Floreiras – 80 tipos encantadores e como usar na decoração

Existe uma variedade de floreiras perfeitas para deixar a sua casa mais verde. Além disso, essas estruturas são perfeitas para decorar qualquer ambiente, afinal, você pode cultivar uma série de plantas e flores nesses suportes.

As floreiras têm diversos formatos e podem ser instaladas em paredes, no chão, sob móveis, enfim. Chamam atenção pela versatilidade e você mesmo pode fazer usando materiais como madeira e pneus.

Para se encantar com diversos modelos de floreiras, acompanhe o post completo com 80 fotos + dicas para fazer e comprar. Com certeza você vai adorar.

ideias de floreiras

Tudo sobre floreiras em um guia completo!

Cultivar plantas em casa é perfeito para valorizar o verde, trazer frescor, dar um plus na decoração e até para economizar na feira. Em pequenos vasinhos e suportes, é possível plantar qualquer espécie, desde as floríferas até temperos.

Quando se trata de flores, as cores renovam o ambiente, ornamentam e trazem charme ao espaço, seja interno ou externo. Entretanto, elas precisam se desenvolver em estruturas próprias, por isso é importante instalar floreiras.

Esses suportes podem ser de diversos tamanhos, formatos e materiais. A grande vantagem é que você tem toda essa variedade para escolher e adaptar a sua casa, em qualquer espaço. Portanto, basta conhecer os modelos mais usuais e definir o melhor padrão de acordo com seu projeto.

floreiras

Fotos e modelos de floreiras

Inspire-se com belas fotos de modelos de floreiras e escolha o melhor para instalar em sua casa.

Floreiras de parede / vertical

As floreiras de parede são as mais tradicionais e as mais vendidas nas lojas. A grande vantagem é a possibilidade de ornamentar qualquer ambiente e otimizar o espaço, já que é possível pendurar em qualquer local. Do mesmo modo, serve para decorar a parede e servir de suporte para diversos vasos. Assim, não precisa deixá-los no chão ou em outro lugar que atrapalhe.

Além dos modelos tradicionais de metal ou plástico, muitas floreiras verticais ainda podem ser customizadas ou feitas de materiais como pallets e madeira. É possível deixá-las coloridas e personalizadas de acordo com o estilo de decoração do ambiente.

floreiras de parede

dica de floreira de parede

floreira de parede grande

floreira de parede moderna

floreira de parede preta

floreira de parede vertical

floreira de parede

ideia de floreira de parede

Floreiras de janela

Que tal uma ótima ideia para deixar a fachada da sua casa mais bonita e atraente? Basta instalar floreiras de janela. Trata-se de uma alternativa simples e utilizada há tempos em muitas residências. De fato, as flores trazem mais cor, frescor e beleza à entrada.

Para isso, basta instalar o suporte na parte inferior de uma ou de todas as janelas. A estrutura servirá de base para vasinhos com flores que podem ser cuidados e regados facilmente. Em muitas cidades, essa tendência é comum e mudam completamente a paisagem, sobretudo em áreas urbanas.

floreira de janela rústica

floreira de janela vermelha

floreira de janela bonita

floreira de janela grande

floreira de janela

ideia de floreira de janela

linda floreira de janela

várias floreiras de janela

Floreiras de chão

Muita gente tem dúvidas na hora de decorar ambientes internos, sobretudo com opções acessíveis. Por isso, escolher floreiras de chão é uma boa ideia, pois são capazes de mudar o cenário e se adaptam a qualquer espaço. Do mesmo modo, podem combinar com móveis – uma floreira de madeira, por exemplo, pode ter a mesma textura de mesas, estantes, revestimentos, etc.

As floreiras de chão ainda servem de suporte para vasos de todos os tipos e tamanhos. Podem ser simples, tipo escadinha, em formatos diferentes, de ferro, com rodinhas, enfim, são várias alternativas interessantes para cultivar as mais variadas espécies.

floreira de madeira

Floreira de chão amarela

Floreira de chão aramada

Floreiras de chão

linda Floreiras de chão

vários modelos de Floreira de chão

Floreiras de madeira

Quando se trata de material, as floreiras de madeira agradam diversas pessoas. Além de comprar vários modelos prontos nas lojas, você pode usar a madeira para fabricar suas próprias floreiras. Do mesmo modo, é possível customizar a peça, passando verniz e tinta com as mais diversas cores.

Outra boa vantagem é quanto ao formato. A madeira permite a confecção de floreiras de parede, de chão, tipo escadinha, etc. Na peça, além de suportes, você pode pendurar ganchos para servir de base para pequenos vasinhos. Dá para criar um lindo jardim vertical com uma floreira na parede ou uma horta na área interna da casa. São ótimas ideias que mostram a versatilidade das floreiras.

estrutura com Floreira de madeira

Floreira de madeira bonita

Floreira de madeira grande

Floreira de madeira horizontal

Floreira de madeira simples

Floreira de madeira

modelos de Floreira de madeira

 Floreiras de pallet

Uma opção sustentável e perfeita para quem adora reaproveitamento é a floreira de pallet. Essas peças versáteis podem ser adquiridas em mercados, galpões e feiras. A partir daí, basta tratá-las com um bom lixamento e pintura para confeccionar a estrutura.

Após o pallet ser desmontado, é possível fazer floreiras de todos os padrões. Os modelos verticais, prontos para pendurar na parede, são ótimos para quem busca montar um jardim vertical em casa ou otimizar o espaço em quintais.

Por outro lado, há quem prefira uma floreira de chão, e para isso a madeira também se adapta perfeitamente. Em muitos sites e vídeos online há tutoriais passo a passo para fazer lindos suportes com essas peças. Assim, você tem uma linda floreira em casa, economiza e usa toda a sua criatividade.

floreira de pallet com tela

floreira de pallet com vasos

floreira de pallet customizada

Floreira de pallet grande

floreira de pallet para jardim

Floreira de pallet

Floreira de pallete

Floreira de pallets

Floreiras de ferro

As floreiras de ferro são clássicas e usadas há muito tempo em vários projetos. Costumam ser penduradas em janelas e paredes e se destacam pelo acabamento. Combinam com qualquer estilo de decoração e chamam atenção pela resistência do material.

Se você gosta de arte em ferro, vale a pena apostar nessa versão. A instalação é fácil e muitos suportes comportam diversos vasos. Dá para criar uma horta em casa e deixar qualquer área mais colorida cultivando espécies floridas.

floreira de ferro branco

floreira de ferro com vasos

floreira de ferro grande

floreira de ferro ideias

floreira de ferro pequena

floreira de ferro vintage

floreira de ferro

Floreiras de cimento

Quem busca uma opção rústica pode investir nas floreiras de cimento. Muitas são vendidas em lojas especializadas e possuem uma variedade de formatos, lembrando grandes vasos. Por isso, uma ideia bacana é combinar vários tipos para deixar em ambientes internos, na varanda, em áreas gourmet ou à beira da piscina.

Por outro lado, muitas pessoas usam blocos ou peças de cimento para criar floreiras personalizadas. É uma forma de aproveitar o material, sobretudo proveniente de obras. Além disso, servem para deixar a decoração rústica, combinando com pedras decorativas, peças de madeira e metal, etc.

floreira com bloco de cimento

floreira de cimento quadrada

floreira de cimento redonda

floreira de cimento

ideias de floreira de cimento

ideias de floreiras de cimento

Floreiras de pneus

Quem ama customização e reaproveitamento de materiais vai adorar as floreiras de pneus. Agora você não precisa mais descartar esses materiais. Usando a criatividade, é possível transformá-lo em floreiras maravilhosas, basta tratá-lo e deixá-lo com um novo aspecto.

De modo geral, uma boa lavagem e a pintura (sobretudo com cores diferentes do preto) já deixam a estrutura perfeita para deixar pequenos vasos e até para cultivar as plantas diretamente. Basta forrar, colocar a terra e escolher a espécie que mais gosta. Versátil, a floreira de pneu pode ser instalada na parede, ficar suspensa no teto, em destaque na horta ou jardim, etc.

floreira de pneu criativa

floreira de pneu em horta

floreira de pneu personalizada

floreira de pneu recilado

floreira de pneu

floreiras coloridas de pneu

linda floreira de pneu

Floreiras tipo escadinha

As floreiras tipo escadinha chamam atenção pelo formato e podem ser instaladas em qualquer local da casa, como se fosse um móvel. A grande vantagem é a possibilidade de instalar diversos vasos em cada degrau, por isso é perfeita para quem ama cultivar plantas, temperos, flores, ou seja, várias espécies.

As escadinhas geralmente são de madeira e podem ser customizadas com a cor de sua preferência. Além disso, é possível combinar com as floreiras de parede, com cachepots e estruturas ideais para criar um jardim interno ou ornamentar a decoração do quintal.

floreira escadinha azul

floreira escadinha

floreira pequena escadinha

grande floreira escadinha

linda floreira escadinha

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

Onde comprar floreiras? Felizmente, há diversas lojas de decoração, paisagismo e materiais para construção que vendem peças de vários tipos. Além disso, há especialistas em artesanato que customizam modelos diferentes e incríveis.

Em todo caso, vale fazer uma boa pesquisa para escolher o modelo ideal para sua casa. Para ajudar você, listamos algumas opções de lojas:

  • Tok&Stok
  • Mercado Livre
  • Americanas
  • C&C
  • Mobly
  • MadeiraMadeira
  • Leroy Merlin

O preço varia conforme o modelo e o material. Em média, uma floreira grande custa cerca de 80 reais.

floreiras de madeira

Uma dica de ouro para economizar é aproveitar materiais usados para fazer sua própria floreira. Nesse caso, você pode utilizar:

  1. Cadeiras velhas de madeira;
  2. Barris de madeira;
  3. Caixotes;
  4. Jarros e chaleiras antigas;
  5. Potes de vidro;
  6. Resto de madeira de móveis velhos;
  7. Carrinho de mão

De fato, as floreiras são peças maravilhosas e acessíveis, ideais para decorar qualquer ambiente. Aposte nessa tendência e ornamente sua casa. Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...