Skincare【2024】– Guia Completo para Sua Rotina!

O skincare vem ganhando espaço no mercado de beleza e na rotina de homens e mulheres, mas você sabe o que é skincare?

Se você tem dúvidas sobre o assunto ou até mesmo como iniciar a prática, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre skincare.

 

O que é skincare?

O termo skincare é uma palavra de língua inglesa que pode ser traduzida como “cuidados da pele”.

De modo geral, a prática se refere a uma rotina de cuidados diários com a pele, principalmente na região do rosto, tendo uma rotina personalizável de acordo com o seu tipo de pele.

1 o que e skincare The Skin Gym

Via: The Skin Gym

A prática tem como objetivo suprir as necessidades da pele e ter cuidados especiais que resultam em diversas vantagens, como equilíbrio de oleosidade, diminuição de poros, melhora da aparência, maior durabilidade da maquiagem, entre outros benefícios que uma pele bem cuidada pode trazer.

Como começar uma rotina de skincare?

Para ser praticante da rotina de cuidados com a pele vê-lo primeiro passo a identificação do seu tipo de pele vir o que é essencial para definir os cuidados necessários e os produtos que serão utilizados durante a rotina.

Para identificar o seu tipo de pele reunimos os principais tipos e as características de cada um.

  • Pele normal: a produção de sebo é em quantidade suficiente para hidratação da pele sem deixá-la com aspecto de oleosidade. Esse tipo de pele costuma apresentar textura macia e poros menores e menos evidentes.
2 tipos de pele skincare TODAY

Via: TODAY

  • Pele oleosa: a produção de sebo costuma ser em quantidade maior que a necessária para a hidratação, o que pode causar brilho excessivo e maior predisposição a acne e cravos. Em geral, esse tipo de pele apresenta poros dilatados e mais visíveis.
3 dicas para skincare Derma Essentia

Via: Derma Essentia

  • Pele seca: a produção de sebo costuma ser em quantidade menor que a necessária para hidratação da pele, o que pode deixá-la mais propensa a descamação, vermelhidão e com maior sensibilidade. Esse tipo de pele não costuma apresentar brilho e os poros são pequenos.
4 dicas para comecar skincare Cosmo

Via: Cosmo

  • Pele mista: esse é o tipo de pele mais comum entre os brasileiros, e a principal característica é a zona T com maior oleosidade, destacando testa, nariz e queixo, com uma produção maior de sebo, enquanto outras regiões do rosto são mais secas.
5 dicas e cuidados skincare Moody Sisters Skincare

Via: Moody Sisters Skincare

 

Depois de identificar o seu tipo de pele é a hora de iniciar os cuidados específicos de acordo com as características da sua pele.

Para iniciar uma rotina de cuidados com a pele, uma dica é começar com uma rotina simples e sem a necessidade de incluir diversos produtos, criando um hábito simplificado para que seja feito com regularidade.

A rotina simples deve incluir etapas básicas como limpeza, hidratação e proteção e a consistência é essencial para ter resultados futuros.

Para iniciantes na prática de cuidados com a pele, lembre-se de que os cuidados devem ser diários e 2 vezes ao dia, pela manhã e pela noite.

6 como comecar skincare Face the Future

Via: Face the Future

Uma dica bastante funcional para iniciantes na prática é o uso de produtos multiuso, ou seja, produtos que tenham mais de uma função, como um protetor solar com ação antioxidante. O uso de um produto multifunções pode deixar a prática mais simples e garantir que você tenha consistência.

Para iniciar na rotina de skincare, a consulta a um dermatologista é imprescindível, já que o médico é capaz de identificar as necessidades do seu tipo de pele e definir cuidados necessários, criando uma rotina adequada para ter bons resultados.

Ordem correta de aplicação de produtos

Se você já pensou em iniciar uma rotina de skincare, mas ficou em dúvida em relação à ordem dos produtos, trouxemos um passo a passo simplificado da ordem correta para adotar a prática de cuidados com a pele.

