Cabeceira Estofada: 65 modelos lindos e Passo a Passo


Não importa como sua cama é, uma boa cabeceira estofada vai deixá-la muito mais sofisticada e aconchegante. Você pode escolher entre modelos artesanais ou comprados prontos, se apegando ao estilo que quer conferir a seu quarto.

Vale a pena investir em uma cabeceira bonita, pois o quarto é um dos cômodos que mais merecem atenção em uma casa. Passamos, geralmente, a maior parte do tempo nele, em momentos de descanso e lazer. Desta forma, é importante priorizar o conforto ao máximo, escolhendo itens que ajudam nessa missão; a cabeceira estofada é um deles.

cabeceira estofada modelos

Quer conhecer alguns modelos lindos? Nós vamos te mostrar nesse artigo, juntamente com dicas de como incluir uma cabeceira destas como um item funcional e decorativo.

Modelos de Cabeceira Estofada Capitonê

Acabamento clássico da era vitoriana, o capitonê ainda continua atual e ganhou espaço no que se trata de mobiliário contemporâneo, sendo muito requisitado em diversos tipos de estofados. Uma cabeceira nesse estilo é uma das escolhas mais sofisticadas que você pode fazer.

Ela conta com botões que dão o acabamento perfeito ao material de revestimento, que pode ser em muitos tipos de tecido – os mais comuns são os camurças, veludos, vinílicos e acourados.

cabeceira estofada tipos

Essa técnica de estofamento se caracteriza por prender o tecido, de forma a afundar o acolchoado. Com os espaçamentos que vão se formar, são criados desenhos geométricos quadrados ou retangulares conforme a colocação dos botões.

Além disso, o capitonê utiliza cordões que passam pelo tecido dando a sensação de que realmente os botões estão sendo “puxados” para dentro. É nisso que essa técnica se diferencia do “botonê”, que é muito semelhante.

cabeceira estofada capitonê botonê

Botonê e capitonê apresentam técnicas diferentes

Branca

A cabeceira branca funciona muito bem em caso de quartos clean ou para combinar com a cama da mesma cor. Esse é um tom muito fácil de combinar com restante da decoração, independente de qual estilo for adotar.

A dica, por ser muito claro, é escolher um tecido que seja mais fácil de limpar ou de lavar, se for o caso.

cabeceira estofada cor branca

cabeceira estofada - branca

A cor branca fica ótima se o seu quarto tiver paredes em cores fortes. Não pense que uma cabeceira capitonê só pode ser colocada em ambientes românticos, rústicos ou provençais.

Veja no caso abaixo, onde a parede tem uma cor viva e divertida. A cabeceira branca equilibra o resultado, fica muito legal!

cabeceira estofada branca

Bege / marrom

Continuando a falar de tonalidades neutras, o bege e marrom são outras opções para criar um quarto com cabeceira capitonê. No post sobre cor Fendi, também falamos um pouco sobre a elegância que esse e demais tons nudes provocam em qualquer ambiente.

cabeceira estofada bege claro

cabeceira estofada bege

O bege, nude, gelo, fendi, marrom e outros tons terrosos ajudam a deixar o quarto muito aconchegante. Você pode usar uma cabeceira estofada com tecido ou couro marrom. Se ela for bem imponente, é possível fazer a decoração do quarto a partir dela.

Escolha elementos de madeira e capriche na iluminação colocando abajures e luminárias suspensas com luzes amenas.

cabeceira estofada couro marrom

cabeceira estofada couro

Preta / cinza

Outras duas cores muito fáceis de fazer combinação com o resto da decoração. O cinza ou preto dão um caráter mais sério à cabeceira, sendo uma escolha ideal para quartos masculinos, ou nos de casal, onde essa tonalidade predominará.

