Telha Romana – O que é? Modelos, Preços, Vantagens e Desvantagens!


Entre tantas características que os projetos arquitetônicos precisam ter, está a configuração do telhado. E uma excelente opção para cobertura de qualquer construção é a telha romana, justamente sobre o modelo que iremos abordar nesse post.

Se você busca referências sobre telhas para compor o projeto de sua casa, de uma área ou até mesmo de um estabelecimento comercial, continue acompanhando este artigo.

Vamos ensinar o que é telha romana, quais suas vantagens, forma de instalação e a inclinação ideal, além de mostrar os principais materiais disponíveis no mercado atualmente. Não perca a chance de conhecer tudo isso aqui!

Confira por aqui tudo sobre a telha romana!

Confira por aqui tudo sobre a telha romana!


Sobre a Telha Romana

A telha romana é uma entre tantas variedade que o mercado de casa & construção oferece. Por possuir um ótimo custo x benefício, tem sido muito requisitada para projetos variados, como casas térreas, sobrados, áreas externas, coberturas de garagem, etc.

Por ter uma alta procura, decidimos explorar as principais dúvidas relacionadas às telhas romanas.

A saber, já falamos bastante por aqui sobre telhados, inclusive fizemos um post especial sobre Tipos de Telhas. Vale a pena conferir para agregar conhecimentos.


O que é?

Inicialmente, podemos dizer que a telha romana faz parte de um estilo arquitetônico de peças para compor telhados. Países como Itália, naturalmente, Brasil e Portugal adotaram esse modelo de telha, que se tornou bastante popular.

Diferente dos modelos mais tradicionais, a telha romana apresenta um design plano, quase quadrado, ajudando a modernizar qualquer construção. Ela se diferencia, por exemplo, da telha americana e da telha portuguesa. Veja só:

Diferença de design entre a telha romana e a portuguesa

Diferença de design entre a telha romana e a portuguesa

Atualmente, pode-se encontrar telhas romanas fabricadas, por exemplo, com barro seco, ou seja, cerâmica; em vidro; policarbonato; e também com PET reciclado, que é uma opção sustentável.

Além do design que favorece a estética e da variedade de modelos, é possível frisar que esse tipo de telha permite o encaixe correto peça por peça, resultando em uma cobertura uniforme e resistente.

No entanto, para garantir tudo isso, é necessário que a instalação seja feita corretamente. A seguir, vamos explicar como você pode aproveitar todos os benefícios da telha romana.

Inspirações de telhados com telha romana de cerâmica

Inspirações de telhados com telha romana de cerâmica


Quanto Custa? #preço

Uma dúvida que muita gente tem acerca da telha romana é sobre o seu preço. A princípio, é bacana selecionar qual é o material que você deseja para o seu projeto.

Afinal, o estilo romano da telha pode ser confeccionado em variados materiais. Os mais utilizados são a cerâmica, o vidro e o policarbonato transparente.

Para lhe dar uma noção de quanto custa a telha romana no mercado atual, selecionamos três links de sites que vendem cada modelo. Confira:

Como você pode ver, as telhas são vendidas, geralmente, por unidades. Algumas empresas trabalham com milheiros ou caixas com determinadas quantidades, mas o convencional é que sejam oferecidas as unidades mesmo.

veja o que é telha romana

A partir daí, é essencial saber o quanto você vai gastar por metro quadrado:

De acordo com os especialistas, quando se trata de telhas romanas, usa-se 16 peças por metro quadrado.

Nesse sentido, é primordial que você faça as contas de quantas precisará antes de comprar levando em consideração a área em planta de seu projeto. Isso evita que sobrem muitas telhas ou falte material para terminar a construção.

Lembrando que, quando se trata de um telhado, não pode-se esquecer do desnível, ou seja, a inclinação que ele terá. Por exemplo: sua casa terá 75 metros quadrados? O telhado deve ser maior do que essa medida, pois as telhas ficarão inclinadas para evitar infiltrações, etc.

Modelos de telhas romanas para você escolher

Modelos de telhas romanas para você escolher


Quais suas Vantagens?

A telha romana é uma das melhores alternativas para proporcionar estabilidade em toda a construção. Afinal, não há como finalizar um projeto sem pensar com cuidado sobre o telhado e os materiais utilizados para compô-lo.

Tais telhas se adequam perfeitamente ao apoio de madeira, por apresentar encaixes dinâmicos. Por isso também é que você mesmo pode fazer a instalação das telhas, com a supervisão de um profissional, claro.

Segundo os especialistas, as telhas romanas são as mais fáceis de instalar. Além disso, elas são versáteis, pois combinam com qualquer tipo de construção, desde os residenciais até os comerciais.

As telhas romanas oferecem elegância a seu projeto

As telhas romanas oferecem elegância a seu projeto

Ainda há outras vantagens, mas que são relacionadas a cada tipo de material. Em tópicos seguintes, iremos falar sobre os diferenciais das telhas romanas resinadas, esmaltadas, de vidro e de policarbonato.


