Portão de Madeira: Vantagens, preço e mais de 40 modelos!

Você ama o estilo rústico e campestre? Que tal investir em um portão de madeira para deixar sua casa mais segura e com uma fachada destacada? Esse modelo é tradicional e combina com muitos conceitos, levando a um paisagismo tanto clássico quanto contemporâneo. Uma madeira bem tratada faz toda a diferença! Então, acompanhe o post e saiba tudo sobre essa estrutura, com fotos de muitos projetos!

portao-de-madeira-moderno-destaque-1

A madeira é um dos materiais mais populares em diversos projetos funcionais e de decoração. Há muitos tipos trabalhados e que podem ser combinados com outras opções, como ferro ou vidro. O portão de madeira é alternativa para destacar uma fachada tanto de uma casa urbana quanto de mansões e sítios (e até empresas), em complemento ideal com uma variedade de tons!

Vantagens e Desvantagens

Vantagens do portão de madeira:

  • Versatilidade: Você pode ter diversos tipos de abertura e combinar a madeira com muitos materiais. Além disso, o design permite muitas possibilidades interessantes, desde um modelo rústico até moderno, com diferentes padrões e texturas, mais clara ou mais escura.
  • Natural e renovável: Se você adora essa aparência naturalista e que sempre se renova, com tipos e detalhes diversos, vale a pena apostar no portão de madeira para decorar o ambiente.
  • Isolante e durável: Dependendo da qualidade, alguns tipos duram por muito tempo. Também tem capacidade isolante e ótima para a climatização do espaço, ainda mais de casas urbanas e próximas às metrópoles.
  • Segura e resistente: A madeira é um material que não oxida e de fácil montagem, com estrutura versátil e muito resistente dependendo do tipo do portão.
  • Beleza e exuberância: Tanto uma versão solo ou combinada com materiais diferentes, como o ferro, deixam qualquer fachada mais bela e exuberante. Tudo depende do estilo de decoração que você escolher!

portao-de-madeira-moderno-destaque

Desvantagens do portão de madeira:

  • Manutenção constante: Assim como qualquer material, a madeira precisa de manutenção frequente para que permaneça com um bom aspecto. As ações do tempo (sol e chuva) acabam prejudicando, por isso é importante ter atenção especial com seu portão.
  •  Vulnerabilidade: Ela pode servir de combustível para fogo e não é impermeável. A limpeza precisa ser bem feita e é necessário evitar que labaredas de fogueiras e outros tipos entrem em contato com a superfície.
  • Se você ama cores quentes e mais diferenciadas, não conseguirá chegar a esse conceito com a madeira. Ela é ideal para ideias mais rústicas, indo do marrom ao bege e passando pelo branco. Dá até para pintar, mas não fica tão interessante como numa versão de ferro, por exemplo.

É preciso escolher uma madeira de qualidade antes de instalar seu portão. Caso contrário, um tipo frágil estará propenso à rápida degradação, ficando com péssima aparência e estrutura. 

Quanto custa?

Um portão de madeira pode ser tanto manual quanto automático. As duas versões são encontradas em lojas especializadas e de materiais de construção. Antes de comprar faça uma boa pesquisa, sobretudo na internet, atentando-se ao orçamento completo. 

Manual

O portão de madeira manual custa cerca de 700 a 3000 reais, dependendo da qualidade da madeira. Fatores como formato, cores e outras possibilidades também alteram o preço.

Automático

Já o portão de madeira automático tem um valor a partir de 1000 reais. A estrutura mecânica encarece o produto e, quanto mais tecnológico, mais encarece o preço.

Em ambos os casos, vale uma boa pesquisa. Se você quiser comprar um modelo novo, sairá mais caro que um usado, mas lembre que a estrutura precisará de uma reforma para que fique bonita. Fique ligado!

Modelos de Portão de Madeira Conforme a Abertura

A abertura de um portão de madeira tem diversas nuances e variedades. Tudo depende do design, decoração e paisagismo da sua casa, além da segurança, para saber qual é a versão que mais tem a ver com seu projeto. No fim, o resultado é o mesmo, dando um toque charmoso e requintado ao espaço/fachada.

De correr

Portões de correr são super práticos e modernos. Fáceis de abrir e manipular, com estrutura reta e adequada a casas urbanas, garagens e lojas. Não é tão caro e há uma ampla gama de estilos. 

portao-de-madeira-correr

portao-de-madeira-de-correr-1

portao-de-madeira-de-correr-modelos

portao-de-madeira-de-correr

 

Basculante

O basculante garante que o portão seja aberto por cima e de modo automático. Ótimo para quem quer segurança e mora em áreas de risco. Fora que mantém a fachada bonita e evita que alguém veja o interior da casa. 

portao-de-madeira-basculante-1

portao-de-madeira-basculante-2

portao-de-madeira-basculante

portao-de-madeira-com-basculante

 

Duas folhas de abrir

Esse modelo tem uma cara de porteira, ótimo para chácaras, ranchos e mansões. Tem uma cara totalmente rústica e clássica, lembrando épocas passadas em que se abria manualmente. Mas também há tipos modernos e automáticos, para facilitar a abertura. 

portao-de-madeira-com-duas-folhas

portao-de-madeira-de-duas-folhas

portao-de-madeira-duas-folhas-de-abrir

portao-de-madeira-duas-folhas

 

Com porta de pedestre

Um tipo bastante funcional. Portão de madeira com porta de pedestre não pode faltar em sua casa urbana. A porta pode ser junta ou separada, mas é ideal que siga o mesmo padrão da estrutura principal. Combinado com pedras e tijolos, fica com uma ótima visibilidade. 

porta-de-madeira-pedestre

portao-de-madeira-com-porta-pedestre

portao-de-madeira-e-porta-de-pedestre

portao-de-madeira-e-porta-pedestre

portao-de-madeira-porta-pedestre

 

Modelos de Portão de Madeira Conforme o Design

O design não pode ficar de fora quando se trata de um portão de madeira. Indicado para quem gosta de detalhes a mais, além da madeira, em conjunto com muitos materiais e outros adereços. Que tal se inspirar nas nossas ideias?

Com vidro

Vidro e madeira ficam ótimos juntos quando o vidro está nos ornamentos mais detalhados, tanto para ver o interior/exterior quanto para diferenciar o portão. O efeito fica ótimo!

portao-de-madeira-com-vidro-3

portao-de-madeira-com-vidro-2

portao-de-madeira-com-vidro

portao-de-madeira-com-vidro-1

 

Com ferro

Se você procura uma combinação perfeita, que tal ornar madeira com ferro? Aumenta a resistência e o design da estrutura, com modelos variados, linhas e muitas geometrias, tanto no meio quanto nas laterais do portão. 

portao-de-madeira-com-ferro-5

portao-de-madeira-com-ferro-4

portao-de-madeira-com-ferro-2

portao-de-madeira-com-ferro-3

portao-de-madeira-com-ferro-1

portao-de-madeira-com-ferro

 

Vazado horizontal

Para um equilíbrio entre discrição e detalhes mais arrojados, um portão de madeira vazado horizontal, em linhas contínuas, fica bom para visibilidade do exterior e é bastante versátil, mudando o estilo de acordo com o projeto de fachada. Além disso, é uma alternativa bem econômica e popular. 

portao-de-madeira-vazado-4

portao-de-madeira-vazado-3

portao-de-madeira-vazado

portao-de-madeira-vazado-1

portao-de-madeira-vazado-2

 

Lambri

Portão de madeira com lambri também é convencional e garante muita segurança. Em complemento com uma porta de pedestre, fica com design perfeito, ótimo para todos os projetos. 

portao-de-madeira-lambri-2

portao-de-madeira-lambri-1

portao-de-madeira-lambri

 

Moderno

Há quem ame conceitos modernos e contemporâneos para diferenciar a fachada. Um portão de madeira nesse estilo deixa muitos espaços encantadores e admiráveis. Selecionamos muitas opções que conquistam pessoas de todos os gostos. 

portao-de-madeira-moderno-5

portao-de-madeira-moderno-4

portao-de-madeira-moderno-3

portao-de-madeira-moderno-2

portao-de-madeira-moderno-1

portao-de-madeira-moderno

 

Rústico e Demolição

O estilo rústico também nunca deixa de ser tendência, ainda mais com madeira trabalhada e de demolição. Pode seguir um padrão de porteira, com design retorcido ou com formatos distintos. 

portao-de-madeira-rustico-4

portao-de-madeira-rustico-3

portao-de-madeira-rustico-2

portao-de-madeira-rustico-1

portao-de-madeira-rustico


Gostou das ideias de portão de madeira? É um tipo mais exuberante que o outro, com padrões diversos e para todos os estilos de fachada. Pesquise bem e escolha aquele que tem mais a ver com seu projeto. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário no post. Boa sorte e até a próxima! 🙂

Você pode gostar...