Churrasqueira para apartamento: dicas de como escolher e modelos internos e externos!

Reunir a família e os amigos é uma ótima pedida para comemorar, e ter um cantinho específico para isso é melhor ainda; mas se você mora em apartamento, muitas vezes acaba deixando de lado a ideia de ter uma churrasqueira por conta do espaço, e a verdade é que basta escolher corretamente entre os modelos de churrasqueira para apartamento.

Apesar do pouco espaço e da possibilidade de gerar muita fumaça, ter uma churrasqueira adequada para o apê soluciona esses problemas e ainda garante um belo churrasco entre familiares e amigos.

E se você tem dúvidas de quais os melhores modelos de churrasqueira para apartamento e de como escolher o modelo ideal, é só seguir as dicas do post e descobrir qual a versão ideal para o seu projeto e espaço.

 

modelos

Dicas de como escolher churrasqueira para apartamento

Local

O espaço em que você pretende instalar a churrasqueira é de extrema importância para ter uma churrasqueira em apartamento. Em varandas e sacadas todos os modelos se adequam bem, mas se a ideia é o espaço interno, é preciso verificar uma maneira de fazer a exaustão da fumaça e o tamanho do espaço disponível.

 

Estilo da churrasqueira 

Este é outro elemento bastante importante, e além de caracterizar o visual estético, ainda caracteriza o modo de acendimento e até mesmo o gostinho das carnes, como é o caso da tradicional churrasqueira a carvão que passa um toque de defumado. Neste caso, é preciso pensar bem nos modelos de churrasqueiras disponíveis e quais são suas prioridades.

  • A carvão: ideal para quem não dispensa o tradicional gostinho de churrasco, mas é um modelo que gera mais fumaça e por isso é preciso considerar um duto para a exaustão dessa fumaça.

churrasqueira a carvão

  • Elétrica: perfeita pela praticidade no acendimento e por não gerar tanta fumaça. Há versões portáteis, que funcionam muito bem como churrasqueiras internas para apartamento e modelos de embutir.
churrasqueira elétrica

A parede tem revestimento com pedrinhas

  • A bafo: bem conhecida de filmes americanos utiliza de carvão ou pode ser acionada através de sistema elétrico. Essa versão é perfeita tanto para áreas internas ou externas de apartamentos, já que a tampa da churrasqueira ajuda a abafar a fumaça, e garante o tradicional sabor defumado.

churrasqueira a bafo

  • A gás: perfeita para ser ligada na rede de gás do apartamento e pela facilidade de acendimento. Este modelo não gera fumaça e pode ser uma opção interna de churrasqueira para apartamento.

churrasqueira a gás

Fotos e ideias de churrasqueira para apartamento

Interna

Para quem não tem sacada, a alternativa é incluir ao projeto uma churrasqueira para apartamento interna.

Neste caso, a dica é escolher por uma versão que gere menos fumaça, e ter um bom duto para a retirada da fumaça que pode vir a formar.

cozinha bege moderna

A cozinha é toda em tons de bege

Entre as variadas possibilidades de ter uma churrasqueira dentro do apartamento, esta proposta é de uma churrasqueira elétrica embutida na bancada.

A churrasqueirinha é uma grelha que foi instalada ao lado do fogão e que é ideal para carnes e legumes grelhados.

Apesar de ser uma churrasqueira simples, há vantagens nesse modelo como a facilidade de acendimento, rapidez no aquecimento, e acima de tudo, o tamanho que é compacto e perfeito para o uso interno.

churrasqueira mármore

O quadro de talheres decora a parede

Apesar da tradicional churrasqueira a carvão não ser a opção mais usada em projetos internos, há sim essa possibilidade em em algumas regiões do Rio Grande do Sul é bem costumeiro os projetos já incluírem a churrasqueira interna.

Neste tipo de churrasqueira, a chaminé deve ser bem eficiente para que não gere fumaça dentro de casa, e este é um tipo de projeto que já deve vir de planta.

churrasqueira elétrica portátil

Para quem não está considerando reformas para incluir uma churrasqueira para apartamento interna, uma alternativa bastante eficaz é o modelo elétrico e portátil.

Esse tipo de churrasqueira é perfeito para ser usado sobre uma bancada e tem a vantagem de ocupar pouco espaço e ser guardada quando não estiver em uso.

Outra vantagem deste tipo de churrasqueira é o preço, já que o item pode ser encontrado por menos de R$ 100.

churrasqueira interna elétrica

Entre os projetos de incluir uma churrasqueira dentro do apartamento, a proposta de uma churrasqueira a gás é perfeita, e o apartamento já contar com instalação de gás encanado, fica ainda melhor.

Entre as ideias e modelos de churrasqueira para apartamento, a proposta aqui foi de usar um modelo moderno com tampa e em inox. O item foi embutido na bancada e ganhou uma coifa, para ajudar na retirada da fumaça de dentro do apartamento.

 

Mais fotos

cozinha amarela

Detalhes amarelos dão um toque moderno aos móveis planejados

churrasqueira elétrica embutida

A geladeira segue o estilo retrô

cozinha pequena com churrasqueira

A pequena cozinha tem churrasqueira a carvão

revestimento churrasqueira

A pedra de granito foi usada na bancada e no exterior da churrasqueira

churrasqueira revestimento imita madeira

cozinha planejada

A cozinha planejada tem prateleiras na parede

modelos churrasqueira interna

Externa / Varanda

Se o apartamento tem uma varandinha, você já tem o espaço perfeito para transformá-lo em uma sacada gourmet e incluir uma churrasqueira e área para reunir os amigos.

Neste espaço, vale qualquer tipo de churrasqueira, mas no caso das versões de alvenaria e a carvão, o ideal é que o item já venha na planta, assim é preciso de menos obras.

churrasqueira portátil sacada

A ideia da churrasqueira para apartamento em área externa começa com uma opção simples e barata – o modelo portátil e elétrico.

Esse modelo de churrasqueira é perfeito para quem tem pouquíssimo espaço e quer algo versátil e que possa ser guardado quando não estiver em uso.

Neste caso, a churrasqueirinha foi colocada sobre um aparador que também serve de apoio para a hortinha cultivada na sacada.

churrasqueira com coifa

Para quem não abre mão de uma churrasqueira com espetos, mas não está disposto a ter o trabalho de acendimento com carvão, uma alternativa é a versão a gás, como neste modelo.

No projeto, a churrasqueira tem design moderno em inox e o calor pode ser controlado através dos botões de ajuste da temperatura.

Outro detalhe do projeto é a coifa, item que ajuda no escoamento da fumaça.

churrasqueira a bafo varanda

Os modelos a carvão costumam ser os mais desejados por conta do gostinho de defumado, e se passar por obras não está entre as prioridades para ter uma churrasqueira para apartamento, uma bela substituição é o modelo a bafo.

Neste projeto, a churrasqueira portátil e a bafo é compacta e perfeita para pequenas varandas de apartamento. A versão ainda tem a vantagem de segurar a fumaça por conta da tampa.

varanda gourmet

A bancada foi revestida com ladrilhos hidráulicos

E claro que não pode faltar uma versão tradicional e a carvão para uma bela varanda gourmet.

Neste projeto a churrasqueira de alvenaria já fazia parte da proposta, e a ideia foi de transformar toda a sacada em um ambiente perfeito para reunir pessoas queridas. No planejamento do ambiente, foram inclusos balcão e mesa de madeira.

 

Mais fotos

sacada decorada

Na sacada, mesa tulipa redonda

sacada pequena

churrasqueira elétrica sacada

O bambu decorativo enfeita o cantinho da sacada

área gourmet

Lanternas decorativas enfeitam o espaço gourmet

modelos de churrasqueiras externas

Agora que você já viu as várias opções de modelos de churrasqueira para apartamento é só planejar o seu espaço e combinar a data de inauguração da nova churrasqueira.

Você pode gostar...