Plantação de Pimenta – Vantagens + Como Lucrar!【2024】

Está pensando em começar uma plantação de pimenta? Esse vegetal é versátil e tem ampla utilização na culinária.

Para se ter ideia, a pimenta é um dos temperos mais populares do mundo. Além disso, é fácil de cultivar, tem muitas variações e cresce rapidamente.

Você pode plantar para o consumo próprio ou para comercializar. A venda de pimenta pode render um bom lucro. Basta ter uma horta de qualidade.

Para saber as vantagens da plantação de pimenta e como fazer passo a passo, confira o conteúdo completo com as melhores dicas.

plantacao de pimenta

Pinterest

Melhores variedades de pimenta

A pimenta é uma planta dividida em uma série de ramificações. Para se ter ideia, há diferentes tipos, como a malagueta, por exemplo. Mas, qual é a melhor espécie para plantar? Para começar, você deve conhecer as mais populares:

Pimenta malagueta – é a pimenta mais popular do Brasil. Possui um formato cônico e alongado, com destaque para as cores verde, amarelo e vermelho. É bastante ardida, mas um clássico na culinária, em uma série de receitas.

Pimenta cumari – é considerada uma das espécies mais saudáveis. Chama atenção pelo tom amarelado, é pequena, pouco aromática e também muito picante. Indicada para molhos.

plantacao de pimenta ideias

Pinterest

Pimenta dedo-de-moça – outro tipo bem conhecido, a dedo-de-moça é muito versátil. Possui uma série de propriedades e tem nas sementes a fonte de sua ardência. Segundo especialistas, está na lista das melhores pimentas para cultivar.

Pimenta biquinho – como o próprio nome indica, tem um formato peculiar parecido com um bico. É chamada também de pimenta de cheiro e considerada uma das mais suaves. Perfeita para acompanhar feijoadas e uma série de pratos populares.

modelos plantacao de pimenta

Pinterest

Pimenta caiena – possui amplo ardor e cheiro. Por isso, é comum em pratos da culinária mexicana. Chama atenção pelo tom avermelhado e pelos benefícios para a saúde. Originária da Guiana Francesa, também se popularizou bastante no Brasil.

Pimenta-do-reino – é uma das especiariais mais consumidas em todo o mundo. Tem origem indiana, mas também se adapta muito bem ao clima do nosso país. Pode ser dividida entre pimenta branca e pimenta preta, ambas perfeitas para temperar diversos pratos.

ideias de plantacao de pimenta

Pinterest

Quais as vantagens da plantação de pimenta?

Além de conhecer as espécies de pimenta mais comuns, é essencial entender as vantagens de uma plantação. A primeira já ficou claro: a ampla variedade de tipos. Sendo assim, você pode investir em diversas versões diferentes e plantá-las todas juntas.

O mercado apresenta amplo consumo de pimentas. De fato, é um ingrediente essencial para temperar e para acompanhar diversas receitas, muito procurado por restaurantes, supermercados, entre outros comércios.

pimenta vermelha 1

Pinterest

Segundo especialistas, outra grande vantagem da plantação de pimenta é o ciclo rápido. Trata-se de um vegetal que cresce rapidamente, entre dois e três meses dependendo da espécie. Assim, você pode aproveitar para desenvolvê-la durante o ano, aumentando as vendas e o lucro.

Por outro lado, a pimenta também apresenta bastante tolerância ao calor e às altas temperaturas. Por isso, se adapta a várias regiões brasileiras e não há muita perca durante a colheita.

tipos de pimenta

Pinterest

Além disso, o custo de produção é considerado baixo. Muitas espécies de pimenta não exigem grande adubação. Assim, você gasta menos com insumos. Na verdade, o maior investimento nessa cultura é com sistemas de irrigação dependendo do tamanho da sua plantação.

pimenta

Pinterest

E quais são as desvantagens na plantação de pimenta?

De acordo com agrônomos, a pimenta é sensível às baixas temperaturas. Portanto, muitas espécies não se desenvolvem bem durante o inverno.

Para colher pimenta, é necessário mão-de-obra especializada. Sendo assim, você gasta mais nessa etapa. Por fim, outra desvantagem é o preço, que oscila demais no mercado. Pode ter um valor de venda muito compensatório em determinada época. Mas também pode ficar abaixo das expectativas em alguns meses.

muda de pimenta

Pinterest

Como ter uma plantação de pimenta de qualidade?

Como plantar pimenta passo a passo? Quais são as melhores dicas para ter uma plantação de qualidade? 

Acima de tudo, você deve escolher a melhor área para o plantio. Nesse caso, recomendamos investir em mais de uma variedade – pelo menos três a quatro tipos de pimenta.

De acordo com especialistas, o local deve receber bastante luz solar. Além disso, facilitar o sistema de irrigação (se for próximo a uma fonte de água, melhor).

O preparo do solo é essencial para o sucesso da sua plantação. Se necessário, conte com o apoio de um agrônomo para fazer a análise. Depois, a terra deve ser arada e sulcada antes de receber calcário e ser adubada.

pimenta plantar

Pinterest

Após uma semana, você pode começar a plantar as mudas de pimenta. Indicamos desenvolver as mudas em estufas antes do transplante para a terra. Mas, se preferir, plante as sementes diretamente nas covas.

De antemão, as covas devem ter cerca de 20 centímetros de profundidade e 50 centímetros de espaçamento de uma para a outra.

colheita de pimenta

Pinterest

As pimenteiras germinam rapidamente! Antes e durante seu desenvolvimento, as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo. Fique atento no aparecimento de pragas. Ao menor sinal, comece a combatê-las com pesticidas e fungicidas.

Conforme salientamos, a pimenta começa a florir e dar frutos cerca de 60 a 90 dias após o plantio. É um ciclo muito rápido! A partir daí, comece a colher quando a pimenta mudar de coloração e ficar com uma textura macia. Para isso, use sempre uma tesoura de poda para cortá-la diretamente do galho.

Por fim, a pimenta pode ser vendida em muitos lugares. Começando pelas centrais de abastecimento de produtos agropecuários. Além disso, mercados, restaurantes, feiras e compradores locais também são potenciais consumidores.

horta com pimenta

Pinterest

Preço e cotação da pimenta

Antes de comercializar, é importante acompanhar a cotação em sua região. De modo geral, o valor do quilo da pimenta oscila entre 8 e 15 reais dependendo da variedade. 

A pimenta malagueta é uma das mais valorizadas. Outras boas opções são a pimenta biquinho, a pimenta-do-reino e a pimenta bode.

Lembrando que, além do fruto in natura, você também pode investir nos produtos derivados: molhos, temperos, grãos, pimenta moída, enfim.

plantio de pimenta

Pinterest


Definitivamente, a plantação de pimenta pode ser um ótimo investimento! Se você tem um bom espaço para cultivo, vale a pena considerar, sobretudo pelo ciclo rápido, boa colheita e todas as vantagens que listamos. Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...