Cardápio de Sushi – Ideias Perfeitas para Restaurantes!

Está pensando em montar um restaurante de comida japonesa? Então, caprichar no cardápio de sushi é primordial para conquistar os clientes.

Os consumidores adoram uma variedade de opções, desde os tradicionais até as novidades, para experimentar e comer bem.

Por isso, você deve conhecer perfeitamente cada tipo de sushi e outros pratos que não podem faltar no cardápio de um restaurante, temakeria, enfim. A culinária japonesa está cada vez mais popular no país, que tal aproveitar para ganhar dinheiro?

Para ajudar você, preparamos este conteúdo completo com dicas de cardápio de sushi, fotos que estão fazendo sucesso nas redes e como criar usando o Canva. Acompanhe.

Cardapio 1

Aprenda a montar um cardápio de sushi completo! | Pinterest

Primeiramente, o que é sushi?

Sushi é uma iguaria da culinária japonesa bem peculiar e fácil de reconhecer: composta por um recheio, uma camada de arroz e uma tira de nori(espécie de folha feita com algas marinhas).

O formato pode ser arredondado, quadrado, retangular, enfim. Além disso, uma série de ingredientes podem ser incluídos, criando variações incríveis que deixam o cardápio diversificado – da versão crua até a frita, vegana, doce, etc.

Cardapio 2

Pinterest

O que colocar no cardápio? #dicas

Veja quais opções não podem faltar no seu cardápio de sushi:

Niguiri – o sushi mais famoso, trata-se de um bolinho de arroz moldado à mão coberto com uma camada de peixe, geralmente salmão, atum ou robalo. Algumas versões incluem a alga nori.

Niguiri

Niguiri de salmão | Pinterest

Gunkan – é um sushi pequeno, formado por uma base de arroz coberta pelo recheio que é colocado no topo em vez do meio. Esse recheio pode ser peixe ou outras opções. A nori cria uma faixa para a finalização dessa iguaria.

Gunkan

Sushi modelo Gunkan | Pinterest

Temaki – versão que se popularizou bastante no Brasil, tem formato de cone e é grande, ideal até para uma refeição. Leva arroz na base, além de enrolado pela alga nori. Por isso, leva uma série de recheios, desde o tradicional salmão com cream cheese até os mais sofisticados.

Temaki

Delicioso temaki | Pinterest

Hot Roll – outro sushi que muita gente ama. Como o próprio nome indica, é um rolinho quente, ou seja, é frito e fica um aspecto bem crocante. Leva arroz enrolado na nori e recheios diversos.

Hot Roll

Hot Roll | Pinterest

Joe – conhecido também como Jow, é formado apenas por peixe e arroz. O peixe faz as vezes da alga e serve para enrolar o arroz. No topo, é usado outro tipo de peixe ou ingrediente.

Joe

Sushi Joe | Pinterest

Uramaki – é o famoso sushi reverso. O arroz envolve a alga nori e o peixe, criando um aspecto diferente e muito original a essa versão. Também é finalizado com gergelim e recheado de diversas formas, tanto com salmão ou outros ingredientes.

Uramaki

Sushi Uramaki | Pinterest

Hossomaki – é um sushi que leva arroz e alga, mas tem pepino no recheio. Uma versão vegana e que também faz bastante sucesso nas temakerias.

Hossomaki

Hossomaki | Pinterest

Tekkamaki – esse tipo de sushi tem arroz, alga e atum como recheio. É básico e o preferido de muitas pessoas que não gostam de salmão ou outros tipos de peixes.

tekkamaki

Sushi Tekkamaki | Pinterest

Futomaki – é uma versão grande de sushi, que cabe muito mais recheio e geralmente é servida cortada. Tem formato cilíndrico e pode levar desde peixe até omelete, raízes e legumes.

Futomaki

Futomaki | Pinterest

Acelga Maki – em vez da alga nori, essa versão usa acelga para enrolar o sushi. Pode ser tradicional com salmão no recheio ou com frutas, virando uma opção vegana.

Acelga Maki

Acelga Maki | Pinterest

Além dos variados tipos de sushi, o cardápio pode ter também:

Sashimi – bem diferente do sushi, o sashimi é uma tira ou pedaço de peixe cru, consumida geralmente com wasabi (raiz forte), shoyu, molho tarê, etc. Esses peixes são: salmão, atum, robalo, tilápia, pintado, linguado, etc.

Sashimi

Pedaços de Sashimi | Pinterest

Shimeji – a porção de shimeji leva o cogumelo branco que dá nome ao prato misturado com cebolinha e molho shoyu. Um prato quente e muito apreciado nos restaurantes.

Shimeji

Prato de Shimeji | Pinterest

Sunomono – prato que leve pepino temperado com pedaços de cenoura e gergelim preto. É super refrescante e uma ótima opção de entrada.

Sunomono

Porção de Sunomono | Pinterest

Guioza – massa enrolada e recheada com legumes, é assada e servida como entrada.

Guioza

O guioza é uma bela opção de entrada | Pinterest

Sashimi de polvo – uma opção de sashimi feita com tiras de polvo, bem diferente do convencional e para quem gosta de pratos exóticos.

Preparos com camarão – um cardápio de sushi pode conter uma série de pratos com camarão, inclusive as iguarias, pois esse fruto do mar é apreciado por muitas pessoas.

Não se esqueça de variar os tipos de temaki, incluindo raízes, frutas, peixes diversos, entre outros ingredientes. O mesmo vale para os sushis. Lembre-se: quanto mais variedade, melhor!

Cardapio 3

Pinterest

Fotos e modelos de cardápio de sushi

Para ajudar você a montar um cardápio personalizado, selecionamos várias fotos e modelos de cardápio de sushi. Monte uma opção chamativa, objetiva e que tenha tudo aquilo que seu restaurante merece.

1. Modelo simples, minimalista e completo de um cardápio de sushi

cardapio de sushi conpleto

Pinterest

2. Esse cardápio com muitas opções serve para restaurantes chineses e japoneses

cardapio de sushi estilos

Pinterest

3. O cardápio horizontal é uma ideia interessante para restaurantes grandes

cardapio de sushi horizontal

Pinterest

4. Ideia de cardápio de sushi simples e sofisticado

cardapio de sushi ideias

Pinterest

5. É sempre indicado usar figuras para permear o cardápio

cardapio de sushi modelos

Pinterest

6. Os cardápios modernos são interessantes e chamam bastante atenção

cardapio de sushi moderno

Pinterest

7. Minimalismo é interessante em cardápios físicos e digitais

cardapio de sushi simples

Pinterest

8. Um cardápio completo com várias opções diferentes de sushi

cardapio de sushi tipos e modelos

Pinterest

9. Veja que opção linda e requintada, perfeita para seu restaurante japonês

cardapio de sushi tipos

Pinterest

10. A ordem perfeita dos elementos, com os produtos e preços à direita

cardapio de sushi

Pinterest

11. Veja essa disposição com cada produto dividido por seu preço

como fazer cardapio de sushi

Pinterest

12. Os hashis mostram cada tipo de sushi, seu nome e seu preço

estilos de cardapio de sushi

Pinterest

13. Uma bela maneira de aproveitar todo o espaço e disposição do cardápio

ideias de cardapio de sushi modelos

Pinterest

14. Nesse cardápio, há destaque para os descontos conforme a compra

lindo cardapio de sushi

Pinterest

15. Uma forma de criar o seu próprio cardápio on-line

modelo de cardapio de sushi

Pinterest

Como criar um cardápio de sushi no Canva? – Passo a passo

Que tal criar o seu próprio cardápio de sushi usando o Canva? Esse aplicativo está em alta, é um dos melhores para personalizar seu cardápio passo a passo. 

Primeiramente, conheça o Canva. Acesse o site oficial da plataforma, crie a sua conta e comece a explorar todas as suas funções.

Você pode usar pelo smartphone, pelo tablet ou computador. No campo de busca, procure por “Cardápio” e perceba que há diversas opções.

Além disso, vale personalizar o formato (escolhendo vários tamanhos disponíveis), o estilo (foto, dourado, minimalista, elegante), o tema e a cor.

Cardapio 5

Pinterest

Caso você tenha o Canva Pro (Premium), é possível habilitar ainda mais funções. A partir de um modelo base, vale configurar de acordo com o seu restaurante.

Vale upar e colocar novas imagens, editar os textos, mudar a disposição dos elementos, enfim. Além de uma série de templates, o Canva também oferece diversos recursos ao usuário.

Após a customização, salve o seu projeto, faça o download e imprima do jeito que achar conveniente. Para isso, use um papel especial e plastifique. Uma dica é contar com a ajuda de uma gráfica para escolher a melhor opção de papel para cardápio.

Cardapio 4

Pinterest


Enfim, montar um cardápio de sushi é muito simples! Adapte de acordo com o seu restaurante, faça uma opção chamativa e cheia de opções. Se achar conveniente, conte com a ajuda de um profissional de design.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe com outras pessoas também. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...