Hortênsia: +45 Flores Lindíssimas, Cores e Como Cuidar!

A hortênsia é uma flor o que encanta pela beleza e delicadeza, sendo considerada uma planta ornamental e que tem como vantagem o fácil cultivo, uma vez que se adapta a diferentes tipos de solos.

A hortênsia é uma espécie considerada um dos tipos de flores do campo, trazendo uma beleza única através de variações de cores nas flores e arbustos que ficam lindos em vasos e jardins.

E se você quer conhecer mais dessa espécie e aprender como cultivar hortênsias, no post reunimos dicas de tudo o que você precisa saber para cuidar dessa flor.

hortensia

Características e curiosidades

A espécie de nome científico Hydrangea macrophylla tem como características ser um arbusto semi lenhoso de folhas grandes e brilhantes e que pode atingir a de 1 a 2,5 m de altura.

As hortênsias são plantas com glicosídeo cianogénico hidrangina, princípio ativo que torna a planta tóxica se ingerida em grandes quantidades.

A ingestão da planta venenosa pode causar convulsões, dores abdominais, flacidez muscular, náuseas e letargia. Sendo assim, é recomendado manter essa espécie longe do alcance de crianças e animais.

caracteristicas hortensia

Qual o seu significado?

A espécie é associada a devoção, coragem, dignidade, determinação, pureza de sentimento e elevação espiritual.

A planta também é associada a beleza e exuberância e pode ser associada ao estado de gratidão e prosperidade.

Quais as cores da hortênsia? 

As hortênsias são plantas que podem apresentar variação de cores nas flores e isso acontece devido o nível de acidez e concentração de alumínio presentes no solo.

Desse modo, é comum que as flores dessa espécie mudem de cor de acordo com o seu cultivo, mudando facilmente de tonalidade ao longo do tempo.

Como o solo brasileiro é naturalmente mais ácido, é bastante comum a hortênsia azul, prevalecendo essa cor, uma vez que o solo brasileiro apresenta características propícias para essa nuance.

Apesar de ser bastante comum as flores em nuances de azul claro, essa espécie também apresenta variações de cores como branco, púrpura, rosa e vermelho.

cores de hortensia

As flores podem mudar de cor de acordo com a composição do solo

Quanto custa em média? #preço

Para quem pretende fazer o cultivo de hortênsias, as mudinhas são as melhores opções para iniciar o plantio, e nesse caso, é possível adquirir mudas em torno de R$ 15.

A opção é barata e uma ótima espécie para cultivar em jardins e vasos.

Como plantar hortênsia? 

Uma das maneiras mais fáceis de plantar hortênsia é através de mudinhas já prontas, mas também há a possibilidade de propagar a espécie através da técnica de estaquia.

O plantio através de estacas pode ser feito durante o ano inteiro, mas o ideal é que as estacas sejam retiradas da planta mãe após o florescimento.

Para remover um pequeno galho para fazer a estaquia, é recomendado que sejam retirados os brotos laterais dos ramos e que o broto tem ao menos 8 cm de altura e de 4 a 6 folhas.

Depois da retirada da estanca, o pequeno galho pode ser colocado em substrato com boa aeração e umidade para propagar o enraizamento, etapa que pode levar cerca de 40 dias até o desenvolvimento das raízes.

como plantar hortensia

Com a estaca já enraizada, é possível transplantá-la para o local definitivo de cultivo, podendo ser um vaso ou diretamente no solo do jardim.

Após o plantio definitivo é recomendada a rega periódica até que a planta esteja bem desenvolvida.

Como cuidar e cultivar? #dicas

Clima

A espécie é originária de climas amenos, e que ficam em torno de 12 a 21 °C.

Apesar de ser uma espécie típica de climas amenos, os melhoramentos genéticos tornaram a hortênsia uma planta que se adapta a diferentes climas, podendo ser cultivada em regiões de clima tropical, temperado e subtropical.

Solo

As hortênsias são plantas que se adaptam a diferentes tipos de solos, mas preferem solos férteis, bem irrigados, drenados e com muita matéria orgânica, sendo possível utilizar adubo orgânico para melhoramento do solo e auxílio na floração da espécie.

Local

Para o cultivo dessa flor é ideal que a espécie fique em local que receba luz solar pela manhã e meia sombra no período da tarde.

Apesar de ser uma espécie que gosta de sol, é recomendado que a planta não fique exposta ao calor extremo no período de florada, o que pode queimar as flores.

Rega

A espécie deve ser regada com frequência, principalmente em regiões de clima mais seco e durante a floração, período em que a planta precisa de mais água e nutrientes.

O cuidado com as regas deve ser mantido para evitar que o solo fique encharcado, o que pode ser prejudicial para a planta.

