Tudo sobre【ARECA-BAMBU】➞ Como cuidar e fotos lindas!

Espécie altamente popular no Brasil, a palmeira areca-bambu se destaca em muitos projetos de paisagismo, seja em jardins espaçosos ou pequenos locais.

De fato, é uma variação bonita e de médio porte que se adapta a diversas regiões, além de ser bem fácil de cultivar. Por isso, conquista cada vez mais pessoas, seja para ornamentar áreas internas ou externas.

Entender as características da areca-bambu e as técnicas de cultivo é essencial antes de adquirir essa planta. Sendo assim, vale conferir nosso guia completo e informativo com ótimas dicas + fotos lindas. Leia tudo e surpreenda-se.

areca bambu

Areca-bambu – um guia completo sobre essa palmeira popular!

As palmeiras são ótimas opções para transformar o paisagismo de qualquer local, seja de chácaras ou pequenas áreas externas com piscina, por exemplo.

Enquanto algumas variedades atingem um tamanho surreal, como a palmeira real, outras possuem porte pequeno ou médio, ideais para pequenos quintais e até para o cultivo em vasos.

A palmeira areca-bambu é um bom exemplo. Além de ser fácil de plantar e manter, ainda possui um belo aspecto e combina com outros tipos de plantas, valorizando todo o seu jardim. Do mesmo modo, melhora o ambiente interno, trazendo mais vida e cor a salas, escritórios e quartos.

palmeira areca bambu

Características da palmeira areca-bambu

Quais são as características da palmeira areca-bambu?

Seu nome científico é Dypsis lutescens, uma planta da família Arecaceae, conhecida simplesmente como areca por muitas pessoas. É abrangente em várias regiões do mundo, sobretudo em países tropicais como o Brasil.

A origem da palmeira areca é africana e seu tamanho varia bastante, considerada uma palmeira de pequeno e médio porte atingindo de 3 a 9 metros de altura. Tem ciclo de vida perene e se adapta muito bem à meia sombra. Já o termo “bambu” se refere ao seu caule, que quando grande e vistoso lembra um bambu amarelado.

Uma das principais vantagens da palmeira areca-bambu é o rápido crescimento, com ágil formação de touceiras em coloração verde clara. O tronco é amarelado e bem resistente, já as folhas apresentam um verde vivo no ápice de seu desenvolvimento. Já os frutos são amarelos e arroxeados quando amadurecem.

palmeira areca bambu no chão

O ciclo de crescimento da areca depende da técnica utilizada. Sendo assim, pode ter porte de arbusto (com muitas touceiras) ou de árvore, quando é podada para remover os galhos da base e deixar o tronco visível. Entretanto, é um trabalho que deve ser realizado frequentemente, pois novos brutos surgem rapidamente.

Extremamente comum no paisagismo, a areca-bambu pode ser plantada solo, em fileiras e até em vasos. Muitas formam cercas vivas e mini jardins, além de se destacar em canteiros próximos a piscinas. Além disso, é comum vê-la no paisagismo de parques, praças e áreas públicas em geral.

Na decoração de interiores, pode ser cultivada em grandes vasos e cachepots, dispostos em cantos de salas de estar, em varandas, em quartos e até em escritórios.

Como cuidar e cultivar? #dicas

O plantio da palmeira areca-bambu é bem simples. Além de adquirir pequenas mudas e transportá-las para vasos e canteiros, também é possível realizar a germinação das sementes.

Como o crescimento é rápido, a taxa de propagação de novas palmeiras também é alto. Em muitos casos, as sementes que caem da planta germinam espontaneamente no solo, cerca de dois a seis meses.

Além disso, você pode recolher as sementes e germinar junto a um substrato úmido feito com terra e casca de arroz carbonizada. Mantenha em um recipiente junto à semente com a ponta para cima. Por volta de dois meses a germinação acontece e dá vida a uma muda.

Do mesmo modo, os brotos das touceiras também podem ser retirados do caule e transportados para vasos e outros locais. Basta preparar a terra, que deve ser fértil, com boa drenagem, matéria orgânica e índice de umidade satisfatório.

palmeira areca bambu em vasos

A adubação pode ser realizada conforme orientação de especialistas ou quando a palmeira atingir um pequeno porte, seja em vasos ou diretamente no chão. Use insumos indicados e sempre após as regas para não prejudicar as raízes.

Embora goste e tenha resistência ao sol direto, é ideal cultivar a areca-bambu à meia sombra. O contato frequente com sol acaba amarelando e queimado suas folhas, prejudicando seu aspecto. Já as regas podem ser regulares.

Vale destacar também que a areca aprecia umidade do ar elevada. Sendo assim, não deve ficar em ambientes internos com ar-condicionado – uma dica primordial para quem pretende ter essa palmeira na sala ou em escritórios.

palmeira areca bambu modelos

Fotos de paisagismo com areca-bambu

A areca-bambu valoriza o paisagismo de diversos projetos. Veja muitas fotos impressionantes.

Em canteiros / no chão

A palmeira areca se adapta muito bem a canteiros em jardins, sobretudo no porte arbóreo. Para isso, porém, as podas devem ser frequentes para eliminar galhos e brotos da base.

As plantas podem ser cultivadas juntas ou solo, inclusive com outros tipos de palmeiras. Um canteiro ornamentado com grama e pedras deixa o cenário ainda mais bonito e harmônico, assim como algumas espécies de plantas rasteiras.

Outros locais ideais para deixar a palmeira areca são canteiros próximos a muro de piscinas e calçadas na entrada da residência. Assim, a área externa fica mais bonita, vibrante e com bom contraste entre tons de verde.

Areca Bambu grande

Areca Bambu ideias

Areca Bambu modelos

Areca Bambu no jardim

decor com Areca Bambu

decoração com Areca Bambu

mudas de Areca Bambu

Palmeira Areca Bambu

Quando atinge o pico de crescimento, a palmeira se destaca entre as outras árvores e plantas.

Areca Bambu na entrada da casa

Em vasos

Muitas pessoas também cultivam a palmeira areca-bambu em vasos. Se você busca uma boa opção para renovar a decoração da sua casa, essa planta é indicada – assim, a área externa fica mais verde e fresca.

Os vasos com areca-bambu devem ser grandes, principalmente de barro ou cerâmica. A planta gosta de solos com bastante matéria orgânica. As regas podem ser regulares para manter a terra úmida, mas não encharcada.

Além disso, podar as touceiras que se formam ajudam no crescimento da planta, que atinge um porte médio e se destaca em qualquer canto da casa – além de escritórios, lojas e estabelecimentos.

Especialistas também indicam seu desenvolvimento em pequenos jardins de canto, sobretudo em salas com grande espaço, assim como embaixo de escadas. São propostas simples e que valorizam o ambiente.

Areca Bambu como cuidar

Areca Bambu em escritorio

Areca Bambu em vaso

Areca Bambu na decor da sala

Areca Bambu na decoração da sala

Areca Bambu na sala

Areca Bambu na varanda

Areca Bambu no quintal

Areca grande no vaso

Areca palm no escritorio

como decorar com Areca Bambu

como plantar ARECA

muda grande de palmeira areca

sala de estar com ARECA

vasinho com Areca Bambu

vasos com Areca Bambu

Vaso grande com palmeira

vaso grande com Areca Bambu

vaso com Areca Bambu

vasinho com palmeira areca


Você encontra mudas e sementes de areca-bambu em lojas de produtos de jardinagem e paisagismo, além de viveiros. A partir da formação da planta, terá muitos brotos e sementes para cultivar a quantidade que quiser.

De fato, essa palmeira é muito popular e perfeita para ornamentar a decoração da sua casa. Que tal investir nessa espécie? Esperamos que tenha gostado das dicas e fotos. Deixe um comentário e compartilhe. Até mais!

Você pode gostar...