Decoração Moderna – 45 Ambientes Inspiradores & Dicas Imperdíveis!


Estilos de ambientes que agreguem sofisticação e sobriedade podem ser bastante díficeis de se compor, principalmente se for pensar em termos de detalhes relacionados a tonalidades, revestimentos e objetos decorativos.

Porém ao optar por uma decoração moderna se consegue unir o útil ao agradável, afinal esse estilo emprega poucos e lindos detalhes que tornam o projeto além de um charme a parte, super requintado!

Ilustração com foto de sofá cinza, balcão branco, luminaria branca.

E para que você entenda tudo sobre esse conceito charmoso e teoricamente simples que a gente preparou esse post completo com um guia incrível de dicas para você entender mais sobre os tipos de elementos da decoração moderna, junto de muitas fotos de ambientes já montados. Quer saber tudo sobre esse estilo de decoração queridinho dos arquitetos? Então vem conosco!

 

Como é o Estilo Moderno?

O estilo moderno está completamente interligado aos movimentos culturais que empregavam muito da filosofia de leveza como uma grande influência para os mais diversos tipos de arte, incluindo a literatura e o design.

No entanto esse ocorrido que culminou durante o século XX, alguns anos após trouxe uma total liberdade para os elementos decorativos.

Atualmente se emprega uma linha que segue por opções de objetos confeccionados em materiais com acabamento incrível e bastante ligados ao minimalismo, que ditam ideias como “quanto menos objetos, mais limpos, belos, discretos e sofisticados serão os ambientes”.

Entendendo de uma maneira simplificada, esse estilo nada mais é que prezar pelo design atual atrelado a praticidade, muito útil no tempos atuais devido as necessidades da vida moderna!

Moderno X Contemporâneo: Quais as Diferenças?

Sala com sofá branco com três almofadas nas cores laranja, amarelo e verde limão com abajour de chão.

Uma dúvida extremamente comum é entre o contemporâneo e o moderno serem confundidos como um mesmo conceito, oque na verdade são tipos de decorações diferentes mas que de certa forma se complementam. Para que você entenda melhor, veja os tópicos a seguir e aprenda como diferenciar esses dois estilos:

  • Moderno: Mantendo a linha mais sóbria e discret esse conceito inclui cores, e foca muito na funcionalidade dos itens e principalmente na leveza visual do espaço em termos de poucos e belos objetos decorativos. Itens como racks de superfícies mais retilíneas e outras peças úteis como luminárias modernas de chão e esculturas são a cara desse tipo de decoração e agregam justamente essa ideia prática do menos é mais (pensado claro, na funcionalidade de cada detalhe também).
Sala clean na cor branca com luminária redonda, sofá branco e almofadas azul claro.

Sala clean moderna.

Em tonalidades amarelo queimado.

Sala cor bege claro com sofá bege e piso amarelo queimado.

Inspiração.

  • Contemporâneo: Já no estilo contemporâneo dá pra ousar um pouco mais e você pode usar todas essas técnicas da decoração moderna porém junto das ideias que tem a ver diretamente com o seu gosto pessoal, podendo incluir detalhes de cores, texturas, objetos e geometrias diferentes trazendo uma originalidade na medida certa para o espaço e que acima de tudo tenha o seu toque impresso a decoração.

Sala com decoração moderna contemporânea com detalhe quadro de efeito vibrante.

Sala clean branca com sofá branco e quadros coloridos e almofadas coloridas e escadas espelhadas.

Detalhes de quadro divertido e outros elementos modernos com escadas com encosta espelhada.

Decoração mais sóbria em estilo contemporâneo moderno.

Ambientes com Decoração Moderna

A seguir veja belíssimas alternativas de espaços e ainda confira dicas de ouro da design de interiores Drica Martins sobre como montar belos ambientes modernos. Confira e …

Sala cor preto com cinza e escritório na cor branca com preto.

Sala

O detalhe principal para adotar o conceito as salas é levar em conta detalhes como o design alinhado das peças que geralmente possuem superfícies retas, lisas e muito bem arrematadas em termos de acabamento.

Sofás no estilo tradicional mais quadrados, alinhados com detalhes de texturas suaves, assim como móveis com acabamento polido impecável são típicos itens extremamente elaborados com essa pegada mais moderna.

Outro grande trunfo do estilo é a atenção a sobriedade dos ambientes em termos de equilíbrio de tons que geralmente predominam entre as cores mais fechadas como preto, cinza, chumbo indo ao máximo em tonalidades pastéis, ao branco gelo, que tem como intuito trazer ares de maior organização para o local.

Objetos decorativos como quadros discretos (com detalhes de cores que tenham ligação com os elementos usados na sala), vasos de flores com estilo mais retos e sofisticados são itens interessantes e que podem ter super a ver com a proposta do decorado moderno.

 

Bela inspiração de ambiente moderno.

Sala com decoração moderna em tons pastéis.

Sala com páredes de gesso e vidro clean, sofa branco e plantas.

Detalhe para mesa de centro redonda.

Sala com sofá branco, tapete preto e mesa de centro quadrada branca.

Mais uma inspiração de sala moderna clean.

Sala branca com sofa na mesma cor e iluminação sutil.

Moderna e discreta sala de estar.

Na cor cinza chumbo.

Modelo de sala com tapete de pelinhos, sofá bege e cortinas marrom.

Sala aconchegante em tonalidades de bege claro.

Com tapete listras em tons discretos.

 

Escritório

Escritórios modernos são pensados exclusivamente de maneira funcional aliados essa estética de itens modernos (alinhados) e que prezem amplamente pela organização justamente por serem ambientes de trabalho.

E para criar esse estilo é sempre importante lembrar da dica “menos é mais”, se você quiser seu escritório moderno lembre-se que ele será mais clean em termos de objetos assim com no design mais retos e discretos dos itens.

Para dar um toque vale ainda investir em um detalhe sutil e mais pessoal como uma manta em pelúcia para a cadeira ou até mesmo um tapete moderno para o chão como vemos no decorado inspiração (foto abaixo).

Com detalhe de tapete felpudo.


Escritório com paredes cinza escuro, prateleiras branacas e escrivaninha de parede integrada na cor branca.

Escritório home office (inspiração).

Com móveis em tonalidade mogno.

Escritório com tonalidade de moveis marfim com branco.

Design de prateleiras e mesas com superfícies retas e com belo acabamento.

Escritório com escrivaninhas na cor preta e branca em sala de tons bege com quadrinhos decorativos.

Escritório decorado moderno.

Com armários compactos ao fundo.

Cozinha 

Uma cozinha com o conceito moderno é muito mais do que simplesmente usar bancadas, acentos e itens com o design modernistas, afinal o primordial desse estilo é tornar o ambiente além de bonito e organizado, um local bem prático e que facilite a sua vida na hora de cozinhar.

E pra que você entenda melhor ta nossa design convidada listou algumas dicas importantes na hora de criar o projeto da sua cozinha:

  • Tipos de cozinhas modernas –  Estilos de cozinhas americanas, ilhas ou planejadas com balcões retilíneos trabalhados em mármore (feitas sobre medida), banquetas em design mais quadrado moderno também são bem interessantes, assim como escolher itens práticos e funcionais que facilitem a organização, como gaveteiros sensíveis ao toque. Outro mega benefício das cozinhas americanas são a funcionalidade delas para ambientes pequenos, enquanto as planejadas podem ser uma alternativa que vai aproveitar amplamente cada espaço de uma maneira harmônica e pensada para ser o mais prática e funcional possível.

Cozinha pequena estilo americano.

Cozinha com balcão branco com pia, banquetas na cor preta com luminarias.

Cozinha ilhada.

Cozinha planejada.

  • Cores e detalhes – Escolher opções de cores como branco, cinza chumbo ou claro são dicas que facilitam termos de leveza e neutralidade do ambiente. Revestimentos como papéis de parede 3D são uma ótima pedida também em relação a (custo benefício) já que os mesmos são alternativas a parte para decorar o ambiente sem necessitar de quebras de paredes.

Em tonalidades delicadas em estilo americano.

Clean.

Cozinha moderna na cor cinza com branco com banquetas vermelhas e luminarias pendentes na cor preta.

Cozinha moderna cinza com branco.

  • Outras ideias – Apostar em uma iluminação de qualidade com luminárias pendentes ou modelos design diferenciado são fundamentais para agregar a esse estilo decorativo assim como detalhes em gesso para o teto que também facilitam bastante em termos estéticos e de luminosidade.
Cozinha preta com cinza estilo americano.

Com mini luminárias pendentes.

Luminárias design redondo.

Cozinha branca ilhada com pedra de marmore cinza.

Cozinha com amplo balcão estilo ilhada.

 

Quarto

Com foco total a funcionalidade do ambiente , os projetos modernos planejados devem atender primeiramente as necessidades de uso do espaço, ou seja, para quartos de casal com propósito único de descanso é primordial optar por cores de paredes e iluminação que favoreçam o estado de relaxamento, assim como a boa disponibilidade dos espaços físicos e dos móveis para se conseguir um ambiente mais harmônico esteticamente.

Outras sugestões legais é agregar mix de tons que combinem de certa forma com o restante da decoração,  optando pelos estilos mais compactos de objetos (caso o quarto seja pequeno) para se optmizar e até aproveitar melhor o ambiente no quesito dos espaços.

Quarto com paredes pretas, cama branca com manta caramelo e tapete branco de pelos.

Ambiente aconchegante e moderno com tapete clean de pelúcia.

Detalhe para o painel luminoso que trás um design ainda mais sofisticado para a cabeceira da cama.

Quarto clean com tapete bege, cama branca com colcha e móveis em cores claras.

Inspiração de decoração moderna clean.

Quarto com decoração moderna em tons de cinza.

Quarto com paredes preta com branco, cama design reto e poltronas na cor preta.

Quarto com decoração moderna super charmosa.

Ambiente all black moderno.

Preta e branca.

Dica – Sobrou algum cantinho mais vazio no quarto?  A dica da vez pode ficar por conta de se adotar uma poltrona decorativa e uma luminária de chão a esse espaço, preenchendo-o de maneira inteligente com um móvel que pode agregar estilo, funcionalidade e conforto para o quarto.

Quarto branco com janelas de vidro, poltrona cinza, luminaria, tapete nude e cama branca.

Com poltrona decorativa.


Se você gostou desse post (tem alguma sugestão ou crítica), conte-nos tudo aqui embaixo nos comentários.. A gente sempre ama ler e saber a sua opinião!

Um Super Beijo e .. 


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *