Otoplastia【2024】– O que é, Quanto Custa e Guia Completo!
O termo otoplastia é bastante buscado, e isso acontece devido o interesse nesse tipo de cirurgia plástica.
Mas você sabe ao certo o que é o procedimento, como é feito, onde fazer, recuperação e tantos outros assuntos que envolvem essa cirurgia?
Se você está buscando informações completas sobre o procedimento, trouxemos um post onde você pode ter referências sobre o assunto e se aprofundar com mais informações clicando nos títulos, assim você será direcionado a posts sobre os assuntos que tratamos.
Então, é só clicar nos títulos e se aprofundar nas informações, tendo suas dúvidas respondidas e garantindo mais segurança para fazer o procedimento.
O que é otoplastia?
A otoplastia é uma cirurgia plástica de reparação de orelhas proeminentes, conhecidas também como orelhas de abano.
O procedimento consiste em melhorar o aspecto das orelhas e deixar o resultado mais harmonioso.
Como é a recuperação e o pós-operatório?
A recuperação da cirurgia de correção de orelhas proeminentes é simples se comparada a outras cirurgias plásticas.
Apesar da simplicidade do pós-cirúrgico, é necessário seguir cuidados e orientações como em qualquer outra cirurgia, uma vez que os cuidados podem garantir melhor resultado ao procedimento.
O que é otoplastia fechada?
A otoplastia fechada também é denominada de otoplastia sem corte.
Essa técnica de cirurgia de correção de orelhas proeminentes é menos invasiva e com incisões menores.
Através dessas incisões é inserida uma linha, que não é observe absorvida pelo organismo e funciona como sustentação.
A cirurgia sem corte é indicada para a correção da estrutura da antélice, identificado em 3% dos casos de orelhas de abano.
Como é o resultado? – Otoplastia antes e depois
O resultado da cirurgia de otoplastia passa a ser definitiva após 3 meses da realização do procedimento, apresentando um antes e depois mais harmonioso.
Para ver mais fotos de antes e depois otoplastia, não deixe de clicar no título para ver um post completo com fotos de resultados após o procedimento.
Qual o valor em média? #preço
O valor pode variar de acordo com diversos fatores, como médico e necessidades para o procedimento, mas em média, o custo da cirurgia de otoplastia é entre R$ 4 a 5 mil.
É possível fazer otoplastia pelo SUS?
A cirurgia de correção de orelhas proeminentes pode sim ser um procedimento realizado pelo SUS.
Para fazer a cirurgia pelo SUS é preciso uma avaliação médica que indique a necessidade da cirurgia de reparação.
A indicação da cirurgia pode ser para melhorar a qualidade de vida do paciente , que pode sofrer com o bullying, transtornos psicológicos e dificuldade de sociabilização.
Tudo sobre faixa para otoplastia
A faixa de otoplastia é um acessório indispensável no pós-operatório e costuma ser feita de um tecido elástico que faz compressão sobre a região operada, tendo como função manter as orelhas na posição correta no pós-cirúrgico e favorecer a cicatrização.
O uso da faixa deve ser iniciado após a retirada do curativo pós-cirúrgico e durante os 10 primeiros dias a faixa deve ser utilizada constantemente, sendo retirada apenas para o banho.
Após o 10° dia de uso da faixa, a orientação pode ser da retirada da faixa durante o dia, mas utilizando o acessório para dormir por até 2 meses.
Otoplastia em famosos
A cirurgia de correção de orelhas proeminentes é um procedimento bastante difundido e que diversas celebridades já apostaram para deixar a face mais harmoniosa.
Entre os nomes que se destacam por já terem aderido ao procedimento, estão famosos como:
- Alessandra Ambrósio
- Brad Pitt
- Carla Perez
- Daniel Alves
- Colin Morgan
- Juliano Cazarré
E essa não é a lista completa, uma vez que muitas celebridades já se submeteram ao procedimento de correção das orelhas. Para ver a lista completa, não deixe de clicar no título e ver fotos de antes e depois de otoplastia em famosos.
Dúvidas frequentes – FAQ
Como é feita a cirurgia de otoplastia?
O processo da cirurgia é dividido em algumas etapas, como:
- Anestesia: o primeiro processo para a cirurgia é a anestesia;
- Incisão: com o paciente já anestesiado é realizada a incisão, que nas técnicas tradicionais é feita atrás da orelha;
- Fechamento da incisão: a parte final da cirurgia é o fechamento da incisão com pontos externos.
Na otoplastia fechada o procedimento é um pouco diferente, uma vez que as incisões são menores e uma linha estrutural é inserida na orelha e não é removida, dando sustentação.
Qual anestesia é utilizada?
Para o procedimento de otoplastia em crianças, é feito o uso de anestesia geral. Já o procedimento realizado em adultos costuma utilizar anestesia local e sedação.
Quais os cuidados pré-operatórios?
Para a realização da cirurgia em segurança, alguns cuidados pré-operatórios são essenciais. Entre os cuidados que devem fazer parte do pré-operatório estão:
- realização de exames laboratoriais e avaliação médica;
- fazer uso de medicamentos indicados pelo médico e ajustar remédios de uso contínuo e atuais;
- parar de fumar antes da realização do procedimento;
- evitar o uso de aspirina, medicamentos naturais, e alguns anti-inflamatórios que podem causar sangramento, conforme orientação médica.
Quanto tempo dura a cirurgia e a internação?
O tempo de cirurgia de otoplastia leva por volta de 1 a 2 horas. Já a internação também costuma ser rápida e pode variar de meio período até um dia, dependendo da anestesia administrada e da idade do paciente.
O pós-operatório é doloroso?
A otoplastia é um procedimento que causa pouco incômodo e dor, e essas intercorrências podem ser amenizadas com o uso de analgésicos recomendados pelo médico.
É preciso fazer consultas de retorno?
Como em qualquer outra cirurgia, há necessidade sim de retorno ao médico para acompanhamento e avaliação, além da retirada de pontos, que acontece entre o 10° e 14° dia após o procedimento.
A cirurgia é apenas para quem tem orelha de abano?
O procedimento costuma ser mais frequente para a correção de orelhas proeminentes. No entanto, também pode ser um procedimento para remover o excesso de pele dos lóbulos, extração de queloides, ou remoção de nódulos benignos.
A cirurgia também pode ser uma indicação para deformações decorrentes de acidentes.
Quais as contraindicações e riscos?
Entre as contraindicações para a realização do procedimento estão pessoas com maior possibilidade de desenvolver queloides, e pacientes com problemas reumatológicos, como policondrite, um tipo de inflamação crônica das cartilagens.
Onde se localiza a cicatriz da otoplastia?
A técnica tradicional usada para a maioria dos casos de orelhas proeminentes fica com a cicatriz dos pontos na parte de trás das orelhas, o que é bastante discreto.
Quando há necessidade de incisões na parte da frente da orelha, esse procedimento é feito nas dobras, a fim de esconder a cicatriz.
O resultado da otoplastia é definitivo?
Na maioria dos casos a cirurgia é definitiva sim, no entanto pode haver uma possibilidade baixa de recidiva, quando as orelhas voltam a característica original mesmo após a cirurgia.
As chances de o abano voltar são pequenas, e mantendo os hábitos e cuidados pós-operatório, é ainda menor essa chance.
A partir de qual idade é possível fazer a operação?
A cirurgia de correção de orelhas proeminentes é uma das poucas intervenções estéticas que pode ser feita na infância.
A idade mínima recomendada para passar pelo procedimento é a partir dos 6 anos de idade, fase em que o desenvolvimento da orelha já está completo.
O que é o Projeto Orelhinha?
O Projeto Orelhinha é um serviço de saúde privado e com referência nacional em relação a otoplastia.
O projeto tem atuação em 24 cidades do Brasil e é uma iniciativa social, que oferece a cirurgia com um custo mais barato.
Respondemos a todas as suas dúvidas? Esperamos que com esse post você possa ter esclarecido suas dúvidas sobre esse tipo de cirurgia e que possa tomar uma decisão mais certeira para fazer o procedimento e com a escolha de um médico de sua confiança.