40 Ideias Sensacionais para CORRIMÃO DE MADEIRA

Há tempos o corrimão de madeira já faz parte dos projetos de escadas, e o item que além de complementar o visual, ainda é ideal para a segurança, já tem diversos designs, o que permite utilizá-lo desde projetos clássicos até os mais moderninhos. E se você quer se inspirar em modelos para acompanhar a escadaria, é só ficar de olho nas ideias do post.

Modelos clássicos e tradicionais

sofá branco

O tapete colorido dá toque de cor ao ambiente com predominância de branco

Para quem pretende seguir um estilo clean na escadaria, uma aposta para o modelo é manter escada e corrimão de madeira. Aqui o suporte funciona como uma barra instalada na parede e que dá mais apoio tanto para a subida, quanto para a descida. Além de ambos serem de madeira, a aposta de manter o mesmo madeiramento foi ideal para dar essa ideia de continuidade.

escada de madeira

Vasos com plantas decoram o vão embaixo da escada

Seguindo a linha de decoração rústica, o acesso ao pavimento superior é feito com material nobre e desgastado, o que garante esse visual rústico. Além dos degraus, o estilo ainda foi mantido no corrimão feito de madeira roliça, também com aparência desgastada.

modelos de escada

            Nestes projetos, a ideia foi adotar um estilo tradicional, onde todo o acesso foi feito em madeira – degraus, guarda-corpo e corrimão. A coloração do material nobre varia de acordo com a escolha, mas a proposta é ideal para quem pretende seguir uma decor clássica e sem muitos detalhes.

móvel planejado vão escada

O vão da escada foi preenchido com um móvel planejado que funciona como estante e suporte para a adega climatizada

Um modelo simples de barra que garante a segurança de quem está na escada, é essa versão. Aqui o item foi instalado junto a parede e dá o suporte necessário para garantir a segurança dos moradores, e ainda combina com o revestimento dos degraus.

guarda-corpo balaustres

A ampla janela permite a entrada de luminosidade na casa

Se a intenção é manter o estilo clássico, inspire-se nesta versão onde os balaustres de madeira pintados de branco compõem o guarda-corpo e o acabamento em madeira mais escura na base dá destaque e serve de apoio para quem vai usar os degraus de acesso aos outros pavimentos do lar.

escada com tobogã

O escorregador ao lado da escada deixa o item divertido

Para este projeto, o espaço pequeno pede um modelo de escada que se adeque as dimensões da área, e nesse caso a escolha foi pela escada caracol. Para acompanhar o elemento de acesso, toda a estrutura foi feita em madeiramento claro e o corrimão se apoia sobre as bases do guarda-corpo.

escada sala de jantar

A mesa triangular tem formato moderno

Apesar de seguir uma versão simples, neste caso, a madeira avermelhada tona-se um ponto de destaque para o ambiente e para a escada. O corrimão torna-se parte integrada do guarda-corpo, que tem desenhos geométricos vazados.

escadas rústicas

Se a intenção é valorizar o estilo rústico na decor, aposte em um madeiramento que valorize essa característica, como é o caso desses projetos:

  • Os traços de material rústico e de cor escura dão destaque a escada que é toda feita de um único material;
  • Aqui a tonalidade é um pouco mais clara, mas a rusticidade continua em evidência;
  • Com uma tonalidade clara, o corrimão além de ser feito de madeira tem sustentação de ferro na parte do guarda-corpo.

 

Mais fotos

casa com mezanino

A parede de tijolo a vista aparente dá mais estilo a decor

ladrilho hidráulico

A parede decorada com azulejos hidráulicos dá charme a escadaria

sala com escada

No teto, sanca de gesso

escada de madeira simples

sala com escada

A ampla porta permite a integração do ambiente interno e externo

escada circular

modelos escada madeira

Modelos modernos

escada moderna

O vão embaixo da escada tornou-se uma estante de livros

Se a ideia é investir em uma decoração moderna, a escada pode ser parte e elemento que contribui para essa característica, como é o caso deste projeto. Aqui a escolha de usar corrimão em ambos os lados é ideal para garantir mais segurança, mas a modernidade do projeto está relacionada às minucias, como a iluminação por trás da barra instalada na parede, e na composição com o guarda-corpo de vidro.

corrimão embutido

O guarda-corpo de vidro é clean

Uma maneira bem inovadora para quem pretende usar a barra de segurança, é adotar o corrimão embutido; que nada mais é que instalar o item de maneira embutida na parede, deixando o visual bem mais inovador e com uma proposta fora do convencional.

escada parede

Os degraus fixos na parede dão um toque moderno a estrutura

A ideia de movimento em um item fixo também é capaz de trazer traços modernos ao ambiente, e neste caso, a proposta foi de instalar a barra na parede, mas com recortes arredondados e sem seguir uma forma padrão, o que valoriza a peça.guarda corpo metal

 

O mix de materiais é uma ótima proposta para dar um toque mais atual ao elemento, e para demonstrar a possibilidade, esses modelos ilustram bem a ideia. Em todos os projetos a madeira foi mesclada com o aço, e foge do corrimão de inox que poderia ser a maneira mais clássica de combinar com o guarda-corpo.

almofadas coloridas sofá

O sofá roxo ganha destaque na decor

Apesar de parecer uma proposta mais comum por conta de ser um corrimão liso, essa versão foi classificada como moderna por conta do modelo de guarda-corpo que compõe a escada. O item com formas abstratas é o que compõem a barra de apoio e por isso dá um toque contemporâneo ao elemento.

escada de madeira moderna

O mix de materiais é um elemento marcante em projetos modernos, e aqui a ideia foi de instalar as barras de apoio fixadas ao guarda-corpo de vidro. O resultado ficou ótimo e com aparência clean por conta do vidro que é transparente.

guarda corpo madeira

O piso de madeira combina com a escada

            Para este projeto o elemento de apoio para subir e descer os degraus é uma proposta ousada e até imperceptível (dependendo do ângulo de visão); uma vez que o item foi esculpido no guarda-corpo, também de madeira, e que cria um elemento embutido.

decoração moderna

No centro da sala, mesa de centro de acrílico

Nesta proposta a ideia foi de fazer um suporte de madeira que funcionasse como sustentação para o vidro que compõe o guarda-corpo O suporte além de fazer a moldura para o vidro, ainda tem a funcionalidade de corrimão e por ser do mesmo material da escada, ainda cria uma ideia de continuidade decorativa para o ambiente.

 

Mais fotos

sala moderna com escada

Na parede, aparadores modernos

piso de madeira

Abaixo da escada, um aparador com objetos decorativos

parede preta

Quadros em preto e branco decoram a parede

guarda corpo de vidro com madeira

estante sala

O móvel planejado embaixo da escada cria um ponto de decoração para o ambiente

decoração escada

sala com escada

O sofá de madeira com almofadas é aconchegante

Conhecendo os modelos e tipos de corrimão de madeira vai ser mais simples de escolher uma versão que seja compatível com a escada, guarda-corpo e até estilo do ambiente.


Você pode gostar...