Maltês – Personalidade, Cuidados e Tudo Sobre!【GUIA [2022]】

O Maltês é uma das raças que mais faz sucesso nos quatro cantos do mundo. Estamos falando de um cachorro de pequeno porte e que adora brincar. Uma de suas principais características é o seu pelo longo e branco, além de seu temperamento dócil e companheiro. 

Vale destacar que esse cãozinho é muito inteligente e assimila muito bem o que os tutores desejam. No entanto, a raça é muito enérgica e por isso adoram passear e brincar. A raça Maltês é uma das mais antigas do mundo e para se ter uma ideia existem registros deles desde o século V. 

Maltes 1

O cachorro Maltês tem como origem a ilha de Malta, onde vivia em cidades marítimas e portos. Ele tinha como principal função nessa época caçar camundongos e ratos. Ao longo dos anos o Maltês foi levado para vários cantos do continente europeu, sendo adotado como cãozinho companheiro, principalmente pela realeza. 

Se você quer saber tudo sobre o Maltês, suas principais características, tamanho, expectativa de vida, temperamento, quanto custa e cuidados. Acompanhe o post e saiba tudo sobre a raça. 

Maltes

Características do Maltês

O Maltês é um cachorro de pequeno porte e muito enérgico, adora brincar, além de ser muito companheiro e fiel. Trata-se de um cachorro bastante adaptável ao ambiente, justamente pelo seu porte menor ele não possui problemas com espaço. 

Sendo assim, pode viver facilmente em um local com quintal grande ou em um apartamento pequeno. Todavia, ele precisa ser estimulado com frequência e de maneira correta.

Maltes 4 

Eles possuem corpo pequeno e alongado, sendo coberto por uma pelagem branca, longa e fina. A raça é muito elegante, afetuosa, dócil e extremamente inteligente. 

O formato da cabeça chama a atenção, pois o rosto é um pouco mais longo que o focinho, assim como seu corpo que possui um formato alongado. 

Maltes 3

Os olhos escuros se destacam por conta da pelagem branca, o cãozinho é muito atencioso e possui orelhas compridas e patas curtas. A pelagem é longa, lisa e macia, sem a presença de cachos. Vale destacar que a pelagem é mais longa na cabeça do Maltês. 

Maltes 2

Qual a média de tamanho e peso?

O Maltês é considerado um cachorro de pequeno porte, pois sua altura varia entre 20 e 25 centímetros, assim como seu peso que fica na faixa dos 3 e 4 kg. 

Por conta das suas características e porte o Maltês é considerado um cãozinho ideal para apartamentos pequenos. No entanto, ele pode se adaptar a qualquer tipo de ambiente, inclusive espaços maiores. 

  1. A raça é de pequeno porte e por isso é ideal para locais com pouco espaço

00SCI MALTESE5 mobileMasterAt3x

Vale destacar que a raça não tem variações e por isso algumas nomenclaturas que existem como o “Maltês mini” ou “Maltês micro”, não são reconhecidas de forma oficial. 

2. O Maltês é um cãozinho muito inteligente. Ele adora brincar e passear

553ba11c9ff019fd04b95a4831b1d999

Quanto tempo vive?

O Maltês possui uma expectativa de vida alta quando comparada com outras raças. Quando bem cuidados eles podem viver 18 anos.

Segundo especialistas, a expectativa de vida do Maltês varia entre 15 e 18 anos. Todavia, em alguns casos eles podem viver menos ou mais. 

3. A expectativa de vida do Maltês é alta e por isso ele consegue viver quase duas décadas

7a8b0ec90809fef142e3101d38fc0b76

Tudo irá depender dos cuidados com a saúde, higiene, alimentação, assim como idas frequentes ao veterinário para checagem da saúde do pet. 

4. Levar o pet regularmente ao veterinário é fundamental para cuidar da saúde, bem-estar e prolongar a expectativa de vida do cãozinho

04e928f969647650f7b1ba4aa4aa4d73

Como é o seu temperamento?

O Maltês é uma das raças mais populares do mundo. Trata-se de um pet extremamente dócil e divertido e que adora receber atenção e carinho dos seus tutores. 

Eles adoram ser o centro das atenções e por isso acabam expressando todo o seu encanto com brincadeiras e muita fofura. 

5. Ele se dá bem com crianças e outros pets. No entanto, é preciso ter contato com a socialização desde cedo

3ef2df1e7f619f2ce5a671414952c099

Vale destacar que por conta da sua personalidade super interativa com os humanos, é importante não deixar o Maltês sozinho por muito tempo. Para o Maltês passar um tempo com a família é essencial e por isso é importante que esse carinho seja retribuído. 

6. Seus pelos são finos e longos, principalmente na região da cabeça e orelhas. Por isso é importante serem escovados diariamente

3392f46e10f6c87f63ad34eb07f4a63f

A raça é uma das mais sociáveis e por isso se adapta facilmente com outros pets e crianças de qualquer faixa etária, assim como eles não criam problemas com visitas e pessoas desconhecidas.

No entanto, é importante que o pet seja estimulado com a socialização desde cedo para que ele consiga externar todo seu carinho e afeto aos demais. 

7. Eles são companheiros e adoram a atenção dos tutores para brincar, passear e se divertir

284883 2121x1414 maltese wrapped in blanket

Desse modo, investir no adestramento é uma boa opção para desenvolver uma relação sadia entre o cãozinho e a família. Pois o Maltês pode ser teimoso e muito determinado. 

O adestramento é essencial para conter os latidos do Maltês que podem se tornar frequentes e inclusive podem incomodar os vizinhos. 

8. É importante treinar o Maltês desde cedo para que ele se acostume com diversas situações e não se sinta em perigo

4327 o maltes e um cachorro de pequeno porte articles media slider mobile 2

Quais as cores do maltês?

O Maltês é uma das poucas raças que não possuem variações na coloração da sua pelagem. 

De modo geral, eles possuem pelagem branca e que no máximo podem puxar para o Marfim, mas em via de regra é uma pelagem clara, lisa e longa. 

9. Sua pelagem branca é uma das suas principais características

4326 o cachorro maltes e muito carinhoso e am articles media slider mobile 2

Vale destacar que a escovação dos pelos do Maltês é muito importante. Pois eles podem embaraçar e acabar formando nós muito dolorosos aos cãozinhos. 

Sendo assim, esses cuidados vão além da estética e podem influenciar a saúde e bem estar do animal, justamente por conta dos seus pelos finos e muito longos. 

10. Para manter a beleza e brilho da pelagem é necessário que o pelo seja escovado diariamente. Além disso, evita em que ele fique enroscando causando dor e desconforto ao pet

9299597bc4bd93d6872ca1d785b07a0e

Quanto custa em média? #preço

O Maltês por ser um cachorro muito dócil e carinhoso  acaba sendo um dos queridinhos para fazer parte de várias famílias, possui um preço médio entre R$ 2.000 e R$ 5.000. 

Tudo dependerá do canil que ele for adquirido, por isso pesquise bastante na região onde você reside. Além disso, é possível encontrar locais de doação que possuam o Maltês, por isso entre em contato com instituições que possuem esse perfil. 

11. Eles adoram passear e ser o centro das atenções por onde passam

b2d1efd8ce2ff00e663f491b5e143488

Curiosidades sobre a raça

A raça possui várias curiosidades, justamente por ser uma das mais antigas. Eles são históricos e sobreviveram ao longo de séculos. 

O Maltês é uma das raças mais queridas da realeza britânica e por isso a rainha Vitória e Elizabeth I já tiveram um pet dessa raça. 

12. Eles adoram se exercitar ao ar livre

AdobeStock 212879665

Dentre algumas celebridades atuais que possuem ou possuíram o Maltês podemos citar a atriz Bruna Marquezine, as cantoras Claudia Leitte e Miley Cyrus, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, além do cantor Kanye West e a socialite Kim Kardashian. 

13. O banho e tosa mensal são importantes para manter a higiene e beleza do animal

17831622324 c688bcc556 b

Para se ter uma ideia, um Maltês já entrou para o Guinness Book (o livro dos recordes) por ser o pet mais fotografado com celebridades, foram mais de 300 cliques. 

Outra curiosidade da raça Maltês é que eles eram adorados pelo povo Egito Antigo. Existe inclusive uma estátua na cidade de Fayum. Segundo especialistas, esses pets eram considerados deuses. 

14. Eles são dóceis e muito apegados aos tutores. Por isso reserve um tempo diário para dar atenção ao Maltês

371497490ba84bf09a5f43b42ad0c953

Cuidados com o Maltês

É importante ter cuidado com o Maltês desde os primeiros meses de vida. O local deve ser confortável e seguro para receber o cãozinho. 

Por isso, é importante contar com uma infraestrutura básica como cama, brinquedos, comedouro e bebedouro para que ele se adapte rapidamente ao ambiente. 

15. É muito importante reservar um espaço na residência para abrigar o Maltês

c0e4acb028b94d4c7d2dcc13fc9ecea9

O Maltês é um pet de pequeno porte e por isso seu físico é um pouco frágil quando comparado aos cães de grande porte. Por isso, é essencial ficar ligado onde ele possa estar, principalmente em locais altos. 

É importante frisar que a vacinação correta do pet, respeitando as datas e a manipulação correta dos remédios (vermífugos e antipulgas) quando solicitados pelo veterinário são importantíssimos para manter a saúde do animal em dia. 

16. Demi Lovato é uma das celebridades que possuem um Maltês de estimação

Demi Lovato e Maltes

Além disso, ao perceber qualquer problema ou comportamento estranho por parte do animal, leve-o imediatamente ao seu veterinário de confiança para que ele examine o pet e faça o correto diagnóstico do problema. 

17. É possível deixar a pelagem do Maltês bem longa. No entanto, isso requer bastante cuidado diário com a escovação para que os pelos não fiquem enroscando

d2bc63965b595f0f3ee84580db977d6d

Alimentação

A maioria dos filhotes de Maltês realizam o desmame entre 6 e 8 semanas de vida e passam a partir daí a se alimentar com ração. 

É possível oferecer ração seca ou úmida, no entanto, elas devem ser específicas para filhotes. 

18. Respeite a faixa etária do seu cãozinho e ofereça apenas a ração indicada para sua idade

como cuidar de um maltes 19232 paso 1 600

A quantidade diária deve ser respeitada, ou seja, prescrevida por um veterinário ou seguindo o que consta na embalagem da ração. 

Vale destacar que a quantidade total deve ser dividida e distribuída entre 4 e 5 refeições diárias para que o filhote não sofra com crises de hipoglicemia que surgem por conta da alteração dos níveis de glicose no sangue. 

19. É importante ter uma alimentação balanceada para evitar problemas sérios de saúde

cachorro raca maltes orcar

Eles adoram petiscos para pets, no entanto ao entrar na vida adulta ela deve ser moderada. Além disso, nunca ofereça alimentos de humanos para o pet, assim como mantenha a água limpa e fresca no bebedouro do animal. 

A escolha do alimento pode ser indicada pelo veterinário, assim como devem respeitar cada fase da vida do Maltês. Afinal, existem alimentos para filhotes, adultos e idosos e até mesmo para animais castrados. 

20. Leve seu cãozinho ao veterinário para o profissional realizar uma avaliação e indicar a melhor ração para o seu pet

depositphotos 11635560 stock photo portrait of maltese dog

Existem também alguns fabricantes que produzem rações específicas para raça, produzindo o alimento respeitando as necessidades nutricionais do Maltês.

21. Cuide muito bem da alimentação do Maltês para que ele não sofra com doenças e alergias

istockphoto 961585286 612x612 1

Saúde

O Maltês é uma raça longeva e possui uma ótima expectativa de vida. Embora pareça frágil por conta do tamanho, a raça possui pouca predisposição para algumas doenças. 

Todavia é importante a realização de consultas com um veterinário para respeitar o calendário vacinal, assim como tomar remédios importantes para qualquer pet como vermífugos e antipulgas. 

22. Reserve um tempo na sua agenda e leve seu pet para passear diariamente, essa atividade é fundamental para sua saúde física e mental

istockphoto 948671572 612x612 1

De modo geral, o Maltês é um cãozinho saudável, mas possui algumas individualidades quando o assunto são alguns tipos de doenças, como por exemplo:

  • Luxação da patela;
  • Hipoglicemia;
  • Problemas oculares;
  • Dermatites;
  • Problemas hepáticos;
  • Problemas cardíacos. 

23. Eles são verdadeiros companheiros e podem ser levados no carro sem maiores problemas

f49733f110cb8efc8acd60cfb2ee223d

Por isso, ao perceber qualquer sinal estranho ou mudança no comportamento do pet, procure imediatamente ajuda profissional. 

24. Leve seu Maltês para passear ao ar livre sempre que puder. Eles adoram realizar atividades ao ar livre, afinal são uma das raças mais enérgicas

e0f6b0ad78689e009d82d921b7228710

Higiene

O Maltês possui uma pelagem longa e fina e que pode embaraçar facilmente, fato que pode gerar um enorme incômodo e dor no pet. Por isso, é importantíssimo cuidar da sua pelagem diariamente por meio de escovações para que eles continuem lindos, macios, cheirosos e brilhosos. 

Possuir um local apropriado para o animal também é fundamental. Possuir uma pequena casa ou uma caminha para o pet é fundamental para ele relaxar e descansar, se possível um cobertor antialérgico pode ser de grande valia. 

25. Ele adora a atenção dos familiares e por isso é importante que todos da casa reserve um tempinho para dar atenção ao cãozinho

istockphoto 1222424041 612x612 1

Além disso, realizar passeios diários é fundamental para que o pet consiga realizar suas necessidades fisiológicas. Lembre-se de levar um saquinho para recolher as fezes do cãozinho. 

Ademais, o banho do Maltês deve acontecer entre uma e duas vezes por mês e se possível utilize shampoos indicados para a raça. 

26. Cuide bem da higiene do Maltês para evitar problemas de saúde sérios como pulgas e alergias

MALTESE

A tosa também deve acontecer mensalmente para manter a aparência, além de deixá-lo limpo e arrumado. 

O corte das unhas devem ser cortadas regularmente, caso elas não desgaste de maneira natural, pois as unhas compridas podem incomodar bastante o pet.

27. A tosa é fundamental para manter a beleza e o devido cuidado com a pelagem do cãozinho

maltes blog mob 1 

A escovação dos dentes do Maltês devem ocorrer entre duas ou três vezes por semana para afastar algumas doenças como o tártaro. 

A limpeza das orelhas do pet também devem acontecer entre uma ou duas vezes por mês. Por isso, verifique como elas estão e realize a manutenção. 

28. Cuidar da higiene geral do Maltês é fundamental para a saúde do pet

maltes 7 0 600

Atividades físicas e espaço

O Maltês é uma raça que possui uma boa energia e por isso necessita gasta la diariamente. Eles adoram brincar e passear, atividades fundamentais para manter a saúde mental e física. 

Sendo assim, reserve algumas horas do seu dia para dar atenção ao Maltês para brincar e levá-lo para passear e se exercitar. 

29. Eles adoram explorar cada cantinho da casa. No entanto, é preciso ter muito cuidado se perceber que eles estão subindo em locais altos demais

istockphoto 1251278734 612x612 1

Além disso, por ser um cachorro de pequeno porte, eles não precisam de muito espaço. Mas é bom ter uma casinha aconchegante para que ele possa descansar. Assim como, possuir um comedouro e bebedouro confortável para o animal se alimentar. 

Dicas de cães Maltês para seguir no Instagram

Se você quiser ficar por dentro de fotos e dicas de cuidados com a raça Maltês. Acompanhe diversos perfis de instagram dedicados apenas para esse tipo de pet. 

Selecionamos abaixo mais algumas fotos da raça Maltês que podem inspirar sua escolha. Acompanhe!

30. Tire um tempo diário para dar atenção ao Maltês. Eles adoram passear ao ar livre para brincar e se exercitar

maltese dog view small young beautiful show long white coat standing dogs have silky hair 34322906

31. Família de Malteses com pelagem longa e lacinhos. Eles adoram a companhia de seus tutores e outros pets

Maltese sitting side by side on a bench in the park

32. Desde pequenos eles adoram passear ao ar livre e explorar cada canto do ambiente

maltes grama

33. Eles são muito carinhosos e adoram a atenção dos tutores

mulher segurando seu cachorro maltes no ombro em casa 139317 1819

34. Sua pelagem é longa e fina e por isso pode enroscar facilmente. Diariamente reserve um tempo para escovar os pelos do Maltês

physicaltraitsofMaltesedogs Maltesedogsittingonabrownandwhitethrowrug

35. Leve o Maltês para ver o dia e se exercitar para manter sua saúde física e mental

que dar de comer a un bichon maltes 668x445 1200x900 1

36. Desde cedo é importante que eles socializem e acostumem a conviver com outros pets e pessoas estranhas

Teacup Maltese 3

37. É importante cuidar da alimentação, higiene e saúde do Maltês. Por isso, consulte regularmente um veterinário

Teacup Maltese 4

38. Eles são dóceis e muito fiéis. Ao perceberem qualquer movimentação estranha começam a latir em alto e bom som

teacup maltese HP long

39. Eles adoram passear ao ar livre e fazem da atividade uma verdadeira diversão

The Maltese HP long

40. A pelagem é mais longa no rosto do Maltês

tudo sobre a raca de cachorro maltes2

41. Casal de Maltês se divertindo ao ar livre

WhatsApp Image 2020 09 22 at 17 08 43

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a raça Maltês? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário. 

Não deixe de ler também – Cachorro para Criança – 7 Raças Ideais para Criar em Casa!

Você pode gostar...