Fachada de muro com CERÂMICA – 30 Ideias Lindas e Modernas!

Já pensou em investir na fachada de muro com cerâmica? Trata-se de uma ideia pouco convencional, mas que pode valorizar a entrada do seu imóvel.

A cerâmica é um material perfeito para ornamentar a estrutura e deixar qualquer projeto com um ótimo visual, além de ser resistente e ajudar até na proteção do muro.

Sendo assim, é essencial conferir alguns projetos de fachada de muro com cerâmica + dicas que fazem toda a diferença. Leia o post completo e surpreenda-se.

Muro com cerâmica

A construção de um muro é primordial para a segurança de qualquer imóvel, seja urbano ou rural. Além disso, essa estrutura será o cartão de visita da edificação, o primeiro contato visual que as pessoas terão com o imóvel.

Por isso, vale se atentar a cada detalhe para erguer um muro resistente e bonito. Em muitos casos, a alvenaria é a solução mais prática e acessível. Muros de concreto podem ser feitos rapidamente, sobretudo por mão de obra especializada.

O que deixará a estrutura com um aspecto diferente será o acabamento, uma parte importante que deve ser bem planejada. O revestimento é essencial para garantir a proteção do muro, que ficará exposto a sol frequente e chuvas.

Do mesmo modo, ajuda a trazer beleza e elegância à fachada. Um muro de pedras, por exemplo, deixa a entrada com um toque rústico. Já alguns tipos de porcelanato (principalmente os coloridos) revelam um conceito moderno e diferenciado.

Fachada de Muro com cerâmica

Além disso, a ornamentação também atrai muitas pessoas. A pintura é uma boa alternativa, além da decoração com materiais como a cerâmica. Trata-se de uma opção versátil, com muita variedade, que pode ser instalada de modo convencional, em relevo, em pastilhas e até imitando madeira.

A cerâmica pode ser usada em qualquer tipo de muro, seja em pequenos detalhes ou em toda a estrutura. Do mesmo modo, é uma indicação para o piso da garagem, para calçadas e passeios na área interna.

Por ser um material simples e acessível, a fachada de muro com cerâmica está cada vez mais popular em diversos projetos. Entretanto, se você quer seguir essa tendência, é fundamental buscar inspirações e consultar um especialista para escolher a melhor variação.

Modelos de fachada de muro com cerâmica

Felizmente, hoje em dia há muitos projetos de fachada de muro com cerâmica. Essa é uma boa indicação para ornamentar a decoração da entrada do imóvel e para ajudar a proteger a alvenaria.

De acordo com especialistas, a cerâmica auxilia na conservação da base, impedindo que ocorram infiltrações e umidade, além de diminuir os efeitos do sol e das chuvas.

Outra vantagem que vale destacar é a versatilidade. Você encontra muitos tipos de cerâmica nas lojas de materiais para construção, desde pastilhas até imitando outros materiais. A partir daí, basta escolher a variação que mais se adapta à fachada da sua casa.

Confira algumas fotos de fachada de muro com cerâmica e inspire-se. 

Fachada de muro com cerâmica simples

A instalação da cerâmica simples já faz toda a diferença no aspecto do muro. Em vez de pintá-lo ou mantê-lo apenas com a alvenaria, vale usar as peças para dar um toque rústico à fachada.

Para isso, você pode usar cerâmicas de vários tons, com destaque para as cores sóbrias. Além disso, uma ideia interessante é combinar com o revestimento do piso e com o portão de entrada.

A imagem abaixo mostra um projeto convencional com cerâmica comum, que ajuda no revestimento do muro do concreto e dá um toque arrojado à fachada.

muro grande de casa com cerâmica

A cerâmica em cores sóbrias é indicada para diversas fachadas. É fácil de combinar e mantém a entrada com um um aspecto arrojado. Tons terrosos como marrom, por exemplo, se destacam.

muro de cerâmica

muro de casa com cerâmica

Bege também é um tom perfeito para deixar a fachada elegante. Uma boa inspiração para casas modernas – combinando bastante com branco, por exemplo.

muro com cerâmica

As pastilhas em cerâmica são ideais para dar um toque elegante ao muro. Assim, sua casa se destaca no ambiente com uma fachada diferenciada.

muro grande com cerâmica

ceramica escura no muro

A cerâmica é ideal para residências, escritórios, agências e até estabelecimentos comerciais.

casa com muro de ceramica

Modelos desenhados e estampados ornamentam a parede de residências pequenas e urbanas.

casa com cerâmica

Já as pastilhas cerâmicas ornamentam a parte externa e interna do muro. Na imagem abaixo, o material é inserido nos detalhes – uma tendência simples, porém criativa.

ceramica em muros

ceramica e vidro na frente de casas

Pastilhas que imitam pedras são comuns em projetos modernos e chamam atenção pela resistência.

ceramica clara no muro

casa grande com cerâmica

Vale combinar a cerâmica com outros tipos de revestimento, sobretudo em cores neutras e sóbrias.

cerâmica no detalhe no muro

ceramica na frente de casa

A cerâmica pode imitar uma série de materiais. Entretanto, os mais comuns são pedras e madeira. Por ter um preço mais acessível, é a escolha de muitas pessoas, criando um efeito visual impecável.

cerâmica na fachada

ceramica na fachada

O material combina com paredes em concreto aparente, portões de ferro e detalhes em vidro.

fachada de casa com cerâmica

fachada com cerâmica

Conforme mostram as imagens, o material reveste toda a estrutura do muro ou pequenos detalhes na fachada. Para definir a melhor opção, é indicado contar com a consultoria de um especialista – arquiteto ou paisagista, por exemplo.

detalhe de cerâmica no muro

ceramica preta na frente de casas

cerâmica no muro

Por ser um material resistente, a cerâmica faz parte de diversos projetos, sobretudo em áreas urbanas.

frente de casa com cerâmica

muro com cerâmica que imita madeira

ideia de muro com cerâmica

Você também pode investir na fachada de muro com cerâmica em mansões e residências modernas de grandes proporções.

frente de casas com cerâmica


Onde comprar cerâmica para muro? De modo geral, pesquise em lojas de materiais para construção ou especializadas em revestimentos para estruturas como muros, pisos, paredes, etc.

Algumas indicações: Obramax, C&C, Telhanorte, Copafer.


Quer mais inspirações? Leia o post com 21 tipos de revestimento para muro. Esperamos que tenha gostado das dicas e fotos. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...