É uma boa alternativa também para quartos minimalistas, pois o cinza ou preto conseguem sanar a necessidade do cômodo por mais móveis. Ou seja, só com uma cabeceira capitonê cinza chique seu ambiente estará mais que completo!

cabeceira estofada cor cinza

cabeceira estofada cinza

Lembre-se que camas de solteiro também podem receber uma cabeceira capitonê sofisticada. O cinza combina com diversas cores além do branco, como o rosa, roxo, amarelo,  entre outros.

cabeceira estofada de cor cinza

cabeceira estofada preta

Colorida

Você pode escolher a sua cor preferida para sua cabeceira quando for encomendar uma na tapeçaria ou fazer uma você mesma – sim, dá super certo e nós selecionamos vários vídeos no último tópico 🙂

cabeceira estofada azul clara

cabeceira estofada colorida azul

Uma cabeceira capitonê colorida pode alegrar um quarto clean ou compor um que já tenha toques de cor. Escolher uma cor que já tenha no papel de parede ou em alguns objetos é uma saída para a cabeceira não destoar tanto.

cabeceira estofada colorida

cabeceira estofada rosa

cabeceira estofada verde

Com strass / cristais Swarovski

Esta é uma opção sofisticada de cabeceira capitonê. Você encontra um modelo com strass ou cristais Swarovcski prontos para venda, ou pode aplicar você mesma. É um pequeno toque que confere mais irreverência e elegância. Os modelos mais vistos são os pretos, mas é possível encontrar em outras cores também.

cabeceira estofada com strass

cabeceira estofada strass

cabeceira estofada com cristais

Com moldura de madeira

A molda em madeira combina bastante no caso de uma cama do mesmo material. Ela forma uma proteção para a cabeceira e dá um ar retrô ao móvel.

Uma boa opção é utilizar madeira de demolição para fazer as molduras. Elas são altamente duráveis e oferecem boa maleabilidade, por isso são fáceis de serem trabalhadas.

Veja 3 modelos para te inspirar:

cabeceira estofada com moldura de madeira

cabeceira estofada com moldura

cabeceira estofada de couro com moldura

Provençal

A cabeceira com a técnica capitonê é a cara do estilo provençal – lembra-se que falamos no início que elas remetem à era vitoriana? Pois bem! Então se você quer um quarto com estilo romântico, delicado e que tenha elementos provençais, adote modelos de cabeceiras como essas abaixo, veja:

cabeceira estofada estilo provençal

cabeceira estofada provençal floral

Modelos de cabeceiras provençais podem ter ou não molduras.

cabeceira estofada provençal marrom

cabeceira estofada provençal

Vertical até o teto

Uma ideia de cabeceira moderna é revestir toda a faixa vertical, no sentido da cama, com o estofado capitonê. Uma dica é espelhar as paredes laterais para aumentar a sensação de espaço ou aproveitar para colocar pendentes para iluminar o quarto.

cabeceira estofada até o teto brilhante

cabeceira estofada até o teto cinza

cabeceira estofada até o teto

Horizontal na parede inteira

Da mesma forma que ousam colocando estofado verticalmente, também há como fazer isso na horizontal. É uma maneira de dar continuidade à cabeceira, aumentando também o sentido de espaço, além disso, fica bem charmoso.

A dica é combinar a cabeceira por toda largura da parede a um bonito papel de parede. Em alguns casos, é possível instalar prateleiras ou pendentes no próprio material da cabeceira – pois são cobertas com madeira.

cabeceira estofada horizontal branca

cabeceira estofada horizontal creme

cabeceira estofada horizontal

Modelos de Cabeceira Estofada com Módulos / Quadriculada

Esse tipo de cabeceira é feito em módulos, ou seja, são diversas chapas de madeira do mesmo tamanho, podendo ser quadradas ou retangulares, que levam o revestimento do acolchoado e do tecido escolhido.

Selecionamos três tipos para você conhecer e se inspirar!

De tecido

São diversos tecidos para você escolher para uma cabeceira com módulos. Tente combiná-la com o resto da decoração de seu quarto, mas se seu quarto for mais neutro, pode arriscar qualquer cor.

cabeceira estofada tecido branco

cabeceira estofada tecido cinza

cabeceira estofada tecido rosa

cabeceira estofada tecido verde

cabeceira estofada tecido

De couro

O couro confere muita classe ao quarto e apresenta a maleabilidade para cobrir as chapas de madeira desse tipo de cabeceira. Existem diversas cores de couro e aí você é quem decidirá qual escolher.

