Janela para Sala – 60 Inspirações Lindas & Como Usar na Decoração!

A decoração de um ambiente não depende apenas dos objetos decorativos que o compõem, mas também da parte estrutural do espaço, como as aberturas de portas e janelas. E nesse contexto, entra a janela para sala, que pode ser uma grande aliada na decoração, permitindo a entrada de luz natural e sendo um ponto a ser considerado para planejar todo o ambiente.

A janela para sala tem bem mais funcionalidade que a simples entrada de luz natural, e entre tantas funções, essa abertura pode fazer parte também da decor, de modo a integrar a janela ao restante do espaço, criando uma decoração harmoniosa para o ambiente.

E se você fica na dúvida de como aproveitar os pontos positivos da janela para a decoração da sala, no post de hoje reunimos modelos de janelas para sala e dicas de como integrar esse tipo de abertura à decoração do ambiente de modo harmonioso.

modelos e tipos

Fotos e Modelos de Janela para Sala

De Madeira 

Para quem está na fase de construção e está em busca de modelos e tipos de janelas para compor o ambiente da sala, uma boa aposta são os modelos de esquadrias e janelas de madeira.

A janela de madeira traz um ar mais aconchegante para o ambiente e é perfeita para criar sintonia com o ambiente externo, podendo criar um ponto de equilíbrio entre a decoração interna e a paisagem do jardim, como uma casa no campo.

Para quem está considerando usar a janela para sala em madeira, há uma série de modelos e estilos para esse tipo de abertura, podendo ser uma peça todo em madeira, ou com um toque mais atual misturando madeira e vidro.

Além do estilo da janela, a escolha por um modelo de madeira pede atenção também para o modelo da porta da sala, que deve ser em um material e estilo que fique em harmonia com o modelo de janela escolhido.

janela pequena

A janela pequena mistura madeira e vidro

sala de estar

O ambiente traz vários detalhes em madeira

sala de estar com janela de madeira

A janela em madeira combina com o forro de mesmo material

sala rústica

A madeira da esquadria combina com o estilo rústico da sala

modelos de janela de madeira

De Vidro   

O vidro permite a entrada de luz natural e é um ótimo artifício para iluminar melhor a sala e até mesmo para dar sensação de um ambiente mais amplo, já que o vidro consegue integrar espaços, e não cria barreiras para o campo visual.

Para quem está pensando em adotar como janela para sala os modelos em vidro/ Blindex, essa é uma aposta certeira para diversos estilos, e sempre traz um toque mais moderno para o projeto, integrando espaço interno e externo.

E para planejar a janela de vidro na sala, o ideal é considerar um ponto para a TV, de modo que o reflexo da luz não impossibilite ou dificulte a visão da televisão.

Caso a janela já esteja instalada, a dica é apostar em recursos complementares, como o uso de cortinas para sala, que permitem controlar a entrada de luz natural e ainda acrescentam um toque decorativo ao ambiente.

sala moderna

As amplas janelas de vidro integram a sala com o ambiente externo

sala com piso de cimento queimado

sala com janela na parede toda

A janela de vidro deixa a paisagem externa aparente

sala de estar sofisticada

As grandes janelas deixam a sala bem iluminada

sala com pé direito duplo

As janelas de vidro têm esquadria em alumínio

De Alumínio 

As conhecidas janelas de alumínio ou janela Sasazaki, como também são conhecidas, podem ser opções para a sala, apesar de serem menos usadas em projetos atuais e de salas de estar.

Os modelos completamente em alumínio e com fechamento total são ótimos para as salas com TV ou home theater, já que permitem o bloqueio quase total de luz, deixando o ambiente perfeito para assistir a TV.

No entanto, se a ideia é escolher um modelo de janela de alumínio para sala que fique mais atual, uma boa dica é apostar nas versões que misturam esquadria de alumínio com vidro, criando um mix de material interessante e mais moderno.

Outra possibilidade da janela para sala em alumínio é a versão com estilo industrial, que traz um pouco dos estilos de galpões e fábricas antigas, e dá um belo toque decorativo ao projeto, indo bem além de uma simples abertura.

sala pequena TV

O modelo em alumínio pintado de branco combina com a sala clean

sala com home office

sala com decoração industrial

A janela combina com o estilo industrial do ambiente

sala com cortina simples

A cortina veneziana permite controlar a luz que entra pelas janelas de alumínio com vidro

sala com tapete listrado

As janelas têm esquadrias em alumínio pintado de branco

Com Grade

Hoje em dia não dá para se atentar apenas ao estilo da janela para sala, mas também é preciso considerar se a abertura é segura, e muitas vezes a solução para garantir a segurança é acrescentando grades nas janelas.

Para quem está considerando acrescentar grade na abertura, a parte boa é que a grade pode contribuir e valorizar o visual da janela, e isso depende do modelo de grade escolhido para cada janela.

Na hora de escolher um estilo de grade, considere em primeiro plano a segurança, mas também o estilo da grade e priorize por um modelo que não deixe o visual da janela pesado e que não crie um grande obstáculo visual diante da janela.

Sendo assim, veja qual o material da sua janela e procure por uma grade que fique harmoniosa com o material e estilo da janela, garantindo assim a segurança do lar, mas sem perder a oportunidade de usar a grade como um complemento decorativo para a janela.

modelo de cortina para sala

A grade branca forma um desenho através da janela

janela  com grade sala

A grade verde combina com o ambiente externo da casa

sala com estante embutida

A grade preta combina com a cor da janela

decoração sala apartamento

grade para janela

A grade com linhas horizontais é clean

Colorida 

E para quem quer tornar a janela como parte integrante da decoração, fica a ideia de escolher um modelo de janela colorida, adicionando ao projeto interno e externo um toque de cor.

Entre as opções coloridas de janela para sala, vale a ideia de escolher modelos mais tradicionais em madeira, onde toda a madeira recebe uma camada de tinta colorida e torna-se destaque na decoração, lembrando os antigos casarões coloniais.

Para um visual mais moderninho de janela colorida para sala, a ideia é escolher modelos onde apenas a esquadria metálica é colorida, criando assim um detalhe decorativo interessante para o projeto e dando um toque de cor mais discreto para a abertura.

Ah, e se você escolher pela janela para sala com pintura colorida, fica a dica de usar uma decoração que integre a cor da janela ao restante do projeto, criando assim um ponto de equilíbrio para a decor.

sala amarela

A cor amarela é destaque na decoração

decoração sala

As portas e janelas foram pintadas de verde

sala com janela colorida

A janela verde combina com as plantinhas usadas no projeto decorativo

decoração alternativa sala

A esquadria pintada de vermelho dá um estilo lindo para a sala

janela colorida decoração

Usando Janelas na Decoração da Sala de Estar

Como Cantinho da Leitura / Descanso 

janela com banco

E para quem acha que a janela para sala é um simples recurso estrutural para a troca de ar e entrada de luz, engana-se!

A janela pode desempenhar um papel super importante na decoração, e uma ideia disso é esse projeto, onde a janela de vidro ganhou um banco rente a abertura, criando assim um cantinho aconchegante na sala.

O banco rente a janela de vidro é uma aposta perfeita de como usar a janela a favor do projeto e ainda integrar ambiente interno com externo, já que o vidro permite isso.

cantinho leitura sala

Neste projeto a ideia foi de criar um recuo no espaço em que a janela foi posicionada, lembrando até mesmo uma janela bay window.

Esse espaço recuado foi transformado em uma pequena área de leitura na sala, ganhando prateleiras embutidas e um banco aconchegante rente a janela, deixando o espaço lindo!

decoração industrial

O banco de madeira tem prateleiras na base

sala com janelas grandes

O banco se estende por toda a janela

decoração com janela de madeira

A grande janela dá abertura para o espaço

sala moderna apartamento

O banco na janela é uma adaptação do ambiente que se estendeu até a sacada

ideias de como usar janelas na decoração

Com Plantas 

decoração com plantas

Além de desempenhar sua função de garantir entrada de ar e luminosidade, a janela para sala de estar também pode funcionar como uma estufa para a criação de plantinhas.

Aproveite a entrada de luz natural pela janela e crie nesse espaço um cantinho com plantas penduradas e apoiadas sobre o parapeito da janela. Esse cantinho de plantas além de valorizar a sala, ainda dá um clima mais agradável ao projeto.

Ah, e na escolha das plantas para sala, considere opções de plantas resistentes a luminosidade e a ambientes internos.

sala com tapete colorido

Outra inspiração para aderir a ideia de usar a janela como parte da decoração da sala, é este projeto onde a prateleira foi instalada logo abaixo da janela ao longo de toda a parede e serve de suporte para os vasinhos com plantas e outros objetos decorativos.

decoração descolada

As plantinhas ficam do lado externo e interno da janela

ideias para decoração

O banco de madeira foi usado como apoio para os vasinhos de plantas

sala com cortina branca

As cortinas controlam a entrada de luz no ambiente

sala com plantas

Outras Ideias

sala com janelas coloridas

Para quem quer uma ideia criativa de como usar a janela da sala como parte da decoração, esse projeto é incrível!

Na proposta, a ideia da janela colorida é uma das escolhas para adicionar um toque de cor ao projeto da sala de estar, mas o colorido vai além de uma cor sólida, e quando as janelas são fechadas há uma pintura na parte de trás, fazendo com que a janela se assemelhe a quadros decorativos na parede.

cortina adesiva janela

Para quem tem janela de vidro na sala e quer uma maneira interessante de torná-la parte decorativa do projeto, esta proposta traz a ideia da cortina adesiva sobre a janela.

A cortina adesiva funciona com faixas adesivas que são coladas sobre o vidro, decorando o material e dando mais privacidade para o ambiente interno.

janela com luzinhas

Luzinhas decoram o entorno da janela

sala com vidro colorido

Vidros coloridos nas janelas deixam a sala moderna

sala colorida

O colorido nos vidros é suave

janela com cortina

A cortina cria uma textura sobre a janela

 

Se você ainda está na fase de construção, pode aproveitar as dicas de modelos para escolher a melhor versão para seu ambiente, mas se o lar já está pronto, aproveite as dicas de como integrar essa abertura ao restante da decoração.

Você pode gostar...