Jardim Tropical: dicas de plantas e inspirações de projetos com fotos!

Quando o assunto são projetos de jardinagem há várias ideias e estilos que podem ser usados, e uma das inspirações é o jardim tropical.

Neste estilo de jardim, a ideia predominante é o resultado natural no todo, e com a ideia de que a paisagem ali não foi projetada e nem sofreu interferências humanas.

Outra dica para quem está considerando um jardim tropical, é escolher elementos e plantas que retratem a paisagem tropical e assim deixar o projeto o mais natural.

Então, se você está precisando de dicas e ideias para fazer um jardim tropical, o post traz referências inspiradoras desse estilo.

ideias

Dicas para fazer um jardim tropical

  • Plantas: se você está planejando um jardim tropical, a escolha das plantas é algo de extrema importância para passar a imagem certa no projeto, por isso, escolha por plantas tradicionais de regiões tropicais e subtropicais, para trazer o visual de naturalidade. Entre as espécies mais adequadas para esse estilo de jardim estão:
    • Palmeiras (diversas espécies)tipos de palmeiras
    • Helicônias
    • Pândanos
    • Calatéias
    • Samambaias
    • Filodendrostipos de plantas
    • Estrelítzas
    • Cheflera
    • Dracenas
    • Gengibres
    • Agavesespécies de plantas
    • Bananeira Ornamental
    • Costela-de-adão
    • Bromélias
    • Orquídeas nos troncos das árvores
    • Boungavílias (Primavera)tipos de plantas e flores

 

  • Pedras: outra característica bem comum dos projetos tropicais é o uso de pedras ao longo do jardim. A ideia não é usar as pedras de maneira ordenada, e sim distribuí-las ao longo do jardim de maneira desuniforme e mais natural possível. Ah, e neste caso aposte pelas pedras para jardim em tamanho grande.
pedras jardim

Além de pedras grandes, o jardim ainda tem um caminho de pedras

jardim com pedras grandes

As pedras grandes em meio ao jardim ficam naturais

  • Água: na decoração e composição de jardins tropicais, aposte em lagos e fontes, que tragam o elemento água com naturalidade, e deixem o espaço ainda mais atrativo e aconchegante.

 

lago jardim

No projeto, o lago tem um caminho de pedras

lago com deck de madeira

O deck de madeira dá acesso ao lago

  • Comedouro para pássaros: neste tipo de projeto é comum que os pássaros sintam-se atraídos pela variedade de plantas, e se a ideia é deixar a natureza predominar, acrescente um espaço com comedouro para as aves, assim, os pássaros vão estar ainda mais presente no projeto.

comedouro pássaro jardim

 

Fotos e Modelos de Jardim Tropical

Com Plantas Baixas 

Se você tem pouco espaço e quer um jardim que fique pronto rapidamente, pode não escolher por espécies que tenham grande e lento crescimento, sendo assim, as plantas baixas e estilo arbustos são opções perfeitas, já que alcançam seu tamanho rapidamente.

jardim com grama sintética

A falta de espaço e até mesmo de um espacinho de terra para plantar não é desculpa, e um exemplo perfeito de que é possível ter um jardim tropical é este projeto.

No espaço, o piso foi feito de grama sintética e na falta de terra, as plantas baixas foram plantadas em vasos, que compõem o projeto, e trazem o toque verde e natural do estilo tropical.

Outro detalhe do projeto, são as samambaias fixadas no muro, que trazem o toque verde até no espaço vertical.

muro de pedras

O muro de pedras reforça a ideia do estilo tropical

Outra inspiração para o jardim estilo tropical com plantas baixas é este projeto, onde há um mix de diferentes plantas estilo arbustos em diversos tons de verde, deixando o efeito bem natural.

O projeto ainda tem um pequeno gramado e detalhes em pedra, que trazem a ideia da naturalidade ao paisagismo.

 

Mais fotos

jardim com palmeiras

As palmeiras se destacam em meio às plantas baixas

jardim com bromélias

Diferentes tipos de bromélias compõem o projeto paisagístico

jardim embaixo janela

O jardim baixo fica rente as janelas

Com Piscina 

No projeto de jardim tropical o elemento água é uma grande aposta para trazer a ideia da natureza ao seu estilo primordial, mas se você não está planejando um lago, uma boa ideia para incluir água ao espaço é com uma piscina em meio ao jardim.

O resultado de incluir a piscina fica lindo, e o espaço de lazer ainda ganha o detalhe do jardim tropical próximo, dando um toque mais aconchegante.

piscina com deck

Nesta proposta, a piscina pequena foi a aposta para o projeto, e nesse mesmo espaço pequeno ainda foi incluído o projeto paisagístico ao estilo tropical.

Como o espaço era pouco, a aposta foi de fazer muros verdes, trazendo a natureza para o espaço vertical, e incluir poucos arbustos baixos em meio as bananeiras ornamentais.piscina fundo verde

Se o jardim disponibiliza de mais espaço, uma grande inspiração para unir jardim tropical e piscina é este projeto.

Na proposta, a piscina ganhou revestimento verde, o que une as cor com o jardim. Para a jardinagem, as plantas misturadas ficaram rente ao muro e com grandes pedras em volta, trazendo naturalidade com muito estilo para o jardim.

 

Mais fotos

jardim com piscina

A imagem das plantas reflete na água

piscina com cascata

A cascata de água surge através do muro revestido com pedra

jardins com piscina

Pequeno / Simples

Ter pouco espaço ou pouco dinheiro para investir no projeto de jardinagem não é um problema. E com muita criatividade dá para criar espaços verdes e ao estilo tropical de uma maneira bastante harmônica.

Para economizar durante o projeto, a dica é escolher por plantas e espécies de custo mais barato, como as samambaias, assim já para economizar no jardim.

jardim muro

Há várias ideias para decorar um jardim pequeno, e nesta proposta, a ideia não é exatamente de um jardim, mas sim de um canteiro rente ao muro.

Na proposta, o canteiro ganhou espécies de plantas baixas de diversas espécies, trazendo o mix do ambiente natural, e para adicionar um pouco mais destaque, a aposta foi pelas pequenas palmeiras, que dão volume vertical ao jardim pequeno.

jardim pequeno com pedras

Outra aposta para criar o jardim tropical em pouco espaço é este projeto, onde o jardim lateral passou por uma transformação e ganhou um mix de espécies de plantas, que retratam o estilo tropical.

Além do verde das plantas, o espaço ainda foi decorado com pedras e lascas de madeira.

 

Mais fotos

jardim com caminho de pedra

Palmeiras se destacam em meio ao pequeno jardim

jardim fachada

O jardim toma conta do pequeno espaço na fachada

jardim com bananeira

A bananeira ornamental é o destaque o pequeno jardim

 

Com tantas ideias para o jardim tropical, é hora de colocar a mão na terra e planejar seu espaço verde com aparência natural e com um toque bastante aconchegante.

Você pode gostar...