Telha de Zinco – Vale a Pena? Vantagens, Desvantagens & Preços!

Como uma opção com bom custo-benefício, a telha de zinco não é só mais uma opção para edificações industriais e comerciais, mas também para o telhado doméstico.

Mas será que vale a pena escolher pela telha de zinco?

Essa é uma dúvida comum na hora de escolher por um tipo de telha, e se você está na fase de obras e está enfrentando tal dúvida, é hora de ler o post e descobrir tudo sobre esse tipo de telhado.

modelos e dicas

 

Sobre a Telha de Zinco

O que é?

A telha de zinco é um tipo de telha feito a partir de chapa de aço que passa por processo químico para a aplicação de zinco sobre o aço, de modo a evitar que o aço seja desgastado por corrosão.

Esse processo químico que adiciona aço sobre a telha de zinco é chamado de galvanização, e por isso também é usual chamar esse tipo de telhado de telha galvanizada.

Desse modo, esse tipo de telha é caracterizado por chapas de aço com revestimento de zinco, e que são conhecidas por sua longevidade e durabilidade em relação ao uso.

Uma curiosidade sobre esse tipo de telha é que o processo químico que reveste a chapa de aço como uma fina camada de zinco pode ser do material puro, e neste caso é chamada de chapa galvanizada, ou pode ser uma mistura de zinco, alumínio e silício, e neste caso a telha é conhecida por Galvalume.

telha galvanizada o que é

A telha de aço passa por processo para aplicação de zinco

Quanto Custa? #preço

A telha de zinco tem como característica e vantagem o seu custo em relação a outros tipos de telhas, uma vez que esse tipo de telha tende a ser mais barato.

No geral, as telhas galvanizadas são chapas grandes e o custo, de um modelo com medidas de 100 x 300 x 4,3 cm, sai por volta  de R$ 117, em lojas online como Leroy Merlin.

Apesar do preço unitário parecer um pouco elevado, por conta do tamanho da telha é necessário usar uma quantidade bem menor na obra, e isso deixa o custo do telhado mais barato que outras opções de telhas; além da longa durabilidade, que dilui o custo do telhado.

preço

O preço pode variar de acordo com o modelo e tamanho

Quais suas Vantagens?

A telha galvanizada é bastante usual por conta das inúmeras vantagens que apresenta, e se você quer conhecer os pontos positivos desse tipo de telhado, fizemos uma listinha com todas as vantagens da telha de zinco.

vantagens

Na proposta, o telhado foi feito embutido

  • Durabilidade: sem dúvida esse é um dos principais pontos positivos do telhado de zinco, uma vez que esse tipo de telha tem vida útil bastante longa, e durante entre 40 e 70 anos.
  • Resistência: a resistência é uma das vantagens em relação a esse tipo de telha. O material metálico é bastante resistente a intempéries do tempo, podendo enfrentar fortíssimos ventos de até 140 km/h; além de enfrentar exposição ao sol e também a chuvas fortes.
  • Segurança: outro ponto que torna esse tipo de telha uma escolha vantajosa é que o material não propaga fogo, o que torna a telha uma opção segura para edificações industriais.
  • Manutenção: um ponto que torna a telha galvanizada bastante atrativa é o fato da baixa manutenção que esse tipo de telhado exige. Por ser uma telha bastante duradoura e resistente, as manutenções são pouco comuns, o que torna o telhado uma opção econômica a longo prazo.
  • Eficiência Energética: a escolha por esse tipo de telhado traz como vantagem a economia com o custo de resfriamento do ambiente, uma vez que o zinco reflete o calor irradiado sobre o telhado, ou seja, por não absorver calor, a economia com resfriamento pode variar entre 10% e 25%.
  • Custo: para quem valoriza o lado da economia, a telha de aço galvanizado é uma excelente escolha. Apesar de ter custo um pouco mais caro na telha, esse tipo de telhado ainda é vantajoso economicamente por ser mais leve e exigir uma base de madeiramento menos reforçada, além de ter instalação simples, fatores que geram economia durante a obra.
  • Eficiência Ecológica: uma das características desse tipo de telha é o fato de poder ter em seu conteúdo entre 25 e 95% de material reciclado na composição. Além de ser 100% reciclável ao final de sua vida útil.

 

Existem Desvantagens?

Infelizmente não é só de pontos positivos que as telhas de aço galvanizado são conhecidas. Esse tipo de telha também apresenta pontos negativos, e para ajudar a pesar prós e contras, elencamos os pontos negativos da telha de zinco.

desvantagens

  • Contração e Expansão: os materiais presentes no revestimento de zinco podem sofrer contração ou expansão com a variação de temperatura, e se as telhas não forem instaladas corretamente respeitando essas variações do material, é possível ter problemas com o afrouxamento da instalação do telhado.
  • Variação da Cor do Metal: em caso de reparos futuros e troca de parte do telhado, é possível não encontrar uma cor exatamente igual a das chapas de aço usadas inicialmente, criando pontos de variação de cor entre revestimento metálico do telhado.
  • Isolamento Acústico: infelizmente a telha de zinco não tem bom isolamento acústico, e os barulhos que entram em contato direto com o telhado podem parecer mais intensos, como é o caso da chuva. No entanto, esse é um problema de fácil solução com o uso de manta ou isopor para ajudar no isolamento acústico, além de forro ou laje, que também contribuem para o isolamento acústico.

 

 

Esquenta Muito?

O telhado de zinco reflete a luz irradiada sobre a telha, o que é um ponto positivo para não esquentar muito o ambiente. No entanto, esse tipo de telha tem baixa inércia térmica, o que permite que o telha transmita calor ou frio para dentro do ambiente.

esquenta muito

Para tornar o telhado mais eficiente no isolamento térmico, é interessante a instalação de forro ou laje deixando que o ar circule dentro dessa área entre forro e telhado, de modo a evitar que a temperatura da telha não seja diretamente direcionada para o ambiente.

telha com manta

A manta ajuda como isolante térmico

Como é Feita a Instalação?

A instalação da telha de zinco não traz muitas dificuldades, e ainda tem a vantagem de ser um processo rápido. No entanto, é indispensável a contratação de um profissional especializado, garantindo que o telhado seja bem executado e que não traga problemas futuros.

instalação passo a passo

  1. O primeiro passo da instalação é ter um projeto determinando as marcações, de modo a considerar a inclinação e as águas do telhado;
  2. A segunda parte inclui fazer suportes para calhas e para a estrutura que irá ser a base do telhado;
  3. Antes da própria instalação das telhas em si, é hora de fazer a instalação das calhas para escoamento da água da chuva;
  4. Nessa fase, é hora de fazer montar a base para o telhado, que pode ser em madeiramento ou uma estrutura metálica;
  5. Com a base estrutural do telhado já pronta, é hora de encaixar as telhas e parafusá-las na base estrutural, de modo a fixar todo o telhado;
  6. Por último, é preciso fazer acabamentos, instalar rufos e arremate das telhas.

 

Fotos e Modelos de Telha de Zinco

Com Isopor

A telha de aço galvanizado ou telha sanduíche, como é chamada popularmente, é caracterizada por ser composta por duas chapas de aço e entre elas uma placa intermediária de isopor, formando uma estrutura de telha de aço, isopor e telha de aço.

A vantagem desse tipo de telha com isopor está no fato do isolamento térmico, uma vez que o isopor atua como isolante entre as camadas de telha, evitando que o calor do telhado seja irradiado para dentro do ambiente.

telha galvanizada com isopor

O modelo traz isopor entre as chapas de aço

Ondulada

O modelo de telha de zinco ondulada é um dos mais tradicionais e lembra as clássicas telhas de amianto em relação ao seu formato.

Esse modelo de telha é de fácil instalação e ainda tem como vantagem o bom escoamento de águas de chuva.

telha galvanizada ondulada

Trapezoidal

Esse é outro modelo de telha de aço galvanizado bastante conhecido.

O modelo é marcado por base plana e elevações e tem indicação de uso para coberturas planas de grande porte, onde as colunas estão distantes umas das outras. Desse modo, é um modelo indicado para grandes coberturas e com vãos muito grandes.

telha galvanizada trapezoidal

O modelo é bastante usada

Zipada

Esse modelo de telha de zinco tem como característica ser mais plana e tem como indicação de uso telhados com ampla extensão e sem grandes inclinações.

Nesse tipo de telha a junção é feita sem parafusos e fitas de vedação, de modo a instalar como e fosse uma “costura” não deixando frestas entre uma telha e outra.

telha galvanizada zipada

Roll On

A telha ao estilo roll on é uma espécie de rolo, onde a telha é desenrolada sobre estruturas paralelas e sem a necessidade de emendas e sobreposições.

telha galvanizada roll on

O modelo vem em formato de rolo

 

Agora que você já sabe tudo sobre essa cobertura, resta tomar a decisão para a obra.


Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Marcelo disse:

    Ótimo artigo. Tenho uma dúvida. Tenho um telhado de amianto onda estreita baixo (2 metros). Se eu colocar a telha galvanizada sem isopor como ficará a questão térmica em relação à de amianto? Hj fica bem quente com amianto…
    Obrigado

  2. André Natalício disse:

    oi.

    tudo bem
    surdo.

  3. João Batista Bolssonaro disse:

    Bom dia,onde há uma loja casa e construção na zona norte de sp,ou mais próxima gostaria de comprar uma telha de zinco galvanizada trapezoidal aço ou aluminio.desde já agradeço pela atenção,no aguardo de uma resposta.

  4. João Batista Bolssonaro disse:

    Bom dia, há uma loja na zona norte de sp ou mais próxima . para adquirir uma telha trapezoidal aço galvanizado ou aluminio de 4,40/0,95 ou +.agradeço desde já,no aguardo de uma resposta.

  5. Thereza Moraes Barbosa dos Santos Manoel Barbosa dos Santos disse:

    Muito útil as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *