Plano de Negócios【2021】– Passo a Passo Simplificado!

Se você pensa em empreender é possível que já tenha ouvido falar sobre plano de negócios, mas você sabe qual a importância desse documento e como desenvolvê-lo?

Para a abertura de um negócio, a etapa de planejamento é essencial e o plano de negócios pode ser o documento necessário que o planejamento precisa, ajudando a empreender e montar um negócio sólido!

E se você precisa de uma mão para entender melhor sobre plano de negócios e como desenvolver esse documento, no post trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

plano de negocios

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento usado para a abertura ou expansão de um negócio, formalizando os objetivos e meios para alcançá-los.

Desse modo, o documento traz a descrição dos objetivos de um negócio e quais os caminhos que devem ser tomados para alcançar os objetivos traçados, assim a proposta pode trazer todo o passo a passo para a abertura de um estabelecimento.

O documento traz referências ao modelo de negócio, orientações sobre decisões a serem tomadas, investimentos, entre outros processos para a concretização dos objetivos.

Esse tipo de documento é uma maneira de diminuir as incertezas, evitando que erros sejam cometidos pela falta de análise prévia.

Resumidamente, o plano de negócios é um documento para mapear o negócio, trazendo orientações para o alcance de um objetivo, que muitas vezes pode ser a abertura de um empresa.

o que e um plano de negocios

O documento ajuda a alcançar um objetivo

Qual a sua importância? 

O plano de negócios tem muitas vantagens e é bastante importante em relação ao planejamento. Assim, reunimos os pontos mais importantes desse documento:

  • auxilia na organização de ideias e diretrizes para a abertura de um novo empreendimento ou expansão do negócio;
  • traz apoio administrativo ao negócio, seja através de números ou estratégias analisadas previamente;
  • formaliza os objetivos e pode facilitar a comunicação entre os envolvidos no negócio;
importancia do plano de negocios

O desenvolvimento do documento é importante para um negócio sólido

  • pode revelar se a proposta de empreendimento é viável ou não;
  • dá diretrizes para o futuro do negócio, evitando riscos como fechamento de uma empresa;
  • pode auxiliar na captação de recursos.

vantagens e importancia do plano de negocios

Como fazer um plano de negócios? – Passo a passo

Sumário Executivo

O sumário executivo é a primeira seção de um plano de negócios, e como o próprio nome indica, é um sumário que traz um breve resumo do documento.

A etapa de sumário executivo apresenta de forma geral o documento e traz os principais pontos que são desenvolvidos com mais detalhes ao longo do plano.

Nessa etapa, é importante destacar a proposta do negócio, os principais produtos e serviços, a identificação do público-alvo, localização, investimento, projeções de lucratividade, e expectativa de tempo para recuperação do investimento.

De forma geral, essa seção é um resumo dos itens mais importantes ao longo do documento.

Análise de Mercado

A análise de mercado é uma seção que analisa todos os pilares do mercado, incluindo clientes, concorrentes e fornecedores.

Clientes

A etapa de clientes tem como ponto principal a identificação de quem serão os clientes do negócio, ou seja, a definição do público-alvo.

Nesse caso, a definição pode dos clientes pode levar em conta características gerais, como faixa etária, escolaridade e faixa de renda, o que pode dar diretrizes para montar o negócio de acordo com o público-alvo.

A identificação do público ajuda a mapear interesses e comportamentos dos clientes, fatores que são decisivos para identificar o que leva os clientes a decidirem pela compra.

passo a passo para fazer plano de negocios

A definição do público-alvo ajuda a orientar o negócio

Concorrentes

Outra etapa da análise de mercado é em relação aos concorrentes.

Nessa seção do plano de negócios é possível entender como é feita a operação dos concorrentes, além de identificar pontos fracos e fortes.

Com a análise dos pontos fracos e fortes é possível ganhar vantagem competitiva com o seu negócio, melhorando os pontos fracos dos concorrentes e usando os pontos fortes como lição.

Fornecedores

Os fornecedores também fazem parte da análise de mercado, e nesse caso são essenciais para a manutenção do seu empreendimento.

Essa etapa do documento pode mapear possíveis fornecedores para o seu estabelecimento, firmando parcerias.

A inclusão dos fornecedores no plano de negócios ajuda a selecionar parceiros que entreguem qualidade, agilidade, flexibilidade e também bons preços.

dicas para plano de negocios

Plano de Marketing

O plano de marketing é uma seção ampla e importantíssima do plano de negócios.

Nessa etapa do documento são abordados pontos como:

  • auxílio na definição da localização do empreendimento;
  • definição dos canais de divulgação para alcance do público-alvo;
  • descrição do portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo empreendimento;
  • elaboração de estratégias promocionais, formas de divulgação, e estratégias para conquistar e fidelizar clientes;
  • precificação dos produtos e serviços, levando em conta os custos, margem de lucro e também os preços praticados em mercado.

etapas do plano de negocios

Plano Operacional

O documento também traz a seção de plano operacional, que tem como foco a organização dos setores da empresa, identificando maneiras de aumentar a produtividade e reduzir desperdícios e retrabalhos.

Nessa seção são analisados pontos como:

  • distribuição espacial das áreas da empresa, tendo como objetivo melhorar o fluxo de trabalho;
  • análise dos processos, de modo a atingir a maior eficiência;
  • análise da capacidade produtiva e necessidade de pessoal, orientando para contratação de colaboradores em cada setor do empreendimento.

Plano Financeiro

O plano financeiro é uma etapa importantíssima do documento, e pode revelar a viabilidade do empreendimento.

Nessa etapa, a análise pode demonstrar se a geração de receita é compatível com os custos e lucratividade esperada.

Assim, o plano financeiro envolve:

  • estimativa de investimento para abertura do negócio;
  • definição de capital de giro para manter o funcionamento da empresa;
  • análise e definição do custo unitário dos produtos e serviços;
  • projeção de faturamento;
  • projeção de lucratividade e também a necessidade de reinvestimento no negócio.
como montar plano de negocios para abrir um negocio

O plano financeiro vai além de analisar o investimento

Análise de Cenários

O plano de negócios é um documento que permite prospectar o futuro, por isso, a análise de cenários é uma etapa importante desse documento.

Nessa seção é possível construir diferentes cenários para o negócio, incluindo cenários otimistas, pessimistas e prováveis, de forma a analisar como seria o desempenho do empreendimento em cada um desses cenários.

De acordo com esses cenários é possível calcular o faturamento e ter uma visão de futuro, podendo usar essa seção como uma referência para a tomada de decisões em diferentes cenários.

Avaliação do Plano

A última etapa do documento é a avaliação do plano de negócios, que permite analisar e avaliar o documento periodicamente, revisando o plano para seguir com um documento que ajude na orientação do negócio.

 

Agora é aproveitar as referências do post e fazer o planejamento do seu negócio com esse documento que pode auxiliar na abertura de um empreendimento sólido e de sucesso!

Você pode gostar...