20 Modelos de Mesa de Centro Industrial & Dicas Inéditas de Decoração!

A mesa de centro industrial é uma ótima maneira de trazer a elegância e sofisticação da decoração industrial para dentro de casa. Originário de Nova York, este estilo surgiu quando inquilinos de espaços industriais começaram a transformar seus antigos galpões em lofts amplos, um estilo de decoração vanguardista que se mantém em alta até os dias atuais.

Mesa de centro com base e tampo de madeira em uma tapete da sala de estar. Ela é decorada com vasos de flores em sua superfície e está próxima a uma árvore de natal.

A mesa de centro industrial costuma seguir uma linha de design que transita entre o vintage e o rústico, podendo ser adaptada de acordo com as preferências do morador. Os materiais que fazem parte de sua composição são majoritariamente madeira, ferro e metal. Esses dois últimos conferem o ar industrial característico das máquinas usadas em fábricas e galpões, já a madeira ajuda a alcançar um toque mais rústico, sendo utilizada na maioria das vezes como tampo da mesa graças à sua rigidez.

Se você pretende decorar sua casa com uma mesa de centro industrial, pode aproveitar e adaptar todo o ambiente onde ela será posicionada para uma decoração industrial. Essa mudança pode dar um pouco de trabalho, mas os resultados são sempre incríveis. Caso não queira realizar uma reforma completa no ambiente, detalhes como paredes pintadas em tons pastéis, móveis antigos e decoração com peças de arte são só algumas das coisas que você pode fazer para elaborar uma decoração no estilo industrial.

Montagem com quatro fotos diferentes de mesa de centro industrial.

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços

A mesa de centro industrial é um item derivado do estilo de decoração norte-americano e está conquistando aos poucos o mercado brasileiro. Existem lojas com uma grande variedade de mesas de centro, mas são poucas as que se especializaram em mesas de centro industriais. Abaixo separamos três lojas onde você pode encontrá-las – todas elas fazem entregas para todo o Brasil e duas tem lojas físicas localizadas em duas grandes capitais brasileiras.

Para quem prefere comprar no ambiente virtual, recomendamos a West Wing, uma loja fundada em 2011 por duas apaixonadas por arquitetura que trouxeram um novo conceito de decoração ao Brasil. No site, eles disponibilizam uma sessão exclusiva para mesas de centro industriais, um diferencial que quase nenhuma outra loja de móveis oferece. Caso queira ver os móveis da marca pessoalmente, a West Wing conta com uma Flag Ship localizada na Vila Madalena em São Paulo (SP).

Foto de um ambiente com dois puffs e uma poltrona. Entre eles está uma mesa de centro quadrangular feita de madeira com duas gavetas em sua parte inferior.

Outra loja localizada em São Paulo e que também faz vendas pelo ambiente virtual é a Desmobilia. Esta é uma loja conhecida por seus designs inovadores e por apostar no estilo vintage de decoração. Em sua categoria de mesas de centro, é possível encontrar itens que têm tudo a ver com o estilo industrial, mas o preço ainda é um pouco elevado para quem busca por opções mais simples. A loja física fica localizada em Pinheiros, São Paulo (SP).

Para quem mora em Curitiba ou Santa Catarina, recomendamos que dê uma olhada na Attraktiva, uma marca que além de realizar vendas online para todo o Brasil ainda conta com onze lojas físicas, sendo dez localizadas em Curitiba (PR), uma em Camboriú (SC) e uma em Blumenau (SC). Em sua loja virtual é possível encontrar uma variedade enorme de mesas de centro, muitas delas condizentes com o estilo industrial de decoração.

Fotos e Modelos de Mesa de Centro Industrial

Apesar de permitir diversas formas de personalização, a mesa de centro se divide basicamente em dois grupos: as quadrangulares e as redondas. O primeiro grupo faz parte de uma preferência bastante consolidada que pode ser encontrada na maioria dos lares brasileiros, já a segunda é uma tendência que vem ganhando espaço em casas que seguem uma linha de decoração baseada naquilo que é considerado fora do padrão. Abaixo você encontra vinte ideias incríveis de mesa de centro industrial selecionadas por nós para você se inspirar!

Quadrangular

A diferença entre uma mesa quadrada e uma quadrangular está na dimensão de suas proporções. Enquanto uma mesa quadrada tem todos os seus quatro lados com dimensões iguais, a mesa quadrangular não precisa ter todos os quatro com as medidas exatamente iguais, apenas quatro ângulos retos. Portanto, mesas de centro nesse estilo têm o formato retangular ideal para posicioná-la entre os sofás da sala de estar ou de uma área de recepção.

O design mais comum da mesa de centro industrial em formato quadrangular tem como principal característica a base feita a partir de ferro ou metal e o tampo feito com madeira, uma combinação perfeita entre o rústico e o moderno.

Foto de uma mesa de centro quadrangular com base de metal e tampo de madeira. Foto de uma mesa de centro quadrangular baixa com rodinhas e pequenas entradas em sua parte inferior que permite guardar coisas. Ela é toda feita de metal. Foto de mesa de centro quadrangular em uma tapete com sua base feita de metal e o tampo de madeira. Acima dela está um pequeno vaso de planta. Foto de mesa de centro com a base feita de metal rústico e o tampo com um bloco grosso de madeira. Foto de mesa de centro quadrangular com dois níveis feitos de madeira e as vigas de ferro. Foto de um loft com decoração industrial. Entre o sofá e a poltrona está uma mesa de centro quadrada alta que parece uma caixa de metal. Foto de um loft com decoração industrial. Em frente ao sofá está uma mesa de centro quadrangular com rodinhas e feita de madeira. Foto de uma mesa de centro quadrangular baixa feita toda com ferro e engrenagens e seu tampo feito de vidro. Foto de uma mesa de centro quadrangular baixa posicionada em frente a um sofá. A mesa parece um baú antigo com rodinhas. Foto de mesa de centro quadrangular com dois níveis feitos com tampos de madeira posicionada entre dois sofás.

Redonda

A mesa de centro industrial redonda tem como principal objetivo suavizar o ambiente de linhas retas e promover um toque de fluidez a ele. Ela conta com uma sustentação tão eficiente quanto a mesa de centro quadrangular e seu grande diferencial está nas formas e designs inovadores.

O tampo da mesa de centro industrial redonda pode ser tanto de vidro quando de madeira, a escolha do material depende da decór que você pretende conferir ao ambiente. Uma dica na hora de escolher mesas nesse estilo é posicioná-las a uma distância entre 60 a 80cm do sofá e escolher uma que tenha sua altura proporcional ao assento do sofá, pois isso facilitará que você alcance os objetos em sua superfície com mais facilidade.

Foto de uma mesa de centro industrial redonda com tampo de madeira e sustentação feita a partir de canos. Foto de uma mesa de centro industrial redonda baixa posicionada em frente a um sofá. Seu tampo é feita de madeira e ela tem três rodinhas como sustentação. Foto de uma mesa de centro metálica cujo formato se dá através de formas geométricas distintas. Ela está posicionada no centro de uma sala de estar ampla com grandes portas e janelas.  Foto de mesa de centro industrial redonda com dois tampos, um grande e baixo e outro pequeno e alto. Foto de mesa de centro industrial redonda posicionada em frente a um sofá em piso de madeira. Ela tem dois níveis diferentes, um com tampo grande e alto e outro pequeno e baixo. Foto de um lounge industrial com paredes de tijolos expostos e uma mesa industrial posicionada no chão de madeira. A mesa é feita a partir de um tronco com formas sinuosas e tem um crânio de animal posicionado sobre ela. Foto mesa de centro industrial redonda com tampo de madeira e base feita a partir de metal. Foto de um ambiente composto por uma bancada com espelho, dois sofás e duas mesas de centro redondas, além de objetos de decoração de arte. As mesas estão posicionadas entre os dois sofás e tem sua altura no mesmo nível do assento do sofá. Foto de mesa de centro industrial redonda com dois níveis, um com tampo de madeira e outro com tampo de vidro. Ela está posicionada entre os sofás de um ambiente e tem rodinhas como sustentação. Foto de mesa de centro industrial redonda com tampos em dois níveis feitos de madeira e base feita com metal.

A mesa de centro industrial é a opção ideal para quem quer apostar em uma decoração inovadora que se inspira nos lounges industriais de Nova York. Dos modelos apresentados no post, qual é o seu favorito? Conte para nós nos comentários! Para outros posts como esse, acesse nossa categoria de Móveis.

Você pode gostar...