DECORAÇÃO INDUSTRIAL: 35 fotos!
A decoração industrial é uma tendência que tem chegado aos poucos, mas que já vem ganhando muito espaço entre os projetos decorativos. O estilo surgiu entre a década de 1950 e 70 em Nova Iorque, quando as pessoas passaram a ocupar os antigos galpões de fábricas e transformaram os espaços em lofts com muito estilo.
Características do estilo industrial
- Ambientes integrados
Os galpões eram conhecidos por um amplo espaço sem divisões, e essa é uma característica comum para quem pretende seguir este estilo. ideia é valorizar os espaços integrados e fazer uma decor harmoniosa entre os ambientes.
- Grandes janelas
Para garantir boa iluminação ao espaço, o ideal é valorizar as grandes entradas de luz, como janelas amplas de vidro com detalhes em metal.
- Iluminação com tubos aparentes
Os tubos de metal que são responsáveis pela passagem da fiação ficam aparentes e isso é um dos pontos principais para trazer o estilo industrial a decor.
- Acabamentos
O estilo das paredes também é determinante para a decoração. Neste caso, a laje aparente, cimento queimado ou parede de tijolinho a vista são marcantes para dar ainda mais estilo ao ambiente.
Decoração industrial e suas variações
Industrial puro
Para decorar o quarto cada detalhe industrial foi conservado, e o estilo não ficou restrito apenas para a parte estrutural, mas também foi utilizado nos elementos que compõem a decor. Para isto, a escolha de tons sóbrios como marrom e preto são essenciais para manter o estilo.
Na cozinha, a decor pode ser seguida utilizando tons claros como cimento queimado e itens brancos. As estantes em aço, elementos como ventiladores e pendentes antigos também marcam muito bem a decor e são capazes de manter a linha decorativa.
Mais uma vez a cozinha aparece com o estilo puro. O azulejo quadrado e simples reveste a parede, e para decorar armários e cadeiras em aço compõem o espaço.
A casa com ambientes integrados é capaz de mostrar cada elemento da construção, como:
- Piso de madeira,
- Parede com blocos aparentes;
- Iluminação com tubos visíveis;
- Mezanino com escada caracol de ferro.
Mais fotos
Apenas toques
Se a intenção é trazer apenas elementos da decor, mas sem deixar o ambiente caricato demais, vale se inspirar neste espaço. Ao invés de usar cimento queimado, as paredes podem ser pintadas de cinza; tubos com iluminação aparente podem sair do teto e enfeites como galões antigos de metal podem completar o espaço.
O projeto para esta cozinha cinza já traz uma cor referência para o estilo, mas outros elementos como geladeira retrô, tubos com iluminação e lâmpadas filetes completam essa ideia sem deixar o ambiente como se fosse uma fábrica.
As cores sóbrias e fechadas não precisam ser unânimes no ambiente. Vale apostar em um tom mais intenso, como este projeto que usou a parede pink na cozinha para dar cor ao espaço. O toque industrial foi garantido pelos pendentes metálicos que decoram acima da mesa de jantar.
Para a sala, os móveis seguem a tendência moderna e em contraposição a parede com revestimento em metal e luminária estilo holofote dão a característica dos antigos galpões.
Mais fotos
Vintage
A decoração vintage resgata elementos antigos, e na linha industrial não é diferente. Aqui as cadeiras de metal, estante e mesa de madeira marcam décadas passadas e compõem o ambiente da sala de jantar.
Para a cozinha, o armário planejado de madeira ao fundo abandonou a linha contemporânea e tem enfoque rústico. Já os enfeites e elementos antigos são utilizados na decor, como o bule de madeira, banquetas e vaso metálico que fica sobre a bancada com hortaliças.
Nesta decor, a parede de tijolinhos a vista aparente é um ponto de destaque, mas para completar, ainda há elementos como:
- Banquetas;
- Pendentes metálicos;
- Bancada antiga de madeira.
A cozinha pequena é um mix de períodos e estilos decorativos. Enquanto os armários planejados em branco marcam algo mais novo, a mesa com cadeiras de metal e os pendentes aramados trazem o toque vintage a decor.
Mais fotos
Chic
Neste projeto, a estrutura de tijolo a vista, mezanino metálico e tubos aparentes são característicos dos galpões antigos, mas a decoração colorida com design moderno é capaz de trazer o toque chique para o ambiente.
Mais uma vez a estrutura é o que marca a linhagem das indústrias, enquanto a decor traz a tona tons claros, vasos decorativos em metal e cadeiras em acrílicos, peças e componentes de uma decor atual.
Aqui a linha chic é determinante para o quarto com hidromassagem. O revestimento em preto que faz as vezes da cabeceira e já se estende como um balcão que separa os ambiente é moderno e mesmo assim mantém a harmonia com as paredes de tijolo a vista e cimento queimado.
Uma das possibilidades para o momento da decoração é aproveitar a estrutura como base, e investir em itens com design atual, como sofás com linhas retas e poltronas com design inovador.
Mais fotos
Rendeu-se a decoração industrial? O estilo pode variar a partir de suas composições e não há necessidade de seguir a regra puramente, por isso vale se inspirar em um mix de componentes que marcam diferentes épocas e estilos decorativos.