Decoração de Quarto Pequeno: Dicas Incríveis e Ideias para Diferentes Estilos!

Não é raro ver plantas e projetos de imóveis novos com cômodos cada vez menores, e essa nova tendência pede uma boa articulação na hora de decorar, de modo a aproveitar da melhor maneira possível o espaço. E nessa falta de espaço surgem as dificuldades na decoração de quarto pequeno, e para essa tarefa a dica é tornar o cômodo aconchegante, com uma decor que traga referências do dono do quarto, mas sem pesar e sobrecarregar o pequeno cômodo.

 A decoração de quarto pequeno pode sim parecer um pouco difícil, mas com uma ajudinha e várias inspirações, o projeto fica bem mais fácil e o resultado é um belo quarto decorado.

 

Dicas para Decorar um Quarto Pequeno

  • Tamanho da Cama

Antes de iniciar a decoração de quarto pequeno, o primeiro passo é definir o tamanho da cama, afinal a peça é essencial no quarto e o seu tamanho influencia no restante da decoração.

Para não errar, a dica é manter as proporções e evitar camas muito grandes em espaços pequenos, pois assim a área do quarto fica muito comprometida e com um visual carregado.

quarto de casal decorado

O ideal é que a cama de casal fique com espaço dos dois lados para circulação

quarto feminino com cama de solteiro

A cama de solteiro é ideal para o quartinho pequeno

  • Escolha das Cores

Não é segredo para ninguém que as cores claras dão impressão de um ambiente maior, e esse é um ótimo truque para valorizar o efeito visual do quarto.

O branco funciona muito bem, mas se você não quer ficar no aspecto mais tradicional, pode apostar no bege e em tos mais clarinhos de cinza.

A escolha das cores não se restringe somente às paredes, mas também ao móveis, e peças que compõem o ambiente, por isso, deixe o destaque para detalhes decorativos, e nos itens maiores invista nas cores claras.

quarto solteiro neutro

O projeto é uma mistura de cores neutras – bege, cinza e branco

cores decoração

  • Prateleiras

As prateleiras para quartos são grandes aliadas na decoração de quarto pequeno, pois usam do espaço vertical para trazer detalhes decorativos e sem ocupar espaço para a circulação no ambiente.

No âmbito de usar prateleiras como parte da decoração, não tenha medo de escolher entre os variados modelos e criar espaços decorados com prateleiras, que podem estar em mais que que uma parede do quarto.

quarto com prateleiras cabeceira

As prateleiras ganharam iluminação direcionada

decoração com prateleiras

  • Espelhos

Mais um velho truque da decoração de ambientes pequenos, os espelhos além de seu aspecto funcional, ainda adicionam uma ilusão de ótica, dando impressão de um ambiente maior.

Na proposta de incluir espelhos como parte da decoração, o ideal é escolher um ponto em que os espelho estará presente, como no guarda-roupas ou na cabeceira da cama; e evitar que vários pontos e paredes tenham a superfície refletiva, o que pode deixar o visual cansativo.

espelho bronze decoração

O espelho bronze é mais aconchegante

decoração com espelho

  • Móveis Planejados

Os móveis sob medida são uma perfeita escolha para aproveitar melhor do espaço e valorizar a decoração de quarto pequeno.

Com os móveis planejados, é possível escolher cores, dimensões adequadas, e encomendar cada peça de acordo com a necessidade do dono do quarto.

quarto com cama futon

A cama futon foi a escolha do projeto

quarto planejado

  • Móveis baixos

Para criar um ambiente visualmente maior, a dica é optar por móveis mais baixos, o que dá impressão de um pé direito mais alto.

Os móveis mais baixos devem seguir uma mesma proporção de altura, de modo que cama, criado-mudo e outras peças fiquem todos em uma mesma linha, e sem a distorção de cada peça em um altura diferente.

cama flutuante

A cama flutuante é uma proposta moderna

cama baixa

 

Fotos e Ideias de Decoração de Quarto Pequeno de Casal

 Simples

decoração quarto simples

Para quem busca ideias de uma decoração simples para quarto de casal, a ideia aqui é um projeto perfeito e que traz detalhes que fazem toda a diferença.

No quarto, a cama sem cabeceira ganhou um painel de MDF branco que se estende pela parede e uma prateleira um pouco acima, que foi decorada com quadros.

Para aproveitar melhor do espaço, a decoração de quarto pequeno ainda ganhou uma mesinha branca ao lado da cama, que funciona como home office e criado-mudo. E do outro lado, o pequeno corredor foi mantido sem criado-mudo, e com o uso de uma luminária de coluna, que substitui o abajur.

A cartela de cores claras foi mantida como proposta para o ambiente pequeno e detalhes, como a cadeira de madeira e o cesto de palha, acrescentem textura ao projeto.

quarto de casal tem armário espelhado

O criado-mudo foi usado apenas em um lado da cama

quarto barato decorado

O móvel ao pé da cama é perfeito para adicionar pontos de decoração

cabeceira simples

A cabeceira foi substituída pelo papel de parede

quarto simples planejado

O painel de MDF na parede substitui o uso da cabeceira

Com Papel de Parede

papel de parede de listras

Se a ideia é investir no papel de parede para a decoração de quarto pequeno de casal, a ideia aqui traz um papel de parede com cores claras e listras horizontais.

A escolha das cores mantém harmonia com o projeto e não pesa no ambiente pequeno, mas o item ainda traz um truque perfeito – as listras.

A estampa listrada do papel de parede é capaz de ampliar o quarto visualmente, e dar impressão de um ambiente maior.

papel de parede quarto casal

O papel de parede cinza é delicado e discreto

quarto bege casal

O pendente amarelo adiciona cor à decoração predominantemente bege

decoração bege

A cabeceira estofada se estende pela parede

Moderno Luxo

quarto de casal de luxo

O quarto de luxo não precisa se restringir apenas a espaços grandes, mas também pode ser uma proposta decorativa de quartos pequenos, como mostra este projeto.

No ambiente pequeno, a cor bege aparece em destaque, mantendo a luminosidade do ambiente, mas os detalhes de luxo aparecem nos acabamento em bronze e dourado, e no lustre.

Para ampliar o quarto, a aposta foi pela parede de espelho, que ajuda a dar ideia de profundidade e aumenta a luminosidade do ambiente.

lustres para quarto de casal

Os lustres ao lado da cama adicionam um toque sofisticado à decor

quarto dourado

Detalhes dourados compõem a decoração

decoração moderna quarto casal

O mix da parede de cimento queimado e dos móveis espelhados é moderno

Fotos e Ideias de Decoração de Quarto Pequeno Feminino

Infantil

decoração quarto infantil

O quarto de menina também pode ganhar uma decoração especial para valorizar o espaço pequeno.

Como é um quarto de criança, as cores neutras podem ser substituídas pelo colorido, mas em tons mais suaves, como mostra a proposta.

Outros detalhes interessantes usados na decoração de quarto pequeno é a cama mais baixa, aumentando o pé direito; e as prateleiras decorando a parede e aproveitando do espaço vertical.

decoração ursos quarto menina

Ursos decoram o quartinho

quarto com nicho embutido

Nichos embutidos foram decorados com brinquedos

quarto menina decorado

A iluminação indireta deixa o quarto aconchegante

Juvenil Rosa

quarto branco e rosa

O quarto para adolescentes deve ser pensando de acordo com a idade, e este projeto mostra uma proposta com o duo de rosa e branco na decoração.

Para o projeto de um quarto pequeno, a ideia foi de usar prateleiras decorando a parede e aproveitando do espaço vertical.

As paredes em rosa claro adicionam cor, mas sem deixar a proposta mais carregada, e com a iluminação em diversos pontos, o quarto fica com aparência de maior.

quarto juvenil menina

A iluminação atrás do painel e das prateleiras dá um toque moderno ao projeto

quarto com 2 camas

A mesinha entre as camas é compacta

Branco / Clean

quarto clean

Para quem busca ideias de uma decoração clean e predominantemente branca, este projeto é perfeito para o quarto feminino.

Na proposta, os móveis brancos e a mesa de estudo de vidro transmitem a sensação mais minimalista do projeto.

Para não ficar uma proposta muito monótona, o projeto ganhou um papel de parede em uma das superfícies, e que traz uma estampa floral e com tons bem suaves.

quarto clean feminino

A parede cinza adiciona cor ao quarto e mantém a proposta clean

decoração provençal quarto feminino

O papel de parede de listas verticais alonga o pé direito do quarto

Vintage / Retrô

decoração retrô

A decoração estilo antiguinha também é uma proposta inspiradora para o quarto feminino, e este projeto consegue reunir o estilo retrô e vintage num só ambiente.

Marcando a proposta retrô, a cama é um releitura das peças dos anos 60, enquanto o criado-mudo azul é uma peça vintage e antiga, que vai além do design antigo, mas traz também um ponto de destaque e cor para o projeto.

 

papel de parede retrô

O papel de parede deixa o quarto colorido

quarto com cama de ferro

A decoração traz um mix de azul e rosa

Hippie

decoração hippie chic

A decoração de quarto pequeno ao estilo hippie pode seguir diferentes propostas, e nesta inspiração a ideia é de uma decor estilo hippie chic.

A decoração traz um revestimento colorido na parede e que dá o toque para a restante da decoração, que também segue a ideia das cores em cada detalhe.

Para equilibrar a proposta, a ideia foi de usar móveis brancos, suavizando um pouco das cores usadas no ambiente pequeno.

quarto feminino hippie

O espelho em formato de paz e amor completa a ideia da decoração hippie

quarto simples hippie

cama de pallets quarto feminino

A cama baixa foi feita sobre pallets

Fotos e Ideias de Decoração de Quarto Pequeno Masculino

Infantil

quarto infantil de menino

No quarto dos meninos, a decoração pode ser composta de cores, como os móveis planejados que são um mix de branco, azul e amarelo.

As cores são bastante funcionais e super adaptáveis ao crescimento da criança.

Para trazer a ideia de um quarto infantil, a ideia é investir nos detalhes, como os bonecos que decoram os nichos na parede, e a roupa de cama de super herói.

 

quarto planejado infantil

Os móveis foram planejados na cor cinza

quarto temático infantil

A decoração do quarto segue a temática de futebol

quarto infantil com nichos

A parede foi decorada com adesivos de parede

quarto infantil azul

O quarto infantil é um mix de azul e branco

Juvenil Azul

quarto azul marinho

Na decoração de quarto pequeno para adolescentes, é hora de deixar o excesso de cores de lado, e apostar numa cor destaque, como o azul marinho que aparece neste projeto e se destaca em meio aos tons neutros como branco e tom de madeira.

A decoração pode ser mais minimalista, com menos objetos decorativos e detalhes que fazem a diferença, como a faixa de espelho na parede e pontos específicos de iluminação.

decoração quarto azul

O quarto pequeno conta com mesa de estudos

Moderno / Criativo

decoração moderna

Com a proposta de uma decoração mais descolada para o quarto de menino, a ideia aqui reúne tendências que valorizam o projeto, e trazem o estilo mais jovem na decoração do quarto.

O cinza aparece em predominância e é perfeito para criar um ponto de equilíbrio entre os detalhes coloridos, que aparecem na decoração vertical, com quadros e prateleiras que trazem a proposta mais jovem da decoração de quarto pequeno.

quarto masculino com parede de cimento queimado

A parede de cimento queimado é uma tendência nos projetos arquitetônicos

decoração criativa

A iluminação amarela nos nichos valoriza o quarto

quarto moderno solteiro

Detalhes alaranjados acrescentam cor ao projeto

Rústico

parede tijolo à vista aparente quarto

A decoração rústica é uma das inspirações para decorar o quarto masculino, mas para quem escolhe esse estilo para quartos pequenos, a dica é ter um ambiente bem iluminado para os tons mais fechados não deixarem o ambiente com aspecto sobrecarregado.

Como ideia de dar um toque rústico à decoração, a ideia aqui foi pela parede de tijolo à vista aparente, que traz um revestimento destaque para o projeto.

parede de madeira

O revestimento de madeira na parede dá um aspecto rústico

quarto rústico

A cama tem cabeceira de pallet

Preto / Preto e Branco

quarto solteiro preto

A decoração com preto é perfeita para o quarto masculino, mas no caso da decoração de quarto pequeno a dica é ter um ambiente bem iluminado e com pontos de equilíbrio, como a parede branca deste quarto, que ajudam a trazer luminosidade ao projeto.

Apesar de ser um quarto pequeno e decorado com cores mais escuras, o ambiente não fica sobrecarregado, pois foi bem planejado nos detalhes, como listras na paredes, mesa de vidro, e armários aéreos.

quarto moderno preto

Quadros em preto e branco decoram a cabeceira da cama

decoração em preto quarto

Nichos decoram a parede

quarto branco e preto masculino

Adesivos em triângulo decoram a parede

 

Agora que você já tem dicas e ideias para transformar o ambiente, é hora de colocar tudo em prática e transformar o pequeno cômodo.

Você pode gostar...