Como Abrir uma Escola? – Guia Completo e Passo a Passo!

Você sabe como abrir uma escola? Para quem pensa em empreender na área da educação, a tarefa pode não ser simples e exigir muito planejamento, mas pode ser uma boa oportunidade de um negócio lucrativo.

Para entender como funciona o processo de abrir uma escola, trouxemos passo a passo completo para quem pretende empreender no ramo da educação e montar um negócio de sucesso!

como abrir uma escola

Como abrir uma escola? #dicas

Entenda o mercado

A primeira etapa para montar uma escola é a de entender o mercado, o que envolve muito planejamento e o desenvolvimento de um plano de negócios.

O plano de negócios pode auxiliar no processo de estabelecer objetivos e maneiras de alcançá-los, estudando a implantação e viabilidade do negócio.

O planejamento prévio também visa analisar a situação do mercado e da região que você pretende montar a escola.

passo a passo de como montar uma escola

O planejamento prévio ajuda na implantação do negócio

Nessa etapa de planejamento é preciso entender as demandas, mapear os diferenciais da sua escola, analisar a concorrência, estabelecer público-alvo e definir qual o nível de educação que será oferecido.

A etapa de planejamento também inclui a escolha de nomes para o seu negócio. assim é necessário definir uma opção entre os nomes de escolas que estejam em harmonia com o tipo do seu negócio.

Linha pedagógica

Uma das etapas prévia da abertura desse tipo de negócio é a definição de um sistema de ensino que será aplicado na escola, o que pode trazer benefícios e ser um diferencial do negócio.

O sistema de ensino deve ser uma opção alinhada com a proposta da escola, atendendo ao público-alvo que você deseja atingir, garantindo que a escolha da linha pedagófgica atraia o seu público-alvo.

2 dicas para abrir uma escola

Localização e Estrutura

A escolha de um local para montar uma escola também é essencial para o sucesso do negócio, e nesse caso, a localização deve ser escolhida de acordo com o seu público-alvo garantindo fácil acesso para esse público.

A localização também deve levar em conta a segurança da região, garantindo que a escola fique em um bairro seguro para a circulação de todos.

Um fato que pode destacar o seu negócio é a escolha de uma localização que não seja de muito trânsito e tenha espaço suficiente para entrada e saída de alunos na frente da escola, evitando engarrafamentos. O local também pode ter um estacionamento para que todos possam parar com segurança.

A estrutura do prédio da escola deve ser adequada para comportar o tamanho desejado da sua escola, incluindo ambientes para salas de aula, almoxarifado, espaço para professores, área para o intervalo dos alunos, quadras, banheiros, laboratórios biblioteca, entre outros.

3 como montar uma escola

Dessa maneira, tamanho total do prédio vai depender do que a escola vai oferecer e de quantos alunos pretende comportar.

Investimento

Para abrir uma escola é essencial ter um bom planejamento financeiro, incluindo previsões de custos desde a fase de apresentação ao mercado até a maturidade do negócio.

O capital de investimento deve ser analisado na fase de planejamento, considerando os recursos que a escola irá oferecer e quanto tudo irá custar.

Alguns pontos de investimento para montar uma escola são aluguel ou compra do prédio, adaptações no prédio, mobília, contratos e documentações, contas fixas, sistema de gestão, materiais, entre outros.

Para ter o cálculo exato, é importante fazer uma planilha detalhada de tudo o que o negócio irá precisar e o custo de cada item.

O planejamento financeiro também inclui a necessidade de ter um capital de giro, uma vez que nos primeiros meses a escola pode não ser um negócio lucrativo e os rendimentos podem vir depois de algum tempo do negócio.

dicas de como montar e investimento para abrir uma escola

O planejamento financeiro ajuda a montar um negócio seguro

Legalização e Documentação

Uma das etapas do processo de como montar uma escola é a fase de formalização e legalização do negócio, que precisa respeitar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), além das leis federais, estaduais e municipais.

Para a regularização da escola, é necessário seguir todos as normas e exigências da prefeitura municipal, Secretaria da Educação, Ministério da Educação e também delegacia municipal de ensino.

Para atender a todas as demandas de documentos e normas para a abertura do negócio, pode ser interessante a contratação de um profissional especializado e que ajude nesse processo.

passo a passo para abrir uma escola

Colaboradores

Para montar o negócio é importante contar com uma boa equipe que trabalhe em harmonia e seguindo as diretrizes da escola.

Dessa maneira, é preciso pensar na contratação de professores, zeladores, funcionários para lanchonete ou cozinha, equipe administrativa, segurança, equipe de limpeza, entre outros profissionais que irão fazer parte do corpo profissional da escola.

Todos os funcionários da escola devem receber treinamento de acordo com sua área de atuação, garantindo que a escola tenha colaboradores alinhados com o negócio.

dicas para montar uma escola

Os colaboradores devem ser treinados para estarem alinhados com a escola

Marketing

Uma das últimas etapas do processo prévio a abertura é a elaboração de um plano de marketing que ajude na divulgação da sua instituição de ensino, conquistando seu público-alvo.

Para a elaboração do plano de marketing é importante pensar em meios de divulgação que atinjam o seu público-alvo, incluindo também o uso de mídias sociais como um meio de divulgação atual e que pode atingir um público maior.

dicas para abrir uma escola

Uma boa estratégia de marketing pode conquistar seu público-alvo

 

Agora que você já viu todo o processo para empreender na área de educação, é a hora de fazer um planejamento completo para garantir um negócio de sucesso com um ensino de qualidade!

Você pode gostar...