Prateleiras para Quarto: 77 ideias lindas para a decoração!

            Com certeza, você já tem notado que nos últimos tempos a decoração com prateleiras está em alta, e esse tipo de elemento tem se tornado uma peça bem versátil para usar em diferentes ambientes; inclusive vale a apostar na ideia de prateleiras para quarto.

As prateleiras no quarto são peças bem coringas e podem ter foco na funcionalidade e/ ou apelo estético.

Se você precisa de uma inspiração para incluir e decorar o quarto com prateleiras, vamos ao post com dicas e fotos!

ideias

 

Modelos de prateleiras para quarto de casal

Na cabeceira 

quarto de casal neutro

Cores claras decoram o ambiente

As prateleiras para quarto acima da cabeceira estão entre as opções mais atuais desse tipo de decor. O acessório posicionado acima da cama pode contar com uma cabeceira ou não. E nesse caso, a proposta decorativa foi para a cama sem cabeceira, deixando a prateleira como foco para a decoração com quadros.

parede cinza quarto

A parede cinza é tendência

Neste exemplo de decoração para o quarto de casal, a aposta foi por usar uma cama com cabeceira, e para manter o resultado harmonioso, a aposta foi por instalar a prateleira um pouquinho mais alta, deixando um espaço entre cabeceira e o acessório.

 

Mais fotos

quarto de casal pequeno

O armário planejado aproveita melhor o espaço do quarto de casal pequeno

decoração branco e bege quarto

quarto com escrivaninha

Ao lado da cama, pequena mesa de trabalho

prateleira cabeceira

Para livros

quarto com lareira

A lareira deixa o quarto mais aconchegante

Para quem gosta de ler, a sugestão é de apostar nas prateleiras para quarto com a funcionalidade de guardar e organizar livros; assim dá para aproveitar o cômodo como um cantinho relaxante para a leitura. A proposta de decoração deste quarto, foi de fazer prateleiras de gesso nas laterais da cama, deixando o visual moderno e elegante.

estante de livros

No chão, piso de madeira

A proposta de prateleira para livros nesse quarto é ideal para quem tem pouco espaço. Ao invés de modelos extensos, vale escolher por acessórios menores e mais compactos como esse modelo em que os livros ficam deitados e sobre uma base menor. O resultado é um charme e dá um visual mais atual para as prateleiras.

 

Mais fotos

cama com cabeceira

A cabeceira estofada da cama é azul

decoração quarto de casal cinza

prateleira de livros

Na cama, almofadas em tons de verde

Para objetos decorativos 

quarto de casal moderno

O armário com espelho ajuda a ampliar o quarto

            As prateleiras para quarto também podem ter apelo visual e estético, como é o caso desta proposta. Para a decoração do ambiente, a ideia foi de fazer um fundo de espelho e colocar as prateleiras na frente. A aposta foi por incluir objetos decorativos, como plantas e quadros, contribuindo com um cantinho decorado para o quarto.

móveis planejados

Para a decoração do quarto de casal pequeno, o projeto valorizou os móveis planejados com cores de MDF claro, como branco. Os móveis planejados e claros ajudam a ocupar melhor o ambiente e aproveitar cada espacinho. Na proposta dos móveis sob medida, o projeto incluiu prateleiras no painel da TV, e os espaços foram utilizados com objetos decorativos que dão um toque de delicadeza à decoração.

 

Mais fotos

pendente quarto

O pendente ao lado da cama substitui o uso de abajur

forro de gesso quarto de casal

O cortineiro de gesso sobreposta encobre o início da cortina

prateleiras com objetos decorativos

No lugar do criado mudo 

quarto moderno

O rodapé branco é uma aposta moderna para o acabamento

O tradicional modelo de criado mudo também pode ser substituído por prateleiras para quarto e com um apelo estético mais moderno. Neste exemplo, as prateleiras pequenas foram usadas ao lado da cama e funcionam como criado, dando um toque moderno ao substituir o móvel por uma decoração que ocupa o espaço vertical.

móveis brancos quarto de casal

Seguindo a ideia de um criado mudo suspenso, esta decor apostou em uma prateleira simples e em uma peça com gaveta, mas que também fica presa na parede. O móvel compacto e clean foi decorado com livros, vasinho de flor e um abajur amarelo, que dá destaque e cor para a decoração do ambiente.

 

Mais fotos

suíte

A parede bege tem textura

decoração descolada e moderna

Na cama, cabeceira estofada preta

decoração quarto moderno

As banquetas roxas ao pé da cama dão um toque de cor e modernidade ao ambiente

criado mudo de prateleira

De canto 

cama futón

Na decoração do quarto moderno, as prateleiras foram instaladas em frente ao espelho e seguem o formato de L, usando duas paredes e aproveitando melhor o espaço vertical. Para decorar a parede, a ideia foi de usar quadros e objetos de decoração apoiados sobre as prateleiras.

papel de parede quarto casal

O papel de parede floral é um mix de azul e cinza

Para uma inspiração mais simples, a ideia foi de usar prateleiras infinitas (sistema de instalação não aparece) no cantinho da parede. A cor branca das peças é suave e combina com os móveis do quarto; mantendo o estilo de móveis brancos na decoração. E para contrastar um pouco com o branco da decor, a aposta foi por usar objetos coloridos nas prateleiras, o que traz cor para o ambiente.

 

Mais fotos

parede de espelho

O amplo espelho na parede ajuda a iluminar e ampliar o quarto

tapete quarto de casal

No chão, tapete listrado

prateleira de canto

Prateleiras altas

decoração quarto de casal

O criado mudo branco é moderno

As prateleiras para quarto que são instaladas no alto, cumprem o papel decorativo e estético, afinal o acesso fica mais difícil, por isso, é ideal considerar os itens que serão usados na decoração das prateleiras, optando por peças que também tenham apelo estético. Nesta proposta a prateleira foi instalada bem próxima do forro de gesso e para a decoração a ideia foi de usar quadros e enfeites.

quarto de casal colorido

A bancada de vidro funciona como uma escrivaninha

            Mais uma ideia de como usar o acessório alto, nesta inspiração a decoração foi feita com livros, plantinhas, quadros e outros objetos de decoração, adicionando um detalhe lindo para a decor.

 

Mais fotos

parede de madeira

A parede de madeira dá destaque para os móveis brancos

decoração bege e azul

O papel de parede azul dá intensidade à decoração

quarto com varanda

A ampla porta dá acesso a uma varanda com plantas

prateleiras altas

Modelos de prateleiras para quarto de bebê e infantil

Para brinquedos 

quarto de bebê

O berço verde adiciona cor na decoração do quartinho de bebê

Para a decoração do quarto de bebê a aposta foi por usar prateleiras em formato de árvore. Nos galhos, as pelúcias de animaizinhos decoram o item, e dão um toque delicado e infantil para o quartinho de bebê.

quarto infantil moderno

Na janela, cortina double vision

Entre as ideias de prateleiras para quarto, os modelos usados em quartos de criança e que aliam estética e funcionalidade são perfeitos. Neste projeto, para o quesito estética a ideia foi de usar prateleiras amarelas e iluminadas, que ocupam a parede e trazem cor para a decor. Já no quesito funcionalidade, os itens auxiliam a manter os brinquedos organizados e a altura da criança.

 

Mais fotos

papel de parede quarto infantil

A parede foi decorada com papel de parede com bolinhas coloridas

decoração quarto de bebê

O papel de parede que decora o quarto tem estampa chevron

quarto de menina branco e lilás

quarto de criança

Os móveis planejados aproveitam melhor o ambiente

prateleiras com brinquedos

Na cabeceira 

cama com almofadas

Almofadas coloridas e de diferentes formatos decoram a cama

A proposta da prateleira na cabeceira aqui é um pouco diferente. Como uma das laterais da cama foi encostada na parede, a ideia foi de utilizar as madeiras brancas na parede, criando um visual mais agradável. Para a decoração, a aposta foi por usar diversos elementos como:

  • Livros,
  • Quadros,
  • Latinhas decorativas;
  • Cestas;
  • Entre outros.
quarto de menino

Na parede, listras em vermelho e azul

Neste exemplo de decoração, as prateleiras foram utilizadas acima da cama e substituem a cabeceira. Entre os elementos que fazem parte da decor, estão brinquedos e quadros.

Dicas: no quarto infantil é ideal deixar uma distância entre cama e início das prateleiras, evitando que as crianças batam a cabeça. Outra sugestão é usar objetos decorativos que em caso de queda não machuquem as crianças.

 

Mais fotos

quarto solteiro moderno

papel de parede floral quarto

O papel de parede floral é delicado

modelo de prateleira

decoração com espelho redondo

O espelho redondo decora a parede

Sobre a mesa de estudos 

quarto planejado menina

O armário planejado tem portas de correr

Se no projeto do quarto infantil há um espaço para estudos com uma escrivaninha, vale a pena incluir também algumas prateleiras sobre o móvel. A instalação na parede além de criar mais espaço, ainda é um ótimo ponto para incluir objetos decorativos. E inspirado nessa proposta, uma ideia é adicionar iluminação nas prateleiras, dando um toque mais charmoso ao espaço.

quarto com escrivaninha

A parede turquesa adiciona um toque de cor ao ambiente

Nesta proposta para o quarto infantil a ideia é mais simples, mas também fica uma graça. As prateleiras instaladas acima da escrivaninha servem de apoio para livros e para a decoração, e preenchem a parede com charme.

 

Mais fotos

mesa de estudos

mesa de estudos com prateleiras

Com formatos diferentes / divertidas 

quarto pequeno decorado

O tapete roxo combina com colcha da cama

Para o quarto das crianças vale ousar um pouco mais e apostar em formatos diferenciados de prateleiras. Uma inspiração é esta peça que traz diversas alturas e tamanhos de prateleiras; e que dá um efeito lindo para a parede de madeira.

prateleira de skate

As madeiras de demolição revestem a parede

 

Para quem quer ousar no formato da prateleira para a decoração, uma ótima sugestão é esse projeto. Aqui os skates antigos foram usados na parede com a funcionalidade de prateleiras e a ideia fica incrível, já que dá estilo à decoração e foge das peças tradicionais.

 

Mais fotos 

decoração cores suaves

O papel de parede rosa é delicado

prateleira diferente

prateleira formato árvore

Prateleiras altas 

decoração moderna quarto de criança

Almofadas com diferentes estampas decoram as camas

A localização mais alta também é uma ótima ideia para decorar o quarto das crianças, mas nada de colocar brinquedos que os pequenos queiram pegar, pois pode dificultar o acesso e as crianças podem tentar os famosos “planos mirabolantes” para alcançar os itens.

quarto colorido de bebê

A cômoda amarela é destaque na decor

            No quarto dos bebês a ideia das prateleiras mais altas também é muito bem-vinda, e o item deixa distante o que ainda não deve ser usado pelos pequenos; além de dar um efeito lindo na decoração.

 

Mais fotos

quarto com beliche

decoração lilás

Já se inspirou nas ideias e dicas de prateleiras para quarto? Agora é só incluir as peças na decoração do quarto de adultos, crianças e bebê.

Você pode gostar...