Telha de Zinco – Vale a Pena? Vantagens, Desvantagens & Preços!
Como uma opção com bom custo-benefício, a telha de zinco não é só mais uma opção para edificações industriais e comerciais, mas também para o telhado doméstico.
Mas será que vale a pena escolher pela telha de zinco?
Essa é uma dúvida comum na hora de escolher por um tipo de telha, e se você está na fase de obras e está enfrentando tal dúvida, é hora de ler o post e descobrir tudo sobre esse tipo de telhado.
Sobre a Telha de Zinco
O que é?
A telha de zinco é um tipo de telha feito a partir de chapa de aço que passa por processo químico para a aplicação de zinco sobre o aço, de modo a evitar que o aço seja desgastado por corrosão.
Esse processo químico que adiciona aço sobre a telha de zinco é chamado de galvanização, e por isso também é usual chamar esse tipo de telhado de telha galvanizada.
Desse modo, esse tipo de telha é caracterizado por chapas de aço com revestimento de zinco, e que são conhecidas por sua longevidade e durabilidade em relação ao uso.
Uma curiosidade sobre esse tipo de telha é que o processo químico que reveste a chapa de aço como uma fina camada de zinco pode ser do material puro, e neste caso é chamada de chapa galvanizada, ou pode ser uma mistura de zinco, alumínio e silício, e neste caso a telha é conhecida por Galvalume.
Quanto Custa? #preço
A telha de zinco tem como característica e vantagem o seu custo em relação a outros tipos de telhas, uma vez que esse tipo de telha tende a ser mais barato.
No geral, as telhas galvanizadas são chapas grandes e o custo, de um modelo com medidas de 100 x 300 x 4,3 cm, sai por volta de R$ 117, em lojas online como Leroy Merlin.
Apesar do preço unitário parecer um pouco elevado, por conta do tamanho da telha é necessário usar uma quantidade bem menor na obra, e isso deixa o custo do telhado mais barato que outras opções de telhas; além da longa durabilidade, que dilui o custo do telhado.
Quais suas Vantagens?
A telha galvanizada é bastante usual por conta das inúmeras vantagens que apresenta, e se você quer conhecer os pontos positivos desse tipo de telhado, fizemos uma listinha com todas as vantagens da telha de zinco.
- Durabilidade: sem dúvida esse é um dos principais pontos positivos do telhado de zinco, uma vez que esse tipo de telha tem vida útil bastante longa, e durante entre 40 e 70 anos.
- Resistência: a resistência é uma das vantagens em relação a esse tipo de telha. O material metálico é bastante resistente a intempéries do tempo, podendo enfrentar fortíssimos ventos de até 140 km/h; além de enfrentar exposição ao sol e também a chuvas fortes.
- Segurança: outro ponto que torna esse tipo de telha uma escolha vantajosa é que o material não propaga fogo, o que torna a telha uma opção segura para edificações industriais.
- Manutenção: um ponto que torna a telha galvanizada bastante atrativa é o fato da baixa manutenção que esse tipo de telhado exige. Por ser uma telha bastante duradoura e resistente, as manutenções são pouco comuns, o que torna o telhado uma opção econômica a longo prazo.
- Eficiência Energética: a escolha por esse tipo de telhado traz como vantagem a economia com o custo de resfriamento do ambiente, uma vez que o zinco reflete o calor irradiado sobre o telhado, ou seja, por não absorver calor, a economia com resfriamento pode variar entre 10% e 25%.
- Custo: para quem valoriza o lado da economia, a telha de aço galvanizado é uma excelente escolha. Apesar de ter custo um pouco mais caro na telha, esse tipo de telhado ainda é vantajoso economicamente por ser mais leve e exigir uma base de madeiramento menos reforçada, além de ter instalação simples, fatores que geram economia durante a obra.
- Eficiência Ecológica: uma das características desse tipo de telha é o fato de poder ter em seu conteúdo entre 25 e 95% de material reciclado na composição. Além de ser 100% reciclável ao final de sua vida útil.
Existem Desvantagens?
Infelizmente não é só de pontos positivos que as telhas de aço galvanizado são conhecidas. Esse tipo de telha também apresenta pontos negativos, e para ajudar a pesar prós e contras, elencamos os pontos negativos da telha de zinco.
- Contração e Expansão: os materiais presentes no revestimento de zinco podem sofrer contração ou expansão com a variação de temperatura, e se as telhas não forem instaladas corretamente respeitando essas variações do material, é possível ter problemas com o afrouxamento da instalação do telhado.
- Variação da Cor do Metal: em caso de reparos futuros e troca de parte do telhado, é possível não encontrar uma cor exatamente igual a das chapas de aço usadas inicialmente, criando pontos de variação de cor entre revestimento metálico do telhado.
- Isolamento Acústico: infelizmente a telha de zinco não tem bom isolamento acústico, e os barulhos que entram em contato direto com o telhado podem parecer mais intensos, como é o caso da chuva. No entanto, esse é um problema de fácil solução com o uso de manta ou isopor para ajudar no isolamento acústico, além de forro ou laje, que também contribuem para o isolamento acústico.
Esquenta Muito?
O telhado de zinco reflete a luz irradiada sobre a telha, o que é um ponto positivo para não esquentar muito o ambiente. No entanto, esse tipo de telha tem baixa inércia térmica, o que permite que o telha transmita calor ou frio para dentro do ambiente.
Para tornar o telhado mais eficiente no isolamento térmico, é interessante a instalação de forro ou laje deixando que o ar circule dentro dessa área entre forro e telhado, de modo a evitar que a temperatura da telha não seja diretamente direcionada para o ambiente.
Como é Feita a Instalação?
A instalação da telha de zinco não traz muitas dificuldades, e ainda tem a vantagem de ser um processo rápido. No entanto, é indispensável a contratação de um profissional especializado, garantindo que o telhado seja bem executado e que não traga problemas futuros.
- O primeiro passo da instalação é ter um projeto determinando as marcações, de modo a considerar a inclinação e as águas do telhado;
- A segunda parte inclui fazer suportes para calhas e para a estrutura que irá ser a base do telhado;
- Antes da própria instalação das telhas em si, é hora de fazer a instalação das calhas para escoamento da água da chuva;
- Nessa fase, é hora de fazer montar a base para o telhado, que pode ser em madeiramento ou uma estrutura metálica;
- Com a base estrutural do telhado já pronta, é hora de encaixar as telhas e parafusá-las na base estrutural, de modo a fixar todo o telhado;
- Por último, é preciso fazer acabamentos, instalar rufos e arremate das telhas.
Fotos e Modelos de Telha de Zinco
Com Isopor
A telha de aço galvanizado ou telha sanduíche, como é chamada popularmente, é caracterizada por ser composta por duas chapas de aço e entre elas uma placa intermediária de isopor, formando uma estrutura de telha de aço, isopor e telha de aço.
A vantagem desse tipo de telha com isopor está no fato do isolamento térmico, uma vez que o isopor atua como isolante entre as camadas de telha, evitando que o calor do telhado seja irradiado para dentro do ambiente.
Ondulada
O modelo de telha de zinco ondulada é um dos mais tradicionais e lembra as clássicas telhas de amianto em relação ao seu formato.
Esse modelo de telha é de fácil instalação e ainda tem como vantagem o bom escoamento de águas de chuva.
Trapezoidal
Esse é outro modelo de telha de aço galvanizado bastante conhecido.
O modelo é marcado por base plana e elevações e tem indicação de uso para coberturas planas de grande porte, onde as colunas estão distantes umas das outras. Desse modo, é um modelo indicado para grandes coberturas e com vãos muito grandes.
Zipada
Esse modelo de telha de zinco tem como característica ser mais plana e tem como indicação de uso telhados com ampla extensão e sem grandes inclinações.
Nesse tipo de telha a junção é feita sem parafusos e fitas de vedação, de modo a instalar como e fosse uma “costura” não deixando frestas entre uma telha e outra.
Roll On
A telha ao estilo roll on é uma espécie de rolo, onde a telha é desenrolada sobre estruturas paralelas e sem a necessidade de emendas e sobreposições.
Agora que você já sabe tudo sobre essa cobertura, resta tomar a decisão para a obra.