Existem Desvantagens?

Não há desvantagens relacionadas ao tipo específico de telha romana. O que podemos elencar são desvantagens relativas ao material das telhas.

A telha de cerâmica romana, por exemplo, é mais frágil pelo material. Ainda por cima, os modelos sem resina ou esmalte podem aglomerar fungos. Portanto, é bacana escolher as telhas romanas resinadas ou esmaltadas para maior resistência.

Já as telhas transparentes exigem uma manutenção trimestral, caso contrário, ficam amarelas e feias com o tempo. Além disso, podem promover mais iluminação e calor que o desejado, se o projeto não for bem pensado.


Qual a Inclinação Recomendada?

A recomendação de fábrica é que a inclinação tenha entre 35% a 45%. Calcula-se em porcentagem e não em ângulos, pois o cérebro humano tem maior facilidade para entender e visualizar.

Para que você entenda melhor, abaixo há um passo a passo de como calcular a inclinação de qualquer tipo de telha. Veja só:

  1. Por exemplo, você fará um telhado que:
  2. A cada 1 metro na horizontal, o telhado sobe 30 centímetros na vertical
  3. Deste modo: 30 dividido por 100 = 30%
Os fabricantes de telhas indicam a melhor inclinação

Os fabricantes de telhas indicam a melhor inclinação

É importante também que você tenha em mente as seguintes afirmativas:

  • O que determina a inclinação de um telhado é o tipo de telha que será utilizada
  • O fabricante da telha que recomenda a inclinação mínima e máxima
  • A inclinação mínima é para evitar o refugo de água

Neste vídeo do canal Pedreirão Macetes Construção você conhece mais detalhes sobre as inclinações, as alturas de acordo com o seu projeto, entre outras informações.


Como é Feita a Instalação?

instalação da telha romana

Veja como é o passo a passo da instalação da telha romana

Agora que você conhece as principais características das telhas romanas, chegou o momento de aprender como é feita a instalação em seu telhado.

Preste atenção nas seguintes orientações para você encaixar corretamente uma telha à outra e dar um acabamento perfeito:

  1.  Caimento da estrutura de madeira deve ter caimento entre 35% e 45% conforme já falamos por aqui. Essa medida é conforme indicam os fabricantes das telhas.
  2. A galga – a medida onde irá a telha – deve ter o espaçamento de 33,6 centímetros
  3. A cobertura deve ser feita telha por telha, iniciada SEMPRE da direita para a esquerda, nunca da esquerda para a direita
  4. Você deve colocar a telha até o final da galga
  5. Coloque as telhas sempre na horizontal. Ou seja, acabe uma linha, na horizontal, e comece a de cima.
  6. A telha deve estar sempre para fora, o encaixe para dentro da próxima telha
  7. Uma telha vai cobrir o encaixe da outra e assim por diante
  8. Não monte a telha na vertical, isto é, subindo, pois o encaixe não dará certo.
  9. Encaixe todas até concluir a cobertura do jeito que deseja.

Para conferir esse passo a passo visualmente, selecionamos um vídeo bem explicativo:


Fotos e Modelos de Telha Romana

Calma que falta pouco para você te tornar um expert em telha romana!

A seguir, você vai conferir dicas e imagens dos principais modelos de telhas romanas comercializadas atualmente. Primeiramente, conhecerá as resinadas e/ou esmaltadas em cerâmica, depois, as transparentes, que tanto podem ser de vidro quanto de policarbonato. Vamos lá?

Resinada / Esmaltada

As telhas romanas de cerâmica crua podem aglomerar fungos. Deste modo, uma saída inteligente para dar um acabamento mais bonito e ainda proteger as peças é passar resina ou esmalte. Esses materiais deixam a telha mais brilhosa, bem como impermeabilizada.

Sendo assim, as telhas resinadas ou esmaltadas são as melhores escolhas para quem deseja um telhado bonito, com um toque de rusticidade, bem como isolamento termo-acústico e proteção contra chuvas, bolor e fungos.

telha romana resinada

Telha romana resinada

A impermeabilização das telhas pode ser feita utilizando a resina acrílica, além de vernizes e esmaltes. Logo após essa aplicação, o telhado proporciona menos custos para manutenção, pois com a superfície vidrada o efeito terá sido muito mais eficiente.

Em suma, conheça as vantagens da telha romana resinada:

  1. Resistência contra umidade / chuvas
  2. Menos risco de surgirem fissuras
  3. Evita o acúmulo das sujeiras que ficam presas no telhado
  4. Maior resistência à baixa temperatura e ao calo
  5. Maior durabilidade

A saber, mesmo que você compre as telhas já esmaltadas e resinadas, é necessário reaplicar as substâncias de tempos em tempos.

