【PERGOLADO DE BAMBU】Como fazer + 65 fotos! 2025
Pensar na decoração da área externa de sua casa é tão importante quanto se dedicar aos cômodos internos. Do lado de fora podemos criar locais de lazer e relaxamento, perfeitos para curtir a família e amigos nos dias de calor, principalmente. Uma das opções mais bonitas para criar nas varandas ou jardins é o pergolado de bambu, você conhece?
Para quem não sabe, pergolado, que também pode ser chamado pérgola ou pérgula, é uma estrutura que pode ser levantada com diversos materiais, e um deles é o bambu.
O bambu é ideal para ambientes rústicos, românticos e provençais e que prezam o ar de veraneio.
Quando olhamos para uma pérgola de bambu, temos a impressão de que o telhado está inacabado. Entretanto é essa a característica desse tipo de estrutura mesmo, pois o bambu não mantém o telhado completamente fechado, dando vazão a entrada do sol, mas de forma nivelada.
Hoje os pergolados de bambu são muito comuns no Brasil, principalmente em casas com varandas gourmet e casas de praia ou campo.
Além disso, podemos ver essa construção em áreas de lazer de prédios e condomínios e também em quiosques de praia.
A opção dessa estrutura em bambu, além de conferir beleza a qualquer área externa, é mais ecológico do que qualquer outra. Uma das vantagens também é que ela pode carregar consigo plantas como trepadeiras, cipós, parreiras, entre outras, criando uma linda área verde para agregar à varanda ou jardim.
⭐Ideias e fotos de pergolados de bambu
As pérgolas vêm da Itália, pois lá usava-se elas para suspender as videiras. Aqui no Brasil elas ganharam uma motivação mais decorativa e por isso são muito requisitadas para ornamentar diversos ambientes.
Se você quer uma pérgula de bambu em sua casa, a primeira coisa que deve se atentar é quanto ao espaço disponível para sua construção. A partir disso você irá definir o tamanho do pergolado que poderá ter, e também o que ele deverá proporcionar a você e a sua família. Eles podem ser pequenos, médios ou grandes, dependendo de sua necessidade.
Para o conforto dessa área, nada mais ideal do que colocar poltronas e sofás confortáveis, bancos, mesas, redes, cadeiras para descanso, entre outros móveis. Além disso você pode providenciar um deck de madeira para combinar com o pergolado de bambu.
Você pode optar por elevar as plantas, como as trepadeiras, para cima deste pergolado. Porém, não é obrigatório.
As plantas podem estar presentes em todo o entorno dessa estrutura, dando um ar de frescor e combinando com o efeito ecológico que o bambu proporciona.
Um dos usos da pérgola de bambu é para corredores de entrada, fazendo uma junção com a estrutura própria da casa.
Em outras ocasiões elas são construídas isoladas, sem uma ligação direta com a residência.
Áreas da piscina de sua casa, seja na cidade, praia ou campo, ficam lindas com um pergolado assim.
Você também pode optar por fazer toda a estrutura do pergolado de madeira e cobri-lo com tiras ou fitas de bambu.
O visual fica bem elegante!
Mais fotos
⭐Quanto custa? #Preço
O mercado oferece a alternativa de você comprar os bambus ou os pergolados já construídos. Esse tipo de pérgula é uma boa opção para quem quer substituir a madeira para economizar, contudo, isso não quer dizer que a qualidade será inferior.
Por isso é preciso procurar materiais de boa qualidade, ou seja, resistentes e duráveis, tanto quanto as madeiras. A estrutura deve ser bem feita e, sobretudo, segura e por isso você deve seguir as dicas de um profissional e utilizar as ferramentas e os materiais corretos.
Separamos alguns sites que oferecem os pergolados de bambu por m²:
- O Bambu = R$155,00 cada m²
- Rattan – OLX = R$99 cada m² a telinha de bambu para pergolado
- Vieira Piaçava – Fazem o orçamento online
- Habitíssimo – Orçamento gratuito
⭐Como fazer pérgola de bambu passo a passo
Quer descobrir como fazer pergolado de bambu você mesmo? Não vamos dizer que é algo fácil, mas é super possível você conseguir um resultado bem bonito economizando a mão de obra.
Mas não ouse pular etapas e atente-se aos cuidados que deve seguir.
Local
- Solo: A pérgola de bambu é uma estrutura mais leve e por conta disso necessita de um solo firme.
- Piso: É preferencial que tenha um piso amadeirado ou acimentado para poder construí-lo com bastante embasamento.
Pilares
- Esquematize: Você deve ter uma noção de onde ficarão os pilares de seu pergolado. A quantidade e espessura deles dependerão do tamanho da estrutura que você quer.
- Pergolados pequenos: Estruturas de bambu pequenas, longe de paredes, precisam, geralmente, de quatro pilares.
- Pergolados maiores: Mas conforme for aumentando o tamanho deverá ver a necessidade de pilares para sustentar melhor o pergolado.
* Pilares sem ser de bambu: você não precisa usar somente bambu para fazer os pilares. Eles podem ser feitos de madeira, ferro ou de algum outro material de sua preferência, mas que dê sustentação. Nessa caso, você usará o bambu somente na parte do telhado.
Fundação
- Profundidade: os pilares devem ser instalados em, pelo menos, 18 centímetros abaixo do solo e 13 polegadas de diâmetro. Essas medidas são necessárias para dar mais sustentabilidade.
- Cascalho: Junto a essa regra, colocar cascalhos nos buracos pode ajudar também.
- Concreto: Após colocar os pilares, feche os buracos com concreto e veja se está tudo firme.
- Secagem: Depois, deixe o concreto secar por um dia inteiro para depois continuar a construir a estrutura.
Montagem
- Caibros (Parte 1): os caibros da estrutura de cima devem ser cortados – ultrapasse em pelo menos um metro nos pilares. Depois é a hora de fixar essa parte nos pilares, podendo ser com colagem ou com pregos e parafusos.
- Vigas (Parte 2): Agora você deve colocar os bambus transversais. Eles podem ficar bem juntinhos ou mais afastados, tudo vai depender de como quer a retenção da luz do sol. Os bambus transversais também devem ser cortados em pelo menos 1 metro em relação aos pilares. E a fixação também é igual.
Finalização
- Amarras: Para dar mais estilo e beleza ao seu pergolado, faça amarras aparentes com cordas ou outro material, deixando-o com um ar rústico.
- Verdes: As plantas, como dissemos, também são bem especiais para deixar tudo mais bonito.
- Outros: Além disso você pode instalar cortinas e luminárias, que trazem aconchego.
⭐Como tratar pergolado de bambu
Tratamentos:
- Os bambus racham naturalmente, e para diminuir essa incidência após a construção do pergolado pode-se fazer pequenos furos (cerca de 2 mm ) em locais escondidos próximo ao nó. Utilize cera de abelha para vedar os furos.
- Deve-se fazer uma pintura semestral para que tenha uma vida útil maior. Os especialistas indicam aplicar selador para madeira a base de nitrocelulose, pois estabiliza o material e evita rachaduras. Depois de seca, aplicar uma lixa fina para retocar as imperfeições. Depois disso aplique um verniz acrílico à base d’água, pois tem secagem mais rápida.
- Há um verniz da Suvinil chamado Stain Impregnante, que é bastante utilizado em decks e pergolados montados nos jardins ou perto de piscinas, que são lugares úmidos. Ele é ótimo para impermeabilizar e deixar o material mais brilhoso. Nesse caso você não deve passar selador, apenas aplicar o verniz.
O pergolado de bambu pode ser uma alternativa linda e ecológica para uma varanda ou jardim. Espero que as dicas tenham ajudado você a ter ideias incríveis para adotar em sua casa. Qualquer dúvida o sugestão, deixe nos comentários!