Lírio da paz – Como cuidar? + 72 ideias para inspirar a décor!
O uso de plantas na decoração transforma qualquer ambiente, e se você quer adotar um toque de verde ao projeto decorativo, o lírio da paz é uma espécie bastante indicada, já que une beleza e facilidade de cultivo.
Então, se você gosta da ideia de ter essa planta em casa, no post reunimos o significado da espécie, além de dicas de cultivo e manutenção, e muitas ideias incríveis de onde e como usar a planta.
Qual o seu significado?
Além de ser uma planta ornamental, o lírio da paz ainda traz um forte significado, que está ligado a uma força mística em que a planta suga as energias ruins presentes no ambiente, de modo a anular tudo de negativo que está no ar.
Sendo assim, a espécie é conhecida como um filtro que purifica o ambiente e o deixa mais tranquilo e sem energias negativas.
Como cuidar de lírio da paz?
Se você pretende ter a espécie em casa, trouxemos dicas de como manter a planta e os cuidados necessários para que a planta floresça.
Local de cultivo
A espécie é nativa de florestas tropicais e se adapta muito bem em ambientes quentes e úmidos.
Sendo assim, a planta pode ser cultivada dentro de casa e até mesmo no jardim, desde que seja em uma região quente, uma vez que a planta pode não resistir a baixas temperaturas.
Luminosidade
A espécie deve ser mantida em local com luminosidade, podendo pegar um pouco de sol direto, mas não é indicado que a planta fique exposta ao sol durante o dia todo, uma vez que suas folhas podem ficar amareladas e com as pontas queimadas.
O cultivo da espécie pode ser feito no interior de casa e próximo a janelas que recebam luminosidade externa, ou até mesmo em jardins, como áreas embaixo de árvores, desde que haja luz solar indireta.
Rega
A espécie gosta de umidade, porém não é resistente a solo encharcado e suas raízes podem apodrecer.
Sendo assim, a rega deve ser feita quando o solo estiver seco, de modo a deixar a terra úmida, mas sem formar poças na terra e encharca-la.
Em geral, a rega deve ser feita 1 vez por semana, e um indício de que a planta está precisando de água é quando as folhas começam a dar uma leve murchada.
Além de regar o solo, outra dica é manter a ideia de umidade para a planta. Para isso, use um borrifador com água sem cloro (purificada), e dê algumas borrifadas de água nas folhas do lírio da paz de 1 a 2 vezes por semana.
Adubação
Para manter o bom desenvolvimento da planta, é ideal fazer a adubação durante a primavera e o verão.
Nesse caso, é indicado usar adubo NPK 10-10-10. Para adubar a planta, dissolva 1 colher (sopa) de adubo granulado em 2 litros de água.
O adubo deve ser usado na rega 1 vez por mês durante os meses da primavera e do verão.
Cuidado: o lírio da paz é considerado uma planta tóxica, e a ingestão pode causar irritação oral e nas mucosas, problemas respiratórios, entre outros problemas. Por isso, o ideal é manter a plantinha longe do alcance de animais de estimação e crianças.
Fotos e inspirações de lírio da paz
Se você já viu as dicas de como cuidar da planta, é hora de ver ideias incríveis de como usar a espécie na decoração, seja de áreas internas ou externas.
Em vaso
O cultivo da espécie em vaso é bastante comum e nesse caso a plantinha pode ser usada na decoração de vários ambientes que recebam iluminação natural.
Como ideia para usar a planta na decoração interna, a proposta aqui traz a plantinha como parte da decoração da sala.
O vaso de cerâmica branca foi usado na mesa lateral ao lado da poltrona, e traz a planta com suas flores brancas decorando esse cantinho da sala e dando uma ideia mais aconchegante para o ambiente.
Além do seu apelo decorativo, o uso da planta na sala ainda pode filtrar as energias negativas desse cômodo.
O lírio da paz tem como características suas folhas verdes escuras e brilhantes e com flores brancas. E essas características são comuns também a espécie de lírio da paz gigante.
Essa versão da planta mantém o estilo das folhas e flores, mas nesse caso as folhas são maiores e a planta pode ficar um pouco mais alta, como pode ser visto nesta ideia de decoração, que traz um vaso com lírio da paz gigante.
Na proposta, a ideia de usar a espécie gigante foi ideal para o vaso baixo e assim a planta mais alta e de folhas grandes é destaque no cantinho do ambiente e ao lado do buffet.

O vaso foi cultivado no beiral da janela

O vaso da planta foi cultivado embaixo do aparador que funciona como barzinho

A planta foi cultivada no quarto e próximo da janela

A planta com flores brancas foi usada ao lado do sofá

No buffet, o vaso de planta quebra deixa a decoração preta e branca mais aconchegante

A planta com flores brancas foi cultivada no vaso de barro

Na mesa de centro, o vaso branco com a planta

A planta cultivada no quarto filtra as energias ruins do ambiente

O vaso preto deixa a planta mais moderna

A espécie gigante foi cultivada em um vaso de chão e próximo da janela

O vaso cobre dá um ar mais moderno para a planta ornamental

Na sala, as jardineiras com a planta decoram o ambiente

O vaso de cerâmica com a planta fica ao lado do sofá

A espécie gigante foi cultivada próxima da janela
Em jardim de inverno / Jardim interno
A planta é muito fácil de cultivar e pode ser usada em diferentes propostas decorativas, inclusive como um jardim interno e decorando o vão embaixo da escada.
Como ideia de decoração embaixo da escada, a proposta aqui traz um jardim interno composto de vasos de lírios da paz.
No jardim embaixo da escada, o espaço foi preenchido com pedrinhas decorativas brancas e os vasos com a planta verde preenchem o espaço dando um toque mais aconchegante ao vão livre, além de trazer a beleza das flores brancas.
Nesse caso, o vão embaixo da escada recebe bastante luz natural, o que é ideal para o cultivo da espécie.
Entre as diferentes ideias para usar lírio da paz como parte decorativa do interior da casa, esta proposta traz a planta cultivada no banheiro, um local úmido e perfeito para o cultivo da espécie.
Na proposta, o jardim no banheiro é uma extensão da bancada e que traz área de cultivo para as plantinhas, que foram plantadas nesse espaço e trazem o toque verde das folhas e a beleza das flores brancas.
O cultivo da planta no banheiro traz um ar mais aconchegante ao ambiente, e transforma o espaço de um banheiro simples a uma proposta de banheiro estilo spa.

No pequeno jardim de inverno, as plantas floridas formam um cenário para a sala

O jardim de inverno foi decorado com jardineiras beirando as paredes

No jardim de inverno, mix de plantas

O jardim de inverno com plantas tropicais deixa o banheiro ao estilo spa

O jardim embaixo da escada traz lírios da paz e bromélias

O jardim embaixo da escada traz a planta verde de flores brancas

No jardim de inverno, as plantas verdes e com folhas brilhantes decoram o espaço

O vão embaixo da escada traz jardim simples

O jardim vertical da sala é composto de lírios da paz

O jardim interno traz um canteiro com plantas dentro da sala e beirando a janela

As plantas decoram o vão embaixo da escada
Em jardim externo
Como já citamos nas dicas e cuidados com lírio da paz, a planta também pode ser cultivada em jardins externos, como é o caso deste projeto que traz um mini jardim na entrada da casa.
Na proposta, o pequeno jardim fica beirando o muro e traz o cultivo da planta com flores brancas, dando um toque de verde para a entrada da casa, e sendo um ótimo filtro para reter as energias negativas antes de entrar em casa.
O jardim com plantas recebe luz do sol em parte do dia e no restante do tempo fica na sombra, mas com luminosidade solar, o que é uma condição perfeita para a planta.
Outra inspiração para usar a espécie em jardins externos, é esta proposta que traz o lírio da paz como uma opção de planta para jardins verticais, como mostra o projeto.
Na ideia, o jardim vertical fica próximo da hidromassagem externa e traz um mix de plantas, entre elas o lírio com flores brancas, que a única espécie do jardim vertical que tem floração.
O uso da espécie em jardim vertical foge totalmente das propostas mais tradicionais de usar a planta na decoração, e é uma inspiração moderna para usar a planta de uma maneira diferenciada e atual.

O jardim externo tem características e plantas de jardim tropical

O canteiro abaixo da janela traz a planta de folhas verdes e floração branca

No projeto moderno e cinza, o jardim com plantas verdes é acolhedor

A espécie com flores foi cultivada sob as árvores

A espécie foi cultivada ao redor da árvore

O jardim traz um mix entre lírios com flores brancas e antúrios com flores vermelhas

As plantas dominam o jardim externo

O jardim beirando o muro traz uma formação repleta de lírios com flores brancas

O jardim tem plantas tropicais

No jardim externo, mix de plantas ornamentais

Os lírios gigantes decoram o jardim

O jardim gramado traz a espécie beirando o muro

A espécie gigante foi cultivada diretamente no solo
E aí, você já conhecia essa espécie? Se você tem algum outro cuidado especial com essa planta, compartilha conosco aqui nos comentários.