Ferro para construção – Tipos | Preços | Cálculo de Quantidade

Quais são os tipos de ferro para construção? O que é necessário para erguer uma casa, um prédio, um comércio, enfim, qualquer tipo de imóvel?

Segundo especialistas, alguns materiais são considerados padrão em qualquer projeto. Ao iniciar a edificação, é interessante saber as características e para que serve.

Por isso, importante conhecer todos os detalhes da obra, e a parte de ferragens é essencial para a concepção. Além disso, saber quais são as melhores opções de acordo com as normas técnicas.

Para ajudar você, preparamos este post completo com os tipos, preço e como calcular a quantidade de ferro para construção de maneira simples e eficaz.

estribo para construcao

Pinterest

Tipos de ferro para construção

Saiba quais são os mais comuns tipos de ferro para construção e escolha os melhores para a sua obra. 

Ferro liso

O tipo de ferro mais comum e básico, usado em praticamente todas as etapas da construção. Segundo especialistas, possui formato retangular ou quadrado. De forma geral, é utilizado em diversas estruturas, como vigas, colunas e treliças.

Vergalhão

Chamado também de barra de aço ou barra de ferro, o vergalhão é amplamente utilizado na construção de estruturas de concreto armado, como pilares, vigas e lajes. Segundo especialistas, é um material que oferece resistência e reforço ao concreto, ajudando a suportar cargas e prevenir rachaduras.

tipos de ferro para construcao

Pinterest

Treliça

De modo geral, a treliça é um tipo de estrutura feita com barras de ferro entrelaçadas, formando um padrão reticular.

De acord com especialistas, a treliça é um ferro para construção usado para reforçar lajes e pisos, proporcionando maior resistência à tração e evitando deformações.

Estribo

O estribo é uma barra de ferro dobrada em formato de U ou L. Em projetos de construção, é usado para armar vigas, pilares e fundações, proporcionando maior resistência às estruturas.

ferro construcao

Pinterest

Perfis metálicos

Os perfis metálicos, como as vigas e os perfis I e H, são utilizados para suportar cargas elevadas em estruturas de grandes vãos, como pontes, galpões industriais e edifícios de múltiplos andares.

De modo geral, esses perfis são fabricados em diferentes tamanhos e formatos para atender às necessidades estruturais específicas.

Telas de aço

As telas de aço também estão entre os mais comuns tipos de ferro para construção. São feitas com fios de ferro entrelaçados, formando uma malha. O uso comum está como reforços de pisos, lajes, muros e estruturas pré-moldadas, fornecendo resistência à tração e evitando fissuras.

ideias de ferro para construcao

Pinterest

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço de cada tipo de ferro para construção? Veja o valor aproximado:

  1. Barra de ferro liso de 8mm/6m – 18 reais
  2. Vergalhão de aço 10mm (3/8″) Barra 12m – 48 reais
  3. Treliça 6x4x4mm 3m – 29 reais
  4. Estribo 50x20cm Ferro 10mm 3/8 – 18 reais
  5. Perfil metálico 46x18mm 3m – 13 reais
  6. Tela de Aço 20×20 3,4mm 2x3m – 39 reais

Vale destacar que o preço dos materiais varia conforme as medidas e outros fatores. Além disso, as lojas realizam promoções e fazem descontos de acordo com a quantidade comprada.

Sendo assim, é importante realizar orçamentos em várias lojas de materiais para construção. Procure na internet e as opções perto de sua casa.

armacao de ferro

Pinterest

Como calcular a quantidade de ferro para construção?

Como fazer o cálculo da quantidade de ferro para construção? Veja algumas dicas!

Analise o projeto estrutural 

Segundo especialistas, é essencial entender o projeto estrutural e o seu objetivo, para buscar informações detalhadas sobre as dimensões e as quantidades de ferro necessárias para cada elemento estrutural. Lembre-se que as partes primordiais de uma obra são a fundação, laje, vigas, pilares, etc.

Saiba quais são as barras de ferro necessárias

Após a análise do projeto estrutural, identifique os tipos de barras de ferro necessárias, como vergalhões, estribos, treliças, ferro liso, telas, enfim. Verifique as especificações técnicas das barras, incluindo diâmetro, comprimento e espaçamento entre elas.

Faça o cálculo das quantidades

Depois de verificar como será o projeto e as quantiades de ferro para construção, calcule as quantidades necessárias.

Dica: para calcular a quantidade de vergalhão para uma viga, multiplique o comprimento da viga pelo número de barras necessárias e adicione uma margem para as dobras das extremidades.

ferro para construcao

Pinterest

Considere a taxa de perdas 

Ao calcular a quantidade de ferro, é importante considerar perdas durante o processo de montagem. Segundo especialistas, é recomendado adicionar uma porcentagem extra, como 5% a 10%, para compensar essas perdas.

Consulte um profissional

Para garantir a precisão do cálculo e a conformidade com as normas técnicas, é essencial contar com o apoio de um profissional, como um engenheiro civil.

O especialista tem a experiência necessária para delimitar todo o ferro indispensável para a construção. Ele podem revisar o projeto, considerar outros fatores relevantes e fazer ajustes necessários.

Faça orçamentos em várias lojas

Definida a quantidade necessária do ferro para construção, comece a fazer orçamentos em várias lojas, físicas ou on-line.

Considere também a taxa de entrega de acordo com o seu endereço. Quanto maior a compra, peça desconto e negocie o valor final. Assim, você economiza bastante.

ferro para construcao ideias

Pinterest


Então, ficou mais claro como definir as quantidades de ferro para construção? Siga as dicas, faça pesquisas e conheça as características da obra.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Até mais!

Você pode gostar...