É preciso somente ter atenção pois os couros mancham com facilidade e merecem uma atenção especial na hora de limpar.

cabeceira estofada couro branco

cabeceira estofada couro cinza

cabeceira estofada em couro elegante

cabeceira estofada em couro

Patchwork

Já falamos bastante por aqui de técnicas de artesanato incluindo o patchwork, que consiste na arte de costurar ou colar retalhos de tecidos diferentes. É uma transformação linda para o seu quarto e, se você quer apostar em algo feito à mão e delicado escolha uma cabeceira em patchwork.

Você pode escolher cores variadas ou seguir uma linha de duas ou três para não ficar tão colorido. Veja diferentes formas de criar uma cabeceira com patchwork:

cabeceira estofada com patchwork  cabeceira estofada criativa  cabeceira estofada patchwork azul  cabeceira estofada patchwork simples  cabeceira estofada patchwork

Selecionamos um vídeo que ensina o passo a passo de como fazer patchwork em uma cabeceira:

Modelos de Cabeceira Estofada Lisa

Quem não quer arriscar muito com os modelos anteriores, ou acha que não combinam muito com o estilo do quarto pode apostar em modelos lisos mesmo. Nem por isso serão menos lindos, por que há modelos incríveis, veja os que selecionamos para você ver!

Formatos diferentes

Quer mais criatividade em seu quarto? Veja como você pode inovar com as cabeceiras estofadas:

Com varão de cortina:

cabeceira estofada com varão

Com estilo provençal meio caricato:

Arredondadas para camas de solteiro:

cabeceira estofada formato diferente

Em formato de nuvem:

cabeceira estofada formato

Com tachas

As tachas são ótimas para customizar itens da moda, mas também funcionam muito bem para transformar peças de decoração! Que tal aproveitar o estilo delas, podendo ser prateadas ou douradas, para enfeitar sua cabeceira estofada?

É muito fácil de aplicar e você pode criar um “desenho” quiser.

cabeceira estofada lisa azul tachas

cabeceira estofada lisa com tachas

cabeceira estofada lisa tachas

Estampada

Uma cabeceira estofada com estampas fica melhor em quartos com uma decoração neutra, onde a cama será o ponto principal do ambiente. As mais requisitadas são as estampas florais, mas qualquer outra pode divertir e conferir leveza ao quarto.

cabeceira estofada estampada divertida

cabeceira estofada estampada floral

Se quiser colorir as paredes, é preferível que escolha um tom aproximado, ou que complemente a cor da cabeceira.

cabeceira estofada estampada

cabeceira estofada estampadas

Como Fazer Cabeceira Estofada Artesanal Passo a Passo

Agora chegou a hora de você conhecer alguns passo a passo de como fazer cabeceira estofada artesanal! É uma ótima maneira de criar a sua própria decoração, sem gastar muito dinheiro e obtendo exatamente o resultado que sempre quis!

Selecionamos diversos vídeos para te explicar maneiras incríveis de decorar uma cabeceira. Em um primeiro momento pode parecer difícil, mas você verá que é só uma questão de paciência e criatividade 🙂 Assista e tente fazer em casa!

 

 

 

 

Espero que tenham gostado das dicas, das fotos e dos vídeos explicativos de como decorar com cabeceira estofada. Qualquer estilo que for escolhido: modelo moderno, sofisticado, divertido, romântico, feminino, vintage ou rústico, vai deixar seu quarto muito mais elegante e confortável. Aposte!



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Lucia disse:

    Gostei muuuuito da cabeceira estofada!!!! Vou fzer para a cama do meu filho, farei usando tecido de jeans e algumas almofadas jogadas na cama sendo que a colcha nem sempre vai ser a de jeans…acha que vai ficar legal? Parabéns e obrigado por compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *