CORIAN: o que é e como usar!

Escolher acabamentos não é a tarefa mais simples, ainda mais quando existem inúmeras opções, e a dica de hoje é para quem quer saber mais sobre Corian. O material que é bem conhecido nos EUA, tem ganhado aos poucos mais atenção no Brasil, e é uma opção para quem busca um design moderno.

 

 

O que é?

O Corian nada mais é que uma pedra fabricada a partir de 1/3 de resina acrílica e 2/3 elementos naturais. A pedra é bem indicada para acabamentos e bancadas e pode ser uma substituta para mármoregranito, marmoglass  ou silestone.

bancadas de corian

 

Características e Usos

  • Sólido: o resultado da mistura de resina e elementos naturais tem o resultado sólido, o que caracteriza a pedra como um acabamento liso.
  • Não poroso: por ser liso e fissuras, o acabamento não tem pequenos poros e evita o acúmulo de resíduos.
  • Homogêneos: ao contrário de outras pedras, o Corian é bem homogêneo e apesar de ser uma mistura não se nota pequenos fragmentos ao longo da pedra, mantendo a cor uniforme.
  • Desgaste: a pedra é caracterizada por ser resistente, no entanto, não é indicada para a instalação em pisos, já que o local de circulação pode desgastar o material com mais facilidade, por isso o indicado é uso em acabamentos e bancadas.
  • Sem emendas: a finalização também é um ponto marcante no Corian, já que a pedra tem ótimo acabamento e não fica com sinais de emendas.
  • Resistente: como já disse, o uso não é indicado para pisos, mas em detalhes e bancadas é uma excelente aposta, uma vez que não tem facilidade de riscar e ficar com marcas, mas é claro que também não é indicado cortes diretamente sobre a peça
  • Manchas: bem difícil de manchar, o único alerta neste caso é para não apoiar panelas quentes diretamente sobre a pedra, uma vez que isso pode ocasionar manchas irreversíveis na superfície.

 

Tipos e Cores de Corian

Ao redor do mundo, e principalmente nos EUA, há uma infinidade de cores da pedra. E aqui no Brasil ainda não há uma cartela tão grande de tons, mas vamos combinar que as cores também não são tão poucas, afinal há disponibilidade de 27 tonalidades.

cores claras

As primeiras cores variam entre nuances mais suaves que vão desde o clássico branco passando pelo rosinha, até chegar no bege. Esses tons são indicados para quem está em busca de um acabamento mais discreto e com resultado clean e leve.

cores coloridas

Nessa segunda opção de cores, já dá para notar tons mais audaciosos como amarelo, azul e alaranjado. Mas também há a variedade de cinza e marrom claro, que permitem incorporar ao projeto nuances menos ousadas e mais clássicas.

tons intensos

Aqui a cartela de cores oferecidas tem tonalidades super clássicas que mudam levemente entre preto, cinza e marrom, e que funcionam muito bem em diferentes propostas. No entanto, também há a opção de tons mais ousados como vermelho e roxo, cores que tendem a funcionar como ponto de destaque do ambiente.

 

Preço do m² do Corian

            Apesar de já ser bem conhecida nos Estados Unidos, e estar ganhando espaço no Brasil, o preço em terras tupiniquins ainda não é um grande atrativo, já que a variação gira em torno de R$ 1000 a 2000,00 m². É claro que esse é só um preço médio, e é preciso considerar sua região, loja, cor da pedra e outros fatores, mas assim você já pode se basear no custo do seu projeto.

 

Fotos de bancadas com Corian

banheiro cimento queimado

Na bancada, a orquídea deixa a decoração sofisticada

No projeto do banheiro, a pedra em tonalidade marrom serviu como bancada e integrou-se as cores usadas no ambiente, mantendo assim, harmonia entre a superfície e as paredes de cimento queimado que compõem o ambiente.

espelho com luz

Na parede, revestimento de madeira

Se a intenção é seguir um estilo menos ousado para o lavabo, aposte nas nuances suaves, como esta superfície em que a pedra de cor clara valoriza o pequeno espaço sem adicionar muita informação, mas mantém o projeto elegante.

cozinha vermelha

Agora se a ideia é ousar um pouco mais e estender a ideia para o projeto da cozinha com lavanderia, essa ideia é uma ótima inspiração. Aqui as bancadas foram feitas na cor vermelha e dão destaque e modernidade aos ambientes, valorizando o resultado de todo o espaço que é composto por outras cores mais claras.

cozinha kitnet

Armários coloridos valorizam o pequeno espaço

Neste caso, a ideia foi de criar uma cozinha pequena e que é uma ótima solução para kitnets ou até um espacinho no escritório. E o revestimento branco da bancada não se estendeu apenas na superfície da pia, mas também como revestimento da parede, dando um toque ainda mais bonito para o ambiente.

cozinha rosa

O piso cinza suaviza a decoração rosa

Agora vamos combinar que é impossível não amar essa cozinha rosa? Apesar de ser uma cor menos comum para o ambiente, aqui o resultado ficou fantástico e é uma ótima inspiração para quem quer fugir dos projetos clássicos na decoração e apostar em um ambiente único e cheio de charme.

armários brancos

A iluminação embaixo dos armários aéreos valoriza o espaço

Tudo bem se você não é adepto(a) das cores para a composição dos espaços. Uma opção é esta cozinha branca em que o Corian foi utilizado nas bancadas e na ilha central, mantendo total harmonia com os armários que fazem parte do espaço e valorizam uma decoração clean.

geladeira retrô

Mudando bastante o estilo da opção anterior, a pedra alaranjada foi a escolha para revestir a bancada da pia. A cor também foi determinante para o restante do projeto que contou com alguns armários da mesma cor e geladeira retrô alaranjada, de modo a valorizar a intensidade dos tons no ambiente.

armário preto de cozinha

A ilha central tem pendentes suspensos para a iluminação

Nesta cozinha moderna, a aposta foi pela pedra branca para bancadas e ilha central, e a cor foi uma ótima composição para criar o visual preto e branco (P&B) na decoração. E para trazer contemporaneidade ao projeto P&B, a aposta foi por adotar detalhes em amarelo para valorizar e destacar o ambiente.

cozinha moderna

Banquetas pretas compõem a bancada branca

Na cozinha moderna a cor branca do Corian foi predominante como revestimento das bancadas, mas a tonalidade neutra não ficou apenas nas superfícies; armários planejados também fizeram parte desta composição. E para trazer o design atual ao projeto, a aposta pela iluminação e pendentes modernos foram essenciais.

bancada decorada banheiro

Vasos com plantinhas decoram a bancada

            Nesta proposta, a ideia foi de usar a pedra de cor branca para a bancada do banheiro. Desse modo, o resultado foi de um ambiente clean e com destaque de cor apenas no armário abaixo da pia, deixando tudo em harmonia.

 

Mais fotos

decoração moderna cozinha

Banquetas de acrílico compõem o ambiente

bancada bege

banheiro sofisticado

A parede com revestimento cimentício valoriza o espaço

decoração com papel de parede

decoração com flores

O vaso metálico valoriza a pequena flor usada na decoração

bancada esculpida

bancada branca

Na cozinha, piso de madeira

cozinha de madeira

Quadrinhos decoram a parede de madeira

bancada cinza

piso xadrez

No chão, piso quadriculado

banheiro moderno

No chão, piso que imita madeira

cozinha minimalista

revestimento cozinha

Ladrilhos hidráulicos decoram a paredde

cozinha decorada

A bancada vermelha é destaque no projeto

cozinha com ilha

banheiro azul

Pastilhas azuis revestem o chão e a parede

banheiro casal

A bancada dupla é ideal para a suíte do casal

bancada colorida

parede preta

No lavabo, parede preta

bancada amarela

cores bancada cozinha

Agora que você já sabe tudo sobre Corian, fica mais uma opção de pedra para revestimentos e bancadas que pode valorizar o seu projeto e trazer um toque mais contemporâneo e moderno ao ambiente.

 

 

Você pode gostar...