Enfeites de Natal com Garrafa Pet – 40 Ideias Incríveis & Como Fazer!

Uma das coisas mais bacanas do Natal é toda a decoração que é feita nas casas para comemorar essa data. Árvores natalinas, guirlandas, Papai Noel, luzes pisca-pisca e vários outros itens podem ser utilizados. Mas se você está com o orçamento curto e anda procurando por outras soluções mais sustentáveis para deixar sua casa incrível, aqui você vai encontrar várias dicas de enfeites de Natal com Garrafa Pet, com quatro passo a passos incríveis especialmente para você!

Fotos e Modelos de Enfeites de Natal com Garrafa Pet

A reutilização de objetos é uma das formas mais sustentáveis de decorar uma casa. E a garrafa pet é um ótimo item para isso, principalmente por causa da sua versatilidade. Você pode fazer uma variedade incrível de itens e usá-los em diferentes lugares. Bengalas decorativas, guirlandas e luminárias são só algumas das possibilidades para esse material.

Bengalas brancas e vermelhas, feitas com garrafas pet e com luz pisca-pisca.

Base e topo da garrafa formando o rosto de um papai Noel.

Guirlanda enfeitada com flores feitas de garrafa pet.

Enfeite com sinos feitos de garrafa pet.

Flor decorativa feita com garrafa pet.

Potinhos feitos com garrafa pet com bonecos natalinos dentro.

Garrafa com luzes pisca-pisca dentro, formando uma luminária.

A garrafa pode até ser de vidro, mas a ideia funciona perfeitamente para ser feita com uma pet.

Para Mesa

Os enfeites de Natal com garrafa pet que podem ser usados na decoração da mesa podem variar bastante. Você pode, por exemplo, fazer porta-guardanapos, mini vasinhos, potes para servir petiscos e garrafas decoradas que podem ser usadas como vasos ou porta-velas.

Flores de garrafa pet servindo de porta guardanapos.

Suporte para petiscos feito de garrafa pet.

Anjos formados com garrafa pet.

Vasos deitos de garrafa pet.

Que tal fazer vasinhos de renas?

Potes para servir pipoca feitos com garrafa pet.

Potes feitados para o Natal.

Para Jardim

Para o jardim, os enfeites de Natal com garrafa pet também são incríveis! Os que mais chamam a atenção são os bonecos, anjos e sinos grandes que podem ser feitos com o material. Mas outros itens também podem conter a garrafa, como uma luminária linda e as luzes pisca-pisca.

Bolas de enfeite verde, prata e dourada, feitas com garrafa pet.

Luminária no formato de casa feita com garrafas pet.

Bonecos de neve no jardim feitos com garrafa pet.

Anjo feito com garrafa pet.

Sino prata com laço vermelho, feito com garrafa pet.

Anjo feito com garrafa pet.

Pisca pisca com flores de garrafa pet.

Velas

Já para as velas, os enfeites de Natal com garrafa pet variam mais no estilo e formato. Por exemplo, você pode fazer uma espécie de cálice para receber sua vela ou utilizar a garrafa para fazer folhas e outros enfeites que adornam ela. Além disso, você também pode usar o material na sua cor original, seja ela verde ou transparente, ou então pintá-lo de vermelho, dourado, entre outras.

Porta velas vermelho, com laço.

Enfeite para velas, com folhas feitas de garrafa pet.

Porta vela com garrafa pet transparente.

Porta vela com parte de cima de garrafa pet e outros enfeites.

Garrafa pet com partes derretidas servindo de porta vela.

Para Árvore de Natal

Se você está sem uma árvore para enfeitar sua casa, mas tem várias garrafas pet sobrando, seu problema acabou. Além da própria árvore, você ainda pode fazer vários enfeites para colocar nela, como sinos, bolinhas e outros penduricalhos.

Árvore de Natal feita com garrafa pet.

Árvore de Natal feita com garrafa pet.

Enfeite de Árvore de Natal em formato de bola, feita com garrafa pet.

Enfeites de árvore de Natal com bonecos de neve dentro, feitos com garrafa pet.

Fundos de garrafa pet usados para enfeitas árvores.

Sinos feitos com garrafa pet.

Com Tampinhas

E se a ideia é reaproveitar, temos que pensar em reutilizar o material completo, inclusive as tampinhas. Para criar enfeites com esse item, nós te damos algumas ideias bacanas. Você pode fazer guirlandas, esteiras e porta-copos. Nas últimas duas fotos são usadas tampinhas de garrafa de vidro e cápsulas de café, mas que podem ser facilmente substituídas pelas tampas de garrafas pet.

Guirlanda feita com tampinhas de garrafas pet encapadas de tecidos verdes.

Esteiras de mesa e porta-copos feitos com tampinhas de garrafas.

Boneco de neve feito com tampinhas de garrafa.

Enfeites de árvore de Natal feitos com cápsulas de café.

Como Fazer Enfeites de Natal com Garrafa Pet: Passo a Passo

Agora chegou a melhor hora para quem gosta de colocar a mão na massa. Os passo a passos que nós vamos te ensinar são super simples e vão ajudar a deixar sua casa incrível para esse Natal!

Bota de Papai Noel

Para fazer esse enfeite você vai precisar de:

  • Uma garrafa pet;
  • Tesoura;
  • Estilete;
  • Cola quente;
  • Cola silicone;
  • Agulha e linha;
  • Feltro preto e vermelho;
  • Pelúcia branca;
  • Papelão;
  • Caneta para retro projetor;
  • Enfeites de sua preferência.

Para começar, use a caneta para fazer a marcação do corte que você vai fazer na garrafa. O ideal é retirar a base e o topo, restando o cilindro do meio. Coloque esse cilindro e a base da garrafa lado a lado sobre o papelão e faça o desenho do contorno deles. Em seguida, use um estilete para recortar a área desenhada, pois ela será a sola do sapato. Pegue um pedaço de feltro preto e use a cola quente para colar nos dois lados do papelão. Para facilitar, faça um lado de cada vez e corte as sobras.

Montagem ensinando a fazer uma bota de Papai Noel com garrafa pet.

Recorte um círculo vermelho do feltro e use a agulha e a linha para fazer uma espécie de fuxico. Coloque a base da garrafa dentro (com o vão para cima) e feche a trouxinha. Utilize cola silicone para colar a sobra do tecido dentro da garrafa. Depois de pronto, cole esse fuxico na sola da sua bota. Em seguida, use novamente o feltro vermelho para encapar o cilindro da garrafa e cole-o também na sola da bota. Agora é a hora dos detalhes. Utilize uma faixa de feltro para finalizar a base, cole a pelúcia branca na parte de cima do cilindro e termine de enfeitar da forma que achar melhor! Para ver o passo a passo completo, clique aqui.

Para esconder a junção dos dois pedaços da garrafa, uma boa ideia é colocar galinhos verdes e um laço dourado!

Sino

Para fazer um sino natalino de garrafa pet você vai precisar de:

  • Uma garrafa pet;
  • Tesoura;
  • Estilete;
  • Tinta dourada;
  • Bolinha (pode ser de isopor);
  • Fio de nylon;
  • Enfeites.

Montagem ensinando a fazer um sino com garrafa pet.

Para começar, você deve cortar a parte de cima da garrafa e pintá-la de dourado. Se você utilizar a bola de isopor, pinte ela também. Depois de seca, prenda o fio de nylon na bolinha e pendure ela no interior da garrafa. Depois é só enfeitar! Você pode usar uma fita dourada para a base, fazer um laço vermelho para a parte de cima e colocar folhas e frutas falsas. E é claro, não esqueça de colocar uma fita ou fio na parte de cima para que possa pendurar seu sino na árvore de Natal ou em outro local da casa!

Árvore de Natal

Se você não tem uma árvore de Natal para enfeitar sua casa, pode aproveitar essa ideia e de quebra ainda reaproveitar garrafas pet. Para começar, você vai precisar de:

  • Garrafas pet;
  • Cano fino;
  • Tesoura;
  • Durex ou cola.

Montagem ensinando a fazer uma mini árvore de Natal com garrafa pet.

A primeira coisa que você deve fazer é cortar sua garrafa pet, formando com ela pequenos retângulos. Recorte também a parte de cima dela, que vai servir para fazer a base da sua árvore. Depois disso, desfie os retângulos formando uma espécie de saia em cada um deles, mas sempre deixando a borda sem cortar. Em seguida, pegue o cano e encaixe a parte de cima da garrafa nele para formar a base. E para fazer os galhos da árvore, basta envolver o cano com aqueles retângulos cortados, usando o durex para fixá-los. Repita esse processo até cobrir toda a extensão e prontinho. Se você quiser, ainda pode usar materiais leves para decorar a sua árvore, como lantejoulas e miçangas.

Guirlanda

Agora chegou a hora de um dos passo a passos mais legais, afinal, você quase não consegue perceber que foram usadas garrafas pets para esse enfeite. Para fazer uma linda guirlanda você vai precisar de:

  • Várias garrafas pet do mesmo tamanho (para a guirlanda da foto foram usadas 30);
  • Tesoura ou estilete;
  • Tinta dourada;
  • Fio de nylon;
  • Laços, pinhas e outros enfeites.

Montagem ensinando a fazer uma guirlanda com bases de garrafas pet.

Para começar, você deve recortar todas as bases das suas garrafas. Em seguida, faça cortes em ‘V’, fazendo com que essas bases se pareçam com flores. Pinte todas as peças de dourado e faço furos no centro de cada uma delas. Depois, você deve passar as bases das garrafas pelo fio, sempre encaixando uma na outra, como explica a montagem acima. Quando sua guirlanda estiver do tamanho que você queria, faça um nó nas duas pontas do fio e enfeite a parte de cima. Você pode utilizar fitas, laços, pinhas, flores e outros adereços de sua escolha!

Montagem com diferentes enfeites de Natal com Garrafa Pet.

Agora que você já conhece uma infinidade de enfeites de Natal com garrafa pet, aproveite para colocar a mão na massa e reaproveitar esse material! Se você quer ver outras ideias nesse estilo, confira nossos posts sobre enfeites de Natal reciclados e enfeite de Natal artesanal. E se você gosta de reutilizar materiais, que tal dar uma olhada nos nossos textos sobre artesanatos com caixa de sapato, luminárias artesanais e adegas feitas de pallet? Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Então conte para a gente! E se você gostou das nossas dicas, não deixe de comentar!

Você pode gostar...