Trabalho Home Office【2022】– O que é, Dicas e Tudo Sobre!

O trabalho home office é uma tendência que vem crescendo no mundo todo e é cada vez mais comum encontrar profissionais adeptos de trabalhar em casa.

E se essa parece ser uma boa oportunidade para você, trouxemos todas as dúvidas sobre trabalhar de casa, como se organizar para isso e as vantagens e desvantagens que o home office pode trazer.

0 trabalho home office

O que é o trabalho home office? Como funciona?

Home office é um termo em inglês que ao ser traduzido significa “escritório em casa”, e é exatamente isso que o termo quer dizer, trazendo a ideia de montar um escritório e trabalhar de casa.

Além do termo home office, a atividade exercida de casa também costuma ser denominada como trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho.

1 o que e home office

Home office é um tipo de trabalho que pode ser desenvolvido de casa

A proposta do home office é ter uma estrutura de trabalho em casa, exercendo as atividades necessárias sem precisar ir a uma empresa ou escritório formal.

O trabalho de casa pode funcionar de 2 maneiras – para funcionários de empresas ou para profissionais autônomos.

No caso de funcionários contratados, a empresa pode determinar trabalhos que podem ser desenvolvidos de casa e sem a necessidade de estar presencialmente nas dependências da empresa. Para a execução desses trabalhos, a empresa pode determinar metas e prazos e até mesmo estabelecer horários que devem ser cumpridos.

2 como funciona trabalho de casa

A atividade pode ser exercida por funcionários contratados de empresas

Para o profissional autônomo, esse tipo de atividade não gera vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa e o próprio profissional pode fazer o home office prestando serviços diretamente a clientes ou para outras empresas. Nesse caso, o profissional autônomo também pode exercer uma atividade através de uma franquia home office e pode estabelecer seus próprios horários, trabalhando como freelancer.

3 vantagens do home office

O trabalho de casa pode ser uma oportunidade para profissionais autônomos

Quais as vantagens e desvantagens?

O trabalho desenvolvido de casa tem diversas vantagens e desvantagens, e antes de ser um adepto de realizar as atividades de casa, é importante conhecer os prós e contras desse modelo de trabalho que tem se tornado uma tendência.

Vantagens

  • Praticidade: uma das grandes vantagens de trabalhar em casa é a praticidade, uma vez que não é preciso sair de casa para trabalhar, o que evita o deslocamento e principalmente o trânsito das cidades, gerando economia de tempo e menos estresse.
4 pontos positivos do home office

Trabalhar de casa pode ser mais prático

  • Custos: ao exercer as atividades de casa, é possível reduzir alguns custos como gastos com transporte, deslocamento e refeições feitas em restaurantes nos intervalos da empresa.

6 desvantagens de trabalhar de casa

  • Flexibilidade: um dos pontos positivos de trabalhar de casa é a possibilidade de ter mais flexibilidade, que pode incluir flexibilidade de horários ou até mesmo flexibilidade de trabalhar de diferentes locais, incluindo a possibilidade de exercer a atividade mesmo durante uma viagem ou alguns dias fora de casa.
5 vantanges de trabalhar de casa

O trabalho remoto pode ser mais flexível

Desvantagens

  • Investimento: um dos pontos negativos de trabalhar de casa é o investimento em equipamentos, principalmente no caso de profissionais autônomos, já que para profissionais contratados, é comum que a própria empresa disponibilize os equipamentos necessários para a realização das atividades. Além do custo de montar um espaço adequado para o trabalho, também pode aumentar custos como contratação de uma internet melhor e aumento com gastos de energia e telefone.

7 pontos negativos do home office

  • Interação social: o trabalho remoto pode ser prático, mas distancia as pessoas, uma vez que o contato com colegas de trabalho é quase inexistente e isso prejudica a interação social, podendo causar sensação de solidão.
9 dicas para se organizar e trabalhar home office

O trabalho remoto distancia as pessoas

  • Falta de espaço: a falta de um espaço adequado para trabalhar de casa pode ser uma grande desvantagem, o que pode dificultar o desenvolvimento do trabalho por falta de um espaço silencioso e afastado das distrações da casa, diminuindo o rendimento no dia a dia.
8 desvantagem do home office

A falta de um espaço adequado pode diminuir a produtividade

Quero trabalhar em casa. Por onde começar?

Organização

Para quem deseja exercer funções em que é possível trabalhar em casa, a primeira dica para se planejar é a de organização.

Nesse caso, é necessário definir horários para exercer a atividade remunerada e se organizar para fazer as atividades rentáveis e as tarefas de casa sem que uma prejudique a outra.

Além disso, também é necessário ter muita responsabilidade para criar uma rotina de trabalho, evitando estender a atividade para o horários incomuns e que podem prejudicar a sua saúde e as relações com os moradores da casa.

Disciplina

Trabalhar de casa pode ser uma grande vantagem, mas é preciso ter muita disciplina por conta das distrações que são de fácil acesso estando em casa, como celular, televisão e até mesmo a família, que pode roubar a atenção de quem precisa exercer as atividades.

Assim, para quem pretende trabalhar remotamente, é ideal se planejar e ter disciplina para cumprir horários e entregas.

10 como trabalhar home office

O trabalho remoto exige disciplina

Estrutura

Para o trabalhar home office, é necessário ter uma estrutura adequada com todos os equipamentos necessários para exercer a função.

A escolha de um espaço tranquilo e bem iluminado também são essenciais para a atividade, evitando áreas compartilhadas da casa e que podem gerar distrações.

Para ter uma boa produtividade, é essencial criar um cantinho adequado e evitar realizar o trabalho com o notebook no colo, sentado no sofá ou até mesmo na cama, o que pode prejudicar o desenvolvimento da atividade e causar problemas de saúde por conta da má postura.

O investimento para montar um home office costuma incluir itens como computador, mesa e cadeira, montando um espaço que seja confortável e tenha ergonomia.

11 dicas para trabalhar home office

Opções de vagas para trabalho home office

Para quem pensa em exercer uma atividade de casa, há inúmeras vagas que oferecem a oportunidade de trabalhar home office, e é bastante comum encontrar essas oportunidades em áreas e profissões como:

  • Arquiteto
  • Contador
  • Desenvolvedor web
  • Designer de Interiores
  • Designer Gráfico
  • Editor de Vídeo
  • Jornalista
  • Professor
  • Profissional de marketing
  • Programador
  • Redator
  • Tradutor

Algumas das oportunidades podem ser encontradas nessas áreas, mas também há a possibilidade de ser um profissional autônomo ou até mesmo de trabalhar com uma franquia home office.

Para encontrar o oportunidades nessas e em outras áreas, é possível utilizar sites e plataformas que oferecem vagas e oportunidades de trabalho como Catho, Remotar Jobs, entre outros.

 

Agora que você já sabe como como funciona e quais as oportunidades para fazer trabalho remoto, já pode se planejar para exercer as funções de casa de modo organizado e que gere bons resultados!

Você pode gostar...