Viga Baldrame【2024】– O que é | Prós e Contras | Tudo Sobre

Você já ouviu falar em viga baldrame? Esse item faz parte dos elementos estruturais de uma obra e é um termo comum nos canteiros de obras e assuntos relacionados a área de construção civil.

Para entender o que é, a funcionalidade, tipos e outras características dessa parte estrutural, é só seguir a leitura e ganhar conhecimento.

 

O que é viga baldrame?

As vigas baldrames fazem parte da estrutura de uma construção e são responsáveis por receberem cargas estruturais e transmiti-las aos elementos da fundação.

Esse tipo de elemento é disposto de forma horizontal e divide a infraestrutura (fundação) da superestrutura (elementos e estruturas acima do solo).

Nesse sentido, as vigas são responsáveis por receberem as cargas de paredes e outros elementos, transmitindo a carga para a fundação, como sapatas ou blocos de coroamento.

Além de ser uma estrutura para transmitir a carga, as vigas também são utilizadas para travamento da estrutura.

1 o que e viga baldrame Contru tec

Via: Contru-tec

Esse tipo de estrutura não é considerada um elemento da fundação, já que não transfere as cargas diretamente ao solo, mas sim para os elementos da fundação.

A recomendação de uso de vigas baldrame é para projetos com estruturas em que as cargas são consideradas leves.

Um erro comum é a confusão entre viga baldrame e sapata corrida, no entanto, a sapato corrida se diferencia por ter base alargada e ser assentada com mais profundidade; além disso, os dois elementos também são calculados de forma diferente.

2 viga baldrame E Civil

Via: E-Civil

Tipos de viga baldrame

A viga baldrame pode se diferenciar de acordo com o modo de construção, e esse tipo de elemento estrutural pode ser encontrado em 3 versões – in loco, pré-moldada e em U.

Viga in loco

As vigas in loco são as mais comuns nos projetos de construção civil e são as versões desenvolvidas no próprio canteiro de obras.

Esse tipo de estrutura é feito através do molde, fundo forrado com brita e preenchimento com concreto.

3 tipo de viga baldrame Pinterest

Via: Pinterest

Viga pré-moldada

As vigas pré-moldadas são soluções versáteis e práticas que utilizam de estruturas já prontas, agilizando a obra.

Esse tipo de viga é feita através de modelos pré-moldados que são levados prontas para o canteiro de obras, o que gera necessidade de menos mão-de-obra, simplicidade na construção e economia com materiais, dispensando a necessidade de construir formas.

5 modelo de viga baldrame Cuiket

Via: Cuiket

Viga em U

As vigas denominadas de U são executadas através da utilização de blocos de concreto com formato de U.

A construção das vigas com blocos em formato de U traz uma maneira fácil de construir esse elemento estrutural, que em seguida comporta estruturas metálicas e recebe o preenchimento de concreto.

6 tipo de viga baldrame Pinterest

Via: Pinterest

Vantagens e desvantagens

Como pontos positivos, as vigas são propostas de fácil construção, e de acordo com a escolha, podem ser ainda mais fáceis de construir, como é o caso dos modelos pré-moldados. O fato de suportarem cargas leves também é outro ponto positivo, já que poupam bastante tempo de construção em projetos de pequeno porte.

Como ponto negativo está o peso suportado por essas vigas, que são recomendadas para projetos com menos carga e limitam eventuais ampliações e construções que podem receber mais peso estrutural.

Como executar viga baldrame?

As vigas baldrame são propostas de fácil execução, mas isso não dispensa a necessidade de contratação de profissional para o cálculo do peso suportado de acordo com projeto, e profissionais que tenham conhecimento para a execução da obra.

Para entender como é feito o processo de execução, trouxemos um passo a passo para o desenvolvimento da viga in loco.

  • Com a fundação já finalizada, é necessário dobrar as armaduras e fixar as formas que darão formato às vigas;
  • As formas devem ser executadas rente ao solo;
  • Com as formas já prontas, a recomendação é de forrar o fundo com uma camada de pedra brita;
  • Em seguida, deve ser feita a concretagem das formas com vibração durante a execução;
7 como fazer viga baldrame A Arquiteta

Via: A Arquiteta

  • Espere pelo tempo de cura do concreto;
  • Quando o concreto já estiver completamente curado, é necessário retirar as formas e fazer a impermeabilização das vigas.
8 dica para fazer viga baldrame Imperbuild

Via: Imperbuild

 

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, já pode compreender os assuntos relacionados a obra e saber da importância desse item estrutural.

Você pode gostar...