Jasmim-manga – Como plantar, significado e fotos lindíssimas!
O jasmim-manga é uma espécie de árvore muito utilizada em jardins e em projetos urbanísticos, trazendo sombra e também floração delicada e que valoriza qualquer projeto.
E se você gosta da espécie de estilo tropical e vem pensando em incluir essa árvore no projeto paisagístico, no post reunimos tudo o que você precisa saber sobre jasmim-manga, além de dicas inspirações para usar a espécie.
Características e significado
A espécie tem o nome científico de Plumeria rubra, e além de ser conhecida popularmente como jasmim-manga, também costuma ser chamada de outros nomes como frangipani, árvore pagode, jasmim de caiena, jasmim de São José, jasmim do Pará e plumélia.
O nome popular de jasmim-manga está relacionado ao perfume das flores, que lembram aroma de jasmim, e às folhas da mangueira, uma vez que a folhagem dessa espécie lembra bastante folhas de mangueira.
A árvore frangipani pode atingir de 4 a 6 m de altura, e tem como características tronco suculento, folhas grandes e brilhantes e perfume intenso na florada.
Durante o outono e inverno é comum que todas as folhas caiam e fique somente o tronco, e esse não é um problema, mas algo comum da espécie.
As folhas e flores começam a aparecer durante a primavera e se estendem até o verão. A floração aparece através de cachos volumosos e perfumados.
As flores costumam variar de cor e podem ser encontradas em tons como branco, amarelo, rosa, laranja, salmão e vinho.
A árvore tem como característica brotar e florescer mesmo com ausência de raízes, como é o caso da germinação em água, sendo assim, a espécie costuma ser associada ao significado de imortalidade da alma.
Como plantar e cultivar jasmim-manga? #dicas
Plantio
As mudas para o plantio de jasmim-manga podem ser feitas de 3 maneiras; através de sementes, alporquia e estaquia, sendo a estaquia a maneira mais fácil de fazer mudas da planta.
Para o cultivo através da estaquia, é recomendado usar uma tesoura de poda afiada e retirar um caule de aproximadamente 20 cm de uma árvore saldável e bem desenvolvida.
Depois de retirar o pedaço de caule, deixe-os secar por alguns dias para que a seiva branca presente na espécie seque completamente.
Quando o galho já não apresentar mais sinal de seiva, coloque a parte cortada dentro de um recipiente com água, de modo que fique submergido de 3 a 5 cm.
O caule em contato com a água deve ser mantido até que comece a enraizar, e durante todo esse tempo é necessário fazer a troca de água para evitar mau cheiro.
Quando o galho já estiver enraizado, é possível fazer o plantio para o desenvolvimento da espécie.
Clima
A espécie gosta de clima tropical, se adaptando bem a ambientes quentes e úmidos.
Solo
Para o cultivo da frangipani é recomendado solo bastante fértil, podendo ser enriquecido com matéria orgânica.
A espécie típica de clima tropical, gosta bastante de solo úmido, mas isso não significa solo encharcado, sendo assim, é recomendado que o solo seja bem drenado.
Local
Para o cultivo da espécie, o local ideal é um ponto com incidência direta de sol, sendo que a espécie se a adapta bem a sol pleno.
A recomendação para cultivar jasmim-manga é a de evitar áreas sombreadas e sem a incidência de sol.
Rega
A espécie gosta de solo levemente úmido e sem o acúmulo de água, o que pode ser prejudicial para as raízes.
Na fase inicial do plantio e enquanto a espécie ainda é uma muda, a recomendação são regas mais frequentes, variando de 2 a 3 vezes por semana.
Ao atingir a fase adulta de uma árvore de pequeno porte, as regas podem ser mais espaçadas.
Para o plantio em vaso, é ideal que o solo seja bem drenado, evitando o acúmulo de água.
Adubação
O jasmim-manga é uma árvore que aprecia bastante solos férteis, e o uso de compostos orgânicos, estercos, húmus de minhoca e outros nutrientes são recomendados durante o ano todo e podem ser adicionados ao solo a cada 3 meses.
A adubação também pode incluir o uso de adubos minerais, que são recomendados para os períodos mais quentes, como primavera e verão, período em que a espécie volta a soltar folhas e flores.
Poda
A manutenção da espécie inclui a remoção de galhos secos ao longo do ano, mas cuidado para não fazer essa remoção no período mais frio, que é quando a árvore fica completamente sem folhas, mas isso não significa que a espécie tenha secado.
A poda mal executada pode impedir que a árvore floresça durante a primavera e o verão.
Fotos, tipos e cores de jasmim-manga
Jasmim-manga em vaso
Uma das maneiras de cultivar jasmim-manga é em vasos, uma possibilidade para quem não tem espaço em jardim.
O cultivo da espécie em vasos pede vasos grandes e que sejam adequados para o desenvolvimento da árvore, podendo agregar estilo a tropical a diferentes ambientes, como sacadas e até mesmo espaços internos, desde que sejam adequados para a planta.
Jasmim-manga em solo
A frangipani também pode ser cultivada em solo como uma proposta de árvore de pequeno porte, sendo bastante comum em jardins tropicais, podendo ser protagonista do espaço ou compondo o projeto paisagístico.
A espécie também pode ser utilizada na arborização, sendo uma opção de árvore para a calçada.
Você já conhecia essa espécie? Conte-nos qual a sua cor favorita para a florada e se você já cultivou a espécie.