Pintura em tecido – 65 Ideias maravilhosas + Passo a Passo Fácil!

A pintura em tecido é uma técnica de artesanato ideal para quem gosta de desenhar ou deseja dar um visual novo aos panos de prato, toalhas de mesa e toalhas de banho. Além disso, o resultado da pintura fica lindíssimo e super gracioso,  podendo ser a pedida certa para quem está em busca e uma opção de presente para mãe, avó ou uma amiga.

O bacana de investir na pintura em tecido é que é uma técnica que pode ser realizada em tecidos nobres ou de algodão, com isso podendo agregar valor Há diferentes tipos de peças. Por ser uma forma que além de renovar uma peça de tecido, também é extremamente prazerosa de fazer, a pintura em tecido vem se tornando super popular.

Se você deseja realizar pintura em tecido, separamos nesse post 65 ideias absurdamente  apaixonantes para se inspirar e arrasar nas suas peças!

Fotos e ideias de pintura em tecido

Investir em  pincéis  e tintas apropriadas para tecido é essencial, pois esses são os  principais materiais  utilizados nesse tipo de artesanato,  além é claro do tecido que será pintado.  Nossa dica para começar a sua pintura em tecido é utilizar um avental ou camiseta velha para não manchar a roupa.

Se você deseja iniciar no  mundo da pintura em tecido, atualmente, existem diferentes modelos de  desenhos de podem ser feitos em diferentes tipos de peças, seja em roupas, toalhas, panos de prato e muito mais!

Para se inspirar separamos a seguir por categorias diferentes ideias para pintura em tecido. Temos  certeza que entre os modelos que separamos você vai encontrar opções incríveis para você.

Ideias para pintura em tecido1

Ideias para pintura em tecido2

Ideias para pintura em tecido3

Pintura de flores

As flores são  um dos desenhos mais feitos em tecidos, principalmente em panos de prato, caminhos de mesa e toalhas de banho. São diversas as opções de flores que podem ser feitas por meio da pintura em tecido, desde tulipas até rosas, margaridas, copos de leite e muito mais!

Pintura em tecido: rosas

Pintura em tecido: flores vermelhas com passarinho

Pintura em tecido: hibisco vermelho

Se você deseja decorar peças com lindas flores, separamos a seguir modelos incríveis de pinturas em tecidos com diferentes tipos de flores para se inspirar e caprichar na sua pintura.

Rosas

Não tem como negar que as rosas são uma das espécies mais lindas de flores, por isso podemos encontrá-las de diversas formas na decoração, seja na estampa de um papel de parede ou em um lindo vaso decorativo, as rosas estão presentes na maioria das decorações.

Tenha como inspiração as fotos que separamos a seguir com lindas opções de rosas pintadas em tecido, para você caprichar nos seus panos de pratos, toalhas ou outro item do enxoval que você desejar.

Pintura em tecido: rosa vermelha

Pintura em tecido: rosa

Tulipas

Não tem como negar que as tulipas são uma das espécies de flores mais queridas, e por isso elas são uma das opções mais utilizadas na pintura em tecido. Você pode optar por diferentes opções de cores para pintar suas tulipas, entre as opções mais utilizadas podemos encontrar: folhas em verde pistache, verde pinheiro e verde pântano. Já a flor pode ser pintada com as cores azul celeste, violeta, púrpura, rosa, amarelo e branco.  Com relação aos galhos muitas pessoas optam pelo verde pinheiro.

Pintura em tecido: tulipas vermelhas

Pintura em tecido: tulipas

Copo-de-leite

A flor do copo-de-leite que, em geral, é branca, tem como significado paz e tranquilidade. A espádice na cor amarela está ligada à prosperidade, felicidade e desenvolvimento espiritual. Por ter significados tão importantes, além de ser uma flor lindíssima, o copo-de-leite é uma opção de flor muito querida para a decoração.

As flores do copo-de-leite são tema de pintura em tecido, imagens em fotografias ou em decoração e enfeites artesanais.

Não tem como negar que, é melhor ter o copo-de-leite ao vivo e em cores em um lindo vaso, conferindo ao ambiente uma fusão de elegância e simplicidade, porém por meio de uma boa pintura em tecido é possível reproduzir a imagem da cor em toalhas, panos de prato, entre outros, com isso trazendo um toque super delicado para diferentes tipos de peças de tecidos.

Pintura em tecido: copo-de-leite

Pintura em tecido: copo-de-leite

Girassol

Quando pensamos em flores exuberantes, poucas espécies são capazes de superar a beleza  do girassol.  devido a sua altura e tamanho, o girassol se destaca em qualquer ambiente que seja colocado,  e é por isso  que ele  é muito utilizado como  inspiração para diferentes peças de artesanato. 

Se você deseja pintar com girassol em tecido, porém está com medo de errar, não se preocupe, pois na verdade esse tipo de desenho é bem mais simples do que muitas pessoas podem imaginar.

Pintura em tecido: girassol

O primeiro passo para quem deseja pintar um lindo girassol em tecido  é a compra das   tintas com as cores certas. Nossa dica para comprar as tintas certas é optar por várias tonalidades, assim você consegue fazer o sombreamento e dar dimensões a pintura final. Para as pétalas compre  tinta amarela, já para o centro da flor comprei alguns tons de  marrom e para as folhas e caule escolha um tom de verde.

Pintura em tecido: girassol

Pintura de folhas

Principalmente para quem é iniciante no mundo da pintura em tecido, as folhas são um detalhe que gera dúvidas, afinal, elas ajudam a embelezar o desenho por servir como uma espécie de moldura. Pensando nisso, separamos a seguir algumas amostras de desenhos para que você possa se inspirar e ver como esse detalhe pode fazer toda a diferença em uma pintura em tecido.

Pintura em tecido: folhas

Pintura em tecido: folha

Pintura de frutas

A pintura de frutas em tecido é super versátil e pode ser realizada em diferentes tipos de peças. Você pode pintar frutas em panos de prato, forros de mesa, aventais, toalhas de banho, entre outras opções.

Além da versatilidade, os desenhos de frutas são ótimos para iniciantes no mundo da pintura em tecido. Praticando esse estilo, você pode aprender diferentes técnicas para aplicar luz e sombra e degradê ao desenho, combinação de cores e diferentes modelos de acabamentos.

Pintura em tecido: fruteira

Pintura em tecido: frutas

Pintura em tecido: melancia

Morango

Se você deseja fazer uma linda pintura em tecido com morangos em peças para sua cozinha, nossa dica é investir tanto no aprendizado de técnicas para fazer morangos lindos quanto nas técnicas para pintura de folhas, pois uma pintura de morando sempre vem acompanhada de uma linda moldura de folhas.

Para deixar os morangos bem destacados no tecido é importante escolher os tons de tintas corretos. Para conseguir morangos bem bonitos nossa dica é optar pelos tons de vermelho vivo ou escarlate.

Pintura em tecido: morangos

Pintura em tecido: morangos

Maçã

A maçã é uma boa opção de pintura em tecido, principalmente para quem está dando os primeiros passos nesse tipo de artesanato. Existem diferentes técnicas para pintar a maçã em tecido, sendo uma das mais utilizadas a técnica que traz um toque de luz para a fruta, sendo esse um detalhe que faz toda a diferença no resultado final deixando a pintura mais realista.

Pintura em tecido: maçãs

Pintura em tecido: maçã

Uva

As uvas são uma das frutas mais utilizadas principalmente para pintura de peças para cozinha. Para caprichar no resultado final da sua peça com uvas é importante trabalhar bem o efeito de luz e sombra aplicado para que o desenho fique bonito e bem destacado no tecido.

Pintura em tecido: uva roxa

Pintura em tecido: uva

Pintura de bonecas

A pintura de bonecas é lindíssima e geralmente é feita em peças para quarto infantil feminino e cozinha. Se você deseja dar um toque especial na sua pintura, uma boa opção é aplicar lacinhos e pérolas no tecido para deixar o visual ainda mais bonito.

Pintura em tecido: boneca com chapéu azul

Pintura de galinha

A pintura de galinha é super fofa e uma das favoritas para peças de cozinha. Você pode investir nessa pintura para decorar panos de prato, cortinas e toalhas de mesa.

Pintura em tecido: galinha preta e vermelha

Pintura em tecido: galinha

Pintura de coruja

Que a coruja é um tema clássico utilizado para pintura à mão, muitas pessoas já sabem. Mas, você já parou para pensar que existem diferentes formas de passar a beleza dessa ave para o tecido? Para que você possa se inspirar, separamos a seguir diferentes modelos de pintura de coruja em tecido com diferentes combinações de cores e detalhes.

Pintura em tecido: coruja rosa

Pintura de joaninha

Na pintura em tecido, de de vez em quando  surge um novo tema que agrada todo mundo, sendo esse o caso da joaninha. De uma hora para outra elas se tornaram uma super tendência para pintura de diferentes tipos de peças como fraldas de bebês e capa de botijão de gaz, por exemplo. 

Se você deseja investir na pintura de joaninha, existem diferentes modelos. Os modelos com roupinhas são uma das opções favoritas. principalmente para peças infantis.

Pintura em tecido: joaninha

Pintura em tecido: joaninha

Pintura de vaquinha

A pintura de vaquinha é uma das favoritas principalmente com relação as peças para cozinha. Se você deseja investir nesse tema é possível encontrar uma grande variedade de riscos com os mais variados detalhes.

Pintura em tecido: vaquinha com avental verde

Pintura em tecido: vaquinha

Pintura de ursinho

Os ursinhos são tão fofinhos que combinam com os mais variados tipos de peças de pano. Você pode investir no desenho não só para peças infantis, mas também toalhas, roupas, cortinas e muito mais.

Pintura em tecido: ursinho com cupcake

pintura-em-Pintura em tecido: ursinho com ursinha

Pintura para pano de prato

O pano de prato é um item indispensável no dia a dia na cozinha, por isso além de ser útil na hora de secar objetos, ele tem é utilizado na decoração. Entre os desenhos mais utilizados na pintura em pano de prato estão frutas, flores, vaquinha, corujinha e borboletas

Pintura em tecido: pano de prato com borboletas

Pintura em tecido: pano de prato com patinhos

Pintura para toalha

Diferente de outros tecidos a pintura para toalha é realizada no barrado. Para personalizar suas toalhas você pode optar por desenhos como: flores, nome, coração, bichinhos, entre outros.

Pintura em tecido: toalha com flores

Pintura em tecido: toalha com flores e fita

Pintura para fraldas

As fraldas são um item indispensável nos cuidados diários com os pequenos e por isso uma boa opção é utilizar técnicas para personalizar esses paninhos. Existe uma infinidade de desenhos infantis que você pode utilizar na pintura para fraldas como: Mickey, Minnie, ursinhos, entre outros.

Uma boa dica para deixar o visual das fraldas ainda mais bonito após a pintura é investir em uma lindo barrado que pode ser feito com fita de cetim ou crochê.

Pintura em tecido: fralda com ursinha

Pintura em tecido: fralda com Mickey baby

Pintura de Natal

O Natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano, afinal, esse é o momento em que temos a oportunidade de nos reunir com familiares e amigos para celebrar. Com relação a pintura em tecido com tema natalino é possível encontrar uma grande variedade de desenhos incríveis para criar um lindo conjunto de peças para decoração.

Entre os desenhos favoritos para pintura de Natal podemos encontrar: Papai Noel, sinos, boneco de neve, renas e frutas.

Ideias para pintura em tecido4

Ideias para pintura em tecido5

 

Como fazer pintura em tecido? – Passo a passo

Se você deseja aprender como fazer uma linda pintura em tecido com técnicas incríveis, separamos a seguir um vídeo com passo a passo completo para que você possa aprender como fazer em casa. Lembrando que no vídeo você vai aprender como pintar uma galinha super fofinha para decorar peças para sua cozinha!

Riscos para pintura em tecido para imprimir

Para conseguir um desenho perfeito é  importante utilizar riscos da figura que deseja pintar. Pensando nisso, separamos a seguir diferentes modelos prontos para imprimir. Temos certeza que entre os riscos que separamos você vai encontrar opções perfeitas para decorar suas peças!

Pintura em tecido risco de maçã para imprimir

Pintura em tecido risco para imprimir

Pintura em tecido risco de corujinha para imprimir Pintura em tecido risco de joaninha para imprimir

 Gostou das nossas ideias para pintura em tecido? Já escolheu os modelos que deseja fazer em casa? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...