Lareira de Ferro – 25 Modelos Espetaculares & Dicas de Decoração!

Versátil, durável e sofisticada, a lareira de ferro é uma ótima opção para quem deseja deixar seu lar quentinho e elegante. Ao utilizar o ferro como principal material em sua composição, essa lareira resgata um estilo de decoração que fez muito sucesso nos anos 60 e 70, adaptando, é claro, o design e a funcionalidade às demandas do consumidor moderno.

Assim como os modelos de lareira convencionais, a lareira de ferro pode servir como elemento decorativo em praticamente qualquer ambiente da casa, principalmente nos quartos e na sala de estar.

No post de hoje você encontra dicas valiosas de como adaptar a lareira de ferro à decoração e 25 modelos espetaculares para usar como inspiração.

montagem com três fotos diferentes de lareira de ferro.

Dicas de Decoração: Como Escolher a Lareira Perfeita

É consenso geral entre arquitetos e designers de interiores que o ferro é um material que exige planejamento para ser usado na decoração. O grande truque é avaliar a composição do ambiente para que haja harmonia quando a lareira de ferro foi instalada.

Foto de uma parede com um quadro e abaixo dele uma lareira de ferro bem antiga.

Você pode optar tanto por uma mudança radical quanto por uma moderada. Para a primeira opção, uma ótima ideia é investir em portas e janelas que utilizem o ferro em sua composição, dessa forma, a lareira não será o único elemento do ambiente feito a partir desse material; a segunda opção não demanda mudanças drásticas por não alterar a arquitetura do local, basta comprar alguns móveis e objetos decorativos que complementam a decoração com detalhes desse metal.

Às vezes, o mais vantajoso é investir em uma lareira que complemente o ambiente em que ela será instalada e não o contrário. Por exemplo, se você tem uma sala de estar com decoração rústica, por que não investir em uma lareira de ferro que ressalte essas características? O mesmo se aplica a uma sala de estar com decoração moderna, que ficaria perfeita com a instalação de uma lareira que combine com elementos típicos dessa decoração.

Foto de um quarto mostrando parte da cama e do armário. Na parede há um espelho e abaixo dele uma lareira de ferro embutida com decoração antiga.

Aspectos como segurança e medidas da lareira também são fundamentais no processo de escolha. Lareiras que usam lenha ou gás como combustível podem ser perigosas, por isso, contrate um profissional especializado para a realização do serviço e fique atento aos sistemas de segurança regulamentados pela ABNT. Quanto ao tamanho da lareira, isso irá depender do ambiente. Seria impossível instalar uma lareira enorme em uma sala pequena de apartamento. Procure por aquela que mais se adequa às suas expectativas e à proposta do ambiente.

Fotos e Modelos de Lareira de Ferro

O design único e diferenciado da lareira de ferro faz dela uma grande aliada na decoração de interiores. Mais ainda, ela ajuda a conferir um toque aconchegante ao ambiente devido à sua capacidade de mantê-lo aquecido em uma temperatura ideal.

Abaixo você encontra 25 fotos de lareira ferro incríveis divididas em três categorias diferentes, cada uma delas voltada para um estilo de decoração específico.

Moderna

A lareira de ferro moderna costuma ser instalada em ambientes mais clean, onde a decoração se baseia em um acabamento feito a partir de elementos como mármore, granito ou vidro. Esses modelos buscam conciliar o estilo retrô da lareia de ferro com a proposta sofisticada de uma decoração moderna. Portanto, é fundamental ter um bom planejamento para a instalação de lareiras que seguem essa linha.

Para esse tipo de instalação, recomenda-se a construção de uma camada protetora em volta da lareira que pode ser feita com diversos tipos de materiais diferentes, ainda que o gesso seja a opção mais adotada. Use o tom escuro do ferro para gerar um contraste interessante com as paredes brancas características de ambientes com decoração moderna.

Foto de uma sala decorada com poltrona, tapete, quadros e espelho. Abaixo do espelho há uma lareira de ferro embutida na parede decorada com madeira em seu entorno. Foto de um ambiente com uma parede repleta de estantes com livros. Ao lado da estante há uma lareira de ferro embutida na parede. Foto de uma lareira de ferro embutida na parede com gesso ao seu redor.

A lareira pode ser instalada em ambientes de leitura. Afinal, nada melhor do que ler um livro em um dia frio no conforto de um ambiente aquecido, né?

Foto de um ambiente com uma poltrona e duas prateleiras repletas de livros. Entre elas há uma lareira de ferro embutida na parede. Foto de uma lareira decorada com ferro. Ela também serve de apoio para elementos decorativos como um quadro e duas plantas.

É importante que o design da lareira esteja alinhado à proposta do ambiente. Na foto abaixo, tanto a lareira quanto os outros elementos decorativos seguem uma linha moderna.

Foto de uma sala de estar com uma lareira de ferro embutida na parede no centro. A lareira está acesa e tem elementos decorativos posicionados sobre ela. Foto de uma lareira de ferro embutida na parede posicionada acima de um degrau e abaixo de dois quadros. Ela está acesa com lenhas. Foto de uma lareira de ferro embutida na parede de tijolos expostos. Sua decoração é feita majoritariamente de ferro e alguns azulejos nas laterais.

A foto abaixo ilustra como uma decoração clean baseada em tons claros fica mais interessante com o contraste gerado pelas cores metálicas da lareira.

Foto de uma sala sofisticada com uma lareira de ferro embutida na parede no centro.

De Canto

A lareira de canto surpreende qualquer um devido a sua localização no ambiente e design que foge do padrão. Este é um conceito inovador no que diz respeito às lareiras e por isso sua instalação pode ser um pouco mais complicada quando comparada aos modelos convencionais, mas nada que a contratação de um bom profissional não resolva!

O grande charme da lareira de canto é cumprir sua função sem chamar muita atenção, já que está posicionada em um local que não recebe muitos olhares. Para quem procura por uma proposta mais arrojada, a lareira de canto suspensa pode ser uma grande ideia; quando seu design futurístico é bem alinhado à decoração do ambiente os resultados são sempre incríveis.

Foto de uma lareira de canto com a abertura em formato oval. Um gato descansa em frente a ela.

A lareira suspensa é bem diferente dos modelos convencionais. Nesta foto, ela está totalmente de acordo com a decoração futurística do ambiente.

Foto de um ambiente com uma poltrona em frente a um quadro cubista. Ao lado da poltrona há uma lareira de canto de ferro suspensa. Foto de uma lareira de canto inserida em uma camada de gesso que vai do chão ao teto da casa. A lareira corresponde à quase metade de sua extensão. Foto de uma lareira de canto inserida em uma camada de gesso no canto da parede.

Em ambientes abertos como casas de campo, a lareira de canto traz um charme especial devido ao seu design diferenciado.

Foto de um ambiente feito com paredes grandes de vidro. No canto há uma lareira suspensa com lenhas em seu interior. Foto de uma sala com uma lareira de canto ao lado do sofá. Sua base vai até mais ou menos metade da altura da parede e um cano liga ela ao teto. Foto de um ambiente com decoração rústica e uma lareira de canto suspensa acesa.

É possível posicionar algumas cadeiras em volta da lareira de canto para aproveitar o espaço em um momento mais introspectivo como a leitura de um livro.

Foto de uma lareira de canto feita a partir de formas quadrangulares. Ela tem uma ampla abertura e está acesa por meio de lenhas.

Rústica

Lareiras remetem a um ambiente aconchegante, muitas vezes sendo inconscientemente relacionadas à vida no campo. Por isso, conferir um toque rústico à lareira de ferro é uma ideia genial. Esses modelos combinam muito bem com ambientes na mesma proposta de decoração: paredes com tijolos expostos, móveis de madeira e vigas aparentes são alguns detalhes que irão potencializar a instalação desse tipo de lareira.

Foto de uma parede com tijolos expostos e prateleira de madeira. Abaixo da prateleira há uma lareira de ferro fechada. Foto de uma lareira de ferro no centro do ambiente decorada com grandes peças de madeira que cobrem toda a extensão vertical da parede.

Tijolos aparentes na parede e vigas expostas no teto: duas características marcantes do estilo de decoração rústico que têm tudo a ver com a lareira de ferro.

Foto de ambiente com vigas de madeira expostas no teto e parede de tijolos aparentes. Na parede da foto há uma lareira de ferro acesa e fechada. Foto de uma parede com tijolos expostos e uma pequena prateleira de madeira. Abaixo da prateleira ha uma lareira de ferro acesa e fechada. Foto de ambiente com decoração rústica onde há uma grande parede saliente com tijolos expostos. Nela há uma lareira de ferro em formato oval acesa.

O design da lareira de ferro rústica possui um ar industrial que remete ao estilo de decoração dos anos 60 e 70.

Foto de duas poltronas posicionadas em frente a uma parede rústica onde uma lareira de ferro está acesa. Foto de uma lareira de ferro acesa posicionada em frente a uma parede de tijolos expostos. A lareira tem um cano que a liga ao teto.

A composição do ambiente é de extrema importância para que a lareira de ferro rústica tenha um impacto ainda maior na decoração. A foto abaixo mostra como um bom planejamento pode ser positivo nesse tipo de instalação.

Foto de uma sala de estar com decoração rústica. Nela há uma grande parede com uma cabeça de boi empalhado fixada acima de uma estante de madeira. Abaixo da estante há uma lareira de ferro acesa com lenhas.

Além de esquentar seu lar, a lareira de ferro tem um charme único que pode agregar muito à decoração. Dos modelos apresentados no post, qual é o seu favorito? Conte para nós nos comentários! Para outras dicas como essas, acesse nossa sessão de Projetos e Ambientes.

Você pode gostar...