Rede para Bebê / Berço – As 60 Inspirações Mais Adoráveis de Todas!

Uma tendência que vem crescendo nas maternidades e entre a comunidade de mamães do mundo todo é a rede para bebê. Essa peça é produzida para ser colocada dentro dos berços convencionais, amarradas entre as grades. Porém, ela pode ser utilizada em mobiliários diferentes e de outras formas também.

Mas por que as mães têm escolhido embalar seus filhos em redes, mesmo com todo o conforto do berço à disposição? Bom, a resposta não é recente, ela já ultrapassa centenas de anos, e sugere inúmeras vantagens para a saúde e o desenvolvimento dos bebês.

Confira nosso post completo sobre rede de bebê para conhecer todos os seus benefícios e os modelos mais lindos para você escolher!

modelos de rede para bebê

Conheça inúmeros modelos de rede para bebê!


Quais os Principais Benefícios?

O antropólogo Ashley Montagu é o especialista que lançou seu olhar para as redes e extraiu benefícios possíveis para os bebês, desde recém nascidos até maiorzinhos, com 1 e até 2 anos. Segundo ele, o embalo na rede representa todo amor e carinho que a criança recebia ainda quando estava no útero da mãe.

O maior ganho para o bebê é no aspecto psicológico e cognitivo. No balanço da rede, sendo acolhido pelo tecido de forma mais aconchegante, com movimentos livres e até mesmo com o barulho intimista, o bebezinho começa a ter lembranças da barriga da mãe e a se acalmar profundamente.

Segundo Montagu, o bebê que tem a chance de conviver em uma rede em seus primeiros meses de vida vai crescer com muito mais saúde emocional, amoroso e tranquilo. Ou seja, é um benefício para a vida toda!

Essa tendência surgiu com dois objetivos principais:

  1. Atender o bebê na sua solicitação de acalento e aconchego
  2. Reduzir o estresse gerado em berçários e maternidades

Desta forma, podemos dizer que a rede para bebê, sendo colocada no berço ou não, pode ser indicada até mesmo para bebezinhos recém-nascidos nas próprias maternidades. Muitos hospitais têm adotado essa técnica para desenvolver e aconchegar bebês prematuros e que precisam ficar internados na UTI, por exemplo.

Do mesmo modo, essa peça é incrível também para bebês que já estão em casa, usufruindo do contato com sua mãe e familiares. É uma ótima dica, por exemplo, para deixá-los mais calmos na época quando a mamãe voltar a trabalhar ou precisar viajar.

rede para bebê traz benefícios

A rede para bebê traz benefícios incríveis para a vida toda

Uma boa alternativa também é colocar a criança para dormir ou descansar confortavelmente em uma “rede” sob uma mesa. Essa é uma ideia interessante para quem trabalha em casa, quem precisa levar o bebê para o trabalho, vai jantar na casa de amigos ou até simplesmente quer manter o pequeno por perto enquanto faz tarefas domésticas ou outras atividades.

A indicação é utilizar um enorme tecido, ou lençol, e amarrá-lo ao redor de uma mesa, dando um nó com bastante força. Alguns modelos de sling, como o wrap sling, são excelentes para se transformarem em uma rede.

Fotos e Modelos de Rede para Bebê

Para que você conheça como as redes são utilizadas nos berços e em outros locais, selecionamos diferentes fotos. Há modelos em crochê e em tecido para você se inspirar e tentar fazer igual para acalantar o seu bebê.

Muitas mães têm investido nessa peça, valorizando os benefícios que ela pode proporcionar para o bebê. Como você pode ver no tópico anterior, o balanço da rede pode ser “milagroso” para acalmar os pequenos, o que pode ser uma ótima dica para ajudar naqueles momentos em que ele não consegue dormir ou está desconfortável por algum motivo.

Veja neste vídeo o passo a passo de como fazer uma rede para bebê / berço.

rede para bebe cama montessori

Você pode colocar a rede para bebê até na cama montessoriana

Veja uma sugestão de rede para bebê artesanal que pode ser encomendada do jeitinho que você quer! 

Crochê

O crochê é um dos tipos de artesanato mais famosos do mundo todo e também fáceis de aprender. Se você ainda não tem essa habilidade, certamente encontrará alguém que produza peças incríveis utilizando linha e agulha aí em sua cidade.

A rede para bebê em crochê é muito charmosa, e além de oferecer toda a funcionalidade que exemplificamos no tópico sobre benefícios, também deixa o quartinho do pequeno ainda mais bonito.

rede para bebê de crochê

Aposte na rede para bebê de crochê

Esse modelo pode ser feito tanto para meninos quanto para meninas, bem como as cores, que podem ser variadas. O bom é que você consegue encontrar linhas para crochê de uma alta gama de tonalidades, facilitando a criação da peça do jeito que desejar.

Há diferentes pontos que podem ser utilizados na criação da mini rede de crochê – mais abaixo, no tópico do passo a passo, indicamos um que é muito usado pelas artesãs de plantão. O recomendado é que você não faça pontos muitos espaçados, para que o bebê não corra o risco de prender seus bracinhos ou pés, por exemplo.

Conheça nossas sugestões de redes para bebês de crochê:

Modelo de crochê branco com laços.

rede para bebê de crochê

Rede com botões para fechar e proteger o bebê:

Rede em crochê vertical para aconchegar os bebês tal qual o útero da mãe: 

Finalize com detalhes na barra para dar mais charme:

As redes devem ter uma largura ideal para acomodar o bebê por inteiro e evitar quedas:

Modelo rosa com flores também em crochê:

Convoque tias e avós para criar modelos lindos em crochê para seu bebê!

Os bebês ficam mais tranquilos em redes. Aposte nelas para pendurar em berços:

Os modelos de redes verticais são excelentes para promover mais conforto. Eles se sentirão muito mais acolhidos desta maneira. No entanto, esse estilo é mais indicado para bebês pequenos.

O crochê permite que você crie modelos originais e de diferentes cores:

As redes tradicionais podem ser adaptadas para um tamanho menor:

Para deixar o modelo ainda mais diferente, você pode apostar em detalhes de pedrarias, miçangas, etc.

As redes para bebê são muito usadas em sessões de fotos, tanto para newborn quanto para bebês já grandinhos.

Você pode utilizar duas cores ou mais para criar um modelo em crochê ainda mais exclusivo:

Veja outros modelos lindinhos de rede para bebê feita em crochê:


Tecido

Os modelos em tecido são mais fáceis de fazer e também de encontrar por aí no tamanho necessário para colocar no berço. Com um bom tecido, você consegue costurar de forma simples tanto a base, que deve ser anatômica e bem confortável, e os penduradores.

Além dos modelos que podem ser costurados por você mesma ou encomendados a uma costureira, existem os slings, lençois e outros tecidos já utilizados no dia a dia. Eles também pode servir para se transformar em uma rede para bebê super aconchegante.

A rede de tecido pode conter forro e até enchimento típico de almofadas para deixar a peça mais fofinha. Aí vai de você criar um modelo que se adeque à necessidade de seu bebê e ao se orçamento também. Todavia, já vamos avisando, qualquer rede, desde que seja segura, pode proporcionar os mesmos benefícios – não é preciso uma muito sofisticada, não!

Uma tendência crescente é a confecção de redes do mesmo tecido que o jogo de berço. Algumas marcas já têm antecipado essa moda para vender as redes juntamente com os lençóis, cabeceiras, laterais, edredons, etc. É uma forma legal de deixar a decoração do quarto impecável e ainda proporcionar momentos de aconchego ao bebê.

Descubra inúmeros modelos de rede para bebê feitos com tecido tradicional:

Veja como você pode amarrar a rede no berço:

rede para bebê de tecido

Existem inúmeros modelos de redes, daquelas que ‘abraçam’ os bebês àquelas que são mais abertas:

Os modelos em tecido proporcionam bastante conforto para os bebês. Eles podem até pegar no sono nessas redes:

Veja um modelo de rede para bebê feita com sling:

Veja um modelo super delicado com tecido rosa, ideal para aconchegar bebês meninas:

As redes de tecido já são muito usadas em maternidades, para promover bem-estar a bebês prematuros nas encubadoras:

Bebês relaxam muito quando são colocados em redes:

Olha só que ideia divertida e super fácil, já citada anteriormente por aqui. Com um sling ou lençol, você faz uma amarração em uma mesa com um nó bem forte. As crianças poderão descansar ou brincar!

Fique de olho em outros modelos lindos de rede para bebê em tecido:

tecido para rede de bebê

Essas redes trazem muito conforto para os bebês

rede para bebê de tecido

Veja quanto modelo bacana de rede para bebê de tecido


Rede para Bebê: Passo a Passo

Bom, agora que você conheceu modelos lindíssimos de rede para bebê, chegou o momento de aprender a fazer dois passo  a passo artesanalmente. Que tal se arriscar no trabalho manual para criar uma peça útil e bonita para aconchegar bebezinhos? Confira como fazer um modelo em crochê e um de tecido.

Rede para bebê de crochê

Passo a passo oferecido pelo blog Círculo

Material:

  • 1 novelo de linha para crochê a sua escolha
  • Agulha número 3.5 mm
  • Tesoura
  • Fita métrica

Pontos utilizados:

  • corr.  = correntinhas
  • p.a = ponto alto
  • p.bx = ponto baixissimo
  • p.b = ponto baixo

Execução:

  1. Faça 80cm de corr.
  2. Faça 5 corr. para subir e faça 1 p.a na sexta corr. de base *2 corr., pule 2 pontos de base, 1 p.a* formando quadradinhos.
  3. Vire a peça e faça 5 corr. para subir, 1 p.a no ponto de base *2 corr, 1 p.a no ponto de base* formando novamente os quadradinhos.
  4. Fazer os quadradinhos por uns 55 a 60 cm de altura.
  5. Fazer uma tira grande de correntinhas e ir colocando passando nos quadradinhos da lateral da rede.
  6. Depois de pronta, junte todas as argolas de correntes.
passo a passo rede de crochê para bebe

Sua rede de crochê de bebê após seguir passo a passo ficará assim!

Rede para bebê de tecido 

  • Você vai precisar de 5 metros de tecido ou um modelo de sling wrap, que contém essa mesma dimensão.
  • Os tecidos com elastano são mais indicados para fazer a rede de tecido, pois são mais maleáveis e proporcionam mais conforto.
  • O bebê ficará no meio do tecido, que geralmente é maior e vai aconchegá-lo de uma forma mais completa.
  • Passe a primeira ponta do tecido por cima da grade, para não correr o risco do tecido ir caindo com o tempo e com o peso do bebê.
  • Faça um nó em cada ponta bem apertado, como um laço mesmo.
  • Coloque seu bebê para ver se o tamanho está adequado e pronto!

Confira o vídeo para aprender direitinho como fazer o passo a passo:


E então, o que achou de nossas dicas de rede para bebê e berço? Aproveite a facilidade de criar essa peça para proporcionar inúmeros benefícios ao seu pequeno ou sua pequena! Ele com certeza ficará mais tranquilo e se sentirá muito amado com essa atitude. Continue acompanhando nossos posts para descobrir mais novidades sobre casa e decoração. Até uma próxima!

Você pode gostar...