RODAPÉ BRANCO: Materiais, Dicas, Fotos, Instalação!
O rodapé branco é um recurso que vem tornando-se cada vez mais frequente nos projetos arquitetônicos; mas também não é para menos, já que o item é capaz de valorizar o espaço e dar sofisticação ao ambiente. Quer saber como usar esse item? É só ler o post!
Rodapé branco suja muito?
Depende! Não há uma resposta exata, mas a cor clara já é um pouco mais trabalhosa para a limpeza.
Se você substituir o uso da vassoura pelo aspirador de pó, o item vai permanecer branquinho por mais tempo. A escolha do material também é imprescindível, já que algumas composições tendem a riscar e marcar o acabamento.
A limpeza frequente também é uma artimanha para não deixar o rodapé encardir, e alguns materiais até permitem o uso de pano úmido, assim facilita a remoção da sujeira.
Materiais
Poliestireno
Para quem não sabe o que é o poliestireno, o material nada mais é reciclagem de outros materiais (isopor e equipamentos eletrônicos) que resulta em acabamento rígido e muito resistente.
O material que compõem esse tipo de acabamento é ideal para quem quer fugir da madeira, já que o poliestireno é fruto de reciclagem e não enfrenta problemas com cupins. Outra vantagem desse material é resistência à água, e por isso pode ser utilizado em áreas úmidas sem ter o perigo de apodrecer.
Esse acabamento pode ser comprado em placas e a instalação deve ser feita por um profissional que deve cortar o item de modo a encaixar direitinho nas dimensões das paredes e não deixar cantinhos mal acabados.
- Vantagens
- Não tem problemas com cupins;
- Pode ser molhado;
- Não enverga;
- É ecologicamente correto.
- Desvantagens
- Sua produção ainda é baixa e pode ter um custo mais elevado;
- Não é maleável, por isso exige boa instalação para não ficar com sobrinhas próximas a parede.
MDF
O acabamento em MDF (Medium-Density Fiberboard – em inglês) nada mais é que uma placa derivada da madeira e por isso menos resistente que a própria madeira em si.
O acabamento nessa cor já pode ser comprado pronto e tem instalação bem simples. Para quem gosta desse tipo de material, a possibilidade de encontrar é bem mais fácil, já que é produzido por diferentes empresas e por isso tem custo até mais em conta.
A instalação é outro ponto bacana do rodapé de MDF, já que é mais comum no mercado e por isso a gama de profissionais para instalar o item é maior.
- Vantagens
- Opção mais barata que a versão de poliestireno;
- Facilidade de encontrar mão-de-obra apta para a instalação;
- Limpeza fácil.
- Desvantagens
- Não pode ser instalado em áreas úmidas ou molhadas, pois absorve água;
- Durabilidade média;
- Pode ter cupim por ter base de madeira, caso o MDF não seja tratado.
EVA
Outra opção para quem quer fazer o acabamento entre o piso e a parede é o rodapé de EVA. O material com textura de borracha é mais resistente que as famosas placas vendidas em papelarias, e sua maleabilidade é ideal para quem quer usar em paredes curvas.
A colocação costuma ser mais simples que outras opções, e algumas marcas até oferecem a opção auto colante, assim você não precisa contratar mão-de-obra especializada para a realização do projeto.
Uma das características desse tipo de material para o rodapé é a facilidade de cortar cantinhos para fazer os encaixes necessários, e ao contrário de outros materiais, o acabamento fica bem mais próximo das paredes.
- Vantagens
- Opção mais barata compara as anteriores;
- Facilidade de instalação;
- Simples de limpar;
- Ideal para paredes curvas;
- Resistência, que permite ser utilizado até mesmo em áreas úmidas.
- Desvantagens
- O material é emborrachado e pode ser apertado (volta depois);
- Uma abrasão mais intensa pode danificar o rodapé.
Fotos de decoração com rodapé branco
Já deu para notar que esse recurso arquitetônico veio para ficar, então vale se inspirar em algumas ideias de como usar em diferentes ambientes decorados e apostar nesse modelo que é capaz de deixar o ambiente sofisticado e com muito mais charme.
E aí, você usaria rodapé branco no seu projeto? O recurso é super charmoso, e versatilidade de combinar com outros materiais favorece muito o uso.