PAREDE LISTRADA: cores e combinações!
As paredes listradas não são nenhuma novidade, mas nos últimos anos esse tipo de estampa tem se tornado cada vez mais comum, e se você quer dar cara nova para as superfícies, pode apostar nesta tendência que promete permanecer por muito tempo ainda.
Dicas para paredes listradas
- Papel de parede ou pintura?
Esse é um fator que só você poderá decidir. Se você está em busca de um acabamento ou textura diferente, que não fique com cheiro e tenha a aplicação rápida, a dica é usar papel de parede.
Caso a ideia seja fazer algo diferente, com combinações exclusivas, preço mais barato e um projeto que você possa realizar, a dica é pegar o pincel e as tintas e dar cor a parede.
- Orientação: vertical ou horizontal
A maneira que a listra está posicionada também pode influenciar na sensação que o local passa.
Quando orientadas na vertical, dão impressão de um cômodo mais alto e são ideais para pé direito mais baixo. Já no sentido horizontal, as listras tem a capacidade de deixar o ambiente amplo, e por isso são indicadas para espaços pequenos.
- Onde usar?
A parede com listras pode ser utilizadas em diferentes cômodos, desde a sala até o lavabo, mas se o espaço for amplo, o ideal é deixar o acabamento para apenas uma das superfícies.
- Espessura das listras
A dica é deixar a espessura proporcional ao tamanho do ambiente. Por exemplo, em uma sala grande aposte nas versões mais grossas, e em lavabos pequenos reserve o listrado mais fininho. Isso vai valorizar ainda mais o espaço.
Modelos de paredes com listras
Preto e branco
A clássica combinação de preto e branco (P&B) foi utilizada em uma das paredes da sala. A ideia de usar atrás do sofá é ótima para não deixar a visão cansada, e vale seguir o estilo clássico das cores e apostar em móveis com a mesma tendência.
Este lavabo é o exemplo perfeito de como usar parede listrada. A espessura mais fina e sentido horizontal deixam o espaço maior, e para quebrar a monotonia do duo de cores, enfeites e acessórios coloridos decoram o espaço.
A decoração do quarto de bebê também pode seguir esta tendência. Para completar o espaço, a dica é usar móveis brancos de maneira a deixar o resultado mais ameno e adequado para o ambiente infantil.
Na sala, além do P&B ainda tem um mix com cinza para não pesar. A orientação vertical alonga o pé direito e para iluminar o espaço, a aposta foi por sofá e móveis brancos para decorar o espaço.
Para a parede decorada da sala de jantar a combinação seguiu a linha clássica do P&B, mas a variação pode acontecer no momento de decorar. A escolha pode ser por:
- Móveis combinando e que sigam a linha clássica;
- Quadros coloridos na parede;
- Cadeiras e móveis coloridos no ambiente.
No quarto, as listras também são muito bem-vindas. Neste caso, a decoração ocupou apenas parte de uma parede e o restante do ambiente foi marcado pelo branco com detalhes em vermelho que decoram o espaço.
Mais fotos
Colorida
Se a aposta é seguir uma decoração clean, este quarto mostra como usar listras e manter o estilo. A combinação de bege e branco aparece discretamente na parede, mas é capaz de valorizar o ambiente.
Na decoração do quarto masculino o duo de cores escolhido foi branco e azul e a mesma tendência seguiu no listrado da parede atrás da cama.
Para o quarto de bebê, a decoração das paredes também é válida. Para isso, é preciso determinar a combinação de cores e alguns exemplos são:
- Lilás e rosa;
- Rosa claro e escuro;
- Rosa, bege e branco;
- Azul e branco.
Caso a intenção seja fugir das cores clássicas para decorar o cantinho do baby, vale seguir esta ideia de usar tons coloridos e que estimulem a criança com um ambiente alegre.
Se você está em dúvida quanto a escolha das cores para o quarto de casal , uma dica é se inspirar neste projeto que traz um mix de tons alegres na parede e que dá vida para o ambiente. Depois fica até mais fácil de mudar a decor baseada nos tons da parede.
A tendência colorida também pode se estender para o quarto de solteiro e neste caso, a composição do ambiente foi feita com móveis brancos e apenas alguns enfeites que rementem aos tons utilizados na parede.
No projeto da sala de jantar pequena a aposta foi pelo efeito das paredes listradas na horizontal para ampliar o ambiente. E, além disso, a parede de espelho ainda contribui, pois reflete as listras e dá impressão de um espaço maior.
Para o quarto feminino, a cartela de cores ficou entre pink, laranja e branco que dão cor a parede. Como elementos decorativos, a aposta foi pela predominância de branco e cor apenas nas almofadas.
Mais fotos
Inspirou-se nas ideias para parede listrada? Agora é só seguir as dicas, inspirações e passo a passo e dar cara nova ao lar.