Grama São Carlos: características, usos e 21 fotos de jardins!

Você sabe escolher qual o melhor tipo de grama para o seu projeto? É comum a dúvida, e antes de escolher o gramado é preciso conhecer um pouco mais sobre cada espécie, e para dar uma ajudinha o post de hoje é sobre grama São Carlos.

A grama São Carlos é uma espécie entre os tipos de grama muito usada, mas esse gramado tem características e peculiaridades bem específicas, então antes de decidir por qual espécie plantar, é ideal ler o post.

 

Características e usos

  • Nome científico: Axonopus compressus
  • Nomes populares: além de ser chamada de grama São Carlos, essa espécie ainda é conhecida por Grama curitibana, grama missioneira, grama sempre verde e Grama tapete.
  • Origem: a grama sempre verde é originária do Brasil, por isso a fácil adaptação da espécie nas diferentes regiões do país.
  • Aparência: a grama São Carlos tem folhas robustas, de espessura larga e visualmente lisas e sem pelos. A cor tende a ser um verde vibrante quando plantado sob a luz do sol, e em meia sombra a espécie tende a ficar num tom de verde mais fechado. E apesar dessa variação de tom conforme a exposição a luz, esse é um gramado bem verdinho e por isso recebe o nome de grama sempre verde.

características

  • Crescimento e desenvolvimento:  esse tipo de grama tem como principal característica o rápido desenvolvimento e a facilidade com que se espalha, o que pode ser um problema quando a intenção é manter o gramado apenas em uma determinada área. A altura máxima que esse tipo de grama alcança é por volta de 15 cm.
  • Resistência: a capacidade de resistir a pisoteios é uma das características da grama sempre verde.  A espécie tem boa resistência a locais de passagens e ótima resiliência, fato que faz com que a recuperação do gramado seja rápida. Além de resistente a pisoteios, o gramado São Carlos também é resistente a ervas daninhas e sua formação rápida é ideal para combater o crescimento dos matinhos indesejados.
  • Solo: a grama sempre verde é caracterizada por sua adaptação a solo encharcados e sempre úmidos,  inclusive é uma ótima opção para solos com baixa drenagem de água. Por conta disso, a espécie tem baixa resistência a solos pobres e locais áridos.
  • Clima: o clima do local de plantio também influencia no pleno desenvolvimento da espécie, e neste caso o gramado adapta-se bem a diferentes regiões, inclusive frias e com geadas; mas não é uma boa aposta para climas muito quente e seco.
  • Indicações de uso: esse gramado é uma espécie coringa e indicada para diferentes coberturas como pastagens, gramados residenciais e públicos, terrenos irregulares (controla erosão), sítios e fazendas.
    gramado sempre verde

 

 

Quanto custa? Preço m²

A grama São Carlos costuma ser comercializada de duas maneiras – sementes e tapetes/ placas.

E apesar de ambas serem opções para o plantio, as sementes exigem maior tempo para desenvolvimento, enquanto os tapetes tem a vantagem de já deixarem o gramado pronto e poucas horas de instalação.

rolo grama sempre verde

Os tapetes devem ser manuseados com cuidado para evitar a quebra

Além da diferença entre as opções de plantio, ainda há diferença no preço:

  1. Sementes: pacote com 4500 custa por volta de R$ 14.
  2. Tapete/ placa: o preço médio é de R$ 6 m².

 

Como plantar grama São Carlos

Esse tipo de gramado pede regiões de solo fértil, úmido e a sol pleno ou meia sombra, então, antes de plantar considere esses fatores.

Como plantio através de tapetes é o mais usual, vamos a um passo a passo de como plantar a espécie e a preparação do solo para o plantio.

tapete grama plantio

  1. Antes de iniciar qualquer procedimento do plantio, é imprescindível a limpeza do terreno, de modo a retirar pedregulhos, lixo e ervas daninhas.
  2. Com o terreno já limpo, é hora de nutrir o solo e cada terreno tem uma necessidade específica; mas no geral a indicação é de usar NPK 20-5-20, de modo a equilibrar os nutrientes e deixar a terra adequada para o plantio.
  3. Com o solo já preparado é hora de realmente começar o plantio. Vá encaixando as placas de grama sempre verde lado a lado para preencher todo o espaço desejado.
  4. Caso tenha ficado algum espaço vazio, preencha esses espaços e faça os devidos acabamentos.
  5. Para finalizar, é só regar e manter a rega frequente e diária durante um mês inteiro após o plantio, o que ajuda no melhor desenvolvimento da planta.

 

Poda e cuidados necessários

Uma das principais vantagens da grama São Carlos é o seu baixo custo manutenção.

A espécie não exige muitos cuidados tendo uma manutenção simples, o que reflete no baixo custo para manter o gramado sempre bonito.

Entre os cuidados necessários para esse tipo de grama estão:

 

  • Rega: a grama São Carlos é uma espécie que depende de água para sobrevivência e caso a região não tenha bons índices pluviométricos, a rega frequente é mais que necessária.
manutenção

A irrigação frequente deixa a grama mais verdinha

  • Adubação: essa espécie tem ótimo desenvolvimento, e se o solo for rico em nutrientes a adubação é dispensada, mas caso o solo não seja fértil é indicada a complementação com adubos conforme a necessidade de correção da terra.
  • Poda:  a grama sempre verde tem crescimento moderado, e para deixar o gramado ideal para projetos paisagísticos, a altura indicada é de manter a grama com 3 cm. Para realizar a poda, espere até que a grama atinja 5 cm.

 

Fotos de jardins com grama São Carlos 

piscina pequena

As espreguiçadeiras vermelhas adicionam cor ao jardim

Neste projeto de jardinagem a aposta foi por usar a grama São Carlos para revestir o jardim com piscina. O gramado reveste o chão da área externa e vasos com outras espécies de plantas completam o visual verde do jardim.

jardim rústico

Outra inspiração para o jardim gramado é esta proposta que segue uma tendência rústica. No projeto, além do gramado, a proposta foi de incluir espécies variadas de plantas de diferentes alturas, como arbustos e árvores.

O visual todo verde do projeto e com os troncos de madeira repassam a ideia de um projeto rústico e lindo!

 

Mais fotos

jardim com piscina

A piscina extensa ocupa parte do jardim

casa de campo

O projeto é de uma casa com varanda

jardim com árvores

Árvores completam o projeto paisagístico

jardim com pedras

O jardim foi decorado com pedras

jardim com palmeiras

jardim grama sempre verde

jardim com flores

Flores coloridas compõem o jardim

jardim canteiro

O jardim simples tem postinho de iluminação

jardim com lago projetos jardim

gramado sítio

jardim gramado

O gramado podado valoriza o visual do jardim

grama para jardim

Agora que você já conhece mais sobre a grama São Carlos,  já pode considerar essa espécie para o seu projeto.

Você pode gostar...