Planta Baixa【2020】– Para que serve? + 28 exemplos e dicas!

Você sabe para que serve a planta baixa? Quem pretende construir ou comprar uma casa ou estabelecimento deve se atentar a esse prospecto para entender todos os detalhes do imóvel.

A planta é essencial para saber como ficará a edificação após a construção. Por isso, existem diversas representações, desde as mais simples até super incrementadas, com uma série de cores, móveis, aberturas, etc.

Sendo assim, é interessante entender melhor o que é planta baixa, aplicações e alguns exemplos. Leia nosso guia completo e tire todas as suas dúvidas antes de comprar o imóvel dos seus sonhos.

planta de casa simples

O que é planta baixa?

Segundo arquitetos, a planta baixa é um documento técnico que representa o layout de determinado ambiente, seja uma casa, um estabelecimento, um prédio, entre outros diversos tipos de construção.

Por meio de um desenho em escala, é possível visualizar todos os cômodos, a disposição dos móveis e de todos os elementos que farão parte do imóvel.

Toda planta baixa deve contar com alguns conceitos fundamentais, como paredes, aberturas, nível da construção, cotagem, componentes elétricos e hidráulicos, móveis, etc.

estilos de plantas de casas simples

Para que serve?

A planta baixa permite ver “de cima” como ficará a edificação, a partir de um corte imaginário de 1.50 m em relação ao piso. Quem pretende construir ou comprar um imóvel precisa ter noção de como será o espaço, para analisar se tal projeto atende as suas necessidades.

O arquiteto confecciona a planta baixa a partir das características do terreno, pensando nas melhores maneiras de aproveitar e otimizar o espaço. Por isso, até a finalização do documento, é necessário estudar a área, pensar em alternativas e práticas voltadas ao bem-estar dos usuários.

Além disso, a planta baixa é diferente de planta alta, que refere-se apenas ao desenho da fachada da casa, sem apresentar muitos detalhes. Sendo assim, não é tão usual atualmente.

planta simpels

Vale destacar também que existem dois tipos de planta baixa:

  • Simples

O modelo tradicional e amplamente utilizado apresenta o desenho em preto e branco, com disposição dos espaços e demais aspectos, como medidas e detalhes essenciais a toda planta.

  • Humanizada

A planta baixa humanizada apresenta o projeto completo, com muitas cores, efeitos, texturização e todos os elementos que farão parte da casa.

O nome é justamente para gerar interesse dos clientes e facilitar sua interpretação do documento, como uma representação real de todos os componentes do imóvel – inclusive pessoas.

Nesse caso, a planta é colorida, possui todo o mobiliário, objetos decorativos, paisagismo, entre outros detalhes que deixam o desenho mais bonito e fácil de visualizar. Alguns modelos ainda são tridimensionais, para aumentar esse senso de realidade e impressionar as pessoas.

plantas de casas simples com quartos

Como fazer uma planta baixa? #dicas

Fazer uma planta baixa não é simples. Além disso, somente especialistas estão aptos a montar projetos profissionais e vendáveis. Embora complexo, é algo bem prazeroso. 

Primeiramente, o arquiteto deve entender quais são as necessidades do cliente, ou seja, o que ele precisa. O desenho pode ser de qualquer edificação, desde uma casa térrea até sobrados de três pavimentos, pequenos edifícios, estabelecimentos comerciais, enfim.

Do mesmo modo, é primordial conhecer as características do terreno, verificar quais são os imóveis próximos e entender as regras de urbanização e construção locais. Nessas etapas, é importante o contato com o profissional de engenharia.

Após esses estudos preliminares, o arquiteto dá início à confecção da planta escolhendo a melhor escala, que pode ser real ou reduzida. No segundo caso, o conceito mais comum é 1:50, ou seja, cada 1 centímetro desenhado no papel representa 50 centímetros reais.

dicas de plantas de casas simples

A planta pode ser feita diretamente no papel, desenhada com o apoio de um escalímetro e outros materiais técnicos. Entretanto, hoje em dia é melhor usar programas de computador para facilitar o trabalho. Entenda o passo a passo:

  1. Fazer o esboço da planta, considerando aberturas, espaços e paisagens da área interna e externa;
  2. Iniciar o desenho do lote, além da definição de medidas, formato e tamanho do imóvel;
  3. Desenhar paredes, aberturas e todos os cômodos, assim como a localização de portas e janelas;
  4. Fazer as bancadas, louças e demais elementos dos sistemas hidráulico e elétrico;
  5. Depois, é preciso fazer a cotagem e identificar as dimensões reais de cada espaço e elemento, seguindo as normas técnicas;
  6. Identificar cada cômodo e detalhe com letras maiúsculas, além de outros símbolos específicos;
  7. Para finalizar, é realizada a cobertura, os cortes, legendas e demais acabamentos na planta.

plantas de casas simples e garagem

Se a planta baixa for humanizada, esse acabamento utiliza cores, móveis, texturas, elementos paisagísticos, entre outros detalhes.

Vale destacar que todas essas etapas devem seguir os padrões de desenho técnico. A NBR 6492, por exemplo, dispõe sobre a representação dos projetos de arquitetura.

Exemplos de planta baixa

Par entender melhor como é uma planta baixa, veja alguns exemplos em imagens. Grande parte é feita em softwares, como o Autocad, um dos mais famosos do segmento.

  • Planta baixa tradicional

planta baixa de casa simples

planta baixa com projeto elétrico

As plantas podem vir acompanhadas de legenda

plantas de casas simples 3

ideias de plantas de casas simples 1

dicas de plantas de casas simples

planta simples

ideia de plantas de casas simples

Por mais que pareçam simples, as plantas baixas tradicionais mostram todos os aspectos de cada espaço da edificação.

modelo de plantas de casas simples

planta de uma casa simples

  • Plantas humanizadas e tridimensionais
planta de casa com 3 dormitórios e garagem

O projeto da casa traz os quartos de um único lado da planta

planta de casa popular com 3 quartos e 62 m²

O projeto simples conta com 3 quartos e 62 m²

Sobrado geminado 9 1

Planta para sobrado geminado com um lavado e um banheiro social

Sobrado geminado 11

Planta para sobrado com 2 dormitórios no piso superior e 1 dormitório no piso térreo

Estilo de planta de casas pequenas com três quartoes e duas vagas de garagem

Estilo de planta de casas pequenas com três quartos e duas vagas de garagem

Planta de casas com apenas um banheiro e dois quartos

Planta de casas com apenas um banheiro e dois quartos

Modelo de planta para casa com três quartos

Modelo de planta para casa com três quartos

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

As plantas humanizadas são mais atrativas ao cliente, por isso estão cada vez mais populares. Entretanto, demandam um trabalho mais apurado do profissional.

Planta de casas pequenas moderna com três quartos

Planta de casas pequenas moderna com três quartos

planta de casa simples com quarto grande

Planta de casa simples com um quarto grande


Enfim, esperamos que tenha gostado de saber mais sobre o conceito de planta baixa. Deixe um comentário se tiver dúvidas e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Até mais!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *