Plantas aquáticas – 20 espécies perfeitas para cultivar no seu lar!

Já pensou em cultivar plantas aquáticas em sua casa? Além de ornamentar lagos e aquários, você pode montar vasos com lindas opções para incrementar a decoração do ambiente.

Muita gente se inspira nessas espécies par montar um jardim ou um espaço verde. Sendo assim, vale a pena conhecer as melhores plantas aquáticas, cuidados e dicas para que tenham um ótimo desenvolvimento.

Para ajudar você, preparamos este tutorial com tudo sobre o assunto + diversas fotos. Acompanhe e surpreenda-se.

Plantas aquáticas

Tudo sobre plantas aquáticas em um tutorial completo

Segundo especialistas, as plantas aquáticas são conhecidas como hidrófilas ou hidrófitas. Elas se desenvolvem em ambientes com água ou alta umidade, seja em lagos, aquários, cascatas, espelhos d’água, enfim.

Além de uma série de variedade de plantas selvagens, há também aquelas que podem ser cultivadas em casa. Nesse caso, elas trazem frescor e dão um toque natural ao ambiente, seja no ambiente interno ou externo.

Algumas plantas vivem totalmente submersas na água, como aquelas cultivadas em aquários. Nesse caso, retiram os nutrientes diretamente da água. Por outro lado, as plantas flutuantes transpiram bastante.

Do mesmo modo, possuem raízes curtas e ficam em evidência, ornamentando o visual de lagos, espelhos d´água, etc. Além disso, algumas produzem flores.

Plantas aquáticas

Lindos lagos e tanques com muitas plantas

Nomes de espécies de plantas aquáticas

Ao pesquisar tudo sobre plantas aquáticas, você pode procurar tanto pelo nome popular quanto científico. De modo geral, as lojas possuem mudas de praticamente todas as variações. Listamos 20 espécies para diferentes estruturas:

Plantas aquáticas flutuantes

As plantas aquáticas flutuantes podem ser cultivadas em grandes e pequenos espaços, depende do porte de cada espécie. Elas possuem raízes menores e compactas, porém podem crescer bastante, sobretudo as pequeninas. Portanto, se você não quer um revestimento total de plantas em seu lago ou aquário, comece com poucas mudas.

Conforme já salientamos, essas espécies transpiram demais. Algumas produzem lindas flores e são capazes de renovar o visual de seu lago. Por outro lado, há plantas menores que servem até de alimento para peixes e outros animais – ou seja, além trazer beleza à estrutura, ainda são funcionais.

Vitória régia: a vitória régia é uma planta flutuante clássica, destaque sobretudo em grandes rios. Entretanto, é possível cultivá-la em pequenos lagos. Nativa da Amazônia, possui uma enorme folha em formato circular, perfeita para o paisagismo. Floresce uma vez ao ano e a cor muda conforme a variedade. Pode ser roxa, branca, rosa, amarela, etc.

Lentilha d’água: possuem formato de lentilhas e forram todo o aquário. Apesar de minúscula, cresce rapidamente, por isso é necessário monitorar para que não prejudiquem a estrutura. Por essa característica, é perfeita para recuperar águas poluídas.

Plantas aquáticas

As plantas se destacam e deixam qualquer estrutura mais bonita

Alface d’água: o aspecto de pequenos alfaces é a característica essencial dessa planta aquática. É nativa do Brasil e cresce muito rápido. Além disso, é bastante resistente e tem ciclo de vida longo. Uma ótima opção para o paisagismo de lagos e espelhos d’água.

Aguapé: outra planta aquática tradicional utilizada frequentemente no paisagismo e decoração. Típica do país, se destaca pela linda flor roxa que cresce entre as folhas verdes. Comum em rios, mas também pode ser cultivada em pequenos pontos de água. Além disso, serve de alimento para pequenos animais.

Chapéu de couro: é uma planta comum em grandes lagos. Bastante funcional, suas folhas são utilizadas na produção de cosméticos, sucos e chás. Tem médio porte e cresce rápido, por isso necessita cuidados frequentes.

Plantas aquáticas para vasos

Existem algumas espécies de plantas aquáticas que podem ser cultivadas em vasos. Nesse caso, porém, a manutenção é necessária para que se desenvolvam plenamente. São muitas variações de uma mesma espécie, inclusive com grandes e coloridas flores.