  • Limpeza: a limpeza é um processo importante na rotina de cuidados com a pele, e deve ser realizada 2 vezes por dia – uma vez pela manhã e a outra noite. Nesse processo, utilize sabonete adequado para o seu tipo de pele e lave o rosto. Além disso, também podem ser utilizados produtos complementares para a limpeza mais profunda após a lavagem do rosto, e a água micelar ou o tônico podem ser adotados para a etapa de limpeza.
7 dicas de skincare Prevention

Via: Prevention

  • Tratamento: com o rosto já limpo, é hora de adotar o tratamento que deve incluir produtos específicos e direcionados para cada tipo de pele e necessidade pessoal. Os produtos para tratamento devem ser aplicados na ordem do mais líquido para o mais espesso, tendo como ordem a utilização de loção, sérum e por último cremes e máscaras mais densos.
8 cuidados skincare ckamgmt

Via: ckamgmt

  • Hidratação: a hidratação é um cuidado essencial para todos os tipos de pele, inclusive as mais oleosas. Para a hidratação, escolha um produto de acordo com o seu tipo de pele, sendo que os mais densos costumam ser mais recomendados para peles mais secas e as versões oil free ou mais fluídas são ótimos para peles mistas e oleosas.
9 dicas e rotina de skincare self

Via: self

  • Proteção: a última etapa do processo de cuidado com a pele é a proteção solar vir que deve ser feita diariamente, mesmo em dias nublados e chuvosos ou até mesmo para quem vai ficar dentro de casa. O uso de protetor solar é indispensável e deve ser feito como a última etapa do tratamento matinal, lembrando de retocá-lo ao longo do dia.
10 ordem skincare Escentual

Via: Escentual

Ideias de rotinas de skincare

Skincare para peles oleosas

Manhã

A rotina de skincare para peles oleosas deve começar pela manhã lavando o rosto com o uso de um sabonete ou gel de limpeza para peles oleosas, o que pode ajudar a controlar a oleosidade ao longo do dia.

Em seguida, utilize sérun ou hidratante que ajude no controle da oleosidade, como produtos com vitamina C.

Para finalizar uma rotina simples para pele oleosa, complete o processo com o uso de um protetor solar oil free ou mais fluído, contribuindo para evitar o excesso de oleosidade.

11 skincare pele oleosa Gulf News

Via: Gulf News

Noite

A rotina noturna deve começar com a remoção da maquiagem utilizando demaquilante não oleoso.

Depois de fazer a retirada da maquiagem, lave o rosto utilizando sabonete ou gel de limpeza para pele oleosa.

Complemente a limpeza utilizando um tônico para remover as impurezas até mesmo das camadas mais profundas da pele.

12 passo a passo de skincare pele oleosa LOreal Paris

Via: L’Oreal Paris

A rotina noturna de cuidado com a pele deve ser finalizada com um produto de tratamento, como o uso de ácidos que podem ser aplicados em peles oleosas, como é o caso dos ácidos retinóico, glicólico, nicotinamida, azelaico, salicílico ou vitamina C.

13 cuidados de skincare slate

Via: slate

Skincare para peles mistas

Manhã

Para pele mista, comece o dia lavando o rosto com o uso de um sabonete ou gel de limpeza que seja adequado para o seu tipo de pele, dando preferência por produtos mais gentis.

Para a etapa de tratamento, opte por produtos que tenham ativos renovadores e antioxidantes, dando preferência a texturas mais leves, como séruns e loções.

A etapa de hidratação deve ser feita com um creme de textura leve, e preferencialmente para peles mistas, ajudando a controlar a oleosidade na zona T do rosto.

A finalização da rotina matinal deve ser feita com o uso de protetor solar, dando preferência também a produtos mais leves.

14 skicare pele mista Prevention

Via: Prevention

Noite

Os cuidados noturnos devem começar com a remoção da maquiagem, para isso, o uso de um demaquilante não oleoso é o mais recomendado.

Em seguida, lave o rosto utilizando sabonete ou gel de limpeza para peles mistas e finalize a etapa de limpeza com um tônico para remover outras impurezas de camadas mais profundas da pele.

15 como fazer skincare Glamderm

Via: Glamderm

 

Para finalizar os cuidados noturnos, escolha um tipo de tratamento e algumas opções podem ser produtos que tenham ativos como:

  • Ácido glicólico: o ácido glicólico ajuda na renovação da pele, e atua nos queratinócitos, células mais superficiais, de modo que fiquem menos juntas e que a pele seja melhor hidratada, sem ter óleo acumulado nas regiões mais oleosas, já que que o ativo ajuda na liberação dos dutos de glândulas sudoríparas.
  • Phloretin: esse ativo é extraído do pinheiro e tem ação antioxidante e hidratante, cuidando da pele sem deixá-la com excesso de oleosidade.
  • Ácido salicílico: o ativo deve estar em uma concentração menor que 2% no produto escolhido, o que evita a descamação da pele.
16 passo a passo skincare pele mista Byrdie

Via: Byrdie

Skincare para peles secas

Manhã

Para quem tem propensão a pele mais seca, a recomendação é iniciar o dia lavando o rosto com um sabonete específico para esse tipo de pele, e o produto pode trazer efeito nutritivo e evitar que a pele fique repuxando.

As etapas de tratamento e hidratação devem ser feitas com fórmulas para peles mais sensíveis e secas, aliviando a sensação de repuxamento e garantindo nutrição e hidratação mais profunda para esse tipo de pele que tende a ter descamações.

O uso do protetor solar é a última etapa do processo matinal e deve ser aplicado quando os produtos da etapa anterior já estiverem secos.

17 como cuidar pele seca Cosmo

Via: Cosmo

Noite

Para a skincare noturna, utilize um demaquilante para remoção da maquiagem e em seguida lave o rosto com sabonete específico para pele seca.

Complemente a etapa de limpeza utilizando um tônico para remover o restante das impurezas.

18 passo a passo skicare theSkimm

Via: theSkimm

Para os cuidados noturnos, faça a etapa de tratamento com produtos que tenham ativos hidratantes, nutritivos e calmantes. Alguns ativos que podem estar presentes em produtos de tratamento para pele seca são:

  • Vitamina E: produtos solúvel em óleo e que tem como função hidratar e contribuir para o manto lipídico da pele, evitando o aspecto de pele seca.
  • Ácido hialurônico micronizado: o ativo tem alto poder de hidratação e também é umectante.

Após utilizar produtos de tratamento, a pele seca ainda pode ganhar uma camada extra de cuidado com a finalização de uma hidratante específico para pele seca e sensível.

19 como cuidar de pele seca Healthline

Via: Healthline

Skincare para peles acnéicas

Manhã

A pele acnéica deve ter uma rotina de cuidado matinal iniciada com a lavagem do rosto, que pode ser feita com sabonete ou gel de limpeza específico para peles com acne.

20 cuidados pele acneica SkinKraft

Via: SkinKraft

Com o rosto já limpo, faça a etapa de tratamento utilizando séruns ou produtos ultraleves e que sejam enriquecidos com ativos que ajudem no combate à acne, como ácido salicílico.

Após a etapa de tratamento, faça a hidratação do rosto com produtos mais leves, como hidratantes do tipo gel-creme, que são mais leves e podem ser específicos para peles acnéicas.

Finalize os cuidados matinais com o uso de um protetor solar específico para quem tem acne ou pele oleosa, dando preferência às versões mais leves e fluídas.

21 rotina cuidados pele acneica Reequil

Via: Reequil

Noite

Caso esteja de maquiagem, comece os cuidados noturnos removendo a maquiagem com um demaquilante.

Em seguida, lave o rosto com o sabonete ou gel creme utilizado pela manhã e finalize o processo de limpeza com tônico específico para peles acnéicas.

22 skincare pele acneica Minimalist

Via: Minimalist

Faça a etapa de tratamento utilizando sérum de textura leve e que ajude no tratamento da acne. Alguns ativos que podem estar presentes na etapa de tratamento são produtos com ácido glicólico e ácido salicílico, que podem promover uma ação de peeling no rosto.

Finalize o processo de cuidado noturnos com o uso de um hidratante específico para peles com acne.

Skincare para olheiras

Manhã

Para quem sofre com olheiras, comece os cuidados lavando o rosto com um produto específico para o seu tipo de pele.

Em seguida, faça a hidratação na região das olheiras com um hidratante que seja de textura fácil de espalhar, como sérum, creme ou gel indicado para as olheiras e que podem contribuir para amenizar a coloração e o aspecto abaixo dos olhos.

Finalize os cuidados matinais com o uso de um protetor solar, inclusive sobre as olheiras, que também devem ser protegidas da exposição aos raios ultravioletas.

23 rotina cuidados olheiras Yahoo News

Via: Yahoo News

Noite

Nos cuidados noturnos, faça a remoção da maquiagem com um demaquilante e em seguida lave o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele.

Utilize um tônico para remover as impurezas das camadas mais profundas de pele.

Faça a etapa de tratamento utilizando produtos com ativos como Vitamina A, vitamina C, vitamina K, ácido mandélico ou ácido tioglicólico.

24 skincare olheiras 111SKIN

Via: 111SKIN

Finalize os cuidados noturnos com a hidratação na região das olheiras e dando preferência por produtos específicos para a área dos olhos e para quem sofre com olheiras.

25 cuidados olheiras Yahoo

Via: Yahoo

Skincare para preenchimento de rugas

Manhã

Para o skincare matinal, comece lavando o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele.

Realize a etapa de tratamento com produtos em sérum e com vitamina C, ativo com poder antioxidante e que neutraliza os radicais livres, além de ter a capacidade de aumentar a produção de colágeno o minimizar os efeitos do envelhecimento e as rugas. Outra opção de ativo que pode estar nos produtos para os cuidados com a pele é o ácido hialurônico, que além de hidratar também promove preenchimento de linhas e rugas.

Em seguida, faça a hidratação da pele com cremes específicos e antienvelhecimento.

Finalize o processo de cuidado com a pele utilizando protetor solar, inclusive as opções que podem oferecer outros benefícios como ativos anti-idade.

26 skincare pele com rugas Best Life

Via: Best Life

Noite

Caso esteja de maquiagem, faça a remoção utilizando um demaquilante, e em seguida lave o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele. Finalize a limpeza utilizando um tônico em todo o rosto.

A etapa de tratamento noturno pode ser feita com o uso de ácidos derivados do ácido retinóico e glicólico. Os biopeptídeos também podem estar presentes nos produtos de tratamento e são sinalizadores para células, estimulando as mesmas a produzirem colágeno.

27 skicare rugas iSkinCareReviews

Via: iSkinCareReviews

Para finalizar o cuidado noturno, utilize um creme hidratante com ação antienvelhecimento e preenchimento de rugas.

28 rotina cuidados pele com rugas No7

Via: No7

Skincare caseiro e barato

Manhã

Para um tratamento caseiro e barato, inicie o dia lavando o rosto com um sabonete artesanal e que você mesmo pode ter feito ou com um sabonete de fórmula mais leve, como as versões específicas para bebês.

Em seguida, hidrate a pele com um produto que possa ter um bom custo-benefício e que seja específico para o seu tipo de pele.

Finalize os cuidados matinais utilizando um protetor solar, e nesse caso não existe um substituto caseiro, mas há versões com preços acessíveis.

 

Noite

Nos cuidados noturnos, lave o rosto utilizando sabonete e em seguida faça uma limpeza mais profunda com esfoliante caseiro de café, que deve ser utilizado de 1 a 2 vezes por semana.

Faça tratamento e hidratação da pele com uma máscara de aveia, que pode ficar sobre o rosto por 20 minutos. Em seguida, enxague e rosto apenas com água para remover a máscara.

 

Esfoliante caseiro de café:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de café em pó ou borra de café

Modo de fazer:

  • Coloque o mel e o café em um recipiente;
  • Misture os dois ingredientes até que fique uma pasta homogênea e com os grânulos do café em pó;
  • Em seguida, é só aplicar a mistura caseira no rosto para fazer a esfoliação.
29 skincare com receita caseira HerZindagi

Via: HerZindagi

 

Máscara facial caseira de aveia:

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
  • 1 colher (sopa) de mela
  • 1 colher (sopa) de leite

* Para peles mais oleosas, o leite pode ser substituído por água.

Modo de fazer:

  • Inicie a preparação misturando a aveia com o mel;
  • Aos poucos, vá adicionando o leite e misturando até que fique uma pasta homogênea;
  • Com a máscara já pronta, é só fazer a aplicação no rosto por 20 minutos e depois enxaguá-la.
30 skincare barato e caseiro eMediHealth

Via: eMediHealth

 

Você já é praticante dos cuidados com a pele? Se esse era um hábito que ainda não estava na rotina, agora que você já sabe tudo sobre o assunto já pode começar a dedicar um tempinho para cuidar da pele.

Você pode gostar...