Cortinas para Quarto de Bebê: Veja 50 modelos lindos
Cortinas para quarto de bebê fazem parte da lista de decoração desse cômodo. Com a chegada do novo membro da família é preciso que tudo esteja pronto para a comodidade dele e de seus pais. E a cortina vai muito além da decoração, funcionando muito bem para evitar que a luz incida muito forte no ambiente.
Mas qual modelo escolher para seu bebê?
Cores
Geralmente, a cortina segue o mesmo padrão do restante da decoração do quarto, incluindo principalmente as cores do enxoval. É preferível que se escolha modelos de cortina com cores mais suaves, mas tudo vai depender da composição geral e do resultado que se quer chegar.
Quartos mais claros como os totalmente brancos, por exemplo, podem receber uma cortina mais alegre. Já quartos com cores mais vibrantes ficam melhores com cortinas em tons mais claros, podendo ser um tom abaixo do tom do quarto para combinar.
Estampas estão liberadas. Prefira aquelas que estimulem seu bebê, e que tenham motivos que combinem com a personalidade do quarto.
Pode ser uma estampa com cores mais leves ou mais fortes, veja qual vai se destacar da melhor forma no quartinho do pequeno.
Tecidos
Quartos de bebês com uma iluminação natural muito forte precisam de uma cortina com tecido grosso. Algodão e sarja são alguns exemplos de bons tecidos para bloquear a luz solar que entra na janela.
Utilizar a famosa cortina blackout não é muito comum em quartos infantis, mas se uma cortina comum não funcionar, pode ser utilizada também, sozinha ou em conjunto com outra mais fina. Esse modelo é isolante térmico, então vale a pena pesquisar caso esse seja seu caso.
Já os quartos que recebem uma luz natural adequada pode colocar cortinas com tecidos mais leves e delicados. O chiffon, voal, seda, organdi, linho e até um algodão mais fino são exemplos de tecidos para este caso. Eles são ótimos para os quartos dos bebês pois deixam o ambiente mais bonito e fresco por conta de sua leve transparência.
Mas os tecidos finos só são recomendados ser utilizados em caso de uma incidência de luz baixa. Se entrar muita iluminação, atrapalhando a rotina do bebê, é indicado o uso de um forro juntamente a elas.
Uma dica bacana e super criativa é misturar dois tecidos diferentes. Isso pode ajudar a ter mais controle da luz, já que poderá abrir as duas ou uma de cada vez.
Persianas
As persianas também podem ser usadas em quartos de bebês! Elas têm sido muito requisitadas, pois são ótimas para quebrar a luz e fáceis de serem manuseadas.
Além disso, fazer a limpeza deste modelo é muito mais simples. Não é preciso retirá-la para lavar, um pano úmido com sabão neutro (caso a persiana seja de um material que possa ser molhado) resolve o problema. Mas não pode-se esquecer de limpá-la com certa frequência, pois junta bastante pó, podendo afetar a saúde do bebê.

Persiana laminada para quarto de bebê
Existem diversos tipos de persianas e não há restrições para nenhum deles, a escolha vai de seu gosto. Contudo, tem aquelas que são mais indicadas para ambientes sérios como escritórios e aí não combina muito bem em um ambiente infantil.
Prefira aquelas que tenham cores mais suaves ou que criem um contraste bonito com o quarto. Além disso, você pode encontrar modelos diferentes, como a persiana romana, rolô ou painel, que criam um novo visual para o quarto de bebê. tem modelos de tecidos, geralmente as rolô ou romanas, que contam até com estampas.

Persiana romana com estampa de elefantes
Cortinas de varão
São as mais utilizadas atualmente, tomando lugar daquelas de trilhos (que são difíceis de instalar). Esse modelo pode variar conforme o tipo de passante. Entre os tipos mais comuns são:
- Passantes: por conta das alças mais longas não deixam o efeito sanfonado para a cortina.
- Ilhoses: no próprio tecido tem argolas embutidas para passar no varão. A cortina fica linda, mas acumula mais poeira.
- Inteiriça: tem somente uma cava para passar no varão, deixando a cortina mais esticada.
- Lacinhos: os laços deixam a cortina mais delicada e seguram a cortina.
- Argolas: na ponta do tecido há argolas que passam pelo varão. É bem prático e bastante utilizado por isso.
Bom, não há limites para a criatividade na hora de compor o decor do quartinho do futuro bebê da casa. Só é preciso ter em mente qual é o estilo que ele terá para que fique mais fácil de decorá-lo!
Quer um quarto com cores suaves? Ou com cores mais fortes? Tons que revelam o sexo de seu bebê ou tons neutros que podem ser unissex? O quarto terá um tema? Será provençal, clássico, moderno, rústico, clean? Todas essas questões devem ser definidas para que o ambiente fique lindo!
Onde encontrar cortinas para quarto de bebê
Quer uma ajudinha para encomendar a cortina de seu bebê? Selecionamos algumas lojas online bem recomendadas pelas mamães de plantão, veja só:
Veja agora os modelos de cortinas para quarto de bebê que separamos para te inspirar.
Modelos de Cortinas para Quarto de Bebê Masculino
Branca decorada
Cortinas brancas são sempre muito fáceis de combinar, principalmente quando se trata de quartos para bebês, sejam meninos ou meninas. Há inúmeros modelos com essa cor, de diferentes tecidos e que caem bem em qualquer estilo de quarto.
Há cortinas brancas com pequenas estampas delicadas e que criam um charme no ambiente. Além disso tem aquelas que contam com bordados ou outros tipos de decorações, dando um toque diferente do que uma cortina totalmente branca.
Outro modelo gracioso de cortina branca decorada é aquele que tem a barra ou o início dela com outra cor ou alguma estampa. A maior parte dela é branca, mas no começo ou fim tem estampas coloridas, que tenha a ver com a decoração do quartinho.
Colorida
Como dissemos acima, cortinas coloridas podem ficar lindas em ambientes com as cores mais neutras. Veja quanto modelo lindo para você ficar inspirada:
Persiana
As persianas são modelos diferentes para o quarto de seu filho, mas ficam bem elegantes e isolam bem a luz solar. Existem persianas de todos os tipos, inclusive as personalizadas, que levam o desenho que você desejar!
Veja só os modelos de persianas para o quarto do bebê:
Modelos de Cortinas para Quarto de Bebê Feminino
Branca decorada
Quartos de bebês femininos costumam ter uma tendência em branco, rosa e lilás – não é regra, mas são as cores mais utilizadas. Por isso a cortina branca cai muito bem, por ser delicada, e une-se a uma dessas cores que citamos.
Os motivos que decoram as cortinas brancas podem ser corações, laços, poás, ou algum outro que combine com o ambiente de sua menininha. Veja os modelos lindos que encontramos:
Colorida
Quer alegrar o quarto de sua bebê? Não hesite na hora de escolher uma cortina colorida! Há junções de cores que combinam bastante e deixam um resultado incrível.
Além disso, você pode escolher modelos estampados, podendo ser divertidos, como personagens ou animais, ou femininos, como flores. Veja quanta inspiração linda:
Persiana
Para dar um toque especial e irreverente escolha uma persiana para bloquear a luminosidade. Escolha modelos com cores delicadas ou até que contem com algum desenho mais feminino.
Encontramos modelos muito inspiradores para mostrar a você, dê uma olhadinha:
Gostou de conhecer as cortinas para quarto de bebê? Lembre-se de escolher um modelo que tenha a ver com a personalidade do cômodo. Além disso, se tiver dificuldades para instalar, chame um profissional. Assim a cortina dará um toque muito bonito e trará conforto ao quarto!