Lótus: é uma planta oriental que se destaca pela enorme beleza de sua flor. É capaz de crescer por entre a lama de pequenos pontos de água. Por essa resistência, possui um significado nobre para os orientais: renascimento e capacidade de crescer perante os obstáculos. Algumas variedades podem ser cultivadas em vasos. Além disso, há tipos com flores de várias cores: branco, azul, rosa, roxo, etc.

Plantas aquáticas

As plantas podem servir como carpete, flutuar, entre outros hábitos

Sombrinha chinesa: uma planta de médio porte com folhas de hastes finas e resistentes. São perfeitas para lagos ornamentais e tem um forte apelo estético e ornamental.

Lírios de água: essa espécie tem diversas variedades e se destaca pelas lindas flores. Tem hábitos parecidos com a flor de lótus e se adaptam bem a vasos. Todavia, necessitam de cuidados frequentes.

Plantas aquáticas para aquário

Seu aquário necessita de muitas plantas, seja para revestir a parte de baixo ou para ficar flutuando na estrutura. Elas são ótimas para o desenvolvimento de peixes e pequenos animais. Sendo assim, você pode investir tanto em um aquário plantado quanto em uma versão convencional com plantas decorativas.

Entre as melhores espécies estão as plantas carpete, ideal para o chão de pequenos aquários. Além disso, há plantas gramíneas, que se destaca pela resistência e por crescer rapidamente de modo rasteiro. Por outro lado, as pequenas plantas flutuantes também são ótimas para ornamentar aquários de todos os padrões.

Tenellus: conhecido como amano, é uma planta ideal para o meio do aquário. Exige muita iluminação e é bem fácil de cuidar, exigindo apenas substrato fértil.

Musgo de Java: uma bela planta para ornamentar aquários. Se adapta bem a qualquer tipo de peixe e alcança até 8 centímetros.

Riccia: uma planta para carpete que se propaga rapidamente e gosta de iluminação forte. Cresce até 8 centímetros e exige uma rotina de cuidados.

Salvinia: é um tipo de planta flutuante de rápido desenvolvimento, muito resistente e pouco exigente. Ideal para aquários abertos.

Plantas aquáticas

Muitas plantas florescem e deixam os tanques mais bonitos

Eleocharis: Planta carpete com folhas que lembram agulhas e atingem no máximo 10 centímetros. Gosta de bastante iluminação e substrato fértil.

Samambaia Africana: a samambaia d’água africana é um tipo bem comum em aquários. Tem crescimento lento, manutenção média, ideal para grandes aquários.

Lobelia: a lobelia cardinalis é perfeita para aquários plantados. Se adapta ao meio e ao fundo de aquários, exigindo substrato fértil e rotina média de cuidados.

Plantas aquáticas para lagos

Quem pretende montar ou renovar a estrutura de um lago pode contar com ótimas opções de plantas. Elas são perfeitas para melhorar o visual e ajudar até no desenvolvimento de peixes. Muitas plantas aquáticas para lagos são fáceis de encontrar e cultivar. Todavia, o crescimento costuma ser rápido, por isso você deve se atentar para que elas não se infestem e cubram todo o lago.

Murerê: planta grande e perfeita para lagos, não é à toa que é conhecida como rainha dos lagos. Tem um belo aspecto, porém se multiplica muito rápido. Logo, exige cuidados para não infestar.

Pinheirinho d’água: é uma planta delicada ideal para lagos pequenos e aquários. Tem pequeno porte e cresce rapidamente, além de se adaptar bem com peixes e outros animais.

Ninfeia Azul: a ninfeia é uma espécie de grande porte que exige lagos e tanques com profundidade de 50 centímetros. As folhas são flutuantes e pode florescer durante o verão para ornamentar a decoração do lago.

Bromélias: há uma variedade de bromélias que se adapta bem a lagos. Muitas são nativas do Brasil e gostam de meia-sombra, com cores que oscilam conforme a espécie. As mais populares são a bromélia imperial e a santa Leopoldina.

Tapete inglês: uma ótima planta para cultivar em torno do lago, por entre as pedras. Tem fácil propagação e pequenas flores rosadas que deixam a estrutura ainda mais bonita.

Decoração com plantas aquáticas

O paisagismo de aquários, lagos, tanques e espelhos d´água fica plenamente renovado quando decorados com plantas aquáticas. Sendo assim, você pode se inspirar em muitos projetos incríveis para montar o seu.

Em aquários

Aquários plantados são comuns em projetos modernos. Muitas pessoas adoram montar um aquário completo, seja grande ou pequeno, com diversas plantinhas e animais. De fato, o visual fica perfeito e surpreendente.

aquário plantado

Tendência de aquário plantado usual em muitos projetos

aquário plantado

As plantas se destacam no aquário

aquário plantado

Bela ideia para um lindo aquário plantado

aquário plantado

As plantas se adaptam muito bem a aquários grandes

aquário plantado

Plantas grandes que servem de abrigo para os peixes

aquário plantado

Muitas plantas valorizam a estética do aquário

Em lagos

Manter um lago em seu jardim é uma boa ideia para dar um toque naturalista ao ambiente. Do mesmo modo, espelhos d’água também ornamentam a decoração de pequenos jardins na parte interna ou externa de uma casa. De qualquer forma, você pode cultivar muitas plantas na estrutura, sejam flutuantes, floríferas ou como revestimento para pedras, por exemplo.

plantas aquáticas

Plantas flutuantes com flores

plantas aquáticas

Belo lago para um jardim japonês

plantas aquáticas

As plantinhas ficam com floras aparentes e raízes submersas

plantas aquáticas

Você pode montar um lago artificial também

plantas aquáticas

Lago decorado para criação de carpas

plantas aquáticas

Uma bela ideia para deixar seu jardim belíssimo

plantas aquáticas

Lagos grandes ficam lindos com plantas aquáticas

plantas aquáticas

Quando as plantas se destacam no paisagismo

plantas aquáticas

Lindo lago montado no jardim

plantas aquáticas

Os peixes vivem melhor com as plantas

plantas aquáticas

Lago forrado com plantas aquáticas

Em vasos

Você também pode se inspirar com muitas ideias de plantas aquáticas em vasos. Utilize grandes estruturas para manter sua plantinha em pleno desenvolvimento. Embora fora do convencional, é uma ideia interessante que valoriza a decoração da sua casa.

plantas aquáticas

Grande planta com vários ramos para um lago com pedras

plantas aquáticas

É possível cultivar plantas aquáticas em tanques com peixes

plantas aquáticas

Veja como é possível cultivar essas plantas em vasos

plantas aquáticas

Lindo vaso de vidro com plantinhas flutuantes pequenas

Flutuantes

A decoração de lagos e aquários com plantas flutuantes é muito comum. Elas são perfeitas para ornamentar essas estruturas, porém você se precisa se atentar à espécie. Segundo especialistas, essas plantas se multiplicam rapidamente. Logo, podem ser um problema caso comecem a infestar as águas da estrutura.

 plantas flutuantes

As flores ornamentam ainda mais a estrutura com água

 plantas flutuantes

Pequenas plantas que lembram lentilhas

 plantas flutuantes

Algumas plantas soltam flores de rara beleza

 plantas flutuantes

Uma linda dica para o paisagismo do seu lago

 plantas flutuantes

Pequenos alfaces d’água

 plantas flutuantes

É preciso tomar cuidado para que não infestem o lago

 plantas flutuantes

As plantas flutuantes são pequenas, mas se multiplicam rapidamente

Como cultivar plantas aquáticas?

Primeiramente, você deve definir quais são os melhores modelos de plantas para cultivar. Tudo depende da estrutura que deseja decorar, bem como o seu tamanho e espaço disponível.

De acordo com especialistas, praticamente todas as espécies necessitam de bastante iluminação. Do mesmo modo, o substrato deve ser fértil e adequado, bem como a fertilização. Para tudo isso, você pode consultar o guia geral da planta, disponível nas lojas e sites especializados.

Todo o ritual de plantio também deve ser de acordo com cada espécie. Peça ajuda ao vendedor e tire todas as suas dúvidas. Além disso, pense em opções que se adaptem aos peixes e demais animais criados no lago/aquário.

De modo geral, os cuidados devem ser frequentes para evitar infestações. O mesmo vale para o replantio. Com isso, a planta se desenvolve perfeitamente e deixa seu lago com um lindo aspecto.

Onde comprar? Você pode encontrar mudas de plantas aquáticas em lojas especializadas em aquarismo, piscicultura e jardinagem. Algumas opções: Flora Aquática, Aquário Plantado, Pró-Aquarista, Acquaticos.

O preço varia de acordo com a quantidade e a espécie.


De fato, não restam dúvidas após esse tutorial esclarecedor sobre plantas aquáticas. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o assunto, comente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima!

Você pode gostar...