Artesanato com Pérola – 58 Ideias Lindíssimas & Passo a Passo Fácil!

O artesanato com pérola nunca sai de moda e sempre ressurge com novas tendências! Há diversas maneiras de criar objetos decorativos e funcionais com esse material super delicado, deixando qualquer cantinho de sua casa mais valorizado e charmoso.

Que tal conhecer formas interessantes de fazer artesanato utilizando pérolas? Nós elaboramos este artigo para reunir diversas dicas e imagens para inspirar trabalhos lindos. Conheça mais de perto ao longo do texto e, ao final, aprenda dois passo a passo incríveis!

Fotos e Ideias de Artesanato com Pérola

Muito presentes na customização de roupas, as pérolas também podem ser empregadas em artefatos decorativos. Elas são perfeitas para trazer mais delicadeza aos ambientes, sejam em imagens religiosas, enfeites de portas, de mesas, caixas organizadoras ou produtos têxteis, como as almofadas.

Há artesanato com pérola e com a chamada meia pérola, que é como se fosse uma pérola cortada ao meio. As duas opções dão charme às peças e quase não possuem diferenças visuais. A meia pérola pode ser mais fácil de ser trabalhada em objetos retilíneos, pois não possui a curva presente na pérola convencional.

Quer conhecer dicas encantadoras de artesanatos com pérolas? Confira os tópicos que selecionamos para inspirar você e escolha suas preferidas!

artesanato utilizando pérolas

Fique maravilhado com nossas dicas de artesanato com pérolas!

Imagens Religiosas

As imagens religiosas estão muito presentes na vida das pessoas católicas, que acreditam em santos, anjos e outras entidades. É tradicional que estes objetos sejam decorados com elementos delicados e refinados, e as pérolas estão entre os mais escolhidos.

Por serem brancas, geralmente, as imagens religiosas combinam bastante com os detalhes em pérolas também brancas. Elas ajudam a dar um brilho sofisticado à peça e trazer mais calma à decoração.

O objetivo, neste caso, é decorar algumas partes das imagens, como os mantos dos santos e santas, por exemplo – e não a peça por completo, entendeu? Assim, o resultado fica mais elegante e mesmo que esteja bem adornado, não fica muito chamativo e extravagante.

As peças trabalhadas normalmente são de gesso, material que pode ser decorado com qualquer tipo de adorno. Para colar as pérolas indicamos cola quente ou com uma cola especial para artesanato – uma que é muito utilizada é a Cola de Artesanato Nº3 da Tekbond, fica a dica 😉

Descubra algumas ideias de artesanato com pérola em imagens religiosas:

Representação do Espírito Santo decorado com pérolas brancas:

Nossa Senhora com o manto decorado com pérolas:

Nossa Senhora Aparecida com mix de pérolas brancas e douradas:

Você também pode fazer um quadrinho decorativo com pérolas para representar toda a sua fé!

Imagem de Santo Antônio com o menino Jesus, todo decorado com pérolas:

Veja essa opção decorativa de Nossa Senhora das Graças com pérolas azuis e brancas!

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com detalhes em pérolas e strass:

Peça representativa da Sagrada Família com o fundo decorado com pérolas brancas:

Você também pode decorar anjos diversos com pérolas:

santos decorados com pérolas

Caixas e bandejas

Hoje em dia, há uma tendência forte de decoração com caixas e bandejas. Além de ajudarem na organização de ambientes, elas podem decorar com maestria mesas, aparadores, armários, penteadeiras, entre outros móveis.

Quando se trata de ambientes clássicos, provençais e predominantemente femininos, as pérolas surgem como excelentes alternativas para decorar essas peças. Elas podem ser combinadas com outros elementos sofisticados, como strass e fitilhos dourados, além dos espelhos, também super em alta.

As bandejas podem ser utilizadas para armazenar objetos de banheiro, de maquiagem e beleza em geral, bebidas, bijuterias, entre outas opções.

Descubra alguns modelos de bandejas bem lindas decoradas com pérolas e inspire-se para fazer igual:

As caixas decorativas também podem funcionar como porta-objetos e até como caixas para presentes. Toda decorada com pérolas, uma caixa assim atrai olhares de qualquer pessoa e deixam a decoração de qualquer ambiente muito mais graciosa.

Você pode apostar neste tipo de caixa com pérolas, por exemplo, para presentear suas madrinhas de casamento, os convidados de um batizado ou de seu chá de cozinha. É uma forma barata e chique de artesanato para lembranças qualquer tipo de ocasião.

Outra ideia é aplicar as pérolas em caixas para guardar fotos e recordações, além daquelas ideais para os utensílios de higiene dos bebês. Em quartos provençais essa ideia fica muito mais incrível!

Veja só quanta caixa maravilhosa após um artesanato com pérola bem feito:

decoração de caixas com pérolas

Veja só quanta ideia bacana para você decorar caixinhas com pérolas!

Enfeites de porta / parede

Está sem ideia para criar um enfeite de porta para maternidade? Uma ótima dica é investir nas pérolas – elas podem ser usadas em artesanatos para meninos e meninas e dão muito charme à peça escolhida! Outra alternativa é decorar a porta do quarto do bebê, do banheiro, ou simplesmente as paredes de qualquer ambiente.

O bom é que as pérolas são super atemporais e caem bem em qualquer época do ano, em qualquer estilo de decoração, além de combinar com toda a variedade de tonalidades. É um material muito econômico, fácil de ser encontrado e com uma versatilidade incrível.

Ateste tudo isso que falamos nas imagens abaixo! É um enfeite mais lindo que o outro:

Enfeites de mesa

Mesa de jantar, mesa de centro, mesa de canto, mesa de varanda… qualquer uma pode receber enfeites lindos e que combinem com o restante da composição decorativa. Dos porta-retratos aos vasos de flores, há uma infinidade de possibilidades para criar um artesanato com pérola mais irreverente que o outro.

Quem gosta de uma decoração DIY vai adorar as ideias que trouxemos por aqui. Todas elas inspiram criações diferenciadas, que podem ornamentar quartos, salas, banheiros, cozinhas, áreas externas, enfim, todos os ambientes possíveis.

Outra sugestão é apostar nas pérolas para criar enfeites para centros de mesa de eventos, jantares e festas. Essa tendência é muito presente em festas de casamentos, bodas e batizados, pois as pérolas são delicadas e pacíficas.

Selecionamos algumas imagens que mostram enfeites de mesa criados com pérolas. Veja só:

Você pode caprichar na moldura de seus porta-retratos:

Cachepôs e cestas podem decorar sua casa ou eventos especiais:

Quer melhorar o visual do abajur de sua sala? Olha só que ideia linda!

Você pode decorar o nome de seu bebê para complementar o visual de seu quartinho:

Um artesanato com pérola muito fácil consiste da elaboração de vasinhos decorativos para flores artificiais ou naturais.

vasos decorativos com pérolas

Os vasos ficam muito lindos decorados com pérolas!

Essa é uma dica especial para os guardanapos das mesas de jantar.

Almofadas

As almofadas possuem a função de conferir conforto às salas e aos quartos e de decorar estes ambientes. Se você deseja itens que sejam diferentes, mais artesanais e sofisticados, pode investir no artesanato com pérola. Esta ideia requer um nível básico de conhecimento em costura, para que as pérolas fiquem bem afixadas no tecido, mas não é nada difícil de criar.

Você pode decorar suas almofadas em diversos pontos, deixando a peça mais charmosa. A ideia, neste caso, não é preencher toda a capa com as pérolas, pois o resultado não ficará muito agradável visualmente e nem muito aconchegante, já que as pecinhas poderão se desprender, fazer barulho ou deixar o encosto no sofá incômodo.

Quer conhecer dicas para criar capas de almofadas exclusivas? Veja só nossa seleção completa:

Que tal conhecer mais ideias de almofadas decorativas? Nós fizemos um post especial sobre isso, confira!

Como Fazer Artesanato com Pérola: Passo a Passo

Bom, você pode ver que há muita coisa incrível para ser criada utilizando pérolas, não é mesmo? Agora chegou o momento de conhecer o passo a passo de alguns destes artesanatos.

Primeiramente, selecionamos um anjo feito com pérolas e o conhecido “fio de anjo”, ideal para pendura em sua árvore de Natal ou para fazer de chaveiro.

Para esse artesanato você vai precisar de:

anjo feito de pérolas

Estes são os materiais para o anjo de pérolas

Passo a passo do anjo de pérolas:

  1. Corte um pedaço do “fio de anjo” de aproximadamente 60 cm – deixe-o curvado, como se fosse fazer um colar de miçangas.
  2. Comece colocando 7 pérolas de 6 milímetros. Depois, coloque uma miçanga dourada de cada lado.
  3. Pegue uma das pontas do fio, encaixe 6 pérolas de 6 mm e cruze a outra ponta do fio, perpassando no meio dessas mesmas pérolas.
  4. Puxe as duas pontas do fio para tomar a forma de uma sainha de anjo.
  5. Coloque uma miçanga dourada em cada lado novamente.
  6. Cruze 5 pérolas.
  7. Coloque mais duas miçangas douradas.
  8. Cruze 4 pérolas.
  9. E assim por diante, até chegar em duas pérolas dos menores tamanhos.
  10. Por fim, cruze a pérola de 12 mm e feche com 6 miçangas douradas.
anjo de pérolas

Está pronto o anjinho de pérolas para pendurar na árvore de Natal!

Quem ensinou esse passo a passo lindo foi o canal Na ponta do lápis. Confira o vídeo completo aqui para tirar todas as suas dúvidas!

Com Meia Pérola

Como falamos, a meia pérola também rende ótimos artesanatos. As caixas, as bandejas e as letras que geralmente são feitas em MDF são muito mais receptivas às meias pérolas, pois fica mais harmônico tanto na hora de criar como no resultado de todo o trabalho.

Trouxemos uma dica de passo a passo bem legal de letra decorativa com meia pérola branca. Dê uma olhadinha para se inspirar e repetir aí em sua casa!

Você vai precisar de:

  • Letra de MDF cru a sua escolha
  • Pincel
  • Lixa
  • Tinta branca PVA ou outra cor à escolha
  • Verniz acrílico brilhante ou fosco para o acabamento
  • Cola branca
  • Fita de cetim para fazer o laço
  • Cola quente para colar o laço
  • Meias pérolas brancas

Passo a Passo:

  1. Dê a primeira mão de tinta branco em toda a letra, pintando em uma única direção.
  2. Você pode acelerar o processo de secagem desta primeira mão com um secador.
  3. Lixe toda a peça, pois ela fica um pouco áspera, incluindo as beiradas.
  4. Pinte uma segunda vez a letra inteira.
  5. Passe o verniz em toda a peça, mas desta vez NÃO seque com o secador.
  6. Com o pincel ou os dedos, espalhe a cola na superfície para colar as meias pérolas.
  7. Coloque uma por uma até preencher toda a superfície da letra e espere secar.
  8. Se você for decorar com um laço, deixe um espaço livre, sem pérolas.

Veja só como ficou no vídeo abaixo!


Realmente o artesanato com pérola enche os olhos, não é mesmo? Com um material simples, delicado e econômico destes você consegue criar peças originais e muito lindas para decorar sua casa e presentear familiares e amigos. Deixe seu comentário dizendo o que achou de nossas ideias e mão na massa! Até mais 🙂

Você pode gostar...