19 MODELOS DE SOFÁS – Como Escolher? Guia completo

Se você está mobiliando a casa ou pensando em dar uma repaginada na sala, hoje o post é uma grande ajuda para quem está em dúvida em relação aos mais variados modelos de sofás, afinal o que todo mundo quer é um tipo que combine com o estilo da decoração e que seja confortável. E olha que nessa categoria há uma infinidade, então fique atento às dicas.

Tipos

Tradicional

decoração sala alternativa

Na parede de tijolos a vista, quadros para decorar

            O tipo tradicional nada mais é que o modelo estofado, mas aí podem vir variações de estilos e tamanhos e isso que vai determinar o modelo do item.

sofá com almofadas coloridas

Nessa versão, o modelo pode ter pezinhos mais altos e ser afastado do chão; como também pode ser de tamanhos menores para caber em salas e decorações de apartamentos pequenos.

tipos de sofás tradicionais

Outra possibilidade para esse tipo de sofá são as versões que ficam mais próximas do chão e não deixam espaço livre embaixo da peça. Há também a variação que pode ser com almofadas do encosto soltas (ideal para quem gosta de fazer faxina entre os vãos) ou fixas (não ficam saindo do lugar e garantem que o assento fique sempre arrumado).

Sofá retrátil e reclinável

sofá para sala de apartamento

A cortina marrom escurece o ambiente

Esse sofá reúne as duas opções, já que é expansível e reclinável. O modelo é ideal para salas de TV e/ou home theater, uma vez que preza pelo conforto.

pallet e caixote na decoração

Na sala pequena vale optar por um modelo compacto, mas que é retrátil, assim o assento vai ficar maior e melhor para quem vai assistir a um filminho ou passar um tempinho na TV.

sofá reclinável e retrátil

Na parede, galeria de quadros

Mais uma opção que se estende e reclina; o item até parece comum ao primeiro olhar, mas na verdade, é bem confortável e fica ótimo em ambientes que reúnem a sala de estar e TV.

Sofá cama

modelo de sofá cama

Se você tem pouco espaço e gosta de receber visitas, opte por um sofá cama, que pode ser utilizado tanto na sala ou no home office, assim o item pode ser usado normalmente como assento e quando necessário se transforma em cama.

sofá que vira beliche

A cor alaranjada deixa o item em destaque

Esse modelo é daquele tipo de móvel multiuso e ideal para quem quer aproveitar o espaço. O sofá se transforma em beliche e com isso você ganha espaço para duas pessoas.

tipo de sofá cama

Seguindo a linha mais clássica, o modelo bege é ótimo para diferentes decorações, e por ter apenas dois assentos torna-se ideal para salas pequenas. Ao abrir a extensão, o sofá vira uma cama de casal e as almofadas podem ser utilizadas como travesseiros.

Inflável

sofá cama inflável

Uma variação bem diferente são as versões infláveis, já que podem ser utilizados apenas em algumas situações e muitas vezes custam bem mais barato que os modelos tradicionais.

poltronas inflável

As poltronas infláveis também são bem bacanas, e podem fazer parte da sala ou usadas na área externa. O item também pode ficar guardadinho e ao receber visitas, é só inflar.

sofá inflável na sala

Na varanda, planta decorativa

Usado na sala, esse modelo de encher segue o modelo de um colchão com encontro, assim dá para usar como cama ou até na sala para assistir a um filme deitado.

Formatos

Sofá de canto

sala bege e colorida

O pendente amarelo dá cor ao ambiente

As versões em L ou moduladas, como também é conhecido, é ótimo para quem quer ter vários assentos e aproveitar mais de uma parede da sala. O modelo é ideal para substituir conjuntos de sofá e as variações menores e compactas ficam ótimas em salas de apartamentos.

salas com sofá de canto

  1. A opção grande fica ideal para salas extensas e pode até vir com um chaise;
  2. Com pouco espaço, a ideia foi usar um modelo com lado menor para não atrapalhar a passagem da porta;
  3. Na sala pequena, a parede da janela ganhou uma das laterais e mesmo com vários assentos, o modelo não ficou desproporcional.

Sofá com chaise

sala com luminária de chão

A parede de tijolo a vista foi pintada de cinza

Se você não sabe o que é sofá com chaise; não se preocupe. Essa palavra diferente – chaise – se refere a uma extensão de um dos assentos que permite sentar-se e manter as pernas esticadas.

sala pequena decorada

Para os pequenos espaços, o ideal é escolher uma versão menor e mais compacta, como esse modelo, que tem o chaise em uma das pontas.

sala de TV

O revestimento da parede ao fundo valoriza o ambiente

            Para a sala ampla, aposte em um modelo maior e até com a extensão mais larga, assim dá para duas pessoas aproveitarem o espaço. Ah, e lembre-se que esse modelo costuma ser mais utilizado em salas de TV, já que prezam pelo conforto.

Redondo

sofá redondo

Pode até parecer diferente, mas na verdade o item fica super bacana; e nesse modelo dá até para unir as duas partes e montar uma cama, assim você pode aproveitar o item para decorar kitnet e otimizar o espaço.

parede cimento queimado

O quadro colorido dá cor ao ambiente cinza

Na sala moderna, a ideia foi fazer um espaço rebaixado e circular para abrigar o sofá e o resultado foi ótimo, já que o visual ficou super moderno e bacana.

sala bege sofisticada

Até mesmo para os projetos de decoração sofisticada, vale usar um espaço rebaixado com o sofá dentro. E olha que o resultado é lindo!

Estilos

Moderno

sofás modernos

  1. As linhas retas da estrutura são super atuais, e ainda segue a tendência de usar chaise;
  2. O modelo tem linhas retas e é inclinável o que fica contemporâneo;
  3. Com linhas curvas, essa versão é indicada para quem gosta de uma decor moderna e autêntica.
tapete felpudo na sala

Molduras coloridas dão cor a galeria de quadros

Tamanhos menores também podem seguir tendências atuais, como esse modelo de linhas retas e com assentos retráteis.

Clássico e vintage

sala com sofá azul

O modelo azul é um charme, mas o design que segue a tendência antiguinha dá ainda mais charme a peça que se torna ponto de destaque da decoração da sala.

sofá capitonê

A sobreposição de tapetes é tendência

Veludo é um tecido ótimo para quem está em busca de um modelo vintage. A cor azul petróleo também é aposta certeira e pode até funcionar como tom neutro com uma decor mais viva e chamativa.

lustre sala provençal

Lírios brancos decoram a mesinha de canto

O conjunto de sofás e poltronas já segue a tendência clássica, mas esse jogo reúne vários detalhes desse estilo como:

  • Detalhes entalhados;
  • Tecido com brilho;
  • Capitonê no encosto.

Retrô

decoração anos 60

O modelo com pé palito é uma releitura dos móveis da década de 60 e fica um charme junto a decoração com mesmo estilo, como é o caso da mesinha de canto e de centro.

mesa de centro de vidro e inox

O piso de taco de madeira deixa o espaço aconchegante

Também de pé palito, essa versão é bem diferente, já quem estofado com linhas retas e aveludado; o que dá ainda mais estilo retrô a decoração da sala de estar.

Rústico

sala rústica

Paredes de vidro valorizam a vista para plantas no jardim

A decoração rústica da sala é composta por vários elementos, como a base em madeira do sofá, que combina com o chaise de madeira rústica  que fica mais ao canto.

modelos sofá madeira rústica

Para quem quer um estofado que combine com uma decor rudimentar, o ideal são as versões com base em madeira, e que podem variar bastante, como as opções acima.

Materiais

Sofá capitonê

sala branca e azul

Para quem não sabe o que é capitonê, esse estilo segue o acabamento com botões em uma superfície acolchoada, o que dá um efeito de losangos na superfície aplicada; tendência da época e decoração Vitoriana.

sala de jantar com sofá

O jardim vertical de samambaias fica lindo no espaço interno

Para esse projeto, o sofá capitonê (acabamento no encosto e no assento) foi utilizado no canto da sala de jantar, de modo a criar mais lugares e deixar o espaço confortável.

sofá capitonê

Apesar de seguir a linha clássica, a variação de tecido e materiais utilizados pode determinar e mudar bastante o estilo da peça; como essa versão com detalhes em madeira e na cor turquesa que ficou ótimo na decor com pontos rústicos.

Sofá futon

sofá almofadas chão

Como grandes almofadões, os futons podem ser posicionados no chão para deixar um clima mais informal e jovem na sala. A combinação de cores também está liberada para criar o efeito desejado na decor.

sala jovem

A parede de fotos torna-se um grande mural

Esse modelo foi formado com mais de uma camada de futon na base para deixar o sofá mais alto. O tecido preto é discreto, mas para dar um visual jovem ao espaço, almofadas coloridas e em diferentes formatos e tamanhos foram utilizadas.

sofá cama de futon

O futon grande pode ser posicionado sobre uma base de madeira e ao ser aberto se transforma em um colchão de casal, assim você vai ter um sofá cama ideal para seguir uma decor moderna.

De madeira

sofá estampa de listras

O espelho na parede alonga o ambiente

Com a base de madeira e almofadas para o assento e o encosto, essa é uma opção para esse modelo que fica lindo em diferentes estilos de decor.

sofá para sala pequena

Esse modelo tem a base de madeira com vãos livres, o que é ideal para guardar livros ou outros itens e assim ganhar mais espaço em ambientes pequenos.

De pallet

sala com sofá de pallet

Puffs deixam o espaço aconchegante e disponibilizam mais assentos

Os móveis com pallet já são tendência e ficam super bacanas para uma decoração jovem e descolada; como é essa sala que ganhou um sofá de canto com base de paletes.

sala decorada com caixote e pallet

Quadros apoiados em estantes são tendência

O reaproveitamento da madeira também pode tornar-se essa opção com encosto, braços e até rodinhas para deixar o deslocamento da peça mais simples.

Sofá de alvenaria

sofá de alvenaria

Uma opção barata e ótima, o modelo construído com tijolos só precisa de almofadas macias para deixar o espaço confortável.

sofá para área externa

            Essa versão também fica ótima para ambientes externos e é ideal para não gastar com estofados em áreas abertas.

Tecidos

Couro

decoração sala de jogos

Flores na mesa de centro dão delicadeza as cores escuras da decor

O couro é um material mais caro, mas o efeito é super bacana. Os cuidados com a manutenção devem ser constantes para manter a beleza do revestimento, e o ideal é que a sala seja climatizada, já que com o calor o tecido fica um pouco grudento na pele.

decoração casa homem

O espelho apoiado no chão é moderno

Na cor marrom, o visual fica mais masculino e fica lindo para projetos de decoração com toque clássico para homens.

Corino – sintético

decoração sala preta e branca

O corino é uma opção bem parecida com o couro, mas tem a vantagem de ser mais barato. O resultado também fica bacana e a manutenção exige menos esforços.

sala com sofá branco

Quadros em preto e branco compõem a galeria na parede

O couro sintético é ideal para quem não quer usar a pele de animal curtida. A opção em branco, é um charme e fica super moderno.

Chenille

tapete para sala

O chenille é uma opção mais grossinha e canelada. O tecido costuma ser muito utilizado em estofados e tem bom custo-benefício.

sofá de canto barato

O tecido tem uma desvantagem em relação a limpeza, já que seus vincos podem dificultar um pouco, mas nada que não seja possível com o auxílio de um aspirador de pó.

Suede

decoração sala colorida

A mesa de centro espelhada é atual

Ultimamente, o suede tem sido a opção mais vista nos estofados e não é para menos, já que o tecido tem uma gama imensa de cores e é super macio.

decoração apartamento peuqueno

Flores coloridas no rack deixam o lugar alegre

Além do conforto, o pano ainda tem um visual bem bacana, mas o ideal é realizar a impermeabilização do sofá para garantir e prolongar a vida útil do suede.

tipos de suede

Além da variedade de cores, ainda é possível encontrar diferentes tipos de suede:

  • Liso: o mais visto nos estofados; é macio e com pelinhos;
  • Amassado: tem a mesmas características e conforto da primeira opção, mas o acabamento é de um tecido amassado;
  • Aveludado: menos comum de ser encontrado, e apenas alguns fabricantes oferecem essa opção que é mais grossinha e muito macia;
  • Animale: o tecido tem acabamento que simula a pele de animais (como um animal print), mas mantém a mesma cor em toda a extensão;
  • Com brilho: a maciez é a mesma, mas o acabamento lustroso dá brilho ao tecido.

Sarja

sofás de sarja

A sarja já foi mais utilizada em sofás, e tem textura mais grossinha, como se fosse uma trama de jeans mais fininha.

Entre os modelos de sofás, qual o estilo que você mais gosta?


Você pode gostar...