Plantação de Melancia – Como Plantar, Colher e Cultivar!
A plantação de melancia tem grande relevância no cenário agrícola, e o Brasil é um dos principais produtores mundiais desse fruto.
O plantio de melancia exige cuidados especiais para garantir a qualidade do produto, mas esse cultivo costuma ter um manejo simples e sem grandes complicações.
Para aprender mais sobre plantação de melancia, é só seguir a leitura e saber tudo sobre o cultivo do fruto.
Benefícios da melancia para a saúde
A melancia é um alimento fonte de vitamina, minerais e água, e isso faz com que esse seja um fruto que contribua para a qualidade de vida com diversos benefícios para a saúde.
- Melhora a saúde do coração: a melancia é um alimento fonte de antioxidantes, Vitamina C, licopeno e L-citrulina, que é convertido em L-arginina. A presença dessas vitaminas, aminoácidos e nutrientes faz com que haja redução no estresse oxidativo, desempenhando um papel na prevenção de doenças cardíacas.
- Hidratação: o fruto é composto por 90% de água, sendo considerada uma fruta suculenta e refrescante, e que contribui para manter a hidratação.
- Fonte de nutrientes: o alimento é fonte de sais minerais como cálcio, sódio e fósforo, e também possui licopeno e carboidratos, mantendo uma nutrição adequada ao organismo.
- Melhora a digestão: a presença de água e fibras no alimento contribui para uma digestão saudável e melhor funcionamento do trato digestivo.
- Controle do colesterol: o licopeno presente na melancia contribui para a redução dos níveis de colesterol.
- Fortalece sistema imunológico: a presença de nutrientes, licopeno e substâncias como vitamina C, contribuem para fortalecimento do sistema imunológico e combate a doenças virais e infecções.
Quanto tempo leva para a colheita da melancia?
A colheita da melancia pode ocorrer de 100 a 120 dias após o plantio.
Para se certificar do momento da colheita, basta bater os dedos na casca do fruto e caso haja emissão de um som oco, é sinal de que a melancia está madura.
Para colher o fruto, a recomendação é cortar o pedúnculo a cerca de 5 cm da melancia. e o processo costuma ser feito manualmente para evitar quebras.
Condições ideais para a plantação de melancia
As condições ideais para o cultivo da melancia são em regiões em que o clima prevalece com temperaturas de 21° a 35 °C, uma vez que essa é uma cultura que tem preferência pelo clima quente.
O desenvolvimento também se dá melhor em solos de acidez média e com pH de 5,5 a 7, e saturação por bases de 70%.
Como plantar melancia? – Tudo sobre plantação de melancia
Preparação do solo
Para a plantação de melancia, é fundamental evitar solos pesados e encharcados, e a recomendação é de fazer a correção do solo com antecedência de 30 a 90 dias da semeadura.
O preparo inclui elevar a saturação de bases do solo para 70%, melhorando as condições de desenvolvimento da raiz.
Plantio
O plantio da melancia pode ser feito de 2 maneiras – através de sementes ou mudas.
- Semeadura direta: esse tipo de plantio feito a partir de sementes demanda de 0,8 a 1 kg de sementes por hectare. No momento do plantio, a recomendação é de colocar de 3 a 4 sementes por cova em uma profundidade de 2 a 3 cm. O espaçamento entre as plantas deve ser de 2 a 3 m, e com um clima favorável e temperaturas a partir de 18 °C, a germinação pode levar de 6 a 10 dias.
- Transplante de mudas: esse método é bastante recomendado para áreas sujeitas a geadas, e em períodos em que as sementes podem estar com um valor mais elevado. O transplante de mudas tende a diminuir riscos, e facilitar o processo de irrigação, controle de pragas e doenças.
A melhor época para o plantio de melancia pode variar de acordo com a região, e a recomendação é que as temperaturas estejam entre 18° a 25 °C.
De acordo com a Embrapa, os meses de outubro a fevereiro são mais recomendados para o plantio em regiões de clima mais frio, enquanto os períodos de agosto a março são recomendações para regiões de clima ameno.
Cobertura
Para proteger as plantas de chuvas pesadas e geadas, os produtores costumam utilizar coberturas plásticas em forma de túneis baixos e com cerca de 50 cm de altura.
Esse tipo de estrutura atua como uma pequena estufa, mantendo o ambiente adequado para o desenvolvimento das mudas.
Irrigação
De acordo com a Embrapa, a demanda de água durante todo o ciclo de desenvolvimento da melancia varia de 300 a 400 mm, uma média diária de 3,5 a 4,5 mm.
A irrigação da cultura pode ser feita através do sistema de gotejamento, o que ajuda a elevar a produtividade e facilitar o controle de pragas e doenças.
Para o cultivo de melancia é importante que haja água suficiente para manter a umidade do solo em uma profundidade de até 40 cm, e a frequência de irrigação pode variar de acordo com as condições do terreno.
Em solos arenosos, a frequência de irrigação deve ser de 2 a 4 dias; enquanto, solos argilosos podem ter frequência de 5 a 7 dias.
Agora que você já está por dentro do assunto, já pode considerar o cultivo dessa fruta como uma opção.