Decoração com Móveis Retrô / Vintage – As 50 Ideias Mais Encantadoras!
As décadas de 60 e 70 são grandes influências quando o assunto é a decoração de ambientes, e inspirado nesses anos surgem os móveis retrô como opções de trazer tais décadas para a decor.
A decoração com móveis retrô é caracterizada pelos móveis e releituras de peças que decoravam as casas durante essas décadas, e traz muita cor e algumas peças em madeira natural.
Além disso, ainda há os móveis com pé palito e mesas ao estilo tulipa, características marcantes do estilo retrô.
E o que não faltam são inspirações para fazer uma decoração retrô com móveis de diferentes estilos e designs. E para ajudar, trouxemos dicas e inspirações para quem quer apostar na decoração com móveis retrô.
Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preços
O primeiro passo para fazer uma decoração retrô é ter os móveis, e se você ainda não tem nenhuma peça, é hora de se planejar para as compras.
Para ajudar, fizemos uma lista com móveis retrô variados que podem ser comprados pela internet, em lojas online, de vendedores do Mercado Livre, e até mesmo de pessoas físicas que estão desapegando de peças usadas.
Usados / Baratos
Links para comprar: Banqueta / Cadeira / Poltrona
Links para comprar: Criado-mudo amarelo / Farmácia / Sofá
Novos
Links para comprar: Cômoda / Rack / Adega bar
Links para comprar: Mesa lateral / Sofá azul / Mesa de jantar tulipa
Links para comprar: Cristaleira / Poltrona patchwork / Cama casal
Fotos e Ideias de Decoração com Móveis Retrô
De Madeira
Entre as ideias de usar móveis retrô em madeira, esse projeto de decoração de quarto de bebê é uma das propostas para quem quer trazer o estilo retrô na decoração do quartinho de bebê.
No projeto decorativo, os móveis com referência retrô são em cor de madeira clara e trazem características de mobiliários antigos, como os pés palito, e os puxadores das gavetas da cômoda, que são furinhos.
Na sala também dá para apostar no visual com móveis de madeira, inclusive com um sofá de madeira, como é o caso.
Todos os móveis que compõem o ambiente são em um mesmo tom de madeira e seguem o estilo retrô no design das peças, com detalhes como pés palito.
E a decoração antiguinha não fica apenas reservada ao estilo dos móveis, mas se estende também aos quadros que decoram a parede, que trazem referências e posteres da década de 60 e 70.
Cristaleiras
Há várias possibilidades para resgatar a cristaleira retrô para a decoração de ambientes.
E neste projeto, a decoração da sala apostou no móvel de madeira como parte do ambiente.
A cristaleira de madeira com portas de vidro ganhou uma funcionalidade diferente no projeto, onde ao invés de guardar cristais, foi usada como uma estante com livros e objetos decorativos.
Para quem quer trazer a referência colorida dos móveis retrô para a decoração, fica a ideia de usar uma cristaleira colorida como destaque do ambiente.
Na proposta, o móvel azul é compacto, mas nem seu tamanho impede de chamar atenção, pelo contário, a sala de jantar com cores claras ganha um ponto auge que é a cristaleira.
O móvel destaque tem portas de vidro e fundo espelhado, dando um mix do retrô com referências modernas.
Amarelos
Os móveis amarelos com referências do estilo retrô e vintage já entraram no ranking das peças mais usadas para projetos decorativos.
E nesta proposta para decorar a sala de TV não foi diferente.
O rack da TV é a releitura de um móvel antiguinho de cor amarela e com portas e gavetas espelhadas, dando um visual mais moderno para a peça.
O móvel colorido é o ponto de destaque do ambiente e adiciona um visual mais moderno para a sala, que traz um mix de móveis de diferentes estilos, inclusive outras peças com referência vintage.
Outra ideia para usar o móvel amarelo e retrô na decor, é este projeto de sala integradas, onde o aparador retrô e com gavetas amarelas faz parte do espaço da sala de jantar, e combina com a cadeiras também amarelas.
A proposta retrô não para por aí, já que o ambiente ainda conta com sofá e frigobar retrô.
Coloridos
Se a ideia é investir na decoração colorida com móveis retrô, esse projeto da sala de estar é uma perfeita inspiração!
No projeto da sala, o sofá é o único ponto de cor neutra, mas nem por isso fica apagado, já que tem almofadas coloridas como parte da decor.
No restante do ambiente, as cores aparecem nas mesinhas de centro com pés palito, na mesinha lateral, no abajur retrô, e até mesmo nos quadrinhos que decoram a parede.
Ainda com a ideia de usar móveis coloridos para a decoração retrô, este projeto é uma inspiração e tanto para um sala colorida e alegre.
Na proposta, a sala traz mesinha de centro com detalhes vermelhos, poltrona vermelha, mesinhas laterais em alaranjado e sofá azul.
E o colorido não para por aí, ainda tem o tapete repleto de cores que é uma referência perfeita ao estilo retrô.
Modernos
Para quem quer seguir a tendência decorativa com móveis retrô, mas busca um visual mais moderno para as peças, esta sala de jantar traz a ideia perfeita para escolher o móvel.
Na proposta, o buffet com referência retrô é uma releitura mais moderna do móvel, com acabamento em laca e visual mais contemporâneo.
A cor azul é um dos pontos que se refere ao estilo retrô e ainda é um ponto de destaque da decor.
Outra inspiração moderna para trazer os móveis retrô à decoração, mas sem perder o estilo moderno é esta sala de estar.
Na decoração, o sofá é um mix de retrô com contemporêno, e as mesinhas de centro em madeira são bem características da década de 60.
O ponto moderno da decor, fica para os elementos em rose gold, que são total tendência no mundo decorativo.
Para Sala
Misturar o estilo retrô e vintage nos móveis também está mais que liberado para compor uma decoração com peças antigas.
E no caso desta sala de TV, a ideia foi de trazer um rack vintage em madeira, e uma poltrona retrõ colorida.
Esse estilo antiguinho da decor também se estende para o tapete, que traz estampa geométrica, característica bem comum da decoração retrô.
Como referência de uma sala mais clean com móveis retrô, este projeto traz uma inspiração perfeita para a decoração com tons neutros e suaves.
A sala tem mesa de centro em madeira e sofá cinza com base de madeira, ambos no estilo retrô.
O restante da sala mantém a suavidade das cores e o estilo clean do ambiente.
Para Cozinha
Para uma inspiração mais fiel a uma cozinha retrô, a proposta aqui foi fazer armários planejados seguindo como ideia o estilo marcante das décadas de 60 e 70.
Os armários planejados foram feitos em vermelho, cor bem característica da época, e com puxadores antiguinhos, que dão um toque mais estiloso ao projeto.
E para deixar a cozinha completamente ao estilo retrô, ainda têm os ladrilhos hidráulicos coloridos e com estampa geométrica.
Para quem pensa que não é possível trazer móveis retrô para a decoração da cozinha, engana-se!
Neste projeto da cozinha pequena, a aposta foi por introduzir cadeiras e banqueta retrô junto da mesa.
A referência retrô dos assentos fica em harmonia com o restante do projeto e traz um toque de estilo para a decoração da cozinha.
Para Banheiro
Para fugir das decorações mais tradicionais para lavabo, a ideia aqui foi de trazer referências do estilo retrô, começando pela bancada.
A bancada do banheiro nada mais é que um aparador colorido com pés palito que foi adaptado para servir de apoio para a cuba.
Outro detalhe que faz referência à década de 60 é o papel de parede com estampa geométrica.
Neste projeto, o estilo vintage aparece no armário onde ficam as toalhas.
O mobiliário em ferro conhecido como “farmácia” tem portas e laterais em vidro, e é um charme total na decor do ambiente.
Para criar um ar harmônico no projeto, o piso geométrico faz alusão ao estilo retrô.
Para Quarto
No projeto do quarto de casal, a ideia foi unir móveis retrô e vintage num só ambiente.
Para o estilo retrô, a aposta foi pela cama em madeira clara; enquanto o estilo vintage é marcado pelo criado-mudo em azul.
Essa combinação de peças antigas deixa o quarto repleto de estilo e com uma decoração aconchegante.
O quarto de bebê foi a inspiração para o uso dos móveis retrô.
No projeto, os móveis são releituras de peças antigas, como o berço e a cômoda, mas com um ar mais infantil, já que os móveis são em cor de rosa.
Agora é só usar as inspirações dos projetos, e aproveitar as ideias para utilizar as referências mais antiguinhas como parte da decor.