Floreiras – 80 tipos encantadores e como usar na decoração
Existe uma variedade de floreiras perfeitas para deixar a sua casa mais verde. Além disso, essas estruturas são perfeitas para decorar qualquer ambiente, afinal, você pode cultivar uma série de plantas e flores nesses suportes.
As floreiras têm diversos formatos e podem ser instaladas em paredes, no chão, sob móveis, enfim. Chamam atenção pela versatilidade e você mesmo pode fazer usando materiais como madeira e pneus.
Para se encantar com diversos modelos de floreiras, acompanhe o post completo com 80 fotos + dicas para fazer e comprar. Com certeza você vai adorar.
Cultivar plantas em casa é perfeito para valorizar o verde, trazer frescor, dar um plus na decoração e até para economizar na feira. Em pequenos vasinhos e suportes, é possível plantar qualquer espécie, desde as floríferas até temperos.
Quando se trata de flores, as cores renovam o ambiente, ornamentam e trazem charme ao espaço, seja interno ou externo. Entretanto, elas precisam se desenvolver em estruturas próprias, por isso é importante instalar floreiras.
Esses suportes podem ser de diversos tamanhos, formatos e materiais. A grande vantagem é que você tem toda essa variedade para escolher e adaptar a sua casa, em qualquer espaço. Portanto, basta conhecer os modelos mais usuais e definir o melhor padrão de acordo com seu projeto.
Fotos e modelos de floreiras
Inspire-se com belas fotos de modelos de floreiras e escolha o melhor para instalar em sua casa.
Floreiras de parede / vertical
As floreiras de parede são as mais tradicionais e as mais vendidas nas lojas. A grande vantagem é a possibilidade de ornamentar qualquer ambiente e otimizar o espaço, já que é possível pendurar em qualquer local. Do mesmo modo, serve para decorar a parede e servir de suporte para diversos vasos. Assim, não precisa deixá-los no chão ou em outro lugar que atrapalhe.
Além dos modelos tradicionais de metal ou plástico, muitas floreiras verticais ainda podem ser customizadas ou feitas de materiais como pallets e madeira. É possível deixá-las coloridas e personalizadas de acordo com o estilo de decoração do ambiente.
Floreiras de janela
Que tal uma ótima ideia para deixar a fachada da sua casa mais bonita e atraente? Basta instalar floreiras de janela. Trata-se de uma alternativa simples e utilizada há tempos em muitas residências. De fato, as flores trazem mais cor, frescor e beleza à entrada.
Para isso, basta instalar o suporte na parte inferior de uma ou de todas as janelas. A estrutura servirá de base para vasinhos com flores que podem ser cuidados e regados facilmente. Em muitas cidades, essa tendência é comum e mudam completamente a paisagem, sobretudo em áreas urbanas.
Floreiras de chão
Muita gente tem dúvidas na hora de decorar ambientes internos, sobretudo com opções acessíveis. Por isso, escolher floreiras de chão é uma boa ideia, pois são capazes de mudar o cenário e se adaptam a qualquer espaço. Do mesmo modo, podem combinar com móveis – uma floreira de madeira, por exemplo, pode ter a mesma textura de mesas, estantes, revestimentos, etc.
As floreiras de chão ainda servem de suporte para vasos de todos os tipos e tamanhos. Podem ser simples, tipo escadinha, em formatos diferentes, de ferro, com rodinhas, enfim, são várias alternativas interessantes para cultivar as mais variadas espécies.
Floreiras de madeira
Quando se trata de material, as floreiras de madeira agradam diversas pessoas. Além de comprar vários modelos prontos nas lojas, você pode usar a madeira para fabricar suas próprias floreiras. Do mesmo modo, é possível customizar a peça, passando verniz e tinta com as mais diversas cores.
Outra boa vantagem é quanto ao formato. A madeira permite a confecção de floreiras de parede, de chão, tipo escadinha, etc. Na peça, além de suportes, você pode pendurar ganchos para servir de base para pequenos vasinhos. Dá para criar um lindo jardim vertical com uma floreira na parede ou uma horta na área interna da casa. São ótimas ideias que mostram a versatilidade das floreiras.
Floreiras de pallet
Uma opção sustentável e perfeita para quem adora reaproveitamento é a floreira de pallet. Essas peças versáteis podem ser adquiridas em mercados, galpões e feiras. A partir daí, basta tratá-las com um bom lixamento e pintura para confeccionar a estrutura.
Após o pallet ser desmontado, é possível fazer floreiras de todos os padrões. Os modelos verticais, prontos para pendurar na parede, são ótimos para quem busca montar um jardim vertical em casa ou otimizar o espaço em quintais.
Por outro lado, há quem prefira uma floreira de chão, e para isso a madeira também se adapta perfeitamente. Em muitos sites e vídeos online há tutoriais passo a passo para fazer lindos suportes com essas peças. Assim, você tem uma linda floreira em casa, economiza e usa toda a sua criatividade.
Floreiras de ferro
As floreiras de ferro são clássicas e usadas há muito tempo em vários projetos. Costumam ser penduradas em janelas e paredes e se destacam pelo acabamento. Combinam com qualquer estilo de decoração e chamam atenção pela resistência do material.
Se você gosta de arte em ferro, vale a pena apostar nessa versão. A instalação é fácil e muitos suportes comportam diversos vasos. Dá para criar uma horta em casa e deixar qualquer área mais colorida cultivando espécies floridas.
Floreiras de cimento
Quem busca uma opção rústica pode investir nas floreiras de cimento. Muitas são vendidas em lojas especializadas e possuem uma variedade de formatos, lembrando grandes vasos. Por isso, uma ideia bacana é combinar vários tipos para deixar em ambientes internos, na varanda, em áreas gourmet ou à beira da piscina.
Por outro lado, muitas pessoas usam blocos ou peças de cimento para criar floreiras personalizadas. É uma forma de aproveitar o material, sobretudo proveniente de obras. Além disso, servem para deixar a decoração rústica, combinando com pedras decorativas, peças de madeira e metal, etc.
Floreiras de pneus
Quem ama customização e reaproveitamento de materiais vai adorar as floreiras de pneus. Agora você não precisa mais descartar esses materiais. Usando a criatividade, é possível transformá-lo em floreiras maravilhosas, basta tratá-lo e deixá-lo com um novo aspecto.
De modo geral, uma boa lavagem e a pintura (sobretudo com cores diferentes do preto) já deixam a estrutura perfeita para deixar pequenos vasos e até para cultivar as plantas diretamente. Basta forrar, colocar a terra e escolher a espécie que mais gosta. Versátil, a floreira de pneu pode ser instalada na parede, ficar suspensa no teto, em destaque na horta ou jardim, etc.
Floreiras tipo escadinha
As floreiras tipo escadinha chamam atenção pelo formato e podem ser instaladas em qualquer local da casa, como se fosse um móvel. A grande vantagem é a possibilidade de instalar diversos vasos em cada degrau, por isso é perfeita para quem ama cultivar plantas, temperos, flores, ou seja, várias espécies.
As escadinhas geralmente são de madeira e podem ser customizadas com a cor de sua preferência. Além disso, é possível combinar com as floreiras de parede, com cachepots e estruturas ideais para criar um jardim interno ou ornamentar a decoração do quintal.
Onde comprar? – Dicas de lojas e preços
Onde comprar floreiras? Felizmente, há diversas lojas de decoração, paisagismo e materiais para construção que vendem peças de vários tipos. Além disso, há especialistas em artesanato que customizam modelos diferentes e incríveis.
Em todo caso, vale fazer uma boa pesquisa para escolher o modelo ideal para sua casa. Para ajudar você, listamos algumas opções de lojas:
- Tok&Stok
- Mercado Livre
- Americanas
- C&C
- Mobly
- MadeiraMadeira
- Leroy Merlin
O preço varia conforme o modelo e o material. Em média, uma floreira grande custa cerca de 80 reais.
Uma dica de ouro para economizar é aproveitar materiais usados para fazer sua própria floreira. Nesse caso, você pode utilizar:
- Cadeiras velhas de madeira;
- Barris de madeira;
- Caixotes;
- Jarros e chaleiras antigas;
- Potes de vidro;
- Resto de madeira de móveis velhos;
- Carrinho de mão
De fato, as floreiras são peças maravilhosas e acessíveis, ideais para decorar qualquer ambiente. Aposte nessa tendência e ornamente sua casa. Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.