.
Mais uma opção que se estende e reclina; o item até parece comum ao primeiro olhar, mas na verdade, é bem confortável e fica ótimo em ambientes que reúnem a sala de estar e TV.
Sofá cama
Se você tem pouco espaço e gosta de receber visitas, opte por um sofá cama, que pode ser utilizado tanto na sala ou no home office, assim o item pode ser usado normalmente como assento e quando necessário se transforma em cama.
Esse modelo é daquele tipo de móvel multiuso e ideal para quem quer aproveitar o espaço. O sofá se transforma em beliche e com isso você ganha espaço para duas pessoas.
Seguindo a linha mais clássica, o modelo bege é ótimo para diferentes decorações, e por ter apenas dois assentos torna-se ideal para salas pequenas. Ao abrir a extensão, o sofá vira uma cama de casal e as almofadas podem ser utilizadas como travesseiros.
Inflável
Uma variação bem diferente são as versões infláveis, já que podem ser utilizados apenas em algumas situações e muitas vezes custam bem mais barato que os modelos tradicionais.
As poltronas infláveis também são bem bacanas, e podem fazer parte da sala ou usadas na área externa. O item também pode ficar guardadinho e ao receber visitas, é só inflar.
Usado na sala, esse modelo de encher segue o modelo de um colchão com encontro, assim dá para usar como cama ou até na sala para assistir a um filme deitado.
Formatos
Sofá de canto
As versões em L ou moduladas, como também é conhecido, é ótimo para quem quer ter vários assentos e aproveitar mais de uma parede da sala. O modelo é ideal para substituir conjuntos de sofá e as variações menores e compactas ficam ótimas em salas de apartamentos.
- A opção grande fica ideal para salas extensas e pode até vir com um chaise;
- Com pouco espaço, a ideia foi usar um modelo com lado menor para não atrapalhar a passagem da porta;
- Na sala pequena, a parede da janela ganhou uma das laterais e mesmo com vários assentos, o modelo não ficou desproporcional.
Sofá com chaise
Se você não sabe o que é sofá com chaise; não se preocupe. Essa palavra diferente – chaise – se refere a uma extensão de um dos assentos que permite sentar-se e manter as pernas esticadas.
Para os pequenos espaços, o ideal é escolher uma versão menor e mais compacta, como esse modelo, que tem o chaise em uma das pontas.
Para a sala ampla, aposte em um modelo maior e até com a extensão mais larga, assim dá para duas pessoas aproveitarem o espaço. Ah, e lembre-se que esse modelo costuma ser mais utilizado em salas de TV, já que prezam pelo conforto.
Redondo
Pode até parecer diferente, mas na verdade o item fica super bacana; e nesse modelo dá até para unir as duas partes e montar uma cama, assim você pode aproveitar o item para decorar kitnet e otimizar o espaço.
Na sala moderna, a ideia foi fazer um espaço rebaixado e circular para abrigar o sofá e o resultado foi ótimo, já que o visual ficou super moderno e bacana.
Até mesmo para os projetos de decoração sofisticada, vale usar um espaço rebaixado com o sofá dentro. E olha que o resultado é lindo!
Estilos
Moderno
- As linhas retas da estrutura são super atuais, e ainda segue a tendência de usar chaise;
- O modelo tem linhas retas e é inclinável o que fica contemporâneo;
- Com linhas curvas, essa versão é indicada para quem gosta de uma decor moderna e autêntica.
Tamanhos menores também podem seguir tendências atuais, como esse modelo de linhas retas e com assentos retráteis.
Clássico e vintage
O modelo azul é um charme, mas o design que segue a tendência antiguinha dá ainda mais charme a peça que se torna ponto de destaque da decoração da sala.
Veludo é um tecido ótimo para quem está em busca de um modelo vintage. A cor azul petróleo também é aposta certeira e pode até funcionar como tom neutro com uma decor mais viva e chamativa.
O conjunto de sofás e poltronas já segue a tendência clássica, mas esse jogo reúne vários detalhes desse estilo como:
- Detalhes entalhados;
- Tecido com brilho;
- Capitonê no encosto.
Retrô
O modelo com pé palito é uma releitura dos móveis da década de 60 e fica um charme junto a decoração com mesmo estilo, como é o caso da mesinha de canto e de centro.
Também de pé palito, essa versão é bem diferente, já quem estofado com linhas retas e aveludado; o que dá ainda mais estilo retrô a decoração da sala de estar.
Rústico
A decoração rústica da sala é composta por vários elementos, como a base em madeira do sofá, que combina com o chaise de madeira rústica que fica mais ao canto.
Para quem quer um estofado que combine com uma decor rudimentar, o ideal são as versões com base em madeira, e que podem variar bastante, como as opções acima.
Materiais
Sofá capitonê
Para quem não sabe o que é capitonê, esse estilo segue o acabamento com botões em uma superfície acolchoada, o que dá um efeito de losangos na superfície aplicada; tendência da época e decoração Vitoriana.
Para esse projeto, o sofá capitonê (acabamento no encosto e no assento) foi utilizado no canto da sala de jantar, de modo a criar mais lugares e deixar o espaço confortável.
Apesar de seguir a linha clássica, a variação de tecido e materiais utilizados pode determinar e mudar bastante o estilo da peça; como essa versão com detalhes em madeira e na cor turquesa que ficou ótimo na decor com pontos rústicos.
Sofá futon
Como grandes almofadões, os futons podem ser posicionados no chão para deixar um clima mais informal e jovem na sala. A combinação de cores também está liberada para criar o efeito desejado na decor.
Esse modelo foi formado com mais de uma camada de futon na base para deixar o sofá mais alto. O tecido preto é discreto, mas para dar um visual jovem ao espaço, almofadas coloridas e em diferentes formatos e tamanhos foram utilizadas.
O futon grande pode ser posicionado sobre uma base de madeira e ao ser aberto se transforma em um colchão de casal, assim você vai ter um sofá cama ideal para seguir uma decor moderna.
De madeira
Com a base de madeira e almofadas para o assento e o encosto, essa é uma opção para esse modelo que fica lindo em diferentes estilos de decor.
Esse modelo tem a base de madeira com vãos livres, o que é ideal para guardar livros ou outros itens e assim ganhar mais espaço em ambientes pequenos.
De pallet
Os móveis com pallet já são tendência e ficam super bacanas para uma decoração jovem e descolada; como é essa sala que ganhou um sofá de canto com base de paletes.
O reaproveitamento da madeira também pode tornar-se essa opção com encosto, braços e até rodinhas para deixar o deslocamento da peça mais simples.
Sofá de alvenaria
Uma opção barata e ótima, o modelo construído com tijolos só precisa de almofadas macias para deixar o espaço confortável.
Essa versão também fica ótima para ambientes externos e é ideal para não gastar com estofados em áreas abertas.
Tecidos
Couro
O couro é um material mais caro, mas o efeito é super bacana. Os cuidados com a manutenção devem ser constantes para manter a beleza do revestimento, e o ideal é que a sala seja climatizada, já que com o calor o tecido fica um pouco grudento na pele.
Na cor marrom, o visual fica mais masculino e fica lindo para projetos de decoração com toque clássico para homens.
Corino – sintético
O corino é uma opção bem parecida com o couro, mas tem a vantagem de ser mais barato. O resultado também fica bacana e a manutenção exige menos esforços.
O couro sintético é ideal para quem não quer usar a pele de animal curtida. A opção em branco, é um charme e fica super moderno.
Chenille
O chenille é uma opção mais grossinha e canelada. O tecido costuma ser muito utilizado em estofados e tem bom custo-benefício.
O tecido tem uma desvantagem em relação a limpeza, já que seus vincos podem dificultar um pouco, mas nada que não seja possível com o auxílio de um aspirador de pó.
Suede
Ultimamente, o suede tem sido a opção mais vista nos estofados e não é para menos, já que o tecido tem uma gama imensa de cores e é super macio.
Além do conforto, o pano ainda tem um visual bem bacana, mas o ideal é realizar a impermeabilização do sofá para garantir e prolongar a vida útil do suede.
Além da variedade de cores, ainda é possível encontrar diferentes tipos de suede:
- Liso: o mais visto nos estofados; é macio e com pelinhos;
- Amassado: tem a mesmas características e conforto da primeira opção, mas o acabamento é de um tecido amassado;
- Aveludado: menos comum de ser encontrado, e apenas alguns fabricantes oferecem essa opção que é mais grossinha e muito macia;
- Animale: o tecido tem acabamento que simula a pele de animais (como um animal print), mas mantém a mesma cor em toda a extensão;
- Com brilho: a maciez é a mesma, mas o acabamento lustroso dá brilho ao tecido.
Sarja
A sarja já foi mais utilizada em sofás, e tem textura mais grossinha, como se fosse uma trama de jeans mais fininha.
Entre os modelos de sofás, qual o estilo que você mais gosta?