Confira mais exemplos das telhas romanas resinadas/esmaltadas:

Modelos diversos de telha romana resinada

Modelos diversos de telha romana resinada

A telha romana resinada / esmaltada possui mais brilho

A telha romana resinada / esmaltada possui mais brilho

casa com telha romana esmaltada

Ela pode valorizar o telhado de sua casa

Ideia de como fica o resultado com a telha romana resinada

Ideia de como fica o resultado com a telha romana resinada


Transparente

Outro modelo bem valorizado na arquitetura atualmente é a telha romana transparente. Elas são as alternativas para aqueles espaços mais escuros de sua casa, que necessitam de iluminação natural durante o dia e também de aquecimento solar.

Pode ser ideal, por exemplo, para lavanderias, áreas da piscina, da churrasqueira, garagens, jardins de inverno, bem como banheiros e corredores.

Enfim, qualquer ambiente que tenham sido projetados em locais que não recebem muita iluminação, podem ser beneficiados com as telhas transparentes.

telha de policarbonato transparente

Use a telha transparente para deixar ambientes mais iluminados

O mercado oferece telhas transparentes de vidro, de policarbonato e também as recicladas, feitas com garrafas PET, caso você não abra mão da sustentabilidade em seu projeto.

A saber, as telhas de PET são leves, ecológicas e translúcidas. Além disso, transmitirem calor ao local e dificultam a aglomeração de fungos. Mas de acordo com especialistas, é preciso limpá-las a cada três meses.

telha romana PET

Esse é um modelo de telha romana de PET reciclado

A seguir, você pode conferir duas outras tendências para ajudar a modernizar o ambiente, além de deixá-lo mais iluminado e com maior entrada de calor.


Vidro

As telhas romanas de vidro oferecem muita elegância e modernidade para qualquer projeto de telhado. Todavia, em virtude de sua mão de obra para fabricação, valor de matéria-prima e tecnologias aplicadas, elas são as mais caras do mercado (como você pode ver na categoria #preços).

Caso você opte por fazer clareiras em pequenas áreas, as telhas de vidro podem ser uma boa escolha, já que precisará de poucas quantidades.

A telha de vidro é uma opção para clarear ambientes

A telha de vidro é uma opção para clarear ambientes

Considerada de fácil instalação, a telha romana de vidro oferece inúmeras vantagens para os proprietários, por exemplo:

  • Boa resistência
  • São leves
  • São duráveis
  • Exigem pouca manutenção
  • Há diversas cores para escolher
  • Há modelos que protegem contra raios ultravioletas
  • Não sofrem corrosão
  • Protegem as tubulações contra intérpretes
  • Propiciam a penetração de luz solar em lajes e forros

Uma desvantagem das telhas romanas de vidro é que elas não são boas para isolar o ambiente acusticamente.

Veja exemplos de telhas romanas de vidro:

Telha romana de vidro

Telha romana de vidrotelha romana de vidro para casas

telhas romanas de vidro em grandes áreas

Há projetos também que utilizam as telhas romanas de vidro em grandes áreas

telha de vidro em lugares específicos

Outra imagem que mostra a telha de vidro em lugares específicos

  • Valorize seu projeto com uma telha romana de vidro transparente

Valorize seu projeto com uma telha romana de vidro transparente!


De Policarbonato

O policarbonato é um tipo de plástico, altamente tecnológico, perfeito para propiciar mais claridade aos ambientes, com proteção UV, ainda por cima, sem perder o conforto térmico.

Por ter ganhado bastante espaço nas construções recentes, o policarbonato é considerado o plástico da engenharia. Afinal, é um material que pode ser utilizado para finalidades específicas, que precisam de muita resistência.

Modelo de telha romana de policarbonato

Modelo de telha romana de policarbonato

Por ter a metade do peso das telhas de vidro, as de policarbonato são as melhores para estruturas que não podem comportar muito peso. Enquanto o primeiro chega a pesar 15 quilos, o segundo apresenta a metade.

Sua transparência atinge 90%, sendo uma boa porcentagem para que o ambiente fique iluminado com a luz do sol e também ajude na economia de energia elétrica.

Fique de olho em outras vantagens das telhas romanas de policarbonato:

  • Elimina umidade
  • Evita a ocorrência de fungos e mofos
  • Possui vida útil que pode chegar à 10 anos
  • Protegem contra os raios UV
  • Suportam oscilação de temperaturas
  • É pouco inflamável

As telhas de policarbonato precisam de cuidados específicos para sua limpeza: não pode ser usados produtos abrasivos. Portanto, o indicado é usar sabão neutro e água.

Faça clareiras com a telha romana de policarbonato

Faça clareiras com a telha romana de policarbonatotelha de policarbonato romanaEla se encaixa com o modelo de cerâmicaprojeto com uma grande área com telhas de policarbonato


Viu só como há inúmeras razões para você escolher a telha romana para seu telhado? Esperamos que tenha gostado de conhecer suas características, bem como suas vantagens e modelos mais utilizados.

Continue acompanhando nossos artigos sobre casa & construção para aprimorar seu projeto. Até uma próxima!


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *