Estante para Quarto – 65 Modelos Fantásticos & Dicas de Decoração!

Uma estante para quarto deve ser, além de funcional, algo que complemente a decoração do ambiente. Afinal, passamos boa parte do tempo neste cômodo e precisamos de móveis que agradem aos nossos olhos, não é mesmo? A boa notícia é que existem inúmeras opções de estantes para decorar este espaço, desde as mais simples às sofisticadas.

Selecionamos os principais tipos para você conhecer e se inspirar para fazer uma decoração de quarto maravilhosa. Acompanhe nosso artigo e descubra as dicas e as imagens de ambientes lindos!

estantes para quarto bem elegantes

Este artigo traz uma lista incrível de estantes para decorar quartos!

Fotos e Modelos de Estante para Quarto

As estantes são excelentes alternativas para organizar ambientes, talvez, sejam as melhores! Para os quartos, elas surgem como móveis indispensáveis, já que nossos objetos pessoais precisam de um lugarzinho especial para serem guardados e expostos, no caso dos decorativos.

É imprescindível escolher uma estante que tenha um tamanho pertinente à área disponível no dormitório e também que supra as necessidades do “dono” do quarto. Hoje, felizmente, há modelos que podem ser colocados em ambientes pequenos, sem diminuir a sensação de espaço ou deixar o ambiente abarrotado.

Seja o teu quarto grande ou pequeno, infantil, jovem ou adulto, compartilhado ou não, pode ter certeza que você irá encontrar uma estante ideal. Que tal conhecer junto conosco diversas sugestões para deixar seu dormitório ainda mais organizado e bonito? Confira abaixo e escolha a sua predileta!

Pequeno

Há quem ache que a decoração de quarto pequeno seja um desafio. Realmente essa missão demanda uma atenção maior, principalmente no que se trata de organização, mas hoje em dia há muitas soluções para espaços reduzidos. Qualquer cantinho pode ser utilizado para armazenar documentos, objetos e utensílios pessoais, sem deixar o quarto desarrumado.

As estantes suspensas e os nichos, por exemplo, estão super na moda e ajudam bastante na organização de quartos pequenos. Elas oferecem a vantagem de não precisar de espaço livre no chão, podendo ser colocadas na parede de sua preferência.

Desta forma, você pode usar e abusar destas prateleiras modernas para colocar livros, filmes, portas-retratos, fotografias, bonecos, materiais de estudos, maquiagens, entre outros objetos.

Outra ideia é combinar a escrivaninha – a conhecida mesa de estudos – com uma estante pequena. Algumas lojas de móveis planejados oferecem essa opção, bem como aquelas que são unidas à cama ou aos criados-mudos. Vale a pena sondar algumas lojas especializadas se for este o seu caso.

Dê uma olhadinha em nossas sugestões de estante para quarto pequeno:


De Casal

Com duas pessoas convivendo em um quarto só, o que não faltam são objetos para serem organizados. Há diversas estantes que combinam perfeitamente com os quartos de casal. Elas podem ser feitas sob medida, ocupando de parede a parede, ou serem compradas prontas para ficar no lugar que você desejar.

A estante também pode servir como uma divisória de ambientes, caso o quarto de casal seja grande e compartilhe o mesmo espaço com um escritório ou com a sala, por exemplo.

Quanto à localização da estante nesse tipo de quarto, vai de cada casal. Muitos escolhem a parede na qual está a cama, pois não ocupa muito espaço no restante do ambiente e também pode ser uma boa para deixar os objetos pessoais à mão.

Outros, preferem que ela fique em um dos lados da cama, mas tudo isso irá depender da disposição dos outros móveis e também do tamanho da estante escolhida.

Para que não reste dúvidas, selecionamos algumas imagens que mostram quartos de casal com estantes modernas, elegantes e que agradam variados gostos. Dê uma olhadinha:

estantes quarto de casal

As estantes para quartos de casal podem ser simples ou mais modernizadas

Uma estante para quarto de casal pode ser produzida juntamente com o armário ou rack para TV

Aposte em uma boa iluminação para a estante para quarto de casal. Desta forma, o resultado fica mais refinado.

Infantil

As estantes exercem um papel fundamental nos quartos infantis. Sem elas, seriam bem difícil arranjar um espaço adequado para guardar brinquedos, livros e objetos do dia a dia das crianças. Por essas e outras, é importante que os pais pensem na possibilidade de colocar algum tipo de estante no cômodo.

Seja para quarto de uma criança só ou de irmãos, as estantes serão muito bem-vindas. Qualquer que seja o seu caso, você pode apostar em uma estante de chão, suspensas, em nichos ou prateleiras. Tudo vai depender do espaço disponível e da comodidade para a criança nele.

Quartos que seguem preceitos Montessorianos, por exemplo, são decorados de forma a suprir a necessidade de conhecimento das crianças. Por isso, neles, as estantes e os armários são baixos, para que os pequenos alcancem os objetos e os peguem sempre que desejar.

É muito comum vermos isso nos quartos infantis atuais, principalmente quando se trata de estantes voltadas para livros. Quando o desejo é fazer isso para as estantes de brinquedos, os responsáveis devem se atentar ao peso e se há objetos que quebrem no meio.

Bom, conheça mais detalhadamente os quartos infantis com estante abaixo. Eles são ricos em ludicidade e cheios de vida!

quartos infantis com estantes

Para os quartos infantis, são indicadas estantes baixas, para favorecer o acesso das crianças

estante para quarto de criança

As estantes no formato de escada estão super na moda, principalmente para usar na decoração de quartos infantis. Aposte! 

Para conferir uma decoração mais lúdica e alegre para as crianças, você pode optar por uma estante para quarto que instiguem a fantasia!

De Bebê

Acima você pode ver exemplos de quartos infantis com estantes bem lindas. Se aqueles eram apropriados para crianças que já engatinham e estão em pleno desenvolvimento psicomotor, as dicas deste tópicos são voltadas para os quartos de bebê, ou seja, de zero a 10 meses, quando os pequenos ainda são pegos no colo quase em tempo integral.

Neste quartinho, as estantes não precisam estar dispostas mais abaixo. Elas podem estar no alto, facilitando o alcance da mãe e de outros responsáveis.

Ela pode ter várias finalidades, como a de acomodar objetos decorativos seguindo a composição do quarto. Bichos de pelúcia, quadrinhos, luminárias, caixas organizadoras, itens de higiene, peças de roupa, sapatos, enfim, há muitas ideias do que colocar nessas estantes.

Algumas mães têm dúvidas de quais móveis escolher para compor o quarto de bebê. Além da cômoda, do guarda-roupa, da poltrona e do berço, claro, você pode complementar com uma estante que combine com a decoração. Ela certamente vai ajudar bastante na organização do espaço, que precisa estar sempre impecável para não atrapalhar na rotina com o baby.

Que tal conhecer algumas ideias de estantes apropriadas para quartinhos de bebê? Veja só as dicas lindas que trouxemos aqui:

Abaixo, você que que as estantes acomodam livros infantis e também caixas organizadoras com roupas, objetos, entre outros.

Há muitos estilos de estante para quarto de bebê! Acima, você pode ver um modelo bem baixinho, que se assemelha a um criado-mudo – ela é muito útil para guardar objetos utilizados na rotina. 

Abaixo, há uma opção de estante para quarto própria para ser colocada no canto. Assim, se o espaço no quarto é mínimo, você terá uma solução em mãos!

De Solteiro Feminino

Meninas e mulheres que prezam por uma boa organização de seu quarto precisam de uma estante. Elas são uma “mão da roda” para armazenar qualquer tipo de material, incluindo livros, cadernos, apostilas da escola ou faculdade, entre outros documentos.

Além disso, podem servir muito bem para organizar objetos de beleza e cuidados pessoais. Já pensou ter um espaço livre para colocar as maletas de maquiagem, aos pincéis, as escovas, os perfumes, os cremes… tudo isso pode ocupar um lugarzinho na estante.

Há também a ideia de colocar portas-retratos e objetos decorativos para embelezar o visual total do quarto. Hoje em dia existem dicas de DIY (Faça você mesmo) super dinâmicas, fáceis e incríveis para complementar a decoração, sobretudo de quartos femininos.

Aproveite as imagens abaixo para se inspirar e tentar criar uma decoração de quarto feminino super diferente. Veja só:

Além das estantes convencionais, você encontra várias opções modernas, com design irreverente por aí! Há lojas especializadas em estantes, prateleiras e nichos inovadores, perfeitos para dar um up na decoração!

De Solteiro Masculino

Da mesma forma que o quarto feminino, o masculino não pode ficar atrás no quesito organização. Conhecidos por serem mais desatentos quanto a isso, os meninos e homens recebem uma forcinha das estantes para deixar seus objetos pessoais no lugar.

Eles podem colocar seus livros e filmes preferidos, apostilas e outros materiais da escola ou da faculdade, seu aparelho de som, objetos decorativos, portas-retratos, entre muitos outros.

Quem é adepto de coleções também vai adorar ter estantes e prateleiras disponíveis em seu quarto. Eles terão um espaço para colocar seus bonecos, carros, miniaturas, e outros objetos colecionáveis.

Comprove estas nossas dicas com as imagens que selecionamos abaixo. Elas vão mostrar para você como é fácil compor um ambiente com estantes de qualquer material e formato.

quarto masculino com estante

Os quartos masculinos pedem estantes mais sóbrias

Quem trabalha em casa ou está em época de faculdade / estudos para o vestibular, por exemplo, pode usar a estante para quarto principalmente para acomodar todo o seu material próprio para estas finalidades.

Os rapazes podem aproveitar as estantes para colocar seus objetos preferidos. 

Suspensa

Um dos modelos de estantes que mais têm chamado a atenção dos amantes de decoração são as suspensas. Modernas, elas se mostram as melhores opções para quem visa economizar espaço  da organização do quarto, pois ela não é colocada no chão.

Sendo assim, elas podem ser colocadas na mesma parede que a cama, em cima de sofás ou poltronas, entre outros locais onde não há como por nada no chão. É uma forma muito inteligente de se aproveitar os espaços livres do ambiente e deixá-lo com a organização super em dia.

Quartos pequenos são os que mais se beneficiam com as estantes suspensas. Aqueles que compartilham o mesmo espaço para o home office, por exemplo, ficam muito mais harmônicos com esse tipo de estante. Elas podem armazenar documentos, pastas e outros materiais para auxiliar em qualquer trabalho.

Há diversas razões para apostar em uma estante para quarto suspensa. Dê uma olhadinha nas inspirações que trouxemos por aqui: 

estantes suspensas para quartos

As estantes suspensas estão super em alta e deixam o ambiente mais leve!

Veja só como a estante suspensa deixa um quarto para duas pessoas muito mais harmonizado:

 Como falamos, uma estante para quarto suspensa pode ser ideal para quem possui um escritório juntamente como o quarto. O mesmo vale para o cantinho de estudos.


Vá dizer que você não amou nossas dicas de estante para quarto? Com nossas ideias expostas aqui neste artigo, você tem a chance de escolher um modelo de sua preferência para correr atrás de lojas de móveis prontos ou planejados.

Vale dizer que há estantes de diferentes materiais, como madeira, MDF e metal. Antes de fechar negócio, seja em lojas online ou físicas, ateste se o modelo escolhido é do jeitinho que você deseja, se combina com o restante da decoração e, claro, se tem uma boa procedência.

Quer conhecer mais dicas interessantes? Confira nosso post completo sobre Prateleiras para Quarto!

Você pode gostar...