DECORAÇÃO RÚSTICA: 80 Ideias Simples e Fotos!

A decoração rústica é um estilo que nunca sai de moda, mas que nos últimos tempos tem ganhado ainda mais destaque. É claro, que para dar um toque rudimentar na decor, não basta encher a casa de móveis de madeiras ao estilo mais campestre. Esse estilo de decoração também merece ser pensado em cada detalhe, por isso hoje separamos dicas e ideias de como transformar a decor do seu lar e ter uma casa rústica e aconchegante.

Decoração rústica e barata

Gosta do estilo, mas está sem dinheiro. Vamos com calma, que dá sim para transformar o ambiente e manter o orçamento em dia.

decoraçao-rustica-1

Se a ideia é gastar pouco, você não precisa transformar tudo e comprar móveis novos. Aproveite a cama box que não tem cabeceira e faça você mesma uma cabeceira rústica. Para isso você vai precisar juntar pedaços de madeiras e cortá-los em diferentes tamanhos, depois é só unir as madeiras para criar o móvel.

decoraçao-rustica-2

A ideia de criar um escritório rústico também pode ser incorporada ao quesito de gastar pouco.

  • Para a mesa, dá para recorrer a aquele móvel antigo esquecido no sítio da família, ou usar madeira de demolição para construir a própria escrivaninha.
  • Na parede, aproveite os pallets para fazer uma espécie de painel e até servir de apoio para alguns materiais e revistas.

decoraçao-rustica-3

O espelho também pode seguir o mesmo estilo de decoração. É claro, que é difícil encontrar um modelo pronto nesse estilo e quando encontra o preço não é o melhor. Para ter um espelho desse tipo e sem gastar muito, você pode comprar (ou aproveitar o que já tem em casa) um objeto de moldura simples e criar uma moldura de madeira. Depois é só fixar o espelho por trás da madeira e o item para a decoração está finalizado.

Sala rústica

decoraçao-rustica-4
O cantinho ou a entrada da sala pode receber uma decoração especial. Nesse hall o banco antigo de madeira, fez o papel de aparador; e objetos antigos e que remetem ao estilo de vida campesiano tornaram-se objetos decorativos.

decoraçao-rustica-5

A mesa de centro foi feita de troncos de madeira em diferentes tamanhos, deixando o móvel com altura assimétrica. Na base de cada tronco foi usada uma base espelhada que criou um mix de campestre e moderno.

decoraçao-rustica-6

No momento que se escolhe por uma decor rústica, você pode ficar em dúvida se estilo vai realmente combinar com sua casa. Se você ainda não tem certeza se deseja uma casa toda no mesmo estilo, pode apostar na mistura de estilos.

Nessa sala, o mix de modernidade e rústico andam juntos e em muita harmonia. As duas mesinhas feitas com tronco de árvores misturam-se as modernas cadeiras pretas da sala de jantar e destacam ambos os gêneros sem deixar a decoração pesada demais.

decoraçao-rustica-7

Mais uma vez o mix de decorações mostra que é possível usar itens modernos e dar um toque rústico a sala.

Com sofás, tapete, cortinas e itens decorativos modernos, a mesa de centro foi o destaque da sala, afinal não tem como passar despercebido por uma mesa feita a partir do tronco de uma árvore. Para encaixar esse móvel na sala, sem que parecesse algo distinto, um móvel de apoio em madeira antiga também foi utilizado, desse modo a sala permaneceu harmônica.

Quarto rústico

decoraçao-rustica-8
Para o quarto, a cabeceira feita de madeira de demolição criou uma espécie de painel atrás da cama. Para garantir que o ambiente ficasse aconchegante, dois sposts de iluminação foram colocados na cabeceira, o que substitui um móvel com abajur e ainda deixa esse cantinho com uma iluminação indireta.

decoraçao-rustica-9

Que tal estender a cabeceira até o teto? Esse quarto ao estilo rústico seguiu essa ideia ao criar um painel com madeira de demolição que preencheu parte da parede e to teto. As plantas usadas na decor, ajudam a deixar o ambiente mais campestre e dão um toque de vida e cor ao quarto.

O criado mudo foi substituído por banquinhos antigos e até um rádio antigo participou da decoração do quarto.

decoraçao-rustica-10

  • Se você mora em apartamento e tem pouco espaço, mas não abre mão de uma decoração rústica, esse quarto é um ótimo exemplo de como aderir o estilo em um espaço pequeno.
  • Ao invés de encher o ambiente de móveis, a parede ao fundo da cama foi toda revestida de madeira e ganhou um nicho embutido para dar um espaço a itens decorativos. Como criado, de um lado foi utilizado um baú antigo e do outro um banquinho de madeira.
  • O espelho grande com moldura de madeira fica em harmonia com as cores do quarto e ajuda a dar sensação de amplitude ao ambiente.

Decoração rústica para chácara

Ter um cantinho em meio a natureza já é algo delicioso, mas isso pode ficar ainda melhor se a decoração seguir um gênero campestre e aconchegante.

decoraçao-rustica-11

Na chácara o que não pode faltar para dar o toque campesiano é um fogão a lenha. Nada mais rústico e característico que um café passado no fogão.

Não importa se o fogão será feito na área interna ou externa da casa, pode até servir para decoração (te aconselho a fazer uma comidinha nele e depois você vai esquecer essa parte de ser apenas decorativo), mas o item dá um toque especial ao seu cantinho na natureza.

decoraçao-rustica-12
Ainda na cozinha da chácara, a mesa feita de bobina de madeira e as cadeiras de metal deixam o ambiente mais aconchegante.

decoraçao-rustica-13

Na área externa, valorize as sombras das árvores para fazer um cantinho de refeições. Nesse projeto, a parede de pedras deu espaço para o crescimento da árvore.  A mesa comprida e com bancos feitos de tronco em um deck de madeira completam o visual.

decoraçao-rustica-14

A frente da casa também pode seguir o mesmo estilo. Abuse de pendentes na entrada que tenham estilo rústico e as cadeiras e bancos de madeira podem garantir a decoração da entrada do lar e deixar o espaço agradável.

Fotos e inspirações

Apesar de ser um mesmo estilo, a decor rústica pode ter suas variações, mix e até depender do espaço disponível. Para você ficar antenada nos diferentes modos de seguir essa linha decorativa, separamos algumas fotos que podem ficar de inspiração para o projeto do seu lar.

decoraçao-rustica-15

decoraçao-rustica-16
decoraçao-rustica-17
decoraçao-rustica-18
decoraçao-rustica-19
decoraçao-rustica-20
decoraçao-rustica-21
decoraçao-rustica-22
decoraçao-rustica-23
decoraçao-rustica-24
decoraçao-rustica-25
decoraçao-rustica-26
decoraçao-rustica-27
decoraçao-rustica-28
decoraçao-rustica-29
decoraçao-rustica-30
decoraçao-rustica-31
decoraçao-rustica-32
decoraçao-rustica-33
decoraçao-rustica-34
decoraçao-rustica-35
E aí, o que você acha da decoração rústica? Você usaria essa linha de decoração na sua casa? Apesar de remeter ao estilo campestre, dá sim para mesclar diferentes linhas e criar um ambiente aconchegante e misto quando o assunto é decor.

Você pode gostar...