Poda

Entre os cuidados com essa espécie a poda anual é uma das etapas de manutenção, e só deve ser feita com a planta adulta para estimular a próxima florada.

Fotos e inspirações de hortênsia

Hortênsia em vaso

mesa de centro decorada com vaso de hortensia

Uma das formas de cultivo da hortênsia é da planta em vaso, inclusive sendo usada para a decoração de interiores, desde que receba luminosidade e os cuidados adequados para a espécie.

Como inspiração para o cultivo em vaso, a proposta aqui traz a planta em um vaso redondo e de tamanho médio, que foi usado na mesa de centro da sala, garantindo uma espécie natural para decoração interna.

Nesse caso, a planta foi cultivada em um vaso em tom de cinza e que destaca as flores em tonalidade rosa, combinando com a sala que traz decoração neutra.

 

hortensia azul em vaso

O vaso externo recebe luminosidade natural

A planta em vaso também pode ser utilizada em espaços externos, como mostra esta proposta que traz um vaso grande para o cultivo do arbusto.

O vaso pintado em tom de amarelo claro traz a planta com floração em tom de azul pastel, destacando a delicadeza das flores que aparecem através de cachos volumosos.

 

hortensia em vaso pequeno

Entre as inspirações para usar hortênsias em vasos e na decoração de interiores, a proposta aqui traz a planta cultivada em 2 vasos de tamanhos e estilos diferentes.

A composição traz vasos harmoniosos e de tamanhos diferentes, formando um conjunto interessante entre um vaso pequeno e outra versão de vaso médio, com tonalidades de rosa pastel.

Os vasos foram usados como centro de mesa e as flores são em tonalidade de rosa suave, combinando com os vasos e mantendo a delicadeza na decoração.

 

hortensia cor de rosa em vaso

O vaso em tonalidade escura destaca as flores rosa

vaso de hortensia rosa

As flores em tom de rosa foram mantidas no vasinho

decoracao externa com hortensia em vaso

jardim com hortensia em vaso

O vaso com as flores decora o jardim

decoracao com hortensia em vaso pequeno

A espécie foi cultivada em vaso pequeno

varanda com hortensia em vaso

O vaso grande destaca as flores em tom de azul

area externa com hortensia em vaso

Os vasos com flores delicadas foram usadas na decoração do espaço externo

decoracao rustica com hortensia em vaso

O vaso com as flores foi usado na decoração rústica

hortensia em vaso medio

As flores foram cultivadas em vaso de cerâmica

hortensia em vaso

Hortênsia em jardim

jardim gramado e rustico com hortensias

Outra maneira de cultivar hortênsias é diretamente no solo, compondo jardins e espaços externos, como mostra esta proposta.

A inspiração para usar hortênsias no espaço externo é este projeto que traz arbustos com as flores em tons de azul em meio ao gramado e próximo a cerca de madeira, compondo o jardim rústico com delicadeza.

Nesse caso, os arbustos grandes se destacam em meio ao gramado e na época de floração ganha ainda mais vida!

canteiro pequeno com hortensias

Essa espécie também pode ser cultivada em canteiros, como mostra a inspiração de fazer um canteiro ao longo de um caminho repleto das flores.

O canteiro elevado e pequeno traz o cultivo das flores que misturam tonalidades de rosa e lilás, decorando o espaço externo com flores delicadas e lindas!

casa de campo com hortensias no jardim

As hortênsias combinam bastante com a jardinagem de casas de campo, sendo flores bastante presentes em climas amenos e por isso da referência em utilizar a espécie no jardim de casas de campo e montanha.

Como inspiração para um jardim de casa de campo, a proposta aqui traz a área externa com gramado e arbustos de hortênsias.

Os arbustos floridos valorizam o jardim e misturam tons de rosa e lilás, garantindo delicadeza em frente à casa de madeira.

 

hortensias no jardim

As diferentes cores de flores se misturam

hortensias rosa e roxa

O caminho é repleto de arbustos floridos

fachada de casa com hortensias no jardim

As flores decoram a fachada da casa

jardim pequeno com hortensias lilas

O pequeno jardim traz o arbusto pequeno com flores roxas

jardim com hortensias de diferentes cores

O jardim gramado traz flores em tons de rosa e roxo

jardim com hortensia azul

As flores azuis decoram o espaço externo

hortensia com flores

As flores são em tom pastel

jardim rustico com hortensias

As flores em tons de lilás compõem o jardim

jardim de casa com hortensias

O jardim da casa de campo se destaca com as flores delicadas

jardim com hortensias

Você gosta dessa espécie? Se você já cultivou essa flor e tem dicas especiais, compartilhe conosco, nos comentários, o que é essencial para manter a planta saudável e linda!

Você